WhatsApp Pay Brasil |

Empreendedores

WhatsApp Pay Brasil

Jorge Torrez

|

07/05/2021

|

7 min de leitura

|

Voltar

Pessoa pesquisando WhatsApp Pay como funciona
7 min de leitura

Recentemente, foi anunciado que o WhatsApp estará ganhando um método de pagamento. E neste momento, você deve estar se perguntando WhatsApp Pay como funciona, certo? Muitas pessoas ficaram com certa dúvida sobre como esta nova tecnologia vai ser executada na prática, ainda mais com as altas chances de fraude. Mas antes de tudo, muita calma.

É importante entender que isso vai permitir muitas vantagens de venda, então entenda tudo antes de começar a usar para que de fato tenha mais vendas em seu dia a dia. Primeiramente é essencial entender que por agora, apenas transações de débito estão sendo permitidas e tudo vem sendo feito pelo Facebook Pay WhatsApp, ferramenta de pagamento da empresa que também é dona do aplicativo de mensagens.

Aqui neste artigo daremos todas as informações para que você entenda WhatsApp Pay ativar e claro, como pode aproveitar isso para ter mais vendas. Boa leitura!

WhatsApp Pay como funciona: antes de tudo, precisamos fazer uma breve volta no tempo

Essa função de WhatsApp Business Pay não é nenhuma novidade, sabia? Em agosto de 2020, o aplicativo de mensagens que está em nosso dia a dia até havia liberado esta função, mas o Banco Central proibiu o funcionamento do WhatsApp Pay Negócios. O que na época, iria ajudar muitos empreendedores que estavam passando por baixas nas vendas. Isso decorrente da crise econômica provocada pela COVID-19.

Mas agora, depois de uma série de mudanças nesta funcionalidade, este órgão Federal aprovou o funcionamento do WhatsApp Business Pay. E importante ressaltar que o Brasil é um dos países a usar este recurso!

Como funciona WhatsApp Pay Cielo? Posso receber via crédito?

Por agora, apenas transações em débito estão liberadas no WhatsApp Pay Negócios, mas entenda que com o passar do tempo, a função de pagamento em crédito deve estar liberada em breve.

Também é importante entender que apenas as pessoas que possuem um cartão com as bandeiras Visa e Mastercard. Com esta informação, saiba que pelos menos neste momento, a possibilidade de WhatsApp Pay Cielo ainda não está habilitada.

WhatsApp Pay como funciona: preciso pagar alguma coisa para usar isso?

Você conhece o PIX e sabe que não é necessário pagar nada para receber por meio desta função, certo? O mesmo vale pra o WhatsApp Pay, mas pelo menos neste momento, o limite por cada transação é de R$ 1.000,00. Ainda assim, você segue podendo usar a funcionalidade sem pagar nadaa mais.

Para evitar fraudes, também existe o limite mensal de R$ 5.000,00 em transações. Ou seja, pelo menos neste primeiro momento você não pode pagar mais do que isso dentro do período de 30 dias. Já para quem está recebendo, também existe uma regra que você deve se atentar: pelo menos neste momento, cada conta do WhatsApp pode receber até no máximo 20 pagamentos dentro de um mês. Todas essas ações estão sendo feitas pra evitar fraudes e devem mudar assim que a segurança do processo seja comprovada.

WhatsApp Pay como ativar

Adentrando mais do assunto de WhatsApp Pay como funciona, você precisa ativar isso antes de tudo. Entenda a liberação está sendo feita de forma gradativamente, mas em breve, todos os usuários poderão usar. Para conferir se você usar a partir de hoje, é importante estar com o aplicativo atualizado.

Caso seu celular possua o sistema operacional Android, basta acessar a Play Store e pesquisar pelo WhatsApp. Depois, basta clicar em atualizar para concluir o processo de WhatsApp Pay como ativar. O processo é o mesmo para quem usa iOS, sistema operacional da Apple:

  1. Acesse a loja oficial de aplicativos de seu celular;
  2. Pesquise pelo WhatsApp na caixa de pesquisa;
  3. Na página do aplicativo, atualize caso haja alguma pendência.

Depois, para concluir o processo de WhatsApp Pay como ativar, basta acessar o mensageiro que você acabou de atualizar. Caso a funcionalidade esteja liberada para você, basta clicar no ícone do clipe de papel que está localizado perto do botão da câmera. O mesmo que aperta quando vai enviar sua localização ou documento. A função de WhatsApp Pay aparecerá em sua tela.

WhatsApp Pay como funciona: configurando a funcionalidade por meio do Facebook Pay Whatspp

Logo depois de clicar no botão do WhatsApp Pay, você será instruído a colocar o valor que deseja transferir. Aqui é o momento de colocar os dados de seu banco e também criar um PIN, que pode ser uma senha. Dependendo da tecnologia de seu celular, a opção de confirmação via reconhecimento facial ou leitura digital também pode ser usada.

O PIN é muito importante para que nenhum pagamento seja feito sem sua autorização. Então não compartilhe-o com ninguém! Também não podemos deixar de lembrar que este cadastro deve ser feito apenas no primeiro acesso, depois basta colocar seu PIN em cada transação.

Também pode acontecer da pessoa que você pagar ainda não possuir o WhatsApp Pay habilitado. Neste caso, ela receberá uma notificação e terá até 2 dias para fazer o procedimento e assim receber o valor que você pagou.

WhatsApp Pay como funciona: quais bancos liberaram?

Apesar do lançamento da função, muitos bancos já estão permitindo que seus clientes façam pagamentos via WhatsApp. São eles:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Inter;
  • Nubank;
  • Mercado Pago;
  • Next
  • Sicred;
  • Woop
  • Sicred

É importante lembrar que como o WhatsApp Business Pay é uma função recente. Então se seu banco ainda não aderiu a isso, tudo deve ser liberado em breve e você vai conseguir entender na prática, WhatsApp Pay como funciona!

WhatsApp Pay como usar no meu negócio

Com certeza, esta nova funcionalidade irá gerar mais vendas para sua empresa justamente pelo fato do cliente não precisar sair do aplicativo para concluir a compra. O PIX é realmente ótimo e realmente segue sem taxas, mas a pessoa ainda precisa pegar seus dados e colocar tudo no aplicativo do banco. E se sai do WhatsApp, existe a chance de perder a venda ou o pagamento ser adiado.

Além disso, ao receber pelo WhatsApp, você consegue criar uma conexão com seu cliente devido a ele salvar o contato do número de sua empresa. Recebendo seu WhatsApp Status, por exemplo. Também é possível criar listas de transmissões segmentadas!

WhatsApp Pay ainda não está liberado para empresas

Se você está se perguntando sobre WhatsApp Pay como usar no meu negócio, saiba que pelos neste momento, ele ainda não está liberado para empresas. Mas depois que tiver uma certa “maturidade” de mercado, os donos de empresa devem receber esta função em breve.

Ainda não informações sobre como WhatsApp Pay como funciona quando falamos sobre empresas, mas deve haver um custo estimado para que os pagamentos sejam processados pelo Facebook Pay. Você percebeu isso, mas vale a pena ressaltar: neste caso, o aplicativo de mensagens serve apenas como intermediador dos pagamentos, usando a ferramenta do Facebook como apoio (empresa que também é dona do aplicativo de mensagens).

Também não informações se pode haver alguma taxa sobre cada venda, mas as expectativas é que isso seja de 3,99%. Isso são apenas rumores e devemos aguardar informações oficiais sobre como WhatsApp Pay como funciona em relação às empresas.

Precisa de um contador para te ajudar nas finanças? Contate a Plataforma 4 Mãos agora mesmo!

Agora que você já entendeu WhatsApp Pay como Funciona, saiba que o sucesso financeiro de sua empresa também depende um escritório de contabilidade. Isso porque com toda certeza, estes profissionais possuem aptidão para entender seu dia a dia e indicar as melhores ações para chegar ao sucesso.

Não sabe como encontrar um bom contador? É hora de entrar em contato com a Plataforma 4 Mãos para que possa receber até 4 orçamentos gratuitos dos escritórios de contabilidade que são nossos parceiros. Logo depois que estiver com tudo em mãos, basta optar pelo contador que mais lhe agradar.

Ressaltamos que além de não cobrar nada para que você receba as propostas comerciais dos escritórios de contabilidade, a Plataforma 4 Mãos também não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor. Mas no caso de qualquer problema, iremos intervir para que sua demanda seja executada.

Então não perca tempo e contate-nos agora mesmo! E diga nos comentários: o que achou da nova função do WhatsApp?

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat