5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir! | 4 Mãos

Novos Négocios

5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir!

Avatar

4maos

|

19/03/2020

|

2 min de leitura

|

Voltar

Abrir um negócio
2 min de leitura

Do instante em que a pessoa tem uma ideia de negócio até o momento em que sua empresa começa a funcionar, existe uma série de tarefas que precisam ser realizadas para garantir que tudo ocorra com perfeição. Você conhece esses trâmites para abrir um negócio?

Para ajudá-lo a entender a importância de cada um deles, nós decidimos publicar este artigo. Então, leia com atenção!

1. Defina o regime tributário

Dependendo do porte que a sua empresa terá ou do segmento em que ela atuará, ela será tributada de uma maneira. Escolher o regime de tributação errado pode fazer com que o seu negócio pague mais impostos do que deve, onerando o seu empreendimento. 

Para não correr nenhum risco, contrate um escritório de contabilidade para ajudá-lo nessa definição. 

2. Redija o Contrato Social

Entre os trâmites para abrir um negócio, o contrato social é um dos mais importantes, uma vez que ele organizará o papel dos sócios dentro da empresa, definirá a participação de lucros correspondente a cada um, além de explicar detalhes sobre o novo empreendimento. 

Existem vários tipos de contrato social (Sociedade Ilimitada, Empreendedor Individual etc.). Por isso, novamente, recomenda-se o suporte de um contador para ajudar o empresário a redigir esse documento de maneira correta. 

3. Registre o negócio na junta comercial 

Trata-se de um registro em cartório de pessoas jurídicas. Em muitos estados essa etapa pode ser feita on-line. Você deve realizá-la antes de criar o seu CNPJ, uma vez que será feita uma consulta para verificar se, por exemplo, não existe uma outra empresa com o mesmo nome da sua. 

4. Providencie o alvará de funcionamento

Entre os trâmites burocráticos, o alvará de funcionamento é um dos mais importantes, pois, sem ele, o seu negócio não pode funcionar. Ele é emitido pela prefeitura da sua cidade. 

Um dos seus objetivos é atestar que o local em que a empresa atuará tem a estrutura adequada para receber aquela atividade. Por isso, pode ser necessário que o seu empreendimento precise de mais de um alvará, como um emitido pelo corpo de bombeiros ou pela vigilância sanitária. 

Para evitar dores de cabeça, informe-se sobre as regras da sua cidade e estado com antecedência, uma vez que essas etapas levam certo tempo para serem finalizadas. 

5. Providencie a inscrição estadual

Uma das maiores fontes de receita dos estados e municípios é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Por isso, é necessário que o seu negócio tenha um número de inscrição estadual. Em muitos casos, ele é emitido no momento da inscrição do CNPJ, mas isso varia de estado para estado. 

Para verificar essa informação, entre no site da Secretaria de Fazenda do seu estado. 

Agora que você conhece os principais trâmites burocráticos para abrir um negócio, deve ter percebido que existem muitas tarefas para serem realizadas, não é mesmo?

A melhor maneira de cumprir com todas essas obrigações é contratando um contador para auxiliá-lo. A 4 Mãos te ajuda a encontrar os melhores contadores disponíveis. Entre no nosso site e acesse nossa página no Facebbook e comece a tirar a sua ideia do papel agora mesmo!

Avatar

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora