Pontos contábeis para abertura de empresa: você sabe do que se trata?

Transformar uma ideia de negócio em uma empresa não é simples. Além de ter que verificar a viabilidade do negócio, o empreendedor ainda precisa se atentar aos pontos contábeis para abertura de empresa.

Essas questões são fundamentais para que o negócio possa operar, ter acesso a crédito, emitir notas fiscais, contratar funcionários, entre outras necessidades. É lógico que o empresário não terá tempo para se dedicar a tantas tarefas, por isso, é fundamental que ele contrate um contador para orientá-lo.

Contudo, para ajudá-lo a entender melhor o que são essas obrigações contábeis, recomendamos a leitura deste artigo. Boa leitura!

Natureza jurídica

Todo negócio precisa definir a sua natureza jurídica, independentemente se ele tem como objetivo final a geração de lucro ou se é uma organização sem fins lucrativos.

Um empresário que tem dificuldades para definir (ou descobrir) a sua natureza jurídica pode perder muito tempo preparando uma papelada que, no final das contas, não será útil. Por isso, é melhor explicar o seu negócio para um contador, para que ele o ajude.

Contrato Social

Um segundo tópico da nossa lista de pontos contábeis para a abertura de empresa é o contrato social. O contrato social formaliza a intenção de abrir uma empresa em sociedade com outra pessoa.

Nesse documento, é especificada a divisão entre os sócios, o valor do investimento realizado por ambos, o quanto da margem de lucro cabe a cada um etc.

O contrato social é registrado na junta comercial do seu estado. Esse documento não é definitivo, podendo ser alterado posteriormente, caso algo aconteça, como a chegada de um novo sócio, por exemplo.

Alvará

Trata-se de um documento emitido pelo governo municipal, sendo o registro que autorizará o funcionamento do seu negócio. Nesse caso, as exigências para conseguir o alvará de funcionamento dependerão da atividade desempenhada pela empresa.

Em alguns casos, serão necessárias vistorias realizadas por representantes de entidades de fiscalização, como a vigilância sanitária, institutos ambientais ou o corpo de bombeiros.

Falhas nessa etapa podem fazer com que o empresário perca o seu tempo com vistorias desnecessárias. Para o governo, isso também não é interessante, por isso, é sempre bom conversar com um especialista para evitar erros na hora de solicitar um alvará.

Como vimos, os pontos contábeis para abertura de empresas são muitos — e podem fazer com que os empreendedores cometam erros, pois serão novidades para aqueles que estão começando a empreender.

Por isso, se a sua ideia de negócio já está pronta para virar uma empresa, aproveite e converse com um contador. Você pode cadastrar a sua demanda aqui na 4 Mãos e ter acesso ao melhor time de contadores do mercado!

Últimos posts

17/07/2019 - 11hs

5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir!

Do instante em que a pessoa tem uma ideia de negócio até o momento...

16/07/2019 - 11hs

Por que você deve ter um contador ao tirar um negócio do papel?

Muita gente ainda acredita que para ter um negócio de sucesso basta ter uma...

15/07/2019 - 11hs

Regularização: como o seu negócio pode ficar dentro da legalidade?

A informalidade no ambiente de negócios brasileiro ainda é uma realidade. De um lado,...

Somos associados a:

Somos certificados pelo:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by