Pontos contábeis para abertura de empresa: você sabe do que se trata? | 4 Mãos

Legalização de empresas

Pontos contábeis para abertura de empresa: você sabe do que se trata?

4 mãos

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

Pontos contábeis para abertura de empresa: você sabe do que se trata?

Transformar uma ideia de negócio em uma empresa não é simples. Além de ter que verificar a viabilidade do negócio, o empreendedor ainda precisa se atentar aos pontos contábeis para abertura de empresa.

Essas questões são fundamentais para que o negócio possa operar, ter acesso a crédito, emitir notas fiscais, contratar funcionários, entre outras necessidades. É lógico que o empresário não terá tempo para se dedicar a tantas tarefas, por isso, é fundamental que ele contrate um contador para orientá-lo.

Contudo, para ajudá-lo a entender melhor o que são essas obrigações contábeis, recomendamos a leitura deste artigo. Boa leitura!

Natureza jurídica

Todo negócio precisa definir a sua natureza jurídica, independentemente se ele tem como objetivo final a geração de lucro ou se é uma organização sem fins lucrativos.

Um empresário que tem dificuldades para definir (ou descobrir) a sua natureza jurídica pode perder muito tempo preparando uma papelada que, no final das contas, não será útil. Por isso, é melhor explicar o seu negócio para um contador, para que ele o ajude.

Contrato Social

Um segundo tópico da nossa lista de pontos contábeis para a abertura de empresa é o contrato social. O contrato social formaliza a intenção de abrir uma empresa em sociedade com outra pessoa.

Nesse documento, é especificada a divisão entre os sócios, o valor do investimento realizado por ambos, o quanto da margem de lucro cabe a cada um etc.

O contrato social é registrado na junta comercial do seu estado. Esse documento não é definitivo, podendo ser alterado posteriormente, caso algo aconteça, como a chegada de um novo sócio, por exemplo.

Alvará

Trata-se de um documento emitido pelo governo municipal, sendo o registro que autorizará o funcionamento do seu negócio. Nesse caso, as exigências para conseguir o alvará de funcionamento dependerão da atividade desempenhada pela empresa.

Em alguns casos, serão necessárias vistorias realizadas por representantes de entidades de fiscalização, como a vigilância sanitária, institutos ambientais ou o corpo de bombeiros.

Falhas nessa etapa podem fazer com que o empresário perca o seu tempo com vistorias desnecessárias. Para o governo, isso também não é interessante, por isso, é sempre bom conversar com um especialista para evitar erros na hora de solicitar um alvará.

Como vimos, os pontos contábeis para abertura de empresas são muitos — e podem fazer com que os empreendedores cometam erros, pois serão novidades para aqueles que estão começando a empreender.

Por isso, se a sua ideia de negócio já está pronta para virar uma empresa, aproveite e converse com um contador. Você pode cadastrar a sua demanda aqui na 4 Mãos e ter acesso ao melhor time de contadores do mercado!

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora