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Por: Chalise
Redatora 4 Mãos
Quer saber o que são mídias sociais de forma clara, objetiva e muito bem explicada? Então está no post certo! Aqui reunimos todas as informações sobre o que são mídias sociais de forma dinâmica e simples para que você possa entender com clareza o que são mídias sociais, como funcionam e muito mais. Você saberá sobre a trajetória das mídias sociais, qual a diferença entre: redes sociais e mídias sociais.
Qual o papel crucial das redes sociais nos dias de hoje, quais são os tipos de mídias sociais, quais são as redes sociais mais importantes da atualidade, os conteúdos relevantes para as redes sociais. Saiba também quais são as ferramentas mais utilizadas para publicidade nas mídias sociais e que realmente oferecem um bom resultado. No fim deste artigo você terá todas as informações que precisa para utilizar os recursos oferecidos por diversas plataformas. Acompanhe e descubra o que são mídias sociais e suas competências.
O que são mídias sociais? As mídias sociais trata-se de canais online que funcionam como pontes de relacionamento entre usuários permitindo o compartilhamento de conteúdos, além de ser um veículo de mídia hoje também abre portas para novas profissões online como social media, gestores de tráfego, produtores de conteúdos e muitas outras atividades essenciais para otimização de projetos de mídia.
Nem todas as plataformas online podem ser consideradas como mídias sociais, para que receba tal nomeação é preciso atender a especificações como:
Para entender melhor o que são mídias sociais podemos nos lembrar das plataformas que atendem as especificações são elas: os wikis, redes sociais, fóruns, blogs e microblogs. Mais a frente entenderemos detalhadamente sobre cada uma delas.
Para entender melhor sobre o assunto, descubra a trajetória das plataformas de mídia sociais. Agora que você já sabe o que são mídias sociais podemos podemos seguir de forma mais específica. A criação da internet ocorreu em 1969 na Europa durante a Guerra Fria, o objetivo dessa ferramenta era otimizar a comunicação entre os agentes pesquisadores atuantes e também militares durante a Guerra.
Somente em 1987 a internet pode ser usada para fins comerciais, antes a mesma permaneceu sob o domínio de governadores e militares. E então em 1990 a internet ganhou um sistema que permitia que os usuários fizessem as trocas de dados, arquivos e mensagens aplicando a rede de comunicação.
A evolução acontecia de forma rápida e cada vez mais oferecia diferentes formas de interação e comunicação entre os usuários, em 1997 surge a Sex Degrees. A rede social já dispunha da possibilidade de criação de perfil online, opção de adicionar amigos e também com funcionalidades para compartilhar conteúdos.
A Partir de então as outras mídias sociais hoje muito populares também começaram a surgir, como:
E outras mais antigas e não tão utilizadas nos tempos atuais como:
Certamente você deve ter uma conta ativa em uma delas, qual delas você utiliza ou utilizou? Desde então as plataformas tornaram-se indispensáveis para o marketing digital e começaram a impactar positivamente nos resultados de negócios e empresas e também novas formações profissionais ligadas a mídias digitais começaram a surgir, o de curso social media é um dos mais procurados por quem deseja dominar as redes.
Redes Sociais vs Mídias Sociais, qual a diferença entre elas? Embora sejam pertencentes a conceitos bem próximos e até mesmo utilizados como sinônimos, há diferenças entre elas. As mídias sociais é um termo utilizado de forma generalizada para abranger todas as ferramentas e plataformas utilizadas para compartilhamento de conteúdos.
Por sua vez as redes sociais possui outra finalidade não tão distante, mas diferente as redes sociais não dão tanta atenção divulgação de conteúdos e atuam com foco maior no relacionamento de pessoas oferecendo recursos modernos para:
Embora os sites mais populares sejam as duas coisas, há sempre uma atividade mais reconhecida e relevante que a outra, podemos citar como exemplo o Facebook. A plataforma é uma mídia social e também uma rede social, porém a atividade mais conhecida é o relacionamento de pessoas através do algoritmo, assim é uma rede social.
E como mídia social a plataforma oferece um espaço de grande visibilidade para publicação de conteúdos e é uma ótima oportunidade para empresas divulgarem seus serviços.
Qual o papel crucial das redes sociais? As redes sociais são as principais pontes de relacionamento entre pessoas do mundo todo. Devido a grande potência de lucratividade nas plataformas, empresas e negócios também encontraram seus lugares através dos serviços de conectividade entre clientes e empresas. Veja alguns números e entenda de forma clara quanto esse papel é importante:
Quais são os tipos de mídias sociais? Como vimos no início deste post, as mídias sociais podem se apresentar de diversas formas e formatos. A seguir iremos conhecer um pouco mais sobre cada um deles:
Os microblogs tem como características principais a agilidade e rapidez no compartilhamento de seus conteúdos. Assim de forma objetiva e clara é possível utilizar esse formato para publicar um conteúdo, não há limitação de caracteres apenas a importância na objetividade da informação, temos como exemplo de microblogs:
As redes sociais de conteúdo tem o objetivo de fornecer informações através de conteúdos mais completos com utilização de imagens, vídeos e outras mídias. Neste caso como exemplo podemos citar como redes sociais de conteúdo:
Como podemos ver anteriormente as redes sociais está focada em promover o relacionamento entre pessoas através de suas plataformas interativas, como exemplos de redes sociais podemos citar:
Os blogs por sua vez é uma das plataformas pioneiras na internet e com o passar do tempo tornaram-se cada vez mais importantes e populares mesmo com tantas mudanças e modernidades oferecidas por outros canais. Talvez você não saiba, mas os blogs são essenciais para o marketing de conteúdo sendo a base de projetos, e são plataformas de prioridade para mais de 50% dos profissionais ligados às atividades nas mídias digitais.
As redes sociais mais importantes oferecem a usuários uma vasta opção de benefícios e estratégias fundadas em cima do conhecimento do público alvo de cada segmento. Através delas é possível elaborar estratégias criativas e que irão impactar diretamente no resultado de diversos aspectos de empresas e negócios. A seguir, confira detalhes sobre cada uma delas e tenha ainda mais conhecimento sobre o que são mídias sociais.
O Instagram é uma das mídias sociais que mais cresce desde seu lançamento e vem dobrando o número de usuários anos após anos, isso é o resultado da conquista da preferência de pessoas de forma global. A conta já soma mais de 1 bilhão de usuários de forma ativa, a plataforma tem se mostrado uma ótima oportunidade para os negócios, pois 60% dos usuários descobrem novos produtos e serviços através das redes sociais.
Diante deste fato a plataforma já registrou mais de 20 milhões de perfis comerciais, mais de 2 milhões de anunciantes no mundo todo. Então se você tem um negócio ou uma empresa e não possui um perfil na plataforma pode estar perdendo dinheiro e potenciais clientes que possuem forte interesse em seus produtos ou serviços.
O Linkedin está presente em mais de 200 países e hoje é reconhecida como a maior rede social corporativa do mundo. Muito indicada para quem oferece serviços e produtos na modalidade B2B (empresas que vendem para empresas), pois a plataforma possui uma alta quantidade de usuários ativos responsáveis por compras e tomadas de decisões em empresas e negócios.
Também é uma ótima oportunidade para quem busca colocação no mercado de trabalho, pois conta com o objetivo de fazer a ponte entre candidatos e empresas para recrutamento e seleção. A plataforma possui mais de 500 milhões de usuários registrados com acessos diários feitos por cerca de 40% dos usuários. Então se você tem um produto e serviços no modelo b2b para oferecer ou está em busca de oportunidades profissionais essa plataforma é uma das opções mais indicadas.
O YouTube obteve um dos melhores crescimentos entre as mídias sociais, pois o canal, pois o canal obteve mais de 400 horas de novos vídeos por minuto, assim tornou-se a maior plataforma de compartilhamento de conteúdos em vídeo do mundo. Um dos benefícios mais explorados na plataforma são os anúncios, pois a plataforma retém a atenção dos usuários cerca de 80% a mais do tempo em relação aos anúncios feitos através de outros canais.
É possível testar diferentes formatos de publicidade através da plataforma e aumentar a quantidade de acessos aos sites de compras de serviços e produtos. Para quem deseja investir neste canal a estratégia de otimização de SEO é muito importante além de criar um canal atrativo e otimizado para manter a atenção dos usuários.
Essa plataforma é uma dos canais mais utilizados por líderes mundiais, celebridades e figuras públicas. O Twitter trata-se de um microblog famoso e possui limitação na quantidade de caracteres, assim é possível fazer com que o usuário transmita seu conteúdo de forma clara e objetiva com apenas 280 caracteres.
O canal possui mais de 300 milhões de usuários ativos, assim um engajamento recente alcançou 50% na plataforma, outro fator bem interessante para o marketing foi a queda de 14% do custo tornando a plataforma mais acessível para os investidores em engajamento. Através do Twitter é possível conquistar novos patamares de audiência e estreitar o relacionamento com clientes.
O Facebook é a rede social mais conhecida da atualidade e oferece muitas funcionalidades e benefícios em relação a outras plataformas, embora a rede tenha se envolvido em polêmicas recentemente a aquisição por novos usuários continua em expansão a rede já registra mais de 2 bilhões de usuários ativos.
Uma dos principais benefícios do Facebook são as diversas possibilidades de publicidade, nos últimos registros a valores aproximados de US$ 55,8 bilhões de receitas através da publicidade esse resultado é prova da audiência mensal estimada de 2,5 bilhões de usuários da plataforma e cerca de 8 cliques por pessoas do mundo todo feitos em anúncios exibidos.
O Pinterest é uma plataforma de inspirações onde pessoas criam catálogos e páginas com fotos e vídeos de inspirações sobre diversos assuntos e compartilham com outros usuários. O objetivo da plataforma é reconectar o usuário com seus desejos e aflorar sua criatividade através de uma rede de descobertas.
O canal vem conquistando seu espaço e já registra cerca de 250 milhões de usuários ativos, em grande parte os usuários acessam a plataforma durante compras em busca de inspirações, organização e planejamento de compras. A plataforma tem se mostrado relevante para empresas uma vez que apresenta uma audiência mais eficaz em resultados que outras plataformas.
O Snapchat tem seu público concentrado na Europa, sendo que em grande parte dos usuários estão entre 18 e 35 anos. A plataforma oferece compartilhamento de conteúdos em vídeo e fotos instantâneas que desaparecem em 24h e podem ser vistas durante alguns segundos.
O canal registrou 300 milhões de usuários, assim tornou-se uma oportunidade para anúncios rápidos. Para usar o canal é preciso que o anúncio seja engajante, rápido, dinâmico e claro, é importante não repeti-lo em outras plataformas de conteúdo.
Nomeado como o maior mensageiro do mundo, o whatsapp tem sido usado como meio de comunicação entre contas pessoais e comerciais, para otimizar as relações comerciais o whatsapp business é a opção mais viável. O canal já registra mais de 1,5 bilhões de usuários ativos e está à frente do Facebook e Instagram sendo utilizado por mais de 180 países.
De forma simples e objetiva a rede social oferece comunicação com forte potência, graças às whatsapp business as atividades comerciais no app foram otimizadas e serviços específicos são oferecidos através de ferramentas. Sem dúvidas é uma das melhores e mais importantes mídias sociais já utilizadas para manter a relação entre pessoas e empresas.
Embora a plataforma tenha grande potencial, apenas 31% dos comerciantes utilizam o canal que está em processo de mudanças para melhorar a experiência dos usuários. O benefício desta plataforma está na oferta de relacionamento direto entre pessoas e empresas para oferecer atendimento e informações importantes sobre serviços e produtos. Grande parte das empresas que utilizam esse meio para relacionamento com seus clientes utilizam robôs para comunicação.
Para definir conteúdo e redes sociais sociais que serão utilizadas para o relacionamento com clientes é preciso ter claro alguns aspectos fundamentais que serão filtros para a produção de conteúdos a serem compartilhados a fim de atingir de forma assertivas o público alvo do negócio. Para definir um conteúdo e rede social é preciso:
Para ajudar a fazer publicidade nas diversas plataformas existentes hoje há ferramentas capazes de otimizar e auxiliar as campanhas oferecendo diversas funcionalidades para acompanhar o resultado e métricas atingidas. Vejamos mais sobre elas no próximo tópico.
Para fazer uma boa campanha descubra as ferramentas essenciais para publicidade em mídias sociais e tenha mais segurança e facilidade para ajustar e monitorar seu projeto.
O Facebook Ads é uma ótima ferramenta para quem busca diversidade de opções para campanhas com formatos e seguimento ações diferenciadas, podemos dizer que é uma das mais completas para anúncios em redes sociais.
O Instagram Ads é a ferramenta mais otimizada para quem deseja usar a plataforma para anúncios de publicidade. É possível causar grande impacto utilizando fotos, vídeos e slideshow nos conteúdos publicitários.
Como já vimos anteriormente o YouTube tem grande força nas campanhas publicitárias por conseguir maior taxa de atenção dos usuários. A plataforma também possui a própria ferramenta que facilita a aquisição de espaço para anúncios publicitários através de vídeos na maior plataforma audiovisual da atualidade.
Certamente esta é a maior plataforma de anúncios das redes sociais, a ferramenta é a central de administração de anúncios do Google. Também conhecida como Adwords, a ferramenta também permite acompanhar os resultados e métricas alcançadas através dos mecanismos de buscas.
O LinkedIn Ads é a ferramenta usada para impulsionar empresas do modelo b2b que desejam utilizar a plataforma corporativa para publicar os anúncios patrocinados com o objetivo de atingir clientes em potencial.
Assim concluímos nosso post sobre o que são mídias sociais, aqui você pode conferir detalhadamente tudo sobre as mídias sociais e redes sociais, diferenças, benefícios, funcionalidades, ferramentas e muito mais. E então conseguiu encontrar a melhor para o seu modelo de negócio? Conte para nós qual é o seu segmento e qual mídia social escolhida.
Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
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