Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Tráfego pago como funciona? é o assunto mais comentado do momento e talvez você se pergunte: mas, afinal de contas, o que é o tráfego pago? Talvez neste momento você se sinta até meio perdido pensando que está atrasado ou desatualizado. Mas nós vamos aqui te ajudar!
Então prepare-se para um conteúdo completo e ao mesmo tempo fácil de entender. Vamos te atualizar de tudo que você precisa e ainda te fazer um especialista no assunto do tráfego pago e como funciona. Você poderá até mesmo ajudar outras pessoas que estão confusas. Então aperte os cintos e vamos nessa viagem!
Tráfego pago é uma das formas de marketing mais utilizadas no momento, principalmente para aqueles que trabalham com a internet. Tráfego pago é qualquer estratégia utilizada para divulgação que venha a gerar mais visitas (site), receita ou conversões (produtos) e até mesmo gerar leads (potenciais clientes futuros).
O Marketing é o que utilizamos para levar a imagem da empresa ou marca as pessoas de interesse ou até mesmo a pessoas que precisam conhecermos. Para desenvolvimento e transformação de um sonho para um negócio de sucesso, que responde ao anseio e necessidades das pessoas. Então vamos entender o tráfego pago e como ele funciona!
A principal distinção está no quesito, dinheiro investido. Tráfego pago é tudo que eu invisto dinheiro para divulgar minha marca ou negócio. Já o tráfego orgânico ele fala muito mais sobre o esforço e dedicação que eu tenho de produzir o material, seria assim, tudo o que você produz em termos de conteúdo ou produtos que de forma natural acaba sendo divulgado!
Sendo assim, vamos definir tráfego pago como: O ato de eu investir dinheiro para que outros divulguem minha marca, negócio ou produto, com potencial de alcançar um público alvo determinado ou um nicho!
Já o tráfego orgânico como: todo esforço e dedicação que eu mesmo aplico para divulgar minha marca, negócio ou produto de forma a definir valores, missão e propósito. Mas acontece de forma natural.
As vantagens de se investir em Tráfego pago são as mais diversas possíveis. Porém as mais procuradas são a velocidade com que se pode divulgar e apresentar seu produto ou negócio a um maior número de pessoas em um menor período de tempo e de forma simultânea.
E a oportunidade de direcionar o seu produto ou negócio a um público mais específico com características mais parecidas com seus interesses. Assim sendo podemos direcionar a quem eu quero que seja mostrado definindo, é claro, características que eu almejo!
Entre essas já faladas vamos colocar em destaque algumas de muita importância também que as pessoas que já utilizam o sistema de tráfego pago procuram com grande frequência para utilizar no dia a dia nos negócios: aumento de visibilidade, divulgação de ações, conversões de leads e melhora de reputação da marca principalmente no Google.
Aumento de visibilidade é tudo que procuramos quando estamos tentando divulgar. Afinal, quanto mais as pessoas conhecerem meu produto ou marca, mais elas poderão comprar e mais receita será gerada para que novas ideias possam ser produzidas e assim responder mais e mais os anseios daqueles que precisam!
Quando utilizo o tráfego pago posso definir um público alvo do meu produto e isso pode incentivar o “boca a boca”. Assim uma pessoa que comprar e se sentir realizada com aquilo, é natural que ela mesma comece a falar bem do seu produto!
Com o aumento da visibilidade no seu site, blog ou mesmo na sua loja. Você acaba se tornando cada vez mais uma referência e com o passar do tempo você pode se tornar o sinônimo do que você faz. Exemplo disso é o “cotonete” que é uma marca de um produto que na verdade se chama haste flexível com ponta de algodão.
Quando falamos em divulgação devemos também questionar o que vamos divulgar? Por que não é simplesmente falar “vou pagar um anúncio”. Anúncio de que? É um vídeo? Uma sequência de imagens? Algo mais formal ou mais liberal? Quer algo mais engraçado ou com um tom de emoção? Envolve muita coisa para você divulgar. Pois divulgação é uma forma de você tocar o seu público! Pense na possibilidade de um gestor de tráfego.
Uma grande ferramenta que temos na divulgação é a possibilidade de ter ações específicas. E ações específicas ajudam a mostrar com o que uma empresa se importa, seus valores e qual a sua visão. Uma empresa de água que divulga uma ação de reciclagem, mostra que ela não se preocupa em vender seu produto como também está preocupada com o meio ambiente.
Podendo muitas vezes alcançar um público mais preocupado com ações ambientais que ao ver que ela se preocupa com o mesmo que eles, acabam investindo suas compras de águas nesta empresa que também converterá seus esforços em melhorar o meio ambiente.
Quando falamos em leads estamos falando de pessoas que já se interessaram por nos conhecer, mas que ainda não compraram de nós um produto. Mas quando pesquisam sobre nós já demonstraram interesse em comprar, porém faltou algo para que a ação fosse concretizada!
Ao ter um maior contato com a divulgação do seu produto (seja ele físico ou virtual), ela acaba revendo sua necessidade e sendo instigada a uma maior necessidade de ter aquele produto. Associado a isso, por receber diversas vezes sua divulgação, ela cria uma maior afinidade e segurança em comprar seu produto!
Como no exemplo que falamos anteriormente. Ao criar uma afinidade e segurança com sua marca ou produto as pessoas vão formando uma opinião daquilo que você é. Se seu produto cair nas graças do povo, sua qualidade sendo alta e sendo uma resposta precisa aquela necessidade, você se tornará referência no assunto!
Ao se tornar uma referência você ganhará espaço no mercado e para isso, aqueles que trabalham com divulgação, vendas ou produtos online tem uma meta, ser ranqueado pelo Google. Que nada mais é que você ser um dos primeiros que aparecem ao pesquisar sobre determinado assunto!
Afinal de contas, quando você pesquisa sobre algo no google você não sai mudando de páginas para encontrar aquilo que você quer. Você olha os primeiros sites e aqueles que chamam mais sua atenção você clica e se o site for bom, você já compra logo, queremos praticidade no dia a dia!
Quando falamos de tráfego devemos entender seu sentido. Segundo alguns dicionários podemos ver tráfego traduzido como: “circulação” em outros como “movimento” ou até mesmo como “fluxo”. Quando digo que é pago deixo claro o sentido de desembolsar um valor para que isso ocorra.
Com isso em mente temos diversas maneiras de movimentar o negócio podendo divulgar ele através de pesquisas, redes sociais, patrocínio. Vamos então conversar um pouco mais sobre algumas dessas ferramentas de grande valia para você empreendedor!
Quando falamos em plataformas de busca pensamos logo em que? Google! É inevitável perceber que hoje o Google alcançou o lugar de referência em pesquisa de praticamente tudo! Mas ele não é o único, existem outros como Bing, Yahoo, Duck Duck go entre outros.
Assim, quando o assunto é tráfego pago com a estratégia em busca, falamos sobre investimento nestes “buscadores” que irão divulgar seu site com maior destaque na hora que alguém pesquisar. Isso vai depender da palavra chave que você colocar, pois o sistema entende apenas os códigos colocados.
Quando o assunto é redes sociais o brasileiro entende bem! São diversas redes que usamos para desopilar! Passar o tempo e deixar a mente de certa forma descansar, pois o que realmente queremos é não pensar em nada e talvez dar uma risada ou saber uma notícia!
Mas, cada vez mais vemos as divulgações de produtos e marcas nas redes sociais. Estamos vendo o Instagram ao rolar o feed sempre tem um anúncio. Passando os stories, o que vemos? anúncio! Vendo vídeos no tik tok e de repente, anúncio! Então temos assim uma nova ferramenta de apresentar nossos conteúdo e produtos que são as redes sociais que divulgam sua marca ou produto de uma forma que passe pelo cotidiano das pessoas, que pode ou não, dependendo do seu anúncio ser algo menos agressivo ao consumidor.
Mídia display para simplificar o significado, vamos dizer assim: tudo que tem uma tela pode ser uma mídia display. Televisões, celulares, telões, tablets e afins. São uma das formas de divulgação mais excelentes, pois fazem parte do dia a dia do brasileiro!
Eles estão dentro dos metrôs, nos bolsos, no ônibus, no trabalho, na cama, na sala em todo local que vemos. Com isso você consegue divulgar algo no momento que o usuário quer. Aproveitando aquela vontade que bate de repente e nos incentiva a comprar.
Não só isso, mas como esses aparelhos tem um localizador ligado a eles você consegue enxugar ainda mais seu público, para um local específico, uma região específica ou até mesmo um estado ou país determinado.
É uma forma de conversar com seu público, uma grande estratégia de marketing, que pode comunicar de forma objetiva um conteúdo relacionado a empresa ou marca. Transformando assim, não somente conversões para vendas, mas, fidelização e claro sentido dos planos e objetivos da empresa.
Em alguns locais você encontrará o termo “branded content”. Mas quais formas temos? Uma das formas de conteúdo patrocinado mais confiável no Brasil são os jornais. Estudos apontam que 60% da população crê naquilo que leem nos jornais. Então fica mais uma dica de divulgação!
Com tantas opções sobre tráfego pago, como escolher a melhor? Qual eu preciso utilizar para alavancar minhas vendas ou meu site? Será que terei dinheiro suficiente para tudo? Muitas dúvidas podem surgir agora. Mas, calma! Vamos te ajudar a entender um pouco mais. Confia que tudo se encaixa!
A primeira dica que quero deixar aqui é conheça seu ramo? Hoje você produz o que? Faço calçados. Maravilha. Que tipo de calçados você faz? Qual o preço médio do seu produto? Isso fará você entender para quem oferecer. Não adianta eu produzir um calçado de R$300 e esperar vender ele para a classe alta da sociedade que compra calçados de R$5.000! O inverso também é verdade! Se eu produzir um calçado que seu preço começa a partir de R$10.000, como posso esperar que os trabalhadores de classe mais baixa, que recebem em torno de R$1.200 ou R$1.500 por mês comprem meu produto.
Segunda dica ao saber seu ramo você conhecerá seu público alvo e com isso você consegue definir um alcance. Não posso anunciar meu produto para uma cidade distante se eu não trabalho com entregas. Como o consumidor chegará ao produto? Preciso entender meu alcance. Isso não quer dizer que você deve se limitar, pelo contrário com o que você recebe hoje, desenvolva um plano de crescimento para alcançar cada vez mais consumidores ou usuários.
Terceira dica com seu público alvo e seu alcance definido, vem a parte mais importante, o que preciso para tocar esse grupo seleto? Saber o que atrai, quais seus interesses e como se comunicar com eles é um dos principais objetivos que devem perpetuar em sua mente. Criar formas criativas e claras de se fazer essa comunicação pode mudar o cenário do seu empreendimento drasticamente!
Como já falamos detalhadamente nos tópicos anteriores de como funciona o tráfego pago, vamos aos pormenores aqui. Não é somente eu pegar e pagar o Google ou um patrocinador para divulgar a minha marca ou produto. Preciso saber exatamente o que eu quero divulgar!
Criar bons anúncios que atraiam seus usuários e consumidores é de suma importância para qualquer empreendedor que queira usar o tráfego pago. Pois os canais irão divulgar seus conteúdos, mas a melhor pessoa para comunicar isso é você mesmo!
Então preste bastante atenção no que será divulgado e a forma como será divulgado para ser o mais claro possível e demonstrando de forma mais simples o valor daquilo que você está oferecendo ao seu público!
Hoje com o avanço das tecnologias e principalmente das Inteligências artificiais temos visto uma grande mudança no cenário de marketing! Afinal, cada dia que passa uma nova atualização faz com que essas ferramentas sejam mais e mais utilizadas e muito mais viáveis.
Então além do medo de perder tudo para uma Inteligência artificial, brincadeira! As Inteligências artificiais são uma grande ferramenta para os profissionais da área pois podem automatizar algumas tarefas, sem contar que podem trazer insights maravilhosos tendo que elas trabalham de forma muito racional e com base de dados muito qualificada, elas entendem como o tráfego pago funciona.
Podem analisar em segundos os assuntos mais comentados, textos extensos e resumir, saber as tendências do mundo em segundos. Então sim vale a pena você utilizar um IA para sua estratégia de marketing, mas claro que isso em conjunto com bons profissionais. É como entregar o melhor carro de corrida ao melhor corredor. É a receita de vitória certa!
O tráfego pago é uma das formas mais acessíveis de divulgação que você pode encontrar! Tudo depende do quanto tempo, qual a plataforma e o alcance que você deseja! Com isso, em mente podemos saber que se quero mais tempo, logo investirei por mais tempo, se quero maior alcance invisto para um número maior de pessoas!
Os valores começam a partir de centavos até valores maiores dependendo de cada necessidade e de cada ação que você deseja fazer. Como exemplo posso dizer o Instagram que tem uma média entre R$0,92 até R$31,60. O facebook é outro exemplo: custa entre R$2 e R$12 por semana! Precisamos definir qual tipo de estratégia usar. Como dois exemplos temos o CPC (custo por clique) e o CPM (custo por mil impressões). Vamos falar um pouco mais sobre eles agora!
Custo por clique é o valor médio que se paga por clicar em seu anúncio! Assim sendo, como é calculado esse valor? Divide-se o custo total pelo número de cliques que recebeu. Logo, um número ideal seria que a cada R$1 gasto tivéssemos um retorno de R$5.
Isso é uma estimativa e não um determinante, afinal dificilmente você sempre conseguirá o cenário ideal para algo. Mas vale a pena pesquisar as melhores plataformas e seus valores e decidir qual melhor atende sua necessidade e objetivos para aquele momento.
Aqui funciona de forma diferente, o valor a pagar tem o objetivo de alcance. Não precisa o cliente interagir com sua empresa, o foco neste tipo de campanha é a promoção da marca e a atração dos clientes.
Por isso o COM precisa ser divulgado em uma plataforma que tenha um grande número de acessos e visualizações. O que torna ainda mais importante o bom uso das ferramentas de marketing para fazer um ótimo anúncio de forma que isso fique gravado na mente de quem assiste e ao pensar em determinado produto e serviço ele pensa em você, empreendedor!
Aqui fechamos mais um ciclo de grandes ensinamentos sobre tráfego pago. Se você chegou até aqui, parabéns! Você já não é mais a mesma pessoa de quando você começou a ler esse artigo! Assim, vamos concluir tudo com chave de ouro. Você entenderá enfim como funciona e como medir o sucesso de um bom tráfego pago.
Como você já entendeu, tudo exige um esforço da sua parte e investimento do seu bolso. Mas como saber se isso tudo deu o retorno desejado? Primeiro você precisa ser realista quanto a situação. Não posso esperar investir R$20 e alcançar uma receita de R$1.000.000 com isso! Então vamos definir metas. Tendo uma média de quanto de retorno eu tenho por investimento eu consigo entender o real sucesso de uma campanha.
Exemplo você tem um site de vendas que tem uma média de 100 a 200 acessos por mês. E você investe numa campanha de divulgação e isso gerou em uma semana 1000 acessos ao seu site. Isso já é um grande sucesso, pois foram 20x mais acessos que você teve. Mas e se ninguém comprar, posso considerar sucesso? Sim. Pois agora você tem um número maior de possíveis compradores que podem não ter fechado a compra por motivos simples, como um cartão que ainda não virou ou um pagamento que irá cair em dois dias.
A melhor arma do empreendedor é sempre o conhecimento. Saber onde se está e o que pretende e ter metas realistas de como quer chegar e onde quer chegar farão você perceber o verdadeiro sucesso das suas campanhas de tráfego pago. Porque agora com todo esse conhecimento, é impossível você não querer fazer um investimento desse. Espera! Você já fez um enquanto lia! Uau, que pessoa de atitude. Assim percebo que logo seu anúncio estará na minha tela e seus produtos no meu dia a dia! Até daqui a pouco.
Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.
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