Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Josianne Rodrigues
Redatora 4mãos
A Nasa com seus dois logotipos e Jogada Inesperada da NASA que Está Mudando o Jogo do Branding. Os dois logotipos divididos da agência da Nasa têm nomes de “verme” e “almôndega” que agora estão cada vez mais juntas. O diretor criativo da Nasa David Rager participou da equipe que trouxe o nome “verme” para um lançamento da primeira espaçonave dos Estados Unidos.
O logotipo almôndega é também o logotipo oficial da “NASA INSGNIA” que é o nome da marca Online da organização. Já o Logotipo “Verme” foi usado pela NASA nos anos de 1975 a 1992, esse Logo Tipo foi listado como um grande apoio a Nasa.
Os dois logotipos “Vermes’’ e “Almôndegas” funcionam juntos, estão presentes na calda do jato e na lateral da Van. Já a INSGNIA fica localizada na cabine ou no capô do avião. Ou seja, os veículos da NASA como jatos e vans, os dois logotipos são usados em conjunto. O design mais simples é destacado na cauda do jato ou na lateral da van, sendo grande e facilmente identificável à distância.
Já a insígnia tradicional fica próxima à cabine do jato ou ao capô da van. Isso serve de exemplo para organizações ou agências governamentais com várias identidades visuais, para que mantenha o logotipo clássico, mas em situações que requerem um design mais simples e moderno, permita que este logotipo se destaque.
De acordo Michael Bierut, sócio da Pentagram, ao comentar sobre a logotipo “verme” que um logotipo não precisa necessariamente ser vista de longe, mas esse logotipo precisa ser, ou seja, trazer impacto. No inicio Bierut criticou a logotipo da Almondega, chamando-a de “horrível”, mas diante do que esse logotipo representa para a cultura da equipe, ele voltou atrás e comparou com emblemas usados por ramos militares.
Bierut detalha que a logotipo insígnia simboliza fidelidade e a missão que está servindo. Porém destaca que é tão simples que até uma criança de quatro anos poderia desenhá-lo. Quando se trata de cativar a imaginação das futuras gerações, a habilidade de envolvê-las na empolgação e condensá-la em uma forma tão simples é verdadeiramente inspiradora, comentou ele, referindo-se ao logotipo “Verme”.
A Nasa com sua A Jogada Inesperada da NASA que Está Mudando o Jogo do Branding, teve muitas propostas de empresas que gostariam de usar a sua marca, Ulrich, recordou-se que em 2017, quando consultou o departamento jurídico da NASA sobre a autorização para a Coach usar o logotipo de maneira retrô.
O logotipo foi destaque em uma jaqueta letterman da coleção cápsula ‘Space’ da Coach no pré-outono, e no ano seguinte, o estilista Heron Preston Johnson lançou uma coleção celebrando o 60º aniversário da NASA em sua própria grife. Ulrich reconheceu a contribuição do designer para o ressurgimento do logotipo ‘’verme’’, que desde então ganhou mais visibilidade. Balenciaga também começou a usar nossos logotipos. E recentemente, a Dior fez uma parceria com a Nasa.
A Nasa com a sua A Jogada Inesperada da NASA que Está Mudando o Jogo do Branding permite que as pessoas usem a seu logotipo gratuitamente, porém um projeto deve ser apresentado e aprovados seguindo todas as regras da organização. Essa opção de usa a marca da NASA é ótimo para a organização já que ajuda a espalhar a cultura pop, impulsionada tanto pela sua incorporação na moda de rua quanto no segmento de luxo.
Isso vai desde a colaboração com a agência criativa Oxcart Assembly para o lançamento do Artemis I no ano passado até o anúncio de uma parceria com a Prada para o Artemis III em 2025. Músicos também demonstram grande interesse em usar símbolos da NASA.
Redatora na empresa 4 mãos, 33 anos e fornecendo informações valiosas, conduzir análises aprofundadas e oferecer orientações práticas. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.