O que preciso para abrir uma empresa: confira o passo a passo!

Empreendedores

O que preciso para abrir uma empresa: confira o passo a passo!

Natalia Mantovani

|

23/11/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

Já sabe o que preciso para abrir uma empresa? Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o que deve ser feito para que aquela ideia empreendedora saia do papel.

Entre os brasileiros, se tornou um hábito comum deixar de ter patrão e querer começar o próprio negócio.

Muitas pessoas buscam essa ideia sobre como abrir uma empresa e, eventualmente, podem colocar seus sonhos em prática. Porém, o que ocorre é que apesar das boas intenções e da iniciativa, em muitos casos. A falta de planejamento pode induzir esses empresários a arrumarem novos patrões, se tornando reféns dos bancos.

Se os empresários tomarem alguns cuidados ao entender como isso funciona, o número de negócios fechando prematuramente pode ser muito menor. Portanto, listamos os aspectos que toda pessoa deve considerar.

Com este conhecimento será possível avaliar melhor suas perspectivas e trilhar um caminho adequado.

O que preciso para abrir uma empresa?

Falando resumidamente, podemos citar alguns passos:

  • Pense na viabilidade da ideia;
  • Defina o capital inicial;
  • Conheça os custos do processo de como abrir um negócio;
  • Separe finanças pessoais das finanças da empresa.

Tendo em mente estes pilares sobre o que preciso para abrir uma empresa, você já pode começar a desenvolver seu negócio de forma assertiva.

Embora existam muitas outras questões sobre o que é preciso para abrir uma empresa, como documentações e formalizações, estes 4 tópicos precisam estar bem desenvolvidos na sua ideia.

Portanto, confira mais afundo alguns detalhes sobre o que preciso para abrir uma empresa dentro destes tópicos abaixo.

Pense na viabilidade da ideia

Para você que busca saber como realizar abertura de empresa, vamos usar o exemplo de um produto revolucionário que promete aquecer casas em poucos segundos.

Antes de investir e entender como realizar isso, o empresário deve realizar pesquisas rigorosas de mercado. Além de identificar os futuros clientes e suas necessidades e fornecer-lhes soluções reais.

Desta forma, para aqueles que buscam saber o que é preciso para abrir uma empresa, também devem entender os serviços e preços oferecidos pelos concorrentes. Sendo assim, ele poderá desenvolver seu próprio diferencial para se destacar no mercado nesta trajetória.

Defina o capital inicial

Reabastecer o capital inicial do seu empreendimento com fundos bancários pode ser uma sentença de morte para quem não se planeja antes de saber o que preciso para abrir uma empresa. Nos primeiros meses, a rentabilidade pode não ser suficiente para compensar essas dívidas, resultando em juros, o que dificultará a manutenção do orçamento previsto nas etapas sobre como tirar sua ideia do papel.

No cálculo do capital inicial, considere todos os recursos necessários para iniciar a atividade, desde a aquisição de bens e maquinaria até aos custos de renovação de armazéns para esta jornada sobre como criar uma empresa. Manter o capital de giro durante os primeiros meses de gastos também é uma boa maneira de evitar futuras dores de cabeça neste processo sobre o que preciso para abrir uma empresa.

Conheça os custos do negócio

Por falta de conhecimento do mercado, muitos empresários não conseguem ver todos os gastos que vão obter em suas atividades neste processo sobre o que eu preciso para abrir uma empresa. Por exemplo, despesas como 13º funcionário e FGTS devem ser consideradas na contratação. Portanto, recomenda-se a criação de uma reserva de emergência para evitar que os empresários sejam pegos de surpresa em algum ocorrido no meio do processo. Saiba que dependo do tipo de empresa que abrir, pode ser necessário gastar com Alvará de Funcionamento e demais documentos.

Outra despesa importante a ser considerada é a carga tributária que incidirá sobre o negócio nesta fase de o que preciso para abrir uma empresa. Lembre-se de que os pequenos empresários podem se beneficiar com o Simples Nacional, que deve ser melhor avaliado caso seja de seu interesse neste meio sobre o que preciso para abrir uma empresa.

Separe finanças pessoais das finanças da empresa

Embora seja uma ideia muito simples nos processos sobre como montar uma empresa, muitos empresários têm dificuldade em separar uma coisa da outra. Gastar dinheiro em caixas para comprar roupas ou usar cartões de crédito pessoais para comprar produtos de ações da empresa são maus exemplos de como lidar com as finanças na sua jornada. Para evitar essa “salada mista”, é importante fixar o salário (mão de obra) dos sócios com base na rentabilidade da empresa.

Vale lembrar que a mão de obra manual só existe quando o sócio trabalha na empresa. Caso contrário, e o sócio atue apenas como investidor, o lucro deve ser distribuído e previsto nos processos sobre o que preciso para abrir uma empresa. No entanto, lembre-se de que nem todos os lucros devem ser divididos entre os sócios, o que é muito importante porque parte dos lucros deve ser reinvestida no processo de como abrir seu próprio negócio para se desenvolver e crescer após todo este trabalho de tirar sua ideia do papel.

Estou pronto para ter um empreendimento?

Todo empresário que buscou entender o que precisa para abrir uma empresa MEI deve se perguntar se está pronto para se tornar um líder. Além de aprender e compreender todos os aspectos do novo negócio nesta trajetória sobre este processo, você também deve perceber que agora será responsável pela tomada de decisões onde trabalha.

Recomenda-se a realização de treinamentos em diversas áreas para estar preparado nesta etapa de o que eu preciso para abrir uma empresa. Você será o principal responsável pelo sucesso ou fracasso nestes processos sobre o que preciso para abrir uma empresa, portanto, evite passar decisões importantes a terceiros.

Como abrir uma empresa com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre o que eu preciso para abrir uma empresa, vamos falar sobre assertividade.  Ou o que precisa para abrir uma empresa ME, como abrir uma mini empresa, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos de tirar a ideia empreendedora do papel. Cotando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos sobre como abrir uma microempresa, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil para saber o que eu preciso para abrir uma empresa

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo sobre os principais pontos em o que precisa para abrir uma empresa MEI, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto sobre o que precisa para abrir uma empresa MEI ou de qualquer outro porte.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o process;
  • Escritório de contabilidade que sabe como abrir empresa online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário, você prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA? Se você tem dúvidas sobre o que eu preciso para abrir uma empresa, está no lugar certo!

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos sobre o que preciso para abrir uma empresa!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto sobre MEI para ME! Portanto não perca tempo e solicite um orçamento agora mesmo!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como o que precisa para abrir uma empresa MEI ou negócio de outros portes, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat