Como criar uma empresa: Saiba tudo a respeito | 4 Mãos

Empreendedores

Como criar uma empresa: Saiba tudo a respeito

Natalia Mantovani

|

16/12/2020

|

9 min de leitura

|

Voltar

Empreendedores trabalhando no processo de como criar uma empresa
9 min de leitura

Você sabe como criar uma empresa? Esta pode ser uma pergunta muito abrangente, pois cada caso é um caso. No entanto, alguns processos sobre como criar uma empresa não variam.

Normalmente, os empreendedores já se convenceram da decisão de abrir seu próprio negócio, mas não sabem como criar uma empresa passo a passo. Geralmente não compreendem o que fazer nos processos até que a empresa seja formalmente estabelecida e possua cadastro CNPJ. É aí então, que você precisa entender aos poucos como criar uma empresa ou então como criar uma empresa do zero, como abrir uma empresa online, e como criar uma empresa virtual, pois todos os temas em questão se relacionam.

As questões de legalização relacionadas no processo de como abrir uma empresa acabarão sendo frustrantes e se tornarão um obstáculo para o avanço dessa ideia, caso não haja total entendimento sobre o tema.

Diversas dúvidas aparecem, principalmente envolvendo os documentos necessários para realizar isso, como nome empresarial, registros gerais, entre outros fatores que influenciam em como criar uma empresa ou então como criar uma empresa do zero, como abrir uma empresa online, e como criar uma empresa virtual.

Por isso, para você se nortear neste caminho sobre como criar uma empresa, trouxemos um material com informações ricas e dicas de serviços realmente eficientes, que contribuirão para o sucesso do seu projeto relacionado a como criar uma empresa. Continue lendo para entender mais sobre este processo.

Como criar uma empresa: Pensando no formato da empresa

Entre diversas escolhas importantes que um empresário deve levar em consideração ao pensar como criar uma empresa, a mais importante está relacionada ao tipo de empresa que abrirá.

Há inúmeros modelos de empresas, que pegam forma em relação as escolhas que são feitas no início do planejamento. Portanto, para seu projeto é crucial definir corretamente o formato da empresa para que você consiga se organizar de acordo com seu porte, lucro e objeto empresarial.

Formato jurídico

Para quem está pensando em empreender, é preciso entender que existem três tipos mais comuns de formatos jurídicos, que são os empresários individuais, EIRELI (empresas individuais de responsabilidade limitada) e empresas limitadas.

Nos dois primeiros formatos citados, o empresário cria empresas sem contar com sócios, a principal diferença entre eles é que na EIRELI existe uma separação jurídica entre bens pessoais e operações empresariais, que auxiliam na organização interna. Fora isso, você deve declarar que seu capital social é pelo menos 100 vezes o salário mínimo vigente.

O formato de sociedade limitada requer pelo menos um sócio. Não há requisitos mínimos de recursos para sociedades de responsabilidade limitada e empreendedores individuais.

Também existe a possibilidade de você optar por abrir uma MEI e este tipo de empresa não requer nem mesmo um Alvará de Funcionamento. Entretanto, não pode ter um faturamento anual acima de R$ 81.000,00 e mais de um funcionário. A boa notícia é que se optar por este tipo de empresa, não vai precisar pagar mais de R$ 61,00 por mês em relação aos impostos.

Regime tributário

A etapa referente ao regime tributário em seu projeto, ou então como criar uma empresa do zero, como abrir uma empresa online, e como criar uma empresa virtual é quando os empresários começarão a se planejar quanto aos impostos que suas empresas responderão.

Aqui, é preciso saber se a operação pode ser incluída no Simples Nacional, pois este é um modelo tributário normalmente utilizado para unificar o recolhimento do tributo em uma única guia denominada DAS.

No entanto não são todos os modelos de como criar uma empresa que podem se enquadrar neste regime. Existem ainda o Lucro Presumido e o Lucro Real, onde cada um deles é responsável por cuidar e tributar empreendimentos distintos.

Para entender mais sobre este assunto de abertura de empresa, conte com um contador.

Porte da Empresa

Nesta questão, o que vai definir seu porte é o faturamento pretendido. Conhecemos a microempresa (ME) e pequena empresa (EPP). Se o valor das faturas emitidas por uma empresa a cada ano não ultrapassar 360.000 reais, ela é classificada como microempresa, também conhecida como ME. Se a receita total anual for superior a 360.000 de reais e igual ou inferior a 4,8 milhões de reais, é classificada como EPP. Muitas pessoas também estão optando por realizar o processo de MEI para ME logo depois de conseguir a validação do mercado, então pense nisso.

Mas não para por aí os processos sobre o seu port, para consultar outros modelos específicos entre em contato com um contador.

Como criar uma empresa: falando sobre registros

Nos processos referentes a como montar uma empresa, os registros legais são etapas cruciais. Nesta fase entram diversos aspectos, como inscrições em órgãos públicos, cadastros, contratos e muito mais.

No entanto, vamos falar sobre os principais deles abaixo, mas se faz necessário a consulta ao contador de sua preferência para saber se existem outras formalidades pendentes para seu modelo de atuação.

Veja abaixo os principais passos para registro.

Elaborando o Contrato Social

O contrato social deve ser a etapa inicial para registro ou então como criar uma empresa do zero, como abrir uma empresa online, e como criar uma empresa virtual. Portanto, ele deve ser planejado e redigido detalhadamente, com calma e organização, para não deixar nenhum equívoco o afetar. Neste documento sobre como criar uma empresa, deverá aparecer dados como:

  • Qual o Tipo da Empresa – Descreva o nome, localidade, atividade exercida, entre outros detalhes do mesmo assunto.
  • Definição do CNAE – A definição do CNAE contribui amplamente na tributação da empresa, sendo assim, se trata de uma etapa decisiva para alguns processos, como as licitações.
  • Descrição dos Sócios – Descreva as informações dos sócios e como atuarão na empresa.
  • Fechamento do Capital Social – Qual é o investimento inicial total da sua empresa? Como cada parceiro arca com o custo? A revisão sugere investimento igual entre os parceiros.

Registro na Junta Comercial/CNPJ

Depois receber cada formulário assinado pelo empresário, o processo entra na fase de cadastro na Junta Comercial em meio ao projeto.

Estes documentos serão então encaminhados à Junta Comercial para que seu contrato seja registrado e gerado o CNPJ de sua empresa. Após a aprovação do processo pela Junta Comercial, a publicação do CNPJ leva em média um dia.

Depois, para obter seu cadastro CNPJ é simples. O procedimento pode ser feito pela internet e já te deixa ainda mais próximo do final das etapas preparatórias ou então como criar uma empresa do zero, como abrir empresa online, e como criar uma empresa virtual.

Inscrição Municipal

Na próxima etapa é o momento do registro municipal. Este se trata de um registro da prefeitura em que o negócio será estabelecido. Com ele, o objetivo é obter um número de identificação municipal.

Isso nada mais é do que a permissão de operação da sua empresa. A inscrição municipal também pode ser chamada de: cadastro municipal, CCM (cadastro de contribuintes de móveis), alvará, etc., dependendo da aplicação e localização, têm o mesmo significado. Com isso, seu processo de como abrir uma microempresa está concluído!

Como criar uma empresa com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre isso, ou então como criar uma empresa do zero, como abrir uma empresa online, e como criar uma empresa virtual, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira no projeto, além da gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com isso, você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro o processo de como abrir um negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no produto final do seu projeto de como criar uma empresa, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo sobre, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como criar uma empresa.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando a entender o que precisa para abrir uma empresa;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário de como criar uma empresa, prefere custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de para que possa realizar o processo de como abrir seu próprio negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente a como criar uma empresa!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você, o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como criar uma empresa!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como criar uma empresa, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat