Abrir restaurante: saiba tudo a respeito

Empreendedores

Abrir restaurante: saiba tudo a respeito

Natalia Mantovani

|

30/09/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

contabilidade para restaurantes
8 min de leitura

Sabe como abrir um restaurante? Como qualquer modelo de empreendimento, esta ação requer bons cálculos antes de se arriscar. Um alto investimento no ramo de como abrir um empreendimento restaurante, se alguma operação falhar, pode trazer prejuízos e insatisfação que não poderão ser desfeitos.

Neste artigo, você aprenderá os detalhes sobre como abrir um restaurante e terá uma ótima base para iniciar seu planejamento.

Essas habilidades valiosas guiarão sua jornada, para que você possa se organizar e estabelecer uma fase preparatória para todos os processos.

A seguir, veja algumas dicas.

Principais passos sobre como abrir restaurante

Para dar início ao seu projeto de como abrir uma empresa restaurante, primeiramente é preciso saber mais sobre alguns passos cruciais sobre o processo de abertura de empresa no ramo em questão, desde nomes para restaurante, pesquisa de mercado legalização e outros pontos.

Portanto, o assunto que virá a seguir se trata de alguns passos referente a processos que você, empreendedor terá que resolver nesta caminhada de tirar sua ideia do papel.

Não é um caminho extremamente simples até o final do projeto, mas vale a pena persistir e investir seu foco no ramo alimentício, caso seja uma vontade espontânea. Acompanhe mais sobre como abrir uma empresa restaurante.

Pesquise sobre o mercado

Quando começamos a dar dicas de como abrir uma empreendimento restaurante, devemos lembrar que se trata de um negócio muito dinâmico, que está se desenvolvendo e possui muitas oportunidades.

Portanto, você precisa estabelecer sua própria vantagem competitiva, desta forma, a análise do mercadológica é muito bem-vinda.

Contudo, começando com como abrir um negócio restaurante, a pesquisa é o primeiro passo abrir empresa.

Neste caso, idealizar como atuar de forma inovadora para levar ao público coisas que não são fáceis de encontrar ou combinar no mercado, é uma das estratégias que mais proporcionam resultados.

Enfatizamos que suas diferenças competitivas podem envolver várias questões no projeto sobre como abrir um empreendimento restaurante, como preços, o método de entrega que for escolhido (como a entrega ultrarrápida) ou o ambiente de serviço em si (quando o espaço é projetado para agregar valor à sua marca.

As pessoas se sentirão bem-vindas, sendo assim, estarão felizes por comparecer a seu restaurante, o que pode ser uma boa ideia para atrair o mercado), ou usar ingredientes secretos, etc.

Desta maneira, você irá gerar novas ideias e torná-las mais inovadoras e interessantes. Que tal agregar algumas ideias e ouvir sugestões que não foram vistas antes e desenvolver algo novo e criativo para seu projeto de como abrir um negócio restaurante?

Legalização de processos

Sendo o passo seguinte para quem está procurando como empreender, é a formalização legal da sua empresa.

O processo de legalização é a base para a constituição de uma empresa que começa na decisão do CNAE restaurante, pois somente assim ela poderá usufruir dos mais diversos benefícios. São exemplos: captação de recursos em instituições financeiras e emissão de notas fiscais.

Após a formalização, que deve ser prevista no projeto de como abrir restaurante, as empresas envolvidas ficam permitidas para vender por meio de licitações ou prestar serviços a instituições públicas.

Com isso, existe um risco menor de punições (como multas) na fiscalização em seu planejamento sobre como abrir um empreendimento restaurante.

Ademais, uma empresa fora dos parâmetros legais não poderá contar com funcionários, pelo menos não formalmente, onde seria garantido os benefícios de um colaborador interno convencional.

Para dar início aos processos de como abrir um empreendimento restaurante, são necessárias atuações e registros nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do Município;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar.
  • Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
  • Alvará de funcionamento e de licença sanitária.

As informações sobre os registros de como abrir um negócio restaurante descritos acima são os mais comuns. Mas em alguns casos mais específicos existem outros processos distintos que podem ser eliminados ou agregados a lista.

Por este motivo, recomendamos que contrate um especialista em contabilidade, que tenha experiência de atuação na área.

Para que possa dar o apoio necessário e você aprenda mais sobre como abrir um empreendimento restaurante de forma precisa e analisar cada situação que enfrentará neste trajeto.

Modelo de negócio: Regime tributário

Nos dias atuais, aqui no Brasil, há diversos modelos de regimes tributários disponíveis no mercado para atuações variadas sobre como abrir restaurante. Ou então outros modelos, que variam entre o Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, MEI, ME etc.

Na maior parte das vezes, para aqueles que estão iniciando sua jornada, o mais viável dentre os modelos que existem é o MEI (Microempreendedor Individual).

No entanto, não são todos que conseguem se enquadrar neste setor, e isso se dá pelo motivo de que, assim como os outros modelos do mercado.

MEI foi criado para favorecer um determinado nicho mercadológico, e por isto deve estudada a possibilidade em como abrir um negócio restaurante.

Gestão financeira

Como quarto passo das nossas dicas sobre como abrir restaurante, para auxiliar você que está começando a ingressar no mundo dos negócios e busca apoio para entender mais sobre como abrir um empreendimento restaurante, temos a etapa referente ao planejamento de sua gestão financeira.

Portanto, é necessário ter capital inicial, além das noções sobre administração do fluxo de caixa e até mesmo compreender os cálculos sobre a margem de lucro, para que assim, não realize seu trabalho praticamente de graça em meio ao desenvolvimento de seu projeto sobre como abrir um negócio restaurante.

Por isso, para uma boa gestão financeira, ter organização em seus métodos é uma tarefa de suma importância nesta etapa de como abrir um empreendimento restaurante.

Em seu plano de negócios, a gestão financeira é uma parte importante da abertura de empresa.

Como abrir restaurante com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre como abrir restaurante, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira no projeto de como abrir uma empresa restaurante, além da gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei.

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil para lhe ajudar no processo de como abrir restaurante

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre como abrir um negócio restaurante, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como abrir restaurante.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como abrir restaurante;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário de como abrir restaurante, prefere custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa? E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeito (a) com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente a como abrir CNPJ!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, sendo a Plataforma 4 Mãos um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como abrir restaurante!

E se gostou do conteúdo sobre como abrir restaurante, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat