Cálculo gps em atraso: entenda agora como fazer! | 4 Mãos

Empreendedores

Cálculo gps em atraso: entenda agora como fazer!

4maos

|

16/09/2021

|

5 min de leitura

|

Voltar

calculo gps em atraso
5 min de leitura

Cálculo gps em atraso é um assunto que gera muitas dúvidas em pessoas autônomas, que trabalham como clt e entre outros, por isso nesse artigo reunimos dicas para esclarecer essas dúvidas e muito mais, venha conferir! 

O que é gps  

Gps é a guia de previdência social, um documento para recolhimento das contribuições sociais e são utilizadas pelos contribuintes, facultativos ou não, e pôr empregados domésticos. 

O cálculo gps INSS geralmente são feitos por empresas e são recolhidos mediante a débito em conta, por meios de internet ou aplicativos eletrônicos. Os processos podem ser utilizados pelos contribuintes facultativos e pelo empregado doméstico. 

Cálculo gps em atraso em algumas modalidades como: 

  1. Gps eletrônica, esse serviço proporciona o pagamento de uma ou mais guias geradas no sistema da empresa que faz o recolhimento do FGTS, para dar certo é necessário o cadastramento de uma senha e assinatura eletrônica na agência que fornece  os serviços para a sua empresa. 
  1. Gps casas lotéricas, o cálculo de gps em atraso pode ser realizado as contribuições previdenciárias em qualquer casa lotérica, no valor até mil reais, porém com o horário diferenciado do atendimento bancário sendo conforme o horário de atendimento da lotérica. 
  1. Gps internet, para guia previdência social cálculo os recolhimentos podem ser feitos diretamente do seu conforto, será necessário ir ao banco uma única vez para procurar pelo gerente da agência, e ele habilitará o cadastramento de assinatura eletrônica e você poderá pagar pelo internet banking da caixa 
  1. Gps autoatendimento, para essa função é necessário efetuar os pagamentos de arrecadação da previdência na sala de autoatendimento, juntamente com as equipes preparadas de autoatendimento nas agências da caixa. 
  1.   Gps em conta, cálculo INSS em atraso pode ser pago utilizando dos serviços de débito em conta, você precisará autorizar e agendar o dia do débito e será realizado mensalmente na conta indicada. 

Gps recalculada: valor mínimo 

Para gps recalculada o valor mínimo é de dez reais, para a contribuição, já o limite do valor para os pagamentos em casas  lotéricas é de mil reais. 

Cálculo de INSS em atraso: como gerar 

Cálculo de INSS em atraso para gerar uma guia será necessário: 

  1. Acessar o site da receita federal e clicar na função “Emissão de gps para contribuintes individuais e para empresas e órgãos públicos”. 
  1. Selecione o módulo específico para sua empresa, como por exemplo contribuinte antes de 29/11/1999 ou contribuinte depois de 29/11/1999. 
  1. Essa etapa precisará ser inserida o número de NIT, PIS, PASEP. 
  1. Depois de ir para outra página adequada, insira os dados que a página pede. 
  1. Depois de fazer todo o processo e finalizar o preenchimento, clique em “Gerar gps”. 

Trouxemos abaixo passo a passo para você calcular gps INSS e preencher guia de previdência social. 

  1. Para esse primeiro passo é necessário o preenchimento da razão social ou nome completo do contribuinte, telefone e endereço. 
  1. Agora nessa etapa é preencher o código de pagamento referente a situação da empresa. 
  1. Importante colocar o mês e o ano de referência que está sendo pago, como por exemplo 06/2019. 
  1. Nessa etapa é necessário a indicação de contribuintes como PIS, NIT, NIS. 
  1. O valor deve estar com o cálculo gps em atraso, considerando possíveis deduções. 
  1. Valores recolhidos por outras entidades. 
  1. Cálculo multa INSS em atraso autônomo, essa parte é para atualização de multas e juros. 
  1. Valores totais que devem ser recolhidos. 

Lembrando que o pagamento das contribuições pode ser feito em agências bancárias ou em casas lotéricas, no entanto o seu vencimento será dia quinze do mês seguinte ao que for informado na guia. 

Calcular gps em atraso e acréscimos do INSS são acrescentados juros e multas, e também se acontecer do valor do pagamento for muito alto, é possível pedir o parcelamento. Os juros cobrados são equivalentes à taxa Selic, junto a multa correspondente a 0,33% por dia de atraso, isso passa a valer a partir do dia seguinte ao do vencimento. 

Os facultativos são contribuintes que não trabalham, porém querem contribuir para contar o seu tempo de contribuição. Nesse caso o pagamento de gps pode ser feito com menos de 6 meses de atraso, e o cálculo é feito direto no site da receita federal. 

Os autônomos podem atualizar qualquer tempo que esteja em atraso, mas antes de emitir a guia é necessário saber quanto tempo está em atraso e a comprovação das atividades. 

Os casos que não precisam comprovar atividades 

Nas seguintes situações não será necessário comprovar atividades como, atraso menor que cinco anos e já se encontrava cadastrado no INSS, pois será considerada a atividade cadastrada e será feito a atualização. 

Os casos que precisam ser comprovadas as atividades 

Para ser necessário a comprovação de atividades é preciso que o tempo esteja excedendo cinco anos, inferior a cinco anos, porém nunca pagou INSS como contribuinte. 

Agora que já sabemos passo a passo de como calcular gps em atraso, é muito importante ressaltar que um contador é indispensável em processos burocráticos como o gps INSS, mas não sabe onde encontrar um profissional experiente na área? 

A Plataforma 4 Mãos te conectam com até quatro escritórios de contabilidade, basta você fornecer as informações sobre o tipo de empresa que quer abrir. Em seguida iremos realizar o cadastro em nosso painel de contadores para que entrem em contato por meio de uma proposta comercial. E o melhor de tudo? Você não paga nada por isso! Não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo. 

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador