10 Modelos de cartas de agradecimento ao cliente: Fortalecendo Laços.

10 Modelos de cartas de agradecimento ao cliente: Fortalecendo Laços. Aprenda tudo sobre o assunto em nosso conteúdo.
Redator 4mãos

Por: Elvis Melo

Redator 4 Mãos

29/12/2023

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Hoje iniciaremos mais uma boa conversa e o tema é: 10 Modelos de cartas de agradecimento ao cliente: Fortalecendo Laços. Quando trabalhamos com o publico é muito importante termos um relacionamento com os clientes. Sendo assim enviar Cartas de agradecimento ao cliente é uma grande forma de reconhecimento e valorização. Mandar aquela cartinha de agradecimento pela amizade e comprometimento, pode ser um grande diferencial entre você e as demais empresas que nem uma cartinha de agradecimento para cliente manda.

Leia Também: Tudo que você precisa aprender sobre marketing está aqui!

Às vezes, ao invés de enviar aquela carta agradecimento ao cliente, você pode optar por algo menor, quando seus atendimentos forem presenciais como por exemplo, um cartão de agradecimento pela parceria. Pode ser que você esteja pensando que enviar carta ao cliente não é algo antiquado? Pode ser que sim, mas pense, o intuito é ser diferente, mudar esse padrão de só celular e mensagens prontas. Mostre um diferencial enviando uma carta agradecimento cliente. Quem sabe você se surpreenderá ao ver as mais diversas reações dos seus clientes.

Sabemos que hoje ser um empreendedor de pequeno porte é uma situação bastante complicada. Pois, se exige muitas coisas, mesmo que o retorno, muitas vezes, pareça pequeno. Mas, gostaríamos de te incentivar a sempre a continuar. Vocês, micro e pequenos empreendedores são quem fazem a economia deste país realmente girar. São aqueles que mais distribuiem empregos e fazem o desenvolvimento desse país, cada vez ser melhor. Em nome de toda a nossa equipe, aqui do 4 Mãos. Eu gostaria de parabeniza-lo pela sua contribuição ao nosso país.

10 modelos de cartas de agradecimento ao cliente

Essa carta cliente agradecimento, deve conter alguma verdade. Não basta você enviar uma carta para cliente copiando uma frase da Google que seja bonita. Mas a carta cliente precisa conter a essência de sua empresa. Converse com seu grupo de marketing e busque um tempo de inspiração para escrever algo que possa ser melhorado por essa equipe e envie aos clientes.

Dentre o sistema de cartas existe mais de uma forma de ser feito. Sei que falamos sobre cartas de agradecimento ao cliente, mas você pode agradecer por diversas coisas. Alguns modelos de cartas de já estão no mercado como por exemplo: cartas de agradecimento ao cliente pelo primeiro pedido ou pelo Feedback positivo. cartas de agradecimento ao cliente pelo tempo de parceria ou pelo apoio em eventos. Também temos cartas de agradecimento ao cliente pelo pagamento pontual ou pelo aumento de compras. Algumas dessas cartas de agradecimento ao cliente podem ser pela fidelidade à marca ou pela recomendação. Veja mais sobre como abordar um cliente pelo whatsapp!

Para finalizar temos também as cartas de agradecimento ao cliente pelo suporte em momentos difíceis ou parabenizando pelo aniversário. Sendo assim, vamos para algumas dessas sugestões que encontramos para te auxiliar com seus clientes e seu relacionamento. Lembrando sempre que esse é um modelo, mas o ideal é sempre se personalizar em cima do modelo, colocando suas marcas nestas cartas para que o cliente possa te reconhecer neste contato.

1) Modelo de carta: Agradecimento pelo primeiro pedido

Olá (nome do cliente)

Estamos aqui para expressar a nossa gratidão pela sua recente compra e pela confiança para com a nossa empresa. O nosso objetivo é ajuda-lo no seu dia a dia e estamos comprometidos em disponibilizar a você um produto ou serviço de alta qualidade. Veja mais sobre segmentos de clientes!

Confiamos que você irá gostar do seu novo produto ou serviço e estamos ansiosos para poder ajuda-lo com qualquer dúvida que venha a surgir durante o decorrer nessa trajetória. Somos gratos pela sua preferência e desejamos continuar a atender as suas necessidades hoje e no futuro!

 Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

2) Modelo de carta: Agradecimento pelo feedback positivo

Prezado (nome do cliente)

Estamos muito felizes e gostaríamos de expressar a nossa gratidão pelo feedback positivo que você nos deu recentemente. A nossa felicidade está em saber que você está satisfeito com os nossos serviços ou produtos e que a nossa equipe alcançou as suas expectativas ao atendê-lo. Veja mais sobre funil de vendas marketing digital!

São os feedbacks como o seu que nos motivam a cada dia e nos dão força para continuar a proporcionar uma excelente experiência aos nossos clientes. Queremos sempre nos manter superando cada expectativa e nos dispondo para qualquer tipo de necessidade que venha a aparecer, conte conosco!

Agradecemos novamente pelo seu feedback positivo e pela confiança depositado em nossa empresa

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

3) Modelo de carta: Agradecimento pelo tempo de parceria

Caro (nome do cliente)

Nossa mais sincera gratidão, é o que gostaríamos de expressar pelo tempo de parceria que tivemos até agora. Valorizamos muito a confiança que você tem depositado em nossa empresa e queremos nos comprometer a continuar oferecendo produtos serviços de qualidade. Veja mais sobre marketing contábil!

Nossa parceria tem sido realmente fundamental para que o crescimento e sucesso de ambas as partes possam acontecer. Somos gratos pelos negócios contínuos e estamos felizes com o que o futuro nos reserva em nossa parceria.

Caso tenha algo mais que possamos fazer para que melhor possamos atendê-lo, não hesite em entrar em contato conosco.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

4) Modelo de carta: Agradecimento pelo apoio em eventos

Prezado (nome do cliente)

Estamos aqui para agradecer com toda a sinceridade pelo seu apoio no (nome do evento). Foi a sua presença e suporte que fizeram um grande diferencial e contribuíram para o sucesso deste evento.

Por isso, estamos muito gratos pela sua participação e pelo compartilhar conosco essa experiência que foi tão valiosa. O nosso desejo é que você tenha aproveitado tanto quanto nós, estaremos felizes em recebê-lo nos próximos eventos.

Outra vez, gostaríamos de agradecê-lo por acreditar em nossa empresa e por seu apoio contínuo.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

5) Modelo de carta: Agradecimento pelo pagamento pontual

Olá (nome do cliente)

Viemos aqui para expressar o nosso sincero agradecimento pela pontualidade dos seus pagamentos. Graças a sua colaboração e comprometimento com os prazos de pagamento continuamos a manter o nosso negócio em funcionamento e queremos possibilitar continuar com este serviço de qualidade graças ao seu apoio.

A nossa parceria é o que valorizamos e estamos sempre disponíveis para auxiliá-lo em qualquer questão relacionada aos seus pagamentos. Outra vez mais, queremos agradecê-lo por sua confiança e pontualidade.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

6) Modelo de carta: Agradecimento pelo aumento de compras

Caro (nome do cliente)

Estamos muito felizes e queremos expressar a nossa gratidão pelas aquisições que você tem feito conosco. E a sua fidelidade e confiança que faz com que a nossa empresa se mantenha sempre prestando o melhor serviço e por isso, elas são tão importantes para nós.

O nosso anseio é que você esteja satisfeito com os nossos produtos ou serviços e que no futuro possamos continuar a atender todas as suas necessidades de uma maneira que seja eficiente e com alta qualidade.

Em caso de qualquer assistência adicional ou alguma dúvida que venha surgir nossa equipe estará sempre pronta para auxiliá-la.

Queremos novamente agradece-lo por escolher nossa empresa e por sua preferência contínua.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

7) Modelo de carta: Agradecimento pela fidelidade à marca

Prezado (nome do cliente)

É com profunda gratidão que queremos expressar a nossa felicidade por sua fidelidade a nossa marca ao longo desses anos. Foi a sua confiança em nossos produtos ou serviços e a decisão de continuar escolhendo-nos, que levam o sucesso dessa empresa de forma que isso se torna essencial para tal desenvolvimento.

O nosso comprometimento está em fornecer a você uma experiência nova e excepcional, continuaremos com o nosso trabalho árduo para atender todas as suas expectativas. Queremos dizer o quanto valorizamos a sua lealdade a nossa marca ou empresa e que faremos todo o esforço possível para continuar merecendo a sua confiança.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

8) Modelo de carta: Agradecimento pela recomendação

Olá (nome do cliente)

Gostaríamos de agradecer com sinceridade pela recomendação feita por você em favor de nossa empresa. Estamos honrados em receber tamanha confiança de nossos clientes e queremos nos manter aptos, sempre fazendo um ótimo trabalho para que possamos honrar tamanha confiança de sua parte.

Por você compartilhar a sua experiência positiva com outras pessoas, isso nos auxilia a expandir os negócios e alcançar mais pessoas que poderão se beneficiar e se interessar por nossos produtos e serviços.

Estaremos sempre à sua disposição para atender as suas mais diversas necessidades e também de seus conhecidos. Agradecemos outra vez pela sua recomendação.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

9) Modelo de carta: Agradecimento pelo suporte em momentos difíceis

Caro (nome do cliente)

Viemos aqui para expressar a nossa mais profunda gratidão pelo seu suporte durante estes momentos difíceis que enfrentamos atualmente. Graças a sua paciência, lealdade e compreensão, somos instigados a superar os desafios e a trabalhar incansavelmente para a solução dos problemas.

E a sua confiança contínua para com a nossa empresa que nos faz acreditar que juntos poderemos superar qualquer obstáculo. Estamos aqui para atendê-lo da melhor forma possível e com a mesma dedicação de sempre.

Saiba que a sua parceria tem um valor inestimável para nossa empresa e estamos sempre dispostos a ajudá-lo de qualquer forma que for possível.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

10) Modelo de carta: Agradecimento pelo aniversário do cliente

Caro (nome do cliente)

Gostaríamos de aproveitar esta data tão importante para parabenizá-lo pelo seu aniversário. Em nome de toda a equipe da nossa empresa, esperamos que você tenha um dia repleto de saúde, alegrias e muitas realizações.

Expressamos aqui a nossa sincera gratidão por toda a preferência e confiança que você depositou em nossa empresa ao longo do tempo. O nosso objetivo aqui é sempre atendê-lo e auxiliá-lo em todas as suas necessidades.

Somos gratos por você fazer parte dessa jornada e esperamos celebrar muitos mais aniversários com você.

Atenciosamente,

(seu nome) – (nome da empresa)

Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

Chegamos ao fim dos nossos modelos e mais uma vez gostaríamos de fortalecer a ideia, de que é muito importante que você ponha a mão na massa e disponibilize tempo para fazê-las. Eu sei, que em primeiro instante você deve estar pensando no trabalho que isso poderia dar. Mas, a verdade que você deve pensar no retorno que você terá ao fazer essas ações. Se formos colocar na ponta do lápis todos os esforços que fazemos para que a nossa empresa possa ganhar esse lugar de destaque, ao longo dos anos, iremos ver os seus resultados.

Veja já, por exemplo a coca cola, que investiu milhões e milhões de propaganda para que as pessoas pudessem associar a cor da sua marca toda vez que fossem ao cinema. E durante quase 30 anos, eles foram recolhendo os espólios de todo aquele esforço que eles fizeram. Hoje, novamente vemos ela fazendo um grande esforço na sua propagação de marca para a época do Natal. E não é à toa, que em cada mesa de uma família brasileira, com certeza, haverá uma Coca-Cola disponibilizada para que possa saciar a sede de seus familiares.

A Importância de Agradecer aos Clientes com Cartas

Já falamos bastante sobre o assunto cartas de agradecimento ao cliente. Mas, gostaria de ressaltar mais uma vez a importância de agradecer aos seus clientes, seja através de cartas e até mesmo de formas pessoais. Mas, o envio de uma cartas de agradecimento ao cliente, demonstra a sua preferência, fidelidade e confiança que foram depositados em sua empresa. Imagine a cena de alguém chegando em casa e encontrando uma carta, não é um boleto, nem uma cobrança, mas um agradecimento. Isso, com certeza, irá gerar um sorriso no rosto

Com isso, você irá perceber que ajudará a estreitar e fortalecer os seus laços com este cliente e criar uma sensação de valorização e até mesmo uma fidelização por parte deles, por causa das cartas de agradecimento ao cliente. O que resultará em maior satisfação e fidelidade e a continuação da compra de seus produtos ou serviços. Pois, muitas vezes, um atendimento faz toda a diferença, na nossa decisão, falo isso como cliente.

Nós separamos aqui 4 elementos extremamente reconhecidos para vocês que trabalham com o público e desejam aumentar a sua visibilidade. Querem aproveitar para otimizar o seu pós vendas, tem o intuito de transformar a experiência do consumidor em algo único e espetacular. E por fim, fazer a fidelização dos seus clientes, não só da sua marca, como também a sua empresa. Aqui mais uma dica, estude sobre a diferença de marketing sobre sua marca e sobre o nome de uma empresa, isso poderá revolucionar seu empreendimento.

Aumentar a sua visibilidade

Eu nem preciso dizer que a grande questão em aumentar a sua visibilidade é gerar um número maior de vendas para o seu negócio. Essa deve ser uma preocupação contínua para você e para todos os seus colaboradores. Principalmente, numa era em que a internet faz com que a concorrência seja ainda mais acirrada. Mais uma importância das cartas de agradecimento ao cliente.

Você poderá perceber que o aumento da visibilidade não está relacionado somente com relacionamento com o cliente. Mas, muito precisará ser investido em questões de marketing e publicidade. Uma dica que damos que é bastante valiosa, é a utilização das redes sociais que muito tem contribuído para que pequenas e médias empresas encontrem um lugar de visibilidade maior. Converse com a sua equipe de marketing e questione sobre a opção de fazer anúncios específicos, com o público alvo a ser alcançado, em determinadas redes sociais. Quem sabe, essa não seja a grande solução para que você possa crescer.

Para que você possa se manter neste mercado tão competitivo, é necessário que você invista nas mais diversas técnicas de marketing e divulgação. Também, é preciso que você ensine os seus consumidores e desenvolva um método de promoção com os anúncios e diversas outras táticas em conjunto. O objetivo final, é fazer com que os seus próprios clientes possam ser os maiores divulgadores da sua marca ou dos seus serviços.

Otimizar o seu pós-vendas

A verdade é que não existe empresa, sem pós vendas. Eu sei que muitas vezes, nós acreditamos que o simples fato de você vender um produto é o que faz com que a sua empresa se mantenha em pé dia após dia. E com certeza, isso faz parte do processo. Mas, se você não tiver um relacionamento através das cartas de agradecimento ao cliente, que possa aumentar a confiança em seus produtos, saiba que aquele cliente comprar uma ou 2 vezes e no futuro, a sua empresa não existirá mais.

Desenvolver então um bom atendimento ao cliente, é o que faz com que ele possa primeiramente concluir a sua primeira compra. Mas, principalmente potencializar a chance de que um futuro de diversas outras compras sejam efetuadas. Qualquer empresa que queira trabalhar com o público, é bom saber que é necessário que se desenvolva um relacionamento, onde a pessoa do cliente seja o principal foco.

Não se assuste em saber que hoje mais de 60% das empresas estão investindo nas formas e estratégias melhores para otimizar essa experiência com o cliente e cartas de agradecimento ao cliente são uma delas. E com este tipo de cuidado, elas têm ganhado cada vez mais importância dentro da criação de um plano estratégico. Graças a essa preocupação é que os seus clientes têm retornado e muitas vezes, se mantido em situações adversas.

Transformar a experiência do consumidor

Todas as vezes que você aumentar a sua visibilidade, você irá perceber que as pessoas começaram a te olhar de uma outra forma. Por isso, é muito importante você colocar em xeque tudo o que é necessário para esse tipo de crescimento. Não é só você aumentar os seus serviços. Mas, você precisa manter a sua qualidade e gerar um ótimo serviço pós vendas para os seus clientes. É meu caro leitor, eu sei que essa vida de negócios não é fácil. São tantas as exigências e cobranças para se fazer o simples. Mas não desista, o esforço valerá a realização dos sonhos!

O objetivo de transformar a experiência do seu consumidor em algo incrível é o que fará e determinará o futuro e os próximos anos do seu negócio. Não é apenas a qualidade do produto que irá definir se você irá crescer ou não. Mas, principalmente o relacionamento empresa e cliente. Eu gostaria de colocar aqui uma experiência pessoal que eu tive a alguns anos atrás. Essa experiencia irá servir para que eu possa exemplificar melhor o próximo tópico, que é fidelizar clientes. Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

Quando eu era aluno da universidade tínhamos pouco dinheiro para comer. Então, tínhamos que escolher um local exato para poder fazer essa refeição. Tínhamos 2 carrinhos que vendiam hot Dogs, pipocas e lanches naturais. O carrinho de sr. Carlos era realmente um pouco mais caro do que o de dona Cleide. Porém, o atendimento que o sr. Carlos fornecia aos seus clientes era algo realmente encantador. Isto fazia com que no dia a dia, os seus lanches fossem mais vendidos do que o de dona Cleide. Apesar de que eu vou te contar um segredo, alguns lanches de dona Cleide eram melhores que o de sr. Carlos.

Fidelizar clientes

Este último exemplo que eu dei, é o principal para que eu possa explicar a fidelização dos seus clientes. Como eu acabei de falar, apesar dos lanches de dona Cleide serem melhores que os de sr. Carlos. Aquele tratamento especial e o modo com que sr. Carlos conversava com cada um de nós e expressava o seu carinho em prestar aquele serviço, fazia que dia após dia, nós escolhêssemos estar em seu carrinho fazendo compras. Não nos importando tanto com o preço, mas valorizando a experiencia que estávamos vivendo.

Era até engraçado ver que quando alguém comprava no carrinho de dona Cleide, a pessoa muitas vezes, se sentia desconfortável quando olhava para Sr. Carlos. Mas, era tão interessante, porque mesmo vendo eles comprando em outro lugar Sr. Carlos ainda demonstrava todo o seu carisma e mandava aquele abraço, fazendo que no dia posterior, a pessoa fosse até ele para fazer a sua compra. Portanto, fidelizar um cliente não está apenas em fornecer um bom serviço. Mas, em gerar um ótimo relacionamento e experiencias únicas a cada venda ou prestação de serviço. Aproveite essa ideia das cartas de agradecimento ao cliente, para melhorar!

Antes de mais nada, gostaria de ressaltar aqui, que os nomes dos atendentes foram preservados por questão de ética. Apesar de, ter sido uma situação bem real, preferi colocar nomes fictícios por ser um artigo que é muito exposto. Sendo assim, infelizmente eu não irei disponibilizar nem o nome da faculdade, nem o nome da rua e localização, nem os nomes originais das pessoas que faziam este tipo de venda. Mas, quem sabe você não tem um sr. Carlos ou uma dona Cleide, aí perto de você. Agora, o que eu realmente espero é, que se existirem 2 comércios pertos, que o seu seja o do sr. Carlos.

10 Modelos de cartas de agradecimento ao cliente

Como Criar cartas de agradecimento ao cliente?

Como eu já disse e vou repetir aqui novamente, é muito importante que você possa personalizar cada uma dessas cartas de agradecimento ao cliente. Saber adicionar detalhes específicos como o nome do cliente, o produto ou serviço adquirido, externar o feedback específico ou qualquer outra informação que foi relacionada à situação à qual você está agradecendo. Podem e fazem a diferença, principalmente neste tipo de contato mais “distante”, por assim dizer.

Sem contar, é claro que você também deve personalizar com algumas frases que sejam características da sua empresa para demonstrar a pessoalidade daquilo que você está fazendo. Isto mostra que você dedicou tempo para escrever uma mensagem especificamente direcionada a esta pessoa e mostra a valorização da individualidade de cada um dos seus clientes. Fazendo assim, que eles se sintam mais especiais e ligados a você, de uma forma que eles, talvez nem consigam explicar.

Encerramos mais uma boa conversa e o tema de hoje foi: 10 Modelos de cartas de agradecimento ao cliente: Fortalecendo Laços. Esperamos ter lhe ajudado em sua busca por informações e pedimos que, se você conhecer alguém que está precisando ler esse artigo, compartilhe! Que possamos alcançar e ajudar o maior número de pessoas possíveis.

Redator 4mãos Elvis Melo

Redator na empresa 4 mãos, 32 anos e dedicado a oferecer insights de grande valor, análises minuciosas e orientações práticas, destinadas especificamente a empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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