O que é segmentos de Clientes e veja alguns exemplos práticos

Autor

Por: Emily Clemes

05/07/2022

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Você está conhecendo agora e está se perguntando o que é segmento de clientes no Canvas?Se essa é sua pergunta, nós vamos te ajudar porque nesse conteúdo trouxemos a melhor explicação do que é segmento de clientes para que você possa montar o seu plano de negócio e fazer sucesso.

Caso você queira aprender mais sobre o Canvas, nós possuímos vários conteúdos na nossa plataforma sobre o Canvas para te ajudar.

Segmentação de clientes CANVAS

 A segmentação de clientes Canvas é um dos nove elementos que compõem o Canvas, na verdade ela é o segundo elemento da lista usada no canvas, se você não conhece os nove elementos do Canvas saiba que eles são:

  1. Proposta de valor
  2. Segmento de clientes
  3. Canais
  4. Relacionamentos
  5. Atividade chave
  6. Recursos principais
  7. Parcerias principais
  8. Fontes de receita
  9. E estrutura de custo

Hoje o foco principal é explicar para você o que é segmentação de clientes e como você pode fazer o segmento de clientes e criar um bom plano de negócio.

O que é segmentos de clientes

Vamos começar explicando o que é segmentação de clientes! A segmentação de clientes nada mais é do que selecionar alguns grupos de clientes com perfis e gostos similares você pode realizar essa seleção de várias formas e iremos falar algumas dessas formas durante o texto.

O segmento de clientes é essencial para que você possa atender seus clientes da melhor forma possível, você precisa saber que a sua loja não foi feita para atender todo mundo e sim em determinado tipo de público é claro que qualquer pessoa pode visitar sua loja, mas você busca por perfis.

Vamos pegar um exemplo você tem uma loja de roupas femininas, ou seja, só vende roupas para as mulheres Porém nada impede que o marido o irmão ou um pai não possa entrar na sua loja para presentear uma mulher você está atendendo a todos, mas o seu objetivo é Levar produtos para as mulheres.

Como segmentar os clientes

O primeiro passo para você começar a pensar em como segmentar os clientes é definir o público-alvo, vamos voltar ao evento da loja de roupa feminina, sabemos que o público alvo dessa loja são as mulheres, para você segmentar essas mulheres você pode pensar:

  1. Qual a idade dessas mulheres?
  2. qual o estilo dessas mulheres?
  3. Qual é o comportamento dessas mulheres?
  4. onde elas moram?
  5. Quais são os canais de consumo?
  6. E o quanto elas estão dispostas a pagar?

Como explicamos, existem várias maneiras de você segmentar os seus clientes e fazer essas perguntas é um meio que você começar a segmentar os seus clientes.

Segmentação de clientes

Exemplos de segmentos de clientes

Agora que você já entendeu o que é segmento de clientes e como segmentar os clientes vamos trazer aqui exemplos de segmentos de clientes para você entender melhor.

Leia também

Segmentação por região

O primeiro exemplo é realizar o segmento de clientes por região, você deve pensar onde seus clientes estão localizados ou de onde eles vêm eles vêm de bairro, cidade ou estado?

E onde a sua loja está localizada ela está localizada no centro onde todas as pessoas têm acesso ou ela está localizada em um bairro? O ponto positivo de separar os clientes por região é que você saberá qual é o local estratégico para você montar sua loja e atender o público que você deseja

Segmentação por mercado

Você pode segmentar os seus clientes também para o mercado assim você poderá trabalhar com uma área específica ou até mais, mas é importante que você saiba qual é o serviço que você irá prestar ou o produto que você irá vender.

Para segmentar pelo mercado você precisa saber se o seu público alvo está de acordo com o mercado em que você está trabalhando, caso não seja, qual seria o melhor segmento para atender esses clientes ou quais os clientes que poderiam procurar pelo seu serviço?

É importante você saber que tuo está voltado para o seu público alvo então é de extrema importância você estudar o seu público.

Segmentação demográfica

Chegou a hora de falarmos da segmentos de clientes demográfica a segmentação demográfica você irá analisar as seguintes informações:

Segmentação psicográfica

Para a segmentação  psicográfica você deverá considerar o:

Segmento de clientes canvas exemplos

 Agora que já falamos para você alguns tipos de segmentos de clientes vamos deixar aqui algumas perguntas que você pode fazer para segmentar os seus clientes e elas são:

  1. Qual é o nicho do mercado?
  2. Quem é meu cliente ideal?
  3. Qual é o perfil desse cliente?

Essas perguntas podem servir para qualquer tipo de negócio, e se você conseguir responder todas elas tudo ficará mais fácil para segmentar seus clientes.

Como escolher o segmento ideal para seu negócio

Para você escolher o segmento ideal para o seu negócio, você precisa sempre pensar nas pessoas que você quer atingir que no serviço que você quer prestar.

É nessa hora que você precisa ter a certeza que o serviço que você irá prestar irá atender as necessidades dos seus clientes.

Você pode sempre fazer essas três perguntas que deixamos na fila para escolher o segmento ideal para o seu negócio.

Conclusão segmentação de clientes

Estamos chegando ao fim do nosso conteúdo você conseguiu entender como realizar a segmentação de clientes através do canvas?

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre recursos chave canvas que os outros elementos você precisa digitar o nosso blog do Empreendedor para ler mais conteúdo como esse onde ajudamos você entendeu o que está começando empreender da melhor forma possível.

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Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

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