CNPJ para loja virtual: O que precisa saber para abrir seu e-commerce!

Negócios Digitais

CNPJ para loja virtual: Tudo o que precisa saber de CNPJ para montar seu E-commerce!

Editor

|

09/08/2021

|

11 min de leitura

|

Voltar

nomes de lojas mam atenção
11 min de leitura

 Nos dias atuais as lojas virtuais têm crescido em todo o mundo! É uma maneira inovadora que facilita a vida do consumidor/cliente de forma rápida e eficaz. 

Por essa razão, vale a pena investir nesse tipo de negócio, mas você sabe qual é o primeiro passo para ter uma loja virtual legalizada? Sabia que loja Virtual precisa ter CNPJ também? Você sabe o por que?  e para que loja Virtual precisa ter CNPJ? Sabe qual é a importância de ter um CNPJ para loja virtual

Leia esse texto até o fim, porque suas perguntas encontraram as melhores respostas e tudo o que você precisa saber para criar um CNPJ para loja virtual e fazer sucesso com seu E-commerce. 

 O que é e como ter um CNPJ para loja virtual? 

Assim como toda Pessoa Física (PF) tem um número de CPF, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é o registro da Pessoa Jurídica (PJ), composto por 14 dígitos ele identifica a empresa e dá o poder da Pessoa Jurídica (PJ) emitir notas fiscais pelos produtos vendidos ou serviços prestados. 

Para ter um CNPJ para loja virtual é importante que você conte com uma boa contabilidade para e-commerce para que você tenha orientação, possa tirar todas as dúvidas possíveis (caso ainda fique com dúvidas) e ainda tenha ajuda com a documentação para dar continuidade ao procedimento. 

 É imprescindível também que você tenha em mente o segmento (pense qual vai ser seu público-alvo e qual a meta a ser atingida) e o tamanho da loja que deseja abrir, dessa maneira já será possível escolher o melhor tipo de CNPJ para loja virtual, e que melhor se encaixa na estrutura de seu negócio. (falaremos dos tipos de CNPJ mais adiante desse texto.). 

Como fazer vendas online sem CNPJ? 

Se você deseja abrir qualquer tipo de loja virtual de forma de legalizada é fundamental e obrigatório que você tenha o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Caso o contrário poderá ter sérios problemas futuros! Então para evitar qualquer tipo de transtornos futuros a sua loja virtual precisa de CNPJ! 

É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual? 

A resposta é “SIM”, assim como nas lojas físicas, qualquer pessoa que pretende ter uma loja virtual, precisa de CNPJ. Porém hoje em dia existem pessoas que trabalham com suas lojas virtuais usando o próprio CPF, mas essa prática não é recomendada.

Dia 15 de março de 2013, foi criado o Decreto n. 7.962, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, que tem como um dos tópicos a obrigatoriedade do CNPJ para os E-comercies, o decreto tem como objetivo dar direitos e segurança tanto ao cliente como ao vendedor.

 Então para que não haja problemas futuros e sua loja virtual esteja ativa de forma legal, o CNPJ é indispensável! 

Como conseguir CNPJ para minha Loja Virtual? 

Conseguir o CNPJ para loja virtual é simples! Você pode começar emitindo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de forma online pela Receita federal, mas se preferir presencialmente, pode procurar a Receita federal mais próximo da sua cidade. 

 É extremamente necessário ter em mão os documentos básicos, como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de eleitor, comprovante de residência e pode ser que precise de outros documentos a mais, mas priorizem esses citados. 

Entretanto outro passo importante e já citado brevemente a cima, é a contratação de um bom profissional da contabilidade. 

O contador tem um papel significativo na hora de criar o CNPJ para loja virtual, pois ele irá te dar todo apoio necessário e tirar possíveis dúvidas que possam surgir durante esse processo e cuidar da parte de encargos, tributos entre outros pontos que precisam de certa atenção. 

Vale ressaltar aqui que ao contratar um contador você estará economizando tempo; porque o contador já tem experiência no assunto e poderá poupar de futuros imprevistos que possa aparecer durante a abertura do CNPJ. 

 Lembrando que o profissional contratado devera sempre agir com transparência e explicara de forma clara e objetiva. Por esses fatos a presença do contador é indispensável! 

Tipos de CNPJ 

O que muitas pessoas não sabem é a diferença que existe entre os tipos de CNPJ, como: MEI; ME; LTDA; SS; EIRELI; SA e SLU. Para que você, leitor, possa entender, abaixo está um breve resumo de cada um e uma dica para você que está iniciando e buscando o melhor tipo de CNPJ para loja virtual. 

Empresa Individual (EI) 

Já na Empresa Individual (EI) o empresário não é visto como sócio do negócio e sim como o proprietário, sendo assim até o nome da empresa deve ser igual ao do proprietário, pois ele que responde pela empresa com seus bens pessoais (caso haja dividas em que a empresa não consiga pagar, algum patrimônio pessoal do responsável poderá ser tomado para cobrir a dívida da empresa). 

Microempreendedor Individual – (MEI) 

O Microempreendedor Individual – (MEI) como o nome já diz, é o autônomo que cria sua empresa sem qualquer parceria de sócios e se enquadra na faixa de até R$ 81.000,00 de receita bruta por ano. 

Microempresa (ME) 

Uma pessoa pode ser considerada um Microempreendedor quando ela se torna uma empresa individual ou uma Pessoa Jurídica (PJ) quando fatura até R$ 360.000,00 por ano e no máximo 19 empregados contratados.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) 

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é voltada para empreendedores sem vínculo de sócios e diferentes da Empresa Individual (EI), seus patrimônios pessoais ficam separados dos assuntos da empresa.  

Mas para optar em abrir uma EIRELI é necessário que o empreendedor tenha no mínimo 100 salários mínimos o ato da abertura da empresa, essa exigência nada mais é, que um jeito que os credores encontraram caso a empresa venha falir sem arcar com as dívidas. 

 Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) 

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) tem o objetivo de facilitar a abertura do próprio negócio.

 Vale lembra que o patrimônio (bens) pessoal é separado dos patrimônios da empresa e que diferente da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), não é preciso ter capita para abrir a empresa e com essas questões a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), acaba facilitando a vida de quem pretende abrir a própria empresa. 

Sociedade Empresária Limitada (LTDA) 

A empresa que é considerada uma LTDA (Sociedade Empresária Limitada), é formada por dois ou mais sócios onde todos eles são responsáveis pela empresa, os lucros e tarefas também são divididos entre os sócios envolvidos. 

Agora que você já conhece as principais características dos tipos de alguns CNPJ, fica fácil de identificar o melhor tipo de CNPJ para loja virtual. Se ainda tem dúvida e não sabe por onde começar mesmo depois de ter lido até aqui, á dica que damos para você da o 1º passo para abrir o CNPJ para loja virtual é que comesse pelo MEI (Micro Empreendedor Individual). 

O que fazer para abrir um CNPJ MEI? 

É simples, basta acessa o site gov,br/mei. Depois de acessar a página você deve clicar em “quero ser MEI” em seguida em “Formalize-se”, conforme feito esses três primeiros passos a pagina te direcionara para “efetuar Login” ou “Cadastrar”, após concluir esses passos a própria pagina te indicara o que deverá ser preenchido e os próximos passos para obter o CNPJ para loja virtual. 

Separe os documentos 

Independentemente do tipo de CNPJ para loja virtual que escolher providencie pelo menos esses 4 documentos; 

  1. Certidão de Nascimento (caso seja casado (a) leve a certidão de casamento) 
  2. RG  
  3. CPF 
  4. Comprovante de residência 

Contrate um Contador! 

Agora que você já sabe como fazer o CNPJ de sua empresa, Ressalto aqui, que não se deve fazer tudo sozinho e que um Contador deve te ajudar nesse processo. 

 Quais os benefícios de ter o CNPJ para Loja virtual? 

  1. Alguns fornecedores só fazem negócio com o empreendedor que tenha o CNPJ para loja virtual; 
  2. À medida que os clientes sabem que sua loja possui o CNPJ e está em dia com a Lei, eles sentem mais segurança em comprar em sua loja e faz com que mais e mais clientes sejam atraídos; 
  1. Ao ter o CNPJ para loja virtual fica mais fácil ter os impostos em dia; 
  1. Formaliza o seu negócio e deixa um ar de seriedade; 
  • O Empreendedor consegue emitir notas fiscais;
  • Previdência social (benefícios previdenciários) ;
  • Contratação de funcionários (o CNPJ te da o poder de contratar pessoas para trabalhar para sua empresa) 
  • E além de todas essas vantagens a empresa ainda pode receber melhores oportunidades no mercado. 

Consegue entender melhor o porquê a loja virtual precisa de CNPJ? 

Desvantagens do CNPJ. 

Como todas as coisas no mundo tem o lado das vantagens e desvantagens o CNPJ também tem poucas desvantagens que serão citadas a baixo. 

  1. Alteração de Contrato e custos para expandir ou fechar a empresa. 

Se ao longo do tempo você desejar expandir ou altera o contrato da sua loja, precisará pagar algumas taxas para que essas alterações ocorram, e existem algumas burocracias também nesse processo, mas nada que o seu contador não possa te ajudar a resolver.

  1. Imposto de Renda  

 Ao fazer o CNPJ para loja virtual você precisara se atentar ao Imposto de Renda que deverá ser feito a parte anualmente, mas isso não é motivo de preocupação pois como citado a cima, o seu contador também poderá dar conta do Imposto de renda da sua empresa também. 

Custos 

Muitos empreendedores quando pensam em abrir CNPJ para loja virtual, se preocupam com os gastos que isso pode acarretar.  

E para adiantar o assunto serão citados alguns pontos que poderá aparecer na hora de abrir o seu CNPJ. 

  • Gastos com os documentos necessários; 
  • Capital com o registro de marca; 
  • Custos com alguns impostos que vão aparecer em alguns tipos de CNPJ, como ICMS, PIS, COFINS, e outros tributos que poderão surgir; 
  • Investir em capitais sociais; 
  • Pagar o CNPJ todos os meses para manter regularizado; 
  • E não podemos esquecer se separar um capital para investir inicialmente na hora de criar sua empesa. 

O que acontece se eu pagar atrasado ou esquecer-se de pagar o CNPJ para loja virtual? 

CNPJ para loja virtual e também para lojas físicas precisam ser pagos mensalmente.

 O valor varia, como por exemplo, o Micro Empreendedor Individual (MEI),em 2021, paga entre R$ 56,00 e R$ 61,00 por mês. 

Ao esquecer-se de pagar o eu CNPJ ou pagar atrasado o CNPJ para loja virtual, acarretará alguns juros (obs.; os juros são calculados com base na soma da taxa Selic) que varia do tipo de CNPJ, além dos juros o empreendedor responsável poderá perder alguns direitos e o número do CNPJ poderá ser até mesmo cancelado.

  • Levar mais tempo para se aposentar; 
  • CNPJ cancelado; 
  • Inscrição na Dívida Ativa da União; 
  • Pagamento de Multas e Juros pela inadimplência;

Por essas razões é preciso se atentar ao pagamento do seu CNPJ para loja virtual. 

 Apesar desses malefícios o não pagamento do seu CNPJ pode impedir de solicitar financiamentos ou empréstimos. 

Resumindo caso isso ocorra, podem ocorrer os seguintes prejuízos. 

Ao contratar um contador automaticamente esse será um problema a menos porque o profissional vai sempre se atentar para esse ponto tão importante. 

Conclusão sobre o CNPJ para loja virtual.

Agora que você já sabe que loja virtual precisa de CNPJ, qual a importância de ter um CNPJ aberto, os prós e os contras e como fazer o CNPJ de sua loja, você tem todas informações que precisa para abrir o CNPJ para loja virtual e fazer sucesso com o seu negócio!!! 

Lembre-se sempre de procurar um profissional da contabilidade para te auxiliar em tudo o que for preciso. 

 Espero que essas informações tenham ajudado a dar o seu primeiro passo com o CNPJ para loja virtual

Se você pretende aprender mais sobre o assunto ou gostaria de um contador de qualidade siga nossa página que te daremos dicas e te indicaremos os melhores contadores próximos de você. 

Escrito por

Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat