Como abrir uma empresa de doces para festa | 4 Mãos

Empreendedores

Como abrir uma empresa de doces para festa

Natalia Mantovani

|

17/07/2020

|

10 min de leitura

|

Voltar

Empreendedor que sabe como abriu uma empresa de doces para festa
10 min de leitura

O ramo alimentício vem ganhando bastante destaque no mercado, principalmente os alimentos gourmets. Com isso, os tradicionais docinhos de festa ganharam novas cores, decorações e sabores. Por causa desta ascensão de mercado, as buscas sobre como abrir uma empresa de doces para festa cresceram significativamente.

E por isto, viemos trazer informações básicas, porém essenciais, para você que está à procura de seu espaço neste ramo.

O empreendedor que opta por abrir legalmente sua empresa ganha muito mais segurança e benefícios, como auxílios diversos, além de ganhar maior credibilidade no mercado.

Por tanto, trouxemos pontos cruciais sobre como abrir uma empresa de doces para festa, coisas que você precisa pensar e repensar antes de começar a atuar e entender mais sobre como abrir uma empresa de doces para festa. Veja estes 3 passos abaixo.

1- Como abrir uma empresa de doces para festa: Pesquise

Quando pensamos em como abrir uma empresa de doces para festa, temos que ter em mente que se trata de um ramo bem concorrido e cada dia mais requisitado. Por isso, é necessário criar seu diferencial competitivo, e para isso, uma análise de sua concorrência é muito bem-vinda.

Logo, a pesquisa é o primeiro passo que você deve realizar. Pense bem como atuar de forma criativa, entregando um produto que não é facilmente encontrado ou igualado no mercado.

Lembrando que seu diferencial competitivo pode ser muito variado, como seu preço, sua metodologia de entrega (como entregas rápidas), seu próprio ambiente de atendimento (quando o espaço é pensado para agregar valor à sua marca, as pessoas se sentirão acolhidas e felizes por estarem ali, pode ser uma ótima ideia de atração de mercado), um ingrediente secreto, entre inúmeros outros fatores.

Contudo, quando pensar em como abrir uma empresa de doces para festa, pesquise bastante! Isso te dará diversas ideias, e para que sua ideia fique ainda mais elaborada e única, que tal juntar diversas ideias e criar uma proposta ainda não vista nesta jornada de como abrir uma empresa de doces para festa?

2- Como abrir uma empresa de doces para festa: aspectos legais

O nosso segundo passo para você que está pensando como abrir uma empresa de doces para festa é formalizar sua empresa legalmente.

A legalização é crucial para as empresas, porque somente dessa maneira ela pode usufruir de benefícios, como captar recursos junto à instituições financeiras e realizar a emissão de notas fiscais.

Após a formalização, as empresas podem vender por meio de licitações ou prestar serviços a instituições públicas e não correm mais o risco de serem punidas (com multas ou outras punições mais graves) na ocorrência de uma fiscalização.

Além disso, uma empresa que não é formalizada legalmente não poderá ter funcionários, pelo menos não formalmente, com todos os benefícios de um trabalhador comum.

Para começar os processos de como abrir uma empresa de doces para festa, são necessárias atuações e registros nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do Município;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar.
  • Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
  • Alvará de funcionamento e de licença sanitária.

Estes são os mais comuns, entretanto existem outros processos específicos em casos a parte, para isso indicamos fortemente um profissional que entenda sobre a área para te auxiliar melhor e de forma personalizada como abrir uma empresa de doces para festa no seu caso.

Assim, neste processo de como abrir uma empresa de doces para festa, não deixe de pensar em considerações como enquadramento tributário, gestão financeira e mais. Veja a seguir!

Enquadramento Tributário

Existem alguns modelos de atuação em nosso país, como o Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, MEI, ME, entre outros aspectos tributários.

Na maioria dos casos de empreendedores que estão iniciando sua jornada em como abrir uma empresa de doces para festa, o mais favorável é o MEI (Microempreendedor Individual), mas não são todos que podem se enquadrar aqui, assim como os outros modelos o MEI foi criado para favorecer um certo nicho de mercado.

VEJA COMO CONSEGUIR SEUS PRIMEIROS CLIENTES EM QUALQUER MODELO DE NEGÓCIO, CLIQUE AQUI!

3- Como abrir uma empresa de doces para festa: Gestão Financeira

Outro passo essencial para você que está começando nos negócios e busca saber mais sobre como abrir uma empresa de doces para festa, é planejar sua gestão financeira.

Para começar, você precisa ter capital inicial, além de ter noções sobre fluxo de caixa e até margem de lucro, para que desta forma, não trabalhe praticamente de graça.

Para fazer uma boa gestão financeira, organizar suas finanças é uma tarefa imprescindível nesta etapa sobre os processos de como abrir uma empresa de doces para festa. Abaixo, iremos citar alguns benefícios que advém de uma boa gestão financeira, mostrando como isso se faz necessária para quem está pensando em como abrir uma empresa de doces para festa:

Tranquilidade financeira

Ao organizar as finanças de seu negócio sua tranquilidade nesse âmbito também aumentará; seja para realizar pagamentos de contas ou para realizar investimentos a curto e longo prazo. Tendo o controle financeiro em dia, você terá mais consciência de todas as condições de gastos do seu negócio, conseguindo evitar qualquer tipo de surpresa desagradável nesta jornada de como abrir uma empresa de doces para festa.

Redução de custos

Acompanhar todas as suas despesas e custos em diversos tipos de processos de produção e venda é um dos benefícios de uma boa gestão financeira. Com isso, é possível identificar algum gasto que seja desnecessário no momento. Assim, você reduz os gastos nos momentos mais delicados, como crises internas e nacionais.

Informações fiéis

Controlando a risca as finanças de sua empresa, você terá em mãos informações precisas, já que todos os dados de seu departamento financeiro serão preenchidos diariamente e com cuidado. Tanto para quem quer saber como abrir uma empresa de doces para festa quanto para outros modelos de empreendimentos, os dados fazem toda a diferença no diagnóstico e desenvolvimento de novas estratégias.

Aumenta a segurança dos dados

Com um controle financeiro executado corretamente, você estará acompanhando de perto os movimentos de seu negócio em sua trajetória de como abrir uma empresa de doces para festa. Crie backups e registre tudo para garantir que seus dados estejam seguros caso seja necessário consultá-los no futuro.

A segurança aumenta quando seu controle é feito em softwares online, que salvam dados na nuvem, melhorando assim o sigilo das informações. Nesses casos, outra vantagem é que esses sistemas permitem os dados serem acessados de qualquer dispositivo móvel que disponha de internet.

Auxílio nas tomadas de decisões

Ao obter informações precisas das finanças de seu empreendimento e não errando no preenchimento de nenhum dado ou relatório, você tem a oportunidade de se organizar diante de determinada tomada de decisão, seja para um novo investimento ou para alguma negociação com fornecedor ou cliente.

A saúde financeira de sua empresa deve ser uma preocupação fundamental desde o início de sua atuação, tanto em como abrir uma empresa de doces para festa quanto em diversos outros ramos, e estar bem informado também é de extrema importância para que você tome decisões claras que podem fazer a diferença na melhora de seu empreendimento.

A gestão financeira compõe boa parte do plano de negócio, mas devemos nos atentar aos outros âmbitos que isto agrega, como o planejamento tributário, fiscal, trabalhista e mais.

Entretanto, resolvemos enfatizar neste artigo a questão financeira pois sem ela, seu negócio não irá fluir bem. Não deixe esta etapa de como abrir uma empresa de doces para festa para mais tarde, se você começar atuando com uma boa base estratégica, seu empreendimento com toda certeza chegará mais longe.

Como garantir que minha empresa está totalmente formalizada estará uma boa gestão?

Agora que você já apresentamos algumas etapas de como abrir uma empresa de doces para festa, temos certeza que você gostaria de alavancar suas vendas, além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, estando totalmente em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresa de doces para festa, e terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Bem, para encontrar o melhor escritório de contabilidade para ter maior segurança em sua jornada de como abrir uma empresa de doces para festa, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferencias:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • Prefere custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta para dar início ao seu sonho de como abrir uma empresa de doces para festa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.

Você ficará satisfeito (a) com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferencias, evidenciando suas necessidades!

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, também não deixe de conferir os outros artigos de nosso blog.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat