Como encontrar um nicho para sua contabilidade

Depois de aprendermos o conceito de nicho de mercado, chegou o momento de encontrar a “micro área” que mais se encaixe ao seu escritório contábil.

Como você já entendeu, nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de determinado mercado. De modo geral temos algumas dicas para que você faça um planejamento adequado e encontre seu nicho de atuação.

Dicas para se planejar e encontrar seu nicho de mercado :

  • Você pode subdividir seu mercado principal. A dica é entender quem é seu público-alvo, o que ele busca e o que sua empresa tem para oferecer.

Vamos a alguns exemplos:

Casa e construção > Decoração > Decoração para salas
> Decoração para salas comerciais

Educação > Educação a distância > Educação a
distância para estudantes internacionais

  • Não existe nada pré-estabelecido do que é ou não um nicho de mercado, mas, geralmente relacionando o QUE com o QUEM se encontram nichos exploráveis.

  • Você pode fazer uma curva ABC em sua carteira de clientes e entender quais os nichos que seu escritório tem mais facilidade operacional para atender. Certamente com uma análise, você irá perceber que aquele nicho têm as necessidades muito semelhantes e assim você poderá agregar valor àquele segmento. Pronto, agora é só formatar uma proposta de valor com uma comunicação bem efetiva com base nas dificuldades mapeadas.

  • Olhe para o mercado e identifique quais nichos estão surgindo que você pode agregar valor, quais serão seus principais desafios; saía da caixinha, olhe para o ecossistema daquele segmento e veja como propor soluções completas, em 360 graus, ou seja, não fará somente parte contábil, mas também a financeira, a fiscal e assim por diante.

  • Dica extra: além dessa pequena fórmula, existem também alguns passos que podem te ajudar a reconhecer um nicho de atuação para seu negócio. Estabelecido o mercado de sua empresa – nesse caso, estética – é o momento de identificar o problema.

  • Se você ainda não tem tanto conhecimento sobre a área de estética, procure fóruns de grupos sociais na internet – como o youtube, por exemplo – ou até mesmo pesquise conteúdos relacionadas a isso no Google. Busque informações nas associações, fale com contatos dentro do seu networking que estão atuando nesse segmento; se já atende clientes desse nicho, certamente pode identificar as principais dificuldades. Dessa forma você conseguirá encontrar o problema que quer solucionar.

  • Fique sempre atento aos feedbacks ou dúvidas que podem identificar uma oportunidade.

  • Após descobrir o problema, chegou o momento de avaliar seus conhecimentos para propor uma solução. Para se tornar uma especialista em um nicho de mercado, é preciso que você domine totalmente aquele ramo de negócio.

  • É imprescindível que você esteja engajado em toda discussão sobre o universo de seu nicho para conseguir conversar honestamente com a sua persona (personagem do seu público-alvo) e convencê-la de que sua solução é a melhor.

  • O próximo passo é observar a demanda. Quando o problema real – a qual seu nicho de mercado está baseado – for solucionado, a vida de muitas pessoas e empresas serão melhoradas; é por isso que existe a procura por uma solução e o pagamento por ela. Em outras palavras: existe demanda.

  • Para descobrir a existência de uma demanda basta ficar atento aos comentários e buscas que são feitas na internet. Outra opção é entrevistar possíveis clientes sobre suas intenções de compra. Se não houver interesse a ponto de gerar um investimento financeiro, talvez o problema que você identificou não seja tão importante assim.

  • Por fim, é bom sempre estar de olho na concorrência. Um mercado não é atrativo se existem muitas empresas focadas no mesmo problema. Por isso, pesquise a existência de outros concorrentes. Fique atento aos volumes de competidores e suas ferramentas.

  • Se você tem um diferencial promissor e a concorrência é escassa, invista! Caso o cenário seja o contrário, talvez seja melhor encontrar outro nicho.

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