Empreendedores

Como ficar rico sendo pobre – 19 Dicas que vão transformar a sua vida

Lisandra Suellen

|

11/04/2022

|

12 min de leitura

|

Voltar

como ficar rico sendo pobre
12 min de leitura

Se você está querendo ter mais tempo livre e conquistar a independência financeira, saiba que mostraremos a você sobre como ficar rico sendo pobre! Pois nós reunimos nesse conteúdo algumas dicas e informações sobre o assunto para você poder aprender um pouco mais.                        

Pois sabemos que quando se trata sobre como ficar rico sendo pobre, sempre acaba gerando algumas dúvidas e curiosidades sobre o assunto, então trouxemos um conteúdo recheado de novidades e dicas para você ter sucesso e alcançar o seu objetivo. 

Mas antes de continuarmos falando sobre como ficar rico sendo pobre, é necessário informar que esse conteúdo é para você empreendedor se inspirar, sanar a suas dúvidas e também trazer um pouco mais de conhecimento e ajudar você a ganhar muito mais dinheiro trabalhando de forma autônoma.         

Assim você empreendedor poderá aprender um pouco mais sobre como ficar rico da noite para o dia, pois com as nossas dicas fará sucesso absoluto no seu dia a dia administrando melhor, então acompanhe o nosso conteúdo e desejamos uma ótima leitura!   

Como ficar rico sendo pobre 

Muitos acreditam que só é possível ficar rico ganhando na loteria, achando petróleo no quintal de casa, participando do Big Brother Brasil ou recebendo uma herança milionária de um parente desconhecido, pois dessa forma é comum surgir a seguinte dúvida: como ser rica? 

Se você assistiu ao filme “Quem quer ser milionário? “, deve lembrar que o personagem Jamal teve uma infância difícil antes de participar do famoso programa de perguntas que dava um milhão como prêmio, mas   será que ficar rico só acontece por pura sorte ou na ficção? 

A resposta é não! Pois se sua meta é ganhar dinheiro existem alguns caminhos na vida real para quem quer saber como ser rico sendo pobre, nenhum deles envolve sorte ou mágica, e sim estudos sobre suas finanças atuais, planejamento estratégico pessoal e muito esforço. 

Como ficar rico? 

Sua renda anual é tão somente a somatória de todos os seus ganhos nos 12 meses do ano, seja o salário-base acordado entre o profissional adicionado aos seus benefícios, seja a combinação de todos os seus contratos com clientes, então vale ressaltar que embora sejam usados como sinônimos, remuneração e salário envolvem dados diferentes. 

Pois enquanto o salário engloba tudo que pode ser previsto para o ano, a remuneração presume também aqueles valores que variam segundo o desempenho e forma de trabalho do profissional, ou seja: 

  • horas extras; 
  • gratificações e gorjetas; 
  • comissões; 
  • adicionais de insalubridade, periculosidade e noturno. 

Contudo, saber qual é o seu salário anual é essencial, seja para o cálculo de descontos, seja para a organização das finanças pessoais. 

O que fazer para ficar rico rápido? 

Uma das maiores dúvidas das pessoas quando o assunto é dinheiro é sobre como ser rica sendo pobre, assim se você também já fez esse tipo de pergunta, saiba que é possível ficar rico partindo do zero, pois a prova disso é que muitos milionários e bilionários que existem no mundo já relataram que iniciaram a trajetória no mercado em condições desfavoráveis. 

Porém, é preciso ter cuidado com questões essenciais nessa jornada, assim a principal delas é entender o que significa ficar rico para você, então é acumular R$ 1 milhão? É sinônimo de nunca mais precisar trabalhar ou de se aposentar mais cedo? É ter a chance de realizar sonhos específicos? 

Pois tudo isso deve ser ponderado porque o conceito de riqueza pode variar entre cada um, também é necessário considerar outros aspectos da sua realidade, como grau de escolaridade, conhecimento sobre finanças e, principalmente, interesse em fazer mudanças. 

como ficar rico sendo pobre

Como ficar rico ganhando pouco? 

Por bastante tempo, acreditou-se que era preciso ter muito dinheiro para começar a operar no mercado financeiro, assim a bolsa de valores representava um atalho para ficar rico da noite para o dia, mas hoje já sabemos que nenhuma dessas afirmações é verdadeira.  

Embora tenha mesmo o potencial de gerar riqueza para os investidores ao longo do tempo, dificilmente o mercado financeiro transformará pessoas comuns em milionárias de uma hora para a outra, assim o mais comum é que esse processo de geração de riqueza aconteça gradativamente, com a realização de aportes constantes, reinvestimento dos lucros e ajuda dos chamados juros compostos. 

A ideia de que é preciso ter uma grande quantia guardada para começar a investir também é equivocada, pois na verdade há excelentes ativos com valores acessíveis disponíveis no mercado e ainda você poderá trabalhar pela internet.  

19 dicas (honestas) de como ficar rico sendo pobre 

Como ganhar dinheiro? Essa é uma dúvida entre muitas pessoas, pois as coisas não estão fáceis nos dias de hoje, mas não é motivo para desanimar e desistir de todos os seus objetivos, ainda mais do sonho de ficar rico, pois se você quer receber algumas dicas valiosas para assim conquistar o seu objetivo, acompanhe a nossa lista!  

1) Economizar é o primeiro passo para quem quer ficar rico rápido 

Como ficar rico sendo pobre? Pois o primeiro passo é: gastar menos do que você ganha, assim para colocar isso em prática, você precisa conhecer bem a sua renda e as suas despesas, então você pode pensar que economizar é muito difícil, mas com algumas mudanças básicas no dia a dia, você verá que pode sobrar bem mais no fim do mês.  

2) Ser mais consciente nas suas escolhas financeiras ajuda bastante 

Pois se você quer ganhar dinheiro na conta, saiba que economizar significa ter metas financeiras hoje para gastar com sustentabilidade no futuro, então é fazer escolhas assertivas com uma finalidade mais ampla e menos imediatista, assim você precisa valorizar mais o seu dinheiro como fruto do seu esforço de trabalho, ou seja, não pode gastar tudo que tem porque uma promoção te seduziu.  

3) Investir de forma organizada é a cereja do bolo 

Organização é a palavra-chave quando o assunto é ter uma vida financeira mais estável, assim é comum as pessoas passarem por momentos de frustrações, superações, dificuldades e conquistas, então contudo é necessário planejar para equilibrar as suas finanças para ganhar dinheiro rápido.  

4) Procurar soluções em educação financeira 

Nem todos os brasileiros tiveram acesso à educação financeira ao longo da vida, assim essa informação vai muito além do que apenas falar sobre dinheiro ou preencher uma planilha com os seus gastos, pois é um conhecimento que abre portas para a liberdade financeira. 

5) Organizar suas contas pessoais vai fazer a diferença 

Organização é uma das exigências primordiais para um bom planejamento financeiro pessoal, assim há diferentes maneiras de organizar as contas e com isso responde uma das perguntas sobre o que fazer para ser rico? Então mesmo um controle financeiro pessoal simples é capaz de garantir bons resultados. 

6) Aprender a economizar nos detalhes é fundamental 

As promoções parecem sempre únicas e imperdíveis, então por isso é importante tentar deixar as emoções de lado e controlar os seus impulsos na hora de comprar, pois levar a boa e velha calculadora para o supermercado voltou a ser moda! Assim com ela você pode comparar preços entre produtos similares com caixas de diferentes volumes. 

7) Saber definir objetivos para sua estratégia  

É importante que exista uma meta para o dinheiro, assim o intuito deve ser claro e funcionar como um motivador adicional para você continuar economizando no futuro, então depois de definir os objetivos, estabeleça prazos para cada um deles. 

Dependendo do tempo, do seu perfil e das suas necessidades, você deverá alocar as quantias em investimentos diferentes. Eles podem ser mais ou menos arriscados, com menor ou maior potencial de retorno. 

8) Não esqueça da sua reserva de emergência 

Hoje é muito importante ter uma reserva de emergência, assim o valor que você deve guardar dependerá dos seus gastos mensais, então mais um motivo para definir suas despesas com atenção. 

Em geral, o recomendado é que você tenha, no mínimo, 6 meses do seu custo mensal disponível. Ao definir o investimento onde o dinheiro será mantido, busque por alternativas que ofereçam segurança e liquidez. 

9) Quite suas dívidas 

A maioria dos investimentos, especialmente os de baixo risco, tem rentabilidade muito inferior às taxas de juros cobradas pelas dívidas. Como é difícil conseguir rendimentos acima delas, o ideal é que você foque em pagar as dívidas antes mesmo de investir. 

10) Aprenda a investir  

Quem tem as finanças organizadas pode aproveitar os benefícios dos investimentos, assim existe diversos materiais que ajudam a conhecer o mercado financeiro e a aprender a investir, pois além disso é sempre importante manter-se atualizado sobre o que acontece no âmbito político e econômico ao redor do mundo.  

11) Faça aportes constantes 

Quando o tema é investimento, disciplina é fundamental, assim recomendamos que você invista todos os meses uma porcentagem da sua receita, pois os investimentos devem ser vistos como uma conta, que você paga a si mesmo todos os meses. 

Essa estratégia é útil para aumentar o seu capital e conseguir alcançar os seus objetivos mais rapidamente. 

12) Use a tecnologia como aliada na sua vida financeira 

Pois a tecnologia pode ser uma grande aliada do investidor, assim hoje existem diversas ferramentas e aplicativos que podem ser utilizados para administrar as finanças pessoais no dia a dia e facilitar a rotina. Inclusive, muitos deles são gratuitos, os aplicativos ajudam a organizar as finanças, a economizar, a fazer planejamentos e a acompanhar os seus investimentos. Uma vantagem é que as ferramentas costumam ser intuitivas e simples de usar. 

13) Estipule o prazo para os investimentos 

Com as diferentes regras de aplicação, os investimentos precisam ser bem planejados e executados para aumentar seu poder de compra e atingir seus objetivos financeiros, assim alguns títulos públicos e fundos de investimentos têm carência para o resgate, ou seja, você só pode retirar o valor depois do tempo estabelecido. 

14) Arredonde as despesas para cima e a renda para baixo 

Então na hora da criação de metas, sempre arredonde as despesas para as casas de cima e a renda para as de baixo, assim se você tem uma dívida de 259 reais, separe 300 para pagar e se você tem 121 reais para gastar na balada, leve 100. 

15) Crie uma rede de soluções financeiras personalizadas 

Pois a dica parece chique, mas na verdade, consiste em escolher o pacote de serviços financeiros mais adequado ao seu perfil, então imagine que você tem medo de avião e prefira viajar de carro, faz sentido contratar um cartão de crédito que só oferece milhas como benefício? 

Outra: se você vai ser papai ou mamãe, pode comprar os itens do enxoval do bebê em um e-commerce que ofereça cashback e, aproveitar o dinheiro de volta dessas compras para fazer um estoque de fralda da mesma loja. Faz todo sentido, certo? 

16) Use o truque dos 10% 

Outra ótima dica para evitar gastar demais é mandar 10% do valor do dinheiro que você for gastar, para poupança, assim é uma boa forma de você saber se realmente tem aquele dinheiro extra ou não. 

17) Não ignore os pequenos gastos 

Pequenos gastos do dia-a-dia podem ser um dos grandes vilões no orçamento, então gastou 1 real, anote! Ignorar as pequenas quantias em troco, por exemplo, também pode fazer um estrago grande ao final do mês. 

18) Sistema 50/35/15 

Crie metas para as despesas, deixando definido quanto você pretende gastar em cada área, assim os economistas recomendam o sistema 50 / 35 / 15: 

  • 50% da sua renda você separa para os gastos essenciais, tais como moradia, alimentação, transporte, educação, saúde entre outros; 
  • 35% da renda fica para pagar o whey, academia, salão, shopping, e o barzinho no final de semana; 
  • 15% deve ficar para as prioridades financeiras. Caso você já esteja endividado, a dívida é sua maior prioridade e deve ser quitada o quanto antes possível. Mas, se não tiver dívida, esses 15% devem ficar guardados para aplicar na poupança e emergências futuras. 

19) Diminua a pressão para saber como ficar rico 

Sabe aquela história de que a felicidade não é o destino e sim, o caminho? Pois quem deseja saber como ficar rica ou rico sem trabalhar precisa entender que a riqueza é um processo de acumulação, ou seja, você tem que ir construindo seu patrimônio até o patamar que acha mais confortável. 

Então se você ficar na pressão e ansiedade querendo saber como ficar rico em um dia, as chances de frustração são muito maiores. 

como ficar rico sendo pobre

LEIA TAMBÉM:  

O que posso vender para ficar rico? 

Entre muitos questionamentos sobre esse assunto, podemos dizer que para você se tornar um ótimo empreendedor precisará além de tudo investir em algo que goste de fazer para assim se dedicar ao máximo, pois com isso terá a chance de ficar rico e ainda da maneira mais rápida possível.  

Então faça uma boa pesquisa de mercado e de dedique a área escolhida para garantir sucesso!  

Afinal como ficar rico sendo pobre? 

Então depois de acompanharmos esse conteúdo sobre como ganhar dinheiro sendo pobre, está na hora de você colocar em prática todas as nossas dicas e assim fazer sucesso absoluto, conquistando o seu sonhado padrão de vida em pouco tempo!  

Gostou do nosso conteúdo sobre como ficar rico sendo pobre? Então acesse o nosso canal do Youtube para mais dicas como essa!  

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Lisandra Suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.