Como melhorar o atendimento da minha empresa?

Redator 4mãos

Por: Victor Pacheco

Redator 4 Mãos

30/08/2019

X

Ter uma boa relação com o público é uma questão fundamental para qualquer negócio, independentemente do tamanho ou do segmento. Por isso, uma pergunta costuma ficar martelando a cabeça dos empresários: como melhorar o atendimento?  

O que muita gente ignora é que é possível usar o marketing para resolver demandas do cliente. Grandes companhias já sabem disso há anos — tanto é que investem pesado em soluções para gerenciar esses processos, como é o caso das empresas de telefonia. 

No entanto, pequenos negócios podem aplicar conceitos simples no seu dia a dia para conseguir aperfeiçoar a maneira como os seus clientes lidam com os produtos ou serviços da marca. Quer entender mais? Então, continue conosco!

Não informe, encante

Alguns negócios treinam os seus colaboradores para dar uma informação ao cliente, quando solicitada. Aí, quando a pessoa questiona essa mensagem, o profissional a repete, pois é só isso que ele pode fazer. 

Por mais correta que esteja a informação, é necessário ter tato para conseguir contextualizá-la às necessidades do seu público. Isso faz com que ele respeite a empresa, uma vez que também se sente respeitado. Sua organização deve orientar os funcionários a terem um tom de voz amigável, vocabulário adequado e uma postura profissional.

Esclareça quais são os canais de comunicação para melhorar o atendimento

Como melhorar o atendimento exige a resolução de problemas, a empresa deve começar identificando se o cliente conhece os seus canais de atendimento. Existem casos em que o consumidor recorre à ajuda profissional, como o Procon, para tratar de assuntos que poderiam ser resolvidos por telefone. 

Assim, analise se os seus clientes e conhecem os canais de comunicação que a empresa tem para ajudá-lo. Depois, observe se eles são eficientes — e o que pode ser aperfeiçoado. 

Esteja pronto para lidar com crises de imagem

O que aconteceria se uma pessoa criticasse os seus produtos nas redes sociais? Como a empresa lidaria com esse desafio. As ferramentas de marketing digitais são uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que você dá o seu recado às pessoas, elas também podem falar do seu negócio. 

O ideal é terceirizar essas tarefas, repassando-as para agências de comunicação com experiência em gestão de redes sociais. Outra solução, um pouco mais cara, seria criar um time interno de comunicação. O que não pode, é você subestimar esses processos.

Como melhorar o atendimento envolve comunicação, as estratégias de marketing devem fazer parte do conjunto de ações que a sua empresa precisa incorporar para ter sucesso nessa missão. 

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook!

Redator 4mãos Victor Pacheco

Redator da equipe 4 Mãos, comprometido em oferecer informações valiosas, análises detalhadas e conselhos práticos, destinados a auxiliar empreendedores, empresários e apaixonados por tecnologia. Com o objetivo de contribuir ativamente para o crescimento contínuo do site 4 Mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los

12/06/2024
Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

25/03/2024
Ideias para salão de manicure

Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas

20/03/2024

Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024

20/03/2024
o que é spaterapia

O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica

19/03/2024
lista de material para cabeleireiro

Lista Completa de Material para Cabeleireiros: O que Não Pode Faltar

18/03/2024
Ideias de decoração salão beleza

49 Ideias de decoração salão beleza: Inspirações para Transformar seu Espaço

18/03/2024
Melhores cadeira de salão beleza

10 Melhores cadeira de salão beleza em promoção

15/03/2024
Ideias de barbearias pequenas

69 Ideias de barbearias pequenas e simples

15/03/2024
Ideias de decoração salão de manicure

39 Ideias de decoração salão de manicure e pedicure

15/03/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.