Como melhorar o atendimento da minha empresa?

Contadora procurando como melhorar o atendimento

Ter uma boa relação com o público é uma questão fundamental para qualquer negócio, independentemente do tamanho ou do segmento. Por isso, uma pergunta costuma ficar martelando a cabeça dos empresários: como melhorar o atendimento?  

O que muita gente ignora é que é possível usar o marketing para resolver demandas do cliente. Grandes companhias já sabem disso há anos — tanto é que investem pesado em soluções para gerenciar esses processos, como é o caso das empresas de telefonia. 

No entanto, pequenos negócios podem aplicar conceitos simples no seu dia a dia para conseguir aperfeiçoar a maneira como os seus clientes lidam com os produtos ou serviços da marca. Quer entender mais? Então, continue conosco!

Não informe, encante

Alguns negócios treinam os seus colaboradores para dar uma informação ao cliente, quando solicitada. Aí, quando a pessoa questiona essa mensagem, o profissional a repete, pois é só isso que ele pode fazer. 

Por mais correta que esteja a informação, é necessário ter tato para conseguir contextualizá-la às necessidades do seu público. Isso faz com que ele respeite a empresa, uma vez que também se sente respeitado. Sua organização deve orientar os funcionários a terem um tom de voz amigável, vocabulário adequado e uma postura profissional.

Esclareça quais são os canais de comunicação para melhorar o atendimento

Como melhorar o atendimento exige a resolução de problemas, a empresa deve começar identificando se o cliente conhece os seus canais de atendimento. Existem casos em que o consumidor recorre à ajuda profissional, como o Procon, para tratar de assuntos que poderiam ser resolvidos por telefone. 

Assim, analise se os seus clientes e conhecem os canais de comunicação que a empresa tem para ajudá-lo. Depois, observe se eles são eficientes — e o que pode ser aperfeiçoado. 

Esteja pronto para lidar com crises de imagem

O que aconteceria se uma pessoa criticasse os seus produtos nas redes sociais? Como a empresa lidaria com esse desafio. As ferramentas de marketing digitais são uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que você dá o seu recado às pessoas, elas também podem falar do seu negócio. 

O ideal é terceirizar essas tarefas, repassando-as para agências de comunicação com experiência em gestão de redes sociais. Outra solução, um pouco mais cara, seria criar um time interno de comunicação. O que não pode, é você subestimar esses processos.

Como melhorar o atendimento envolve comunicação, as estratégias de marketing devem fazer parte do conjunto de ações que a sua empresa precisa incorporar para ter sucesso nessa missão. 

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook!

Últimos posts

empreendedora que sabe dos cuidados de abrir empresa

19/11/2019 - 13hs

Cuidados para quem quer abrir empresa

Quer abrir empresa sem erros? Saia do mundo das dúvidas e leia agora mesmo...

equipe estudando os beneficios de abrir empresa

18/11/2019 - 14hs

Benefícios para o empreendedor ao abrir empresa

Sempre teve o sonho de abrir empresa, mas algo te impede? Reunimos os benefícios...

Homem procurando em como abrir empresa na Baixada Santista

14/11/2019 - 13hs

Como abrir empresa na Baixada Santista

Você é empreendedor (a) e quer entrar no mundo dos negócios? Neste texto lhe...

Plataforma 4 Mãos conecta empreendedores com escritórios de contabilidade, além de viabilizar soluções digitais de economia compartilhada para diversos escritórios contábeis.

Redes sociais

Contato

Somos associados a:

Somos certificados pelo:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by