Como montar uma fábrica de gelo - Máquina de gelo industrial | 4 Mãos

Pequenas Fábricas

Como montar uma fábrica de gelo – Máquina de gelo industrial

Jorge Torrez

|

07/05/2021

|

9 min de leitura

|

Voltar

Analogia para quem deseja saber como montar uma fábrica de gelo
9 min de leitura

Chegou a hora de você entender como montar uma fábrica de gelo! Neste artigo vamos falar tudo a respeito desse negócio, qual estrutura necessária, os tipos de gelo que pode fabricar, o processo de fabricação de gelo, qual máquina de gelo industrial escolher e muito mais.

O Brasil é um país que tem o costume de consumir bebidas geladas, e no verão isso se intensifica. O fato é que um congelador tem baixa capacidade para fazer gelos, ainda mais para quando tem uma reunião de pessoas um pouco maior. No entanto, infelizmente nem todo mundo pode comprar um freezer.

Quando falamos de bares, restaurantes, lanchonetes entre outros estabelecimentos, ter gelo disponível para servir aquela bebida geladinha é fundamental.

Sim, vender gelo é uma ótima oportunidade de negócio. E se você entender como montar uma fábrica de gelo, terá um volume incrível, com capacidade escalável, e o que é melhor, você pode iniciar em um pequeno espaço.

Esse levantamento é adequado para como montar uma fábrica de gelo, até porque o ideal é sempre começar de forma mais econômica possível.

E a primeira coisa que você precisa ao pensar nesse negócio é:

Qual máquina de gelo industrial escolher? E você está certíssimo, a máquina de gelo é o coração da operação, mas existe tipos de gelos diferentes e antes você precisa saber em qual mercado vai querer atuar para ter uma distribuidora de gelo. Boa leitura!

Como montar uma fábrica de gelo: entenda os tipos!

Existem alguns tipos de gelos, mas para simplificar, vamos apresentar 4 deles para que possa entender qual máquina de gelo industrial escolher em como montar uma fábrica de gelo. Vejamos:

Gelo escama: É aquele gelo que você visualiza nas peixarias, normalmente fica em cima do peixe.

Gelo tipo tubo: É o que usamos para consumo mesmo, suco de laranja, bebidas etc. E aqui a gama é imensa, ele é usado em terapias também, sabia?

Gelo barra: É aquele grande gelo que normalmente também colocamos nas bebidas em alguns locais para manter a temperatura.

Gelo tipo dedal: Ele é chamado dessa forma pois parece um dedinho mesmo. O fundo dele é fechado.

Qual máquina de gelo escolher?

Bom já entendemos sobre os tipos de gelo neste artigo sobre como montar uma fábrica de gelo. Agora vamos entender qual a máquina ideal para a fábrica de gelo:

  • Temos as máquinas de gelo residenciais, onde você mesmo produz gelo em sua casa, e consegue algo em torno de 15kg;
  • Existem as máquinas comerciais profissionais, que já tem uma capacidade entre 50kg e 300kg por dia para seu projeto em como montar uma fábrica de gelo;
  • E temos as industriais, que vão produzir a partir de 3 toneladas, e claro, outras que tem uma maior capacidade e produzem centenas de toneladas. O fato é que a capacidade produtiva é muito importante e afetará diretamente no seu custo de fabricação.

Como montar uma fábrica de gelo: escolhendo a máquina

Separamos 3 pontos importantes para entender qual máquina de gelo escolher:

Precisa checar a capacidade de produção. Sim, isso fará com que você seja competitivo ou não no mercado, pensando em como montar uma fábrica de gelo, as residenciais estão descartadas. Normalmente se pensam nas comerciais para este projeto.

Um dos principais custo que temos ao produzir gelo é a energia, por esse motivo, é fundamental que você economize neste ponto. Então, escolha uma máquina de gelo que vá se3r econômica com a energia, e para isso é interessante condicionar a água.

Encontre pesquisas de empresas de máquinas que vão dar um bom suporte, pense no posto de venda. Imagina se a sua máquina quebrar, é preciso logo procurar concerto.

Outros tipos de equipamentos necessários para como montar uma fábrica de gelo

Ensacadora de gelo

Existe a manual e a totalmente automática. Obviamente a manual é a mais barata, mas gera mais atividade braçal para que você possa dar vazão em sua produção em como montar uma fábrica de gelo.

Balança

Sim depois que ensacou precisa pesar, o ideal é uma balança digital devidamente calibrada de até 15kg.

Seladora

Outra máquina importante é a seladora, aquele equipamento para fechar a embalagem do saco de gelo adequadamente.

Embalagem

A embalagem precisa ter sua identificação com seu clichê, isso é obrigatório. Tenha em seu rótulo características para a vigilância sanitária aprovar. Por exemplo:

Precisa conter data de fabricação e validade. Outra dica, tente fazer um layout com menos cor pois quanto mais cor, mais caro fica.

Câmara Fria  

A câmara fria é o local onde será armazenado a sua produção, logo você precisa pensar em quantas toneladas vai produzir. Claro, se a sua produção for pequena você pode usar um Freezer.

Insumos necessários em como fazer gelo para vender

Água e energia

Você precisa de água potável para em como montar uma fábrica de gelo e energia, pois todos esses equipamentos são movidos a energia.

Veículo

O veículo não precisa ser refrigerado, mas é obrigatório ser isotérmico. Este produto é de consumo e você é responsável pela produção até a entrega no estabelecimento. Então, o veículo precisa da autorização da vigilância sanitária, que exige que seu veículo seja higienizado.

Freezer

É de costume em como montar uma fábrica de gelo, colocar nos postos de gasolinas e mercados em comodato, os freezers com sua marca, normalmente se deixa no ponto de venda com o gelo. Mas quando falamos de pequenos comércios isso pode ser pensado, pois o giro será pequeno.

Qual o lucro de uma fábrica de gelo?

A margem de lucro do gelo é muito interessante, pois ele sai por centavos. Isso claro, varia de acordo com a sua estrutura (aluguel de espaço, pessoas, energia, embalagem, etc). Então essa é uma média.

Você consegue vender para locais de bairros pelo menos, ou seja, R$ 3 a R$ 7, locais com mais volume de giro vão comprar um maior volume e um preço menor, mas a ideia aqui é você ganhar em escala com seu planejamento em como montar uma fábrica de gelo.

Portanto, é um negócio muito lucrativo.

Legalização do seu negócio

Esse modelo de negócio precisa ser ingerido, ou seja, ele se enquadra como um alimento, então existe exigências necessárias.

Dessa forma é fundamental fazer análise microbiológica na água;

Cada região exige uma licença. Mas de forma geral, você precisa de alvará de funcionamento, licença sanitária, licença ambiental e alguns locais precisam de licença dos bombeiros e licença da CETESB.

FABRICANTE DE GELO COMUM pode ser MEI?

Sim. Existe sim uma opção de ser MEI.

Como montar uma fábrica de gelo de forma simples com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos de como montar uma fábrica de gelo, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

Com este profissional você terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos de como montar uma fábrica de gelo, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil no processo de como montar uma fábrica de gelo

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais pontos emcomo montar uma fábrica de gelo, primeiramente será necessária uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como montar uma fábrica de gelo.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como montar uma fábrica de gelo;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre como montar uma fábrica de gelo, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa? Mas se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos de como montar uma fábrica de gelo!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como montar uma fábrica de gelo!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como montar uma fábrica de gelo, acompanhe nossos próximos posts e deixe um comentário!

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat