Como fazer o controle financeiro para superar a Crise | 4 Mãos

Empreendedores

Como fazer o controle financeiro para superar a Crise

Natalia Mantovani

Natalia Mantovani

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

Identifique o que levou sua empresa a perder o controle financeiro para superar a crise

Superar um momento difícil pode parecer impossível. Entretanto, em quase 100% dos casos há uma solução, até mesmo para micro e pequenas empresas, principalmente se você estiver atento e conseguir prever os efeitos que uma onda econômica poderá te causar.

Portanto, algumas atitudes podem reerguer sua empresa, e para tal feito, é importante ter o controle financeiro para superar a crise.

Reunimos dicas aparentemente simples, mas que serão a solução para os negócios, confira:

Identifique o que levou sua empresa a perder o controle financeiro para superar a crise

Empresários que precisam ter controle financeiro para superar a crise

O primeiro passo para o controle financeiro para superar a crise é saber exatamente o que te levou a chegar nestes resultados. Sabemos que todos estão passando por um momento delicado, principalmente micro e pequenas empresas, entretanto o problema sempre terá uma origem especifica.

Para poder pensar em um plano de “fuga”, deve-se reconhecer todos os possíveis caminho. Por isso, tenha certeza de onde está o foco do problema.

Especialista da 4 Mãos apta para ajudar escritório de Contabilidade para a vender mais com a ajuda da 4 Mãos
Passando por uma crise? Conte com um contador para passar por este momento difícil!

Mapeando os gastos

Dando continuidade nesta ideia de identificação do problema, para realizar o controle financeiro para superar a crise, será necessário mapear todos os gastos que sua empresa tem, tanto para grandes quanto para micro e pequenas empresas. E com isso queremos dizer até os centavos, desde grandes investimentos até o custo dos copos descartáveis.

Fora os gastos, analise os ganhos, saiba tudo o que entra, sai, quanto sobra ou quanto fica negativo.

Após este reconhecimento, você precisará cortar gastos, o que em toda crise se torna inevitável. Veja quais gastos podem ser evitados, que são considerados supérfluos ou que podem ser substituídos por coisas mais em conta, como papel e descartáveis. Desta forma, você já começa a ganhar controle financeiro para superar a crise.

Redefina metas e integre os setores de sua empresa com o controle financeiro para superar a crise

Para saber como seguir, todo empreendimento, especialmente no início, para micro e pequenas empresas, precisa de metas e objetivos bem definidos. Com novas ações e no meio de tantas mudanças, isso acaba se perdendo e ficando inatingível, pois a estratégia e o caminho traçado são diferentes.

Além disso, neste momento você irá precisar contar com a colaboração de todos os seus funcionários. É nesta hora que você explora talentos escondidos em sua equipe e redefine alguns processos, otimizando a carga de todos.

Planeje-se para ter controle financeiro para superar a crise

Agenda, papel e relógio indicando planejamento para ter controle financeiro para superar a crise

O planejamento é o foco de tudo para que alcance o controle financeiro para superar a crise. Não é possível mudar sem planejar como as coisas vão ser e como devem acontecer.

Se você já encontrou o foco do problema, comece a imaginar alternativas para solucioná-lo. Depois de encontrar uma solução aparentemente viável, coloque-a em seu planejamento, para ver se tudo se completa e fique redondo.

Ressaltamos novamente a importância de se atentar ainda mais no primeiro momento, quando se tem micro e pequenas empresas, que é onde qualquer deslize pode afetar mais.

Esta etapa é uma das mais importantes, e pode abranger diversos fatores, assim como no controle financeiro para superar a crise. Dentre eles podemos citar: gestão financeira, gestão de RH, formalização de novos procedimentos, inteligência estratégica, controle de atividades, cumprimento de prazos, entre outros.

Recomendamos ter o auxílio de um profissional contábil para obter um plano mais assertivo.

Vale lembrar que, se você estiver com muitas dívidas, renegocie. Resolver está questão é crucial, mantenha seu empreendimento longe de multas e penalizações.

Reative produtos ou serviços que não eram viáveis anteriormente

Sabe aquele produto que não dava tanto retorno? Ou aquele serviço que parecia desnecessário? No meio de uma crise, o cenário que vivemos sofre muitas alterações. Por este motivo, algo do passado que já tinha tentado pode dar mais certo agora, principalmente se significar uma renda extra.

Isso também deve entrar em seu planejamento no controle financeiro para superar a crise, com ele é possível ter uma ideia se esta solução pode agregar ou se irá atrapalhar o desempenho de sua empresa.

O papel da contabilidade para ter um controle financeiro para superar a crise

Contador que sabe como desenvolver controle financeiro para superar a crise

Quando se quer ter o controle financeiro para superar a crise, é normal que se sinta perdido e receoso. Isso porque você empreendedor não é obrigado a saber tudo sobre contabilidade.

Hoje, o papel da contabilidade é mais abrangente do que apenas gestão fiscal e de documentações. Ela se desenvolveu e ganhou uma posição de consultoria.

A contabilidade irá servir como um braço direito, te dando suporte perante decisões delicadas, como no controle financeiro para superar a crise. E isso será capaz de tornar seu negócio mais seguro e estável, conseguindo voltar a atingir suas metas.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Onde encontrar profissionais contábeis que se enquadrem na minha necessidade?

Gostou do nosso conteúdo sobre controle financeiro para superar a crise? Tudo pode parecer muito complexo, mas pode ser facilmente resolvido.

Na plataforma 4 Mãos você recebe até 4 orçamentos GRATUITAMENTE. Explicando melhor, ao fazer o seu cadastro em nossa plataforma, você especifica sua necessidade, sendo assim, os orçamentos dos planos de contadores se tornam exatamente o que você precisa.

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, e é um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Natalia Mantovani

Escrito por

Natalia Mantovani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora