Problemas contábeis: quais podem aparecer caso você não tenha contador

Empresário passando por problemas contábeis

Depois de abrir uma empresa, o seu proprietário precisará se esforçar para que o negócio tenha sucesso, aperfeiçoando o seu produto para que ele atraia cada vez mais clientes. Com tanto trabalho, é normal que ele deixe de lado a contabilidade. Esse descuido pode gerar uma série de problemas contábeis. 

No entanto, esses problemas vão além do esperado descontrole financeiro da empresa. Pequenos detalhes, relacionados aos processos internos podem se transformar em grandes desafios a médio prazo. 

Neste artigo, vamos listar algumas dificuldades comuns das empresas recém-criadas que não contam com o suporte de um contador. Preparado? Então, boa leitura!

Problemas contábeis: processos trabalhistas

Contratar um profissional de forma informal pode trazer sérios problemas ao empresário, principalmente se ele sofrer algum acidente de trabalho. Como sabemos, uma reforma trabalhista foi realizada nos últimos anos — gerando muitas dúvidas nos empregadores. 

Por isso, se o seu empreendimento não conta com o suporte de um profissional de RH, procure um contador para orientá-lo sobre as modalidades de contratação e os impostos que devem ser recolhidos em cada uma delas. 

ebook 4mãos

Desorganização

Pequenos descontroles relacionados às notas fiscais podem criar problemas graves em uma empresa. Além da falta de informação que prejudica os processos de compra, de estoque e de vendas, a falta desses documentos pode dificultar a comprovação de legalidade nas atividades da empresa. 

Assim, o negócio fica sujeito a multas. Ademais, torna-se impossível para qualquer empresa conseguir crescer de maneira sustentável quando o seu proprietário não tem acesso a informações adequadas e confiáveis sobre o negócio. 

Falhas ao transmitir dados pode trazer problemas contábeis 

As informações contábeis e trabalhistas de uma companhia são enviadas ao Governo por meio de sistemas eletrônicos. Um deles é o eSocial, uma ferramenta que informa imediatamente o Estado sobre contratações, demissões etc. 

Quando essas ferramentas são usadas por pessoas que não têm conhecimento sobre contabilidade, elas repassam informações erradas, exigindo correções constantes. 

Por isso, é muito importante que o profissional que preencha esses dados seja orientado por um contador. Essa é uma das maneiras mais simples de se solucionar problemas contábeis ligados às falhas no envio de informações.

Fraude de informações 

Um dos problemas contábeis mais graves para um negócio é a fraude. Em pequenas empresas, ela pode ocorrer por descuido, quando o empresário se equivoca ao preencher e informar seus processos contábeis ao governo. 

Trata-se de um exemplo do que acontece quando o dono de uma empresa acha que ele deve ser responsável por absolutamente tudo o que ocorre no negócio. Quando a Receita Federal verifica que não houve fraude, mas, um erro de comunicação, a empresa pode ser multada.  

O empresário precisa aceitar que a contabilidade é tão importante quanto os processos de venda do seu produto. Evitar problemas contábeis é fácil, basta que o negócio contrate um escritório de confiança para fazer essa tarefa. 

A 4 Mãos pode ajudá-lo nessa tarefa. Somos uma empresa que aproxima contadores de empresários, gratuitamente. Conheça mais sobre nossa plataforma!

Quer saber mais sobre como trabalhamos? Acesse nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Últimos posts

empreendedora que sabe dos cuidados de abrir empresa

19/11/2019 - 13hs

Cuidados para quem quer abrir empresa

Quer abrir empresa sem erros? Saia do mundo das dúvidas e leia agora mesmo...

equipe estudando os beneficios de abrir empresa

18/11/2019 - 14hs

Benefícios para o empreendedor ao abrir empresa

Sempre teve o sonho de abrir empresa, mas algo te impede? Reunimos os benefícios...

Homem procurando em como abrir empresa na Baixada Santista

14/11/2019 - 13hs

Como abrir empresa na Baixada Santista

Você é empreendedor (a) e quer entrar no mundo dos negócios? Neste texto lhe...

Plataforma 4 Mãos conecta empreendedores com escritórios de contabilidade, além de viabilizar soluções digitais de economia compartilhada para diversos escritórios contábeis.

Redes sociais

Contato

Somos associados a:

Somos certificados pelo:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by