Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Victor Pacheco
Redator 4 Mãos
A preparação é fundamental para que qualquer atividade dê certo. Não seria diferente com o empreendedorismo, não é mesmo? No entanto, muitas pessoas discordam dessa premissa. Elas acreditam que basta uma boa ideia para ter um negócio lucrativo. Você acha que isso é suficiente para abrir um negócio?
É verdade que uma ideia inovadora pode, sim, ser fundamental para conquistar o mercado. Contudo, ela não se sustenta sem um plano. Aliás, sem uma estratégia, o empresário não consegue, sequer, apresentá-la aos possíveis investidores.
Por isso, resolvemos listar alguns itens que precisam ser analisados nas fases iniciais de qualquer empresa. Ficou curioso? Então, continue lendo este artigo.
Empreender é fazer um investimento. Por isso, você deve ter uma noção de como está a situação do mercado no qual deseja entrar. Não entendeu a importância desse conceito? Então, vamos a um exemplo: você investiria suas economias na compra de um ponto de táxi?
Bem, se você tem acompanhado as mudanças no mercado de transporte nos últimos cinco anos, você sabe que essa, talvez, não seja uma boa ideia. Você conseguirá informações valiosas sobre o mercado em associações, universidades e, claro, nos jornais.
Muitas pessoas não fazem ideia das burocracias que precisarão atender para formalizarem uma empresa. Em outros casos, elas simplesmente desconhecem os custos envolvidos nessa atividade.
Por isso, ao decidir abrir um negócio, o empresário deve conversar com um contador, mesmo que sua empresa esteja nas fases iniciais. É fundamental que ele se informe sobre a importância dos processos contábeis logo no início de sua empreitada.
Após conversar com o um contador, o empresário entenderá a necessidade de buscar a solidez financeira para uma empresa. Um erro comum dos novos empreendedores é acreditarem que o objetivo de uma companhia é bater recordes em vendas. Isso está errado.
Sem um planejamento adequado, a empresa não conseguirá atender seus clientes, prejudicará sua imagem junto a eles, perderá fornecedores e terá problemas de caixa. É um efeito dominó.
Sendo assim, se você quer abrir um negócio, tenha como meta o crescimento sustentável, por meio da solidez financeira — algo que só é possível com organização.
Como vimos, ao abrir um negócio, o indivíduo deve deixar de lado a emoção para se guiar pela razão. Isso não significa abandonar o entusiasmo que essa atividade gera, mas, sim, evitar riscos desnecessários.
Agora, se você já tem uma ideia de negócio amadurecida, recomendamos a leitura de um artigo especial do nosso blog. Nele, mostramos 5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir!
Receba agora até quatro orçamentos gratuitos de Contabilidade!
Redator da equipe 4 Mãos, comprometido em oferecer informações valiosas, análises detalhadas e conselhos práticos, destinados a auxiliar empreendedores, empresários e apaixonados por tecnologia. Com o objetivo de contribuir ativamente para o crescimento contínuo do site 4 Mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.