Por que você deve ter um contador ao tirar um negócio do papel?

Muita gente ainda acredita que para ter um negócio de sucesso basta ter uma boa ideia. Contudo, ao tirar o empreendimento do papel, essas pessoas percebem que existem certos processos internos muito importantes e, nem sempre, eles estão diretamente relacionados com a produção do produto final. 

Esse é o caso dos processos contábeis. É comum encontrar jovens empreendedores negligenciando essas etapas. Isso faz com que os seus negócios percam boas oportunidades de crescimento ou entrem em um processo de deterioração financeira. 

Para que você entenda a necessidade de cuidar da sua contabilidade, ainda nos primeiros meses da empresa, publicamos este artigo. Boa leitura!

Facilidade de obter crédito após tirar um negócio do papel

Para que a sua empresa consiga ter um começo financeiramente saudável, ela vai precisar de capital para manter suas atividades, até que comece a dar lucro. 

Esse dinheiro pode vir de diversas formas, como um empréstimo empresarial, investimento realizado por investidores anjo (caso o seu negócio seja uma startup), capital de um sócio etc. 

Contudo, a entidade que irá investir na sua empresa precisará ter certeza de que o negócio tem solidez financeira. Isso não quer dizer que exista consenso de que o investimento trará lucro, afinal, trata-se de um investimento de risco moderado. 

O objetivo, nesse caso, é provar que os cálculos relacionados aos custos de operação estão certos. É muito comum que o empreendedor tenha seu crédito negado devido às falhas de cálculo.

Possibilidade de participar de licitações públicas

Atender às demandas governamentais é uma excelente maneira de aumentar a receita da sua empresa. O Brasil tem mais de cinco mil municípios, distribuídos por 26 estados (mais o Distrito Federal), e nada impede o seu negócio de atendê-los, não é? Na verdade, a sua contabilidade pode impedir. 

Para garantir que a empresa vencedora da licitação conseguirá cumprir com o contrato, auditores verificam se o empreendimento tem solidez financeira para ser capaz de operar. Mais uma vez, a ajuda dos contadores é fundamental para trazer credibilidade ao negócio. 

Ajuda o empresário a descobrir o valor da sua empresa

Ainda que o seu negócio esteja funcionando há pouco tempo, é interessante ter em mente o valor da sua empresa. Esse cálculo é mais complexo do que fazer uma avaliação do patrimônio empresarial. 

Sendo assim, para evitar errar essa conta, contrate um escritório de contabilidade para ajudá-lo nessa tarefa. 

Como vimos, muita gente acha que o trabalho de um contador não é importante nos primeiros estágios da empresa, mas ao tirar um empreendimento do papel, esse suporte se faz muito necessário.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com seus colegas pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. Não deixe de acessar nosso Facebook para saber das novidades de nossa plataforma!

Últimos posts

17/07/2019 - 11hs

5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir!

Do instante em que a pessoa tem uma ideia de negócio até o momento...

16/07/2019 - 11hs

Por que você deve ter um contador ao tirar um negócio do papel?

Muita gente ainda acredita que para ter um negócio de sucesso basta ter uma...

15/07/2019 - 11hs

Regularização: como o seu negócio pode ficar dentro da legalidade?

A informalidade no ambiente de negócios brasileiro ainda é uma realidade. De um lado,...

Somos associados a:

Somos certificados pelo:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by