Descubra o que analisar ao abrir um negócio

Empresário desenvolvendo um planejemento empresarial

A preparação é fundamental para que qualquer atividade dê certo. Não seria diferente com o empreendedorismo, não é mesmo? No entanto, muitas pessoas discordam dessa premissa. Elas acreditam que basta uma boa ideia para ter um negócio lucrativo. Você acha que isso é suficiente para abrir um negócio?

É verdade que uma ideia inovadora pode, sim, ser fundamental para conquistar o mercado. Contudo, ela não se sustenta sem um plano. Aliás, sem uma estratégia, o empresário não consegue, sequer, apresentá-la aos possíveis investidores.

Por isso, resolvemos listar alguns itens que precisam ser analisados nas fases iniciais de qualquer empresa. Ficou curioso? Então, continue lendo este artigo.

Analise cuidadosamente o mercado

Empreender é fazer um investimento. Por isso, você deve ter uma noção de como está a situação do mercado no qual deseja entrar. Não entendeu a importância desse conceito? Então, vamos a um exemplo: você investiria suas economias na compra de um ponto de táxi?

Bem, se você tem acompanhado as mudanças no mercado de transporte nos últimos cinco anos, você sabe que essa, talvez, não seja uma boa ideia. Você conseguirá informações valiosas sobre o mercado em associações, universidades e, claro, nos jornais.

Converse com um contador no início de sua jornada quando for abrir um negócio

Muitas pessoas não fazem ideia das burocracias que precisarão atender para formalizarem uma empresa. Em outros casos, elas simplesmente desconhecem os custos envolvidos nessa atividade.

Por isso, ao decidir abrir um negócio, o empresário deve conversar com um contador, mesmo que sua empresa esteja nas fases iniciais. É fundamental que ele se informe sobre a importância dos processos contábeis logo no início de sua empreitada.

Busque a solidez financeira

Após conversar com o um contador, o empresário entenderá a necessidade de buscar a solidez financeira para uma empresa. Um erro comum dos novos empreendedores é acreditarem que o objetivo de uma companhia é bater recordes em vendas. Isso está errado.

Sem um planejamento adequado, a empresa não conseguirá atender seus clientes, prejudicará sua imagem junto a eles, perderá fornecedores e terá problemas de caixa. É um efeito dominó.

Sendo assim, se você quer abrir um negócio, tenha como meta o crescimento sustentável, por meio da solidez financeira — algo que só é possível com organização.

Como vimos, ao abrir um negócio, o indivíduo deve deixar de lado a emoção para se guiar pela razão. Isso não significa abandonar o entusiasmo que essa atividade gera, mas, sim, evitar riscos desnecessários.

Agora, se você já tem uma ideia de negócio amadurecida, recomendamos a leitura de um artigo especial do nosso blog. Nele, mostramos 5 trâmites para abrir um negócio que você precisa cumprir!

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