Gestão de crise em pequenos negócios: como fazer isso? | 4 Mãos

Novos Négocios

Gestão de crise em pequenos negócios: como fazer isso?

Natalia Mantovani

Natalia Mantovani

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

Dono de uma empresa segurando uma peça de dominó caindo para representar gestão de crise em pequenos negócios

Você sente que sua empresa está prestes a afundar ou que já está desmoronando aos poucos? A gestão de crise em pequenos negócios é o que falta para seu empreendimento se livrar desta situação delicada que estamos enfrentando.

Assim como você, empreendedor, seu público também está passando por uma fase complicada, o que faz o cenário se agravar significantemente.

Entretanto existem saídas viáveis que você pode encontrar aqui neste artigo. Juntamos uma série de informações que você até pode saber, mas não se lembra delas e não sabe como as utilizar agora.

Então vamos conferir o que é necessário em uma gestão de crise em pequenos negócios:

O que é a gestão de crise em pequenos negócios?

Empresária que sabe como fazer gestão de crise em pequenos negócios
Processo tem como foco o aumento nas vendas para que a empresa não precise ser fechada

Vamos começar falando sobre o que é a gestão de crise em pequenos negócios. Podemos definir como um método que une todas as forças administrativas da empresa para reduzir os prejuízos quando ocorre algum problema crucial na empresa.

Geralmente, o problema que levou a empresa a precisar deste tipo de ação, pode vir de vários lugares, dependendo muito de caso para caso. Vale a pena investigar a origem especifica para obter resultados realmente relevantes.

Entretanto, sabemos que nosso cenário econômico atual, pede medidas drásticas, e necessita dos meios eficazes de uma boa gestão de crise em pequenos negócios.

Podemos fazer uma comparação interessante aqui para te explicar de uma maneira mais divertida como a gestão de crise em pequenos negócios funciona:

Imagine que sua empresa é um carro. Você empreendedor é o motorista que controla a máquina. Em seu caminho você se depara com um pedaço muito turbulento no trajeto, como ruas com curvas perigosas ou esburacadas.

Você como empreendedor deve ter noção e prever quando é prudente acelerar ou desacelerar. Talvez o caminho que você pegou não seja o melhor e você possa se planejar para pegar uma pista mais sinalizada e tranquila.

Você também deve conhecer seu carro e cada peça dele. Entender sua capacidade e saber quando e quanto deve pôr de combustível

Esta analogia com a gestão de crise em pequenos negócios é bem válida para você não só entender, mas explicar melhor o que isso significa para sua equipe.

Agora, confira as dicas para ampliar seus negócios e elaborar uma boa gestão de crise em pequenos negócios:

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

1. Arrume a casa

Empreendedora que está procurando como fazer gestão de crise em pequenos negócios
Organizar a empresa é apenas o primeiro passo para sair da crise

Para começar a gestão de crise em pequenos negócios, nossa primeira dica é arrumar a casa, que no caso estamos falando da sua empresa.

Para isso, verifique possíveis problemas internos, problemas de atuação e performance. Vale a pena contar também com serviços contábeis, que otimizarão seus recursos e farão seu negócio deslanchar, veja:

Gestão financeira e controle de gastos

É o momento de reduzir custos, avaliar tudo o que entra e o que sai de sua empresa. Toda movimentação deve ser analisada e enxuta, priorizando apenas os aspectos financeiros primordiais. Este é um dos passos mais importantes em sua gestão de crise em pequenos negócios.

E fora isso, a contabilidade te trará uma segurança maior, além de estabilidade e possibilidade de ampliações e adequação aos benefícios que estão em constante mudança na legislação.

2. Gestão de crise em pequenos negócios: Adeque seu serviço ao mercado

Dono de empresa procurando como adequar produto na gestão de crise de pequenos negócios
Seu produto não pode ser remodelado para vender mais? Essa é apenas uma das perguntas para realizar uma boa gestão de crise de pequenos negócios

O mercado está em constante mudança, certo? Portanto a metodologia de compra vive sofrendo alterações. Preste atenção no seu público, veja suas preferencias e se seus hábitos estão sofrendo mudanças. No caso, atualmente o mercado favorecido é o digital. Tudo que é possível comprar e receber em casa está se deparando com uma grande oportunidade de negócio.

Aposte em modelos e-commerce e delivery e continue seguindo firme suas estratégias de gestão de crise em pequenos negócios.

3. Gestão de crise em pequenos negócios: Se faça presente, marque presença digital

Exemplo de presença digital para realizar uma boa gestão de crise em pequenos negócios
Sempre quis vender mais? Internet pode ser essencial para você chegar ao sucesso

Quase como uma dica extra, para ampliar sua gestão de crise em pequenos negócios, e além disso aumentar suas vendas, invista em presença digital.

Pode parecer um gasto supérfluo, mas acredite, não é. Quando você se mantem na mente do seu consumidor, sua empresa se mostra forte, confiável e presente na vida do público.

Então se formos escolher dois serviços que mudarão seu cenário empresarial e te ajudarão com a gestão de crise em pequenos negócios, seria Marketing Digital e Contabilidade.

Juntos, proporcionarão estratégias ideias para o seu negócio e te levarão a alcançar o sucesso!

Como encontrar um contador de qualidade?

E que tal receber até 4 orçamentos de forma GRATUITA para ampliar sua gestão de crise em pequenos negócios? A plataforma 4 Mãos te conecta com os contadores para que você possa escolher qual profissional se enquadra mais em sua realidade.

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Empreendedores que usaram a plataforma 4 Mãos
Natalia Mantovani

Escrito por

Natalia Mantovani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora