Empreendedores

Ideias de negócios – 29 melhores negócios para abrir em 2022

Lisandra Suellen

|

07/04/2022

|

16 min de leitura

|

Voltar

ideias de negócios
16 min de leitura

Se você está querendo ter mais tempo livre e conquistar a independência financeira, saiba que mostraremos a você ideias de negócios! Pois nós reunimos nesse conteúdo algumas dicas e informações sobre o assunto para você poder aprender um pouco mais.                     

Pois sabemos que quando se trata sobre ideias de negócios, sempre acaba gerando algumas dúvidas e curiosidades sobre o assunto, então trouxemos um conteúdo recheado de novidades e dicas para você ter sucesso e alcançar o seu objetivo. 

Mas antes de continuarmos falando sobre ideias de negócios, é necessário informar que esse conteúdo é para você empreendedor se inspirar, sanar a suas dúvidas e também trazer um pouco mais de conhecimento e ajudar você a ganhar muito mais dinheiro trabalhando de forma autônoma.      

Assim você empreendedor poderá aprender um pouco mais sobre ideias de negócios, pois com as nossas dicas fará sucesso absoluto no seu dia a dia administrando melhor, então acompanhe o nosso conteúdo e desejamos uma ótima leitura!    

Como ter boas ideias de negócios? 

Quando perguntamos às pessoas qual é a sua definição de sucesso profissional, muitos respondem instantaneamente: “eu adoraria abrir meu próprio negócio”, pois a muitas razões para que esse desejo seja tão comum e ao pensar em ideias de negócios para se tornar seu próprio chefe, é difícil saber por onde começar, não é? 

Você também tem esse desejo? Acha que escolheu a carreira errada? Seu sonho é escolher seu próprio horário de trabalho? Quer ter a autonomia para decidir quais são as melhores estratégias para alcançar seus objetivos? Adoraria decidir onde trabalhar? Essas e outras perguntas levam a uma dúvida sobre negócios para abrir com 1000 reais.  

Então se você pensou em empreender este post ajudará você a decidir qual a melhor área para você atuar, assim irá escolher o ramo que mais irá trazer benéficos a você e assim poderá garantir bons lucros.  

29 ideias para abrir um negócio em 2022

Está querendo empreender e conquistar a sua independência financeira? Saiba que mostraremos abaixo 29 ideias de negócios lucrativos, assim você poderá empreender e garantir bons negócios sendo um empreendedor de sucesso, então acompanhe as nossas dicas!   

1) Restaurante especializado em um nicho específico 

Se você pensa em abrir um restaurante, provavelmente sabe que existem milhares de opções já disponíveis no mercado, então é por isso que o número de concorrentes é muito alto, assim no entanto se você pensa em um nicho específico, as chances de sucesso são muito maiores, porque você terá um público específico e poderá definir todas as suas estratégias pensando nele, além de ter poucos concorrentes no mercado. 

Então mostraremos a seguir alguns exemplos:  

  • Restaurante vegetariano (sem carne); 
  • Restaurante de comida vegana (sem ingredientes de origem animal); 
  • Restaurante de alimentos com baixas calorias; 
  • Restaurante dietético para diabéticos; 
  • Restaurante de saladas com ingredientes puramente orgânicos. 

2) Venda de alimentos congelados 

Uma das melhores ideias de negócio próprio é a venda de alimentos congelados, especialmente quando se fala de refeições saudáveis, nutritivas e caseiras, assim há hoje uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos que consumimos e, ao mesmo tempo, as pessoas querem opções práticas e rápidas, então por isso que a venda de alimentos congelados é uma excelente opção comercial. 

Se você tem a capacidade de cozinhar, esta é uma boa possibilidade, e pode começar com pouco investimento, até mesmo atraindo clientes do seu ambiente social. 

3) Food Truck 

 
Você provavelmente já deve ter visto um Food Truck por aí, não é mesmo? Assim esses veículos adaptados para produzir e vender alimentos nas ruas são muito populares e fazem grande sucesso aqui no Brasil, pois sendo uma ótima opção de negócio para quem quer empreender na área gastronômica. 

Então principalmente na correria do dia a dia das grandes cidades, todos estão em busca de soluções fáceis e práticas de alimentação, seja para vender salgados, docinhos gourmet, macarrão na chapa ou até o velho e bom “podrão”, Food Trucks têm muitas chances de dar certo, aposte e inove com essa ideia! 

4) Alimentos para crianças 

A alimentação para crianças é hoje uma das melhores ideias empresariais, porque é algo novo e interessante, que atrai muito a atenção das pessoas, especialmente dos pais e responsáveis de menores, assim de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2014, mais de 41 milhões de crianças estavam sofrendo de obesidade infantil, e os números estão piorando ao longo do tempo. 

Então por isso que mais e mais pais estão procurando opções saudáveis para seus filhos, pois tornar –se uma ótima opção para você empreender e garantir sucesso.  

5) Bolos decorados 

Os bolos decorados sempre foram populares e hoje são ainda, principalmente os temáticos, com elementos atuais (como filmes, séries de televisão, desenhos, bandas e celebridades populares). 

Assim esse produto é altamente procurado para diversos eventos, como aniversários, batizados, casamentos, chás de bebê e qualquer tipo de festa em geral, pois um trabalho especializado e, portanto, pode ser cobrado um valor considerável para os clientes, especialmente quando tem alguma característica especial.  

Ideias de negócios lucrativos 

Todos que desejam ser empreendedores querem ter ideias de negócios para ganhar dinheiro, assim muitas pessoas se questionam sobre como abrir um negócio próprio? Então para mais dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso e escolher o ramo que você irá mais se adaptar, continue acompanhando a nossa lista de sugestões!  

6) Gastronomia internacional 

A gastronomia internacional geralmente é um sucesso em qualquer lugar, especialmente no mundo globalizado de hoje: as pessoas estão cada vez mais abertas e curiosas para experimentar diferentes alimentos de outros países. 

Assim o ideal é realizar uma pesquisa e perceber os interesses dos cidadãos da região onde você mora, então veja alguns exemplos de gastronomias que você pode estar pesquisando mais:  

  • Culinária árabe; 
  • Culinária japonesa; 
  • Culinária chinesa; 
  • Culinária mexicana; 
  • Culinária indiana; 
  • Culinária peruana. 

7) Aulas de culinária gourmet 

Então se você é um especialista em alta gastronomia, ou conhece alguém que é, uma boa ideia é criar cursos de culinária gourmet, pois ensinar receitas sofisticadas e exóticas a domicílio ou em algum espaço preparado para isso (que pode até ser sua própria casa) é uma excelente escolha. 

8) Produtos reciclados 

Cada vez mais gente reconhece a importância de cuidar do meio ambiente e, portanto, o número de pessoas que procuram opções de objetos menos prejudiciais para a natureza está crescendo, então por isso se você tiver habilidades manuais, os produtos reciclados podem ser uma escolha excelente para você 

Veja abaixo alguns exemplos de materiais:  

  • Candelabros e vasos feitos com latas; 
  • Cadernos feitos com papel reciclado; 
  • Vasos feitos com garrafas de vidro; 
  • Prateleiras feitas com caixas de frutas. 

9) Presentes customizados 

Esta é uma das ideias de negócios mais comuns, mas ela nunca perde o charme, pois os presentes personalizados são muito atraentes e não são encontrados em grandes centros comerciais e lojas, assim se você tem habilidades com artesanato, esta é uma opção muito interessante. 

Qualquer tipo de produto pode ser personalizado de acordo com os gostos e demandas do cliente, veja abaixo algumas opções:  

  • Canecas com o nome da pessoa; 
  • Travesseiros com fotos impressas; 
  • Agendas e diários com desenhos personalizados. 

Ideias de negócio próprio 

Para ser um empreendedor de sucesso é necessário que você tenha oportunidades de negócios, assim é preciso que você escolha um nicho e consequentemente ter ideias para montar um negócio, então para mais inspirações continue acompanhando a nossa lista de sugestões!  

10) Embalagens criativas 

As embalagens são muitas vezes o que mais chama a atenção para o produto, seja ele qual for! Portanto, se você possui habilidades manuais, pode dedicar-se a criar caixas e sacolas criativas, assim você pode procurar fornecedores de diferentes tipos e oferecer-lhes o seu produto, trabalhando em parceria ou associando-se com eles. 

11) Colares e pulseiras 

Colares e pulseiras são itens que nunca estão fora de moda e, além disso, há uma infinidade de modelos e estilos que podem ser comercializados, assim a grande vantagem é que você não precisa de muito investimento inicial e esses itens são fáceis de vender, você pode divulgá-los em suas redes sociais, em lugares onde você frequenta ou vendê-los para seus conhecidos, para começar.  

12) Venda de roupas de um nicho específico 

Este é um caso muito parecido com o do restaurante de nicho específico, apenas em outro segmento: moda e roupas, pois a venda de itens a uma audiência menor pode ser uma boa ideia para ter clientes fiéis aos seus produtos.  

Então mostraremos abaixo alguns exemplos:  

  • Roupas para mulheres grávidas; 
  • Roupas de tamanhos especiais; 
  • Roupas para adolescentes; 
  • Roupas para crianças. 

13) Brechó 

Ter um brechó é definitivamente uma ideia de negócio simples e lucrativa, então se você ama comprar roupas, mas não quer lotar o guarda-roupas com aquelas que você não usa mais, criar um brechó é a ideia perfeita! 

Assim à medida que seu negócio for crescendo, você também poderá chamar outras pessoas para colaborar e vender as roupas em seu brechó, então lembre – se de entregar uma experiência legal para seus clientes, tenha um perfil comercial no Instagram para anunciar as peças, crie sua marca e use a criatividade para inovar com as roupas usadas. 

14) Aluguel de vestidos de festa 

Os vestidos de festa são itens bastante caros e as mulheres, em geral, os usam apenas uma ou duas vezes. É por isso que uma alternativa bastante popular hoje é o aluguel de vestidos de festa, então se você gosta de moda e tem boas habilidades de barganha, esta opção pode ser ideal para você. 

Ideias de negócios Sebrae 

As ideias de negócios Sebrae ajudam você empreendedor a pensar mais sobre as possibilidades que pode ter empreendendo e escolhendo o nicho certo, assim trará benefícios a você e para que tudo possa dar certo é necessário também ter um plano de negócios, então continue acompanhando a nossa lista de sugestões!  

15) Coaching de estilo 

Se todos te admiram pela sua capacidade de escolher e combinar peças de vestuário e acessórios, uma boa ideia pode ser o coaching de estilo ou o papel de personal shopper, assim irá realizar uma avaliação das roupas disponíveis no armário do cliente, dar conselhos sobre o que comprar e onde fazê-lo, ou mesmo comprar os produtos, são algumas das atividades desse profissional. 

16) Maquiagem em casa 

Você tem talento para a maquiagem? Sempre foi a pessoa que arruma todas as amigas para as festas? Já fez algum curso sobre o assunto? Então, uma excelente oportunidade pode ser a maquiagem em domicílio, então para iniciar você só precisa ter alguma prática e, claro, bons produtos do segmento (e uma ótima variedade para atender a todas as suas clientes). 

17) Manicure e pedicure 

Se você tem um talento para fazer as unhas das mãos e dos pés, os serviços de manicure e pedicure podem ser uma excelente opção, assim é necessário que você faça um curso e tenha um pouco de prática antes de começar a atender seus clientes e os materiais são simples, como algodão, esmaltes, removedor de esmalte, lixas e alicates. 

18) Massagens 

A massagem é outro serviço muito popular que atrai todos os tipos de pessoas: homens e mulheres de qualquer idade, assim você precisa fazer algum curso antes de começar, mas não são necessários grandes investimentos. 

Além disso, há uma grande vantagem: você pode fazer o trabalho em qualquer lugar (mesmo em sua casa ou em domicílio) porque não são necessários muitos instrumentos. 

ideias de negócios

LEIA TAMBÉM:  

Ideias de negócios online 

Se você pretende empreender precisa procurar os negócios em alta, pois assim saberá o que está bombando na atualidade e poderá ter ideias de negócios online, assim com isso venderá muito mais, então fique sempre atento as novidades do mercado e para isso continue acompanhando a nossa lista de sugestões!  

19) Design de sobrancelhas e depilação 

Design de sobrancelhas e a depilação são serviços muito procurados e têm muitos pontos positivos: são necessários pouquíssimos produtos para começar, podem ser feitos em qualquer lugar e não exigem grandes investimentos, assim além disso você pode combiná-los com outros serviços, como maquiagem. 

20) Salão de beleza 

Esta é uma das ideias de negócios mais antigas que provavelmente existirá para sempre, pois todos precisam desse serviço (e ninguém quer cortar o cabelo com um profissional que não seja excelente). 

Então se você tem talento para esse tipo de trabalho e não tem muito dinheiro para investir, você pode fazer cursos e começar prestando serviço à domicílio ou em sua própria casa. 

21) Escola de idiomas 

Esta é uma das ideias de negócios mais rentáveis hoje, assim as escolas de idiomas estão em todos os lugares, porque são cada vez mais necessárias, você terá que ter algo que o destaque dos concorrentes: um método de ensino diferente, um público-alvo específico (como crianças), uma estrutura física muito boa ou aulas de uma língua exótica, por exemplo. 

22) Reforço escolar para crianças 

O reforço escolar para crianças é excelente para aqueles que têm muito conhecimento sobre uma disciplina escolar: matemática, ciências, história, geografia, português ou qualquer outra. 

Mas, obviamente, além de conhecer a disciplina, você tem que ter talento para ensinar e gostar de crianças e adolescentes, se você quiser experimentar o trabalho, comece com pessoas que já conhece (irmãos, sobrinhos, primos, filhos de amigos e entre outros).  

23) Preparação e correção de provas 

Nas grandes escolas, existem empregos de freelancer para especialistas em disciplinas escolares, que são necessários para preparar e/ou corrigir provas, assim não é um trabalho tão generalizado ou fácil de obter, mas é uma boa alternativa para aqueles que querem trabalhar com educação sem ter que ensinar. 

Ideias de negócio para cidades pequenas 

As tendências de negócios para 2022 precisam bater com as ideias de negócios para cidade pequenas, assim você pode ser um ótimo empreendedor e trazer algo inovador para a sua cidade, então pesquise coisas que ainda não tem disponível em sua região, continue acompanhado a nossa lista!  

24) Loja de artigos esportivos 

Se a sua ideia de negócio ideal é ter uma loja e você ama esportes, uma boa opção é conciliar as duas coisas. Você pode oferecer produtos de diferentes áreas, como tênis, boxe, yoga, ciclismo, esportes aquáticos etc, assim uma loja de especialidades esportivas é bastante rentável, mas tenha em mente que você precisará de dinheiro para investir. 

25) Aulas de dança 

Você é especialista em algum tipo de dança e gosta de ensinar? Então, você pode começar já! Pois em geral, não é necessário nenhum equipamento e é possível fazê-lo em parques ou em locais diferentes. 

Se sua ideia é investir em algo maior, você pode criar uma escola de dança e contratar profissionais de diferentes ritmos musicais, como salsa, tango, zumba e muito mais. 

26) Personal training 

Esta é uma boa opção para aqueles que têm formação em educação física, pois é um negócio lucrativo, que não requer grandes investimentos, então se você quiser fazer algo ainda melhor, você pode pensar em um curso online.  

27) Academia 

Se você quer ter um emprego no segmento de esportes e tem dinheiro para investir, uma das melhores ideias de negócios é montar uma academia com diferentes modalidades, pois mais e mais pessoas estão procurando esse tipo de serviço, já que os benefícios da atividade física são cada vez mais visíveis e divulgados. 

No entanto, lembre-se de que você terá que gerenciar vários itens, como a compra de equipamentos e máquinas, a contratação de sua equipe, o aluguel ou compra do espaço e muito mais. 

28) Organização de eventos 

Eventos acontecem a todo momento em nossas vidas e muitas pessoas não têm tempo ou realmente não gostam de pensar na organização. É aí que entra o organizador de eventos. 

Se você gosta de planejamento e festas, essa é uma ótima oportunidade de empreender, pois essa área é muito abrangente, por isso, é ideal que você foque em um nicho específico, como, por exemplo: festas de casamento. 

29) Decoração de eventos 

Se planejar não é seu negócio, mas ainda assim você pensa em empreender na área de eventos e tem um dom para decoração, essa ideia é para você! Muitas pessoas querem ter o evento perfeito, mas precisam de alguém que saiba fazer isso por eles. 

Assim como na organização de eventos, um decorador de festas precisa de bons parceiros e fornecedores para encantar seus clientes e garantir o sucesso do negócio. 

Como montar negócios para ganhar dinheiro – Passo a passo 

Quer abrir um negócio do zero, mas está sem dinheiro? Muitas pessoas pensam em iniciar um empreendimento seja para completar renda ou ter uma fonte de recursos maior, capaz de fazer mudar de vida, então para isso é necessário seguir alguns passos e ter ideias de negócios para abrir, pois acompanhe a nossa lista de como montar um negócio.  

  • Faça o plano de negócios;  
  • Pesquise seu público; 
  • Invista em marketing; 
  • Aposte no diferencial competitivo e compreenda o mercado;  
  • Controle os processos;  
  • Faça parcerias estratégicas;  
  • Defina seus produtos ou serviços;  
  • Conheça as questões burocráticas.  

Ideias de negócio: Qual o próximo passo? 

Depois de acompanharmos esse conteúdo sobre ideias para pequenos negócios, é necessário que você empreendedor escolha o nicho certo que irá atuar, além disso é possível escolher aquele que trará mais benefícios a você, assim você saberá o passo a passo para abrir um negócio totalmente seu.  

Então gostou do nosso conteúdo sobre ideias de negócios? Acesse o nosso canal do Youtube para mais dicas de empreendedorismo.  

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Lisandra Suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.