Cartão de crédito para MEI: 6 melhores opções! | 4 Mãos

Empreender com pouco dinheiro

Cartão de crédito para MEI: 6 melhores opções!

4maos

|

01/10/2021

|

13 min de leitura

|

Voltar

cartão de crédito para MEI
13 min de leitura

Sim existem algumas opções de mercado de cartão de crédito para MEI e nesse artigo vamos explicar todas as informações necessárias para que você empreendedor possa tomar a melhor decisão, desde como conseguir o cartão, qual o momento certo de usar e claro vamos explicar também a anuidade, e as taxas de cartão de crédito.

Então se você quer abrir MEI ou até mesmo já tem uma MEI e deseja ter um cartão de crédito para facilitar a aquisição de mercadorias, máquinas, insumos e assim por diante esse é um importante artigo para você.

Diante isso vamos a explicação completa sobre cartão de crédito para MEI, boa leitura!

Como funciona o cartão de crédito MEI?

Você sabia que os juros de cartão de crédito MEI tende a ser mais baixo, assim como o empréstimo para MEI tende a ser mais baixa do que outros tipos de crédito no mercado para pessoa física.

Os juros tendem ser um pouco mais baixo porque existe algumas instituições tem entendido que MEI é uma excelente forma de incentivar o processo de empreendedorismo no Brasil, mas é claro que o interesse é acompanhar nessa jornada do empreendedor, porque muitas vezes abrir empresa como uma MEI mais daqui algum tempo ela se torna uma ME e mais a frente pode ser uma grande empresa.

Dessa maneira as instituições além de incentivar o crédito ao microempreendedor individual também iniciam um relacionamento com o cliente no momento que está dando larga em sua jornada como empreender.

Claro que conseguir crédito tem alguns pontos de desafio e infelizmente a realidade é que mesmo essas instituições tendo linha de crédito para empresa MEI, o valor infelizmente não chega até você que é MEI, mas existem caminhos que vamos esclarecer no decorrer desse artigo.

Em qual momento pegar um cartão de Crédito para MEI?

Bom o primeiro passo obviamente é criar um MEI e isso deve ocorrer no momento que decidir empreender, dessa forma considerando que o seu CNPJ está ativo e totalmente regular você deve olhar para o seu momento como negócio.

Ou seja, existem momentos que qualquer negócio precisa de dinheiro para fluxo de caixa, as vezes você precisa comprar insumos ou precisa comprar um computador, fazer campanhas de marketing e muitas as vezes o parcelamento desses valores vão contribuir como o crescimento do seu negócio. 

Dessa forma é importante deixar muito claro que é necessário tomar crédito no momento correto e não se complicar financeiramente com isso, ou seja, por exemplo você precisa estar certo de que um parcelamento no cartão de crédito precisa estar alinhado com a sua previsibilidade financeira para seja comprida a sua obrigação. 

Ratifico que no momento certo cartão de crédito para MEI é muito importante, vamos ao um exemplo prático. 

Vamos dizer que você empreendedor contratou um funcionário, isso mesmo como MEI você pode ter um funcionário, vamos dizer que naquele mês especificamente você não vendeu bem a vista mais vendeu parcelado (previsibilidade financeira), ou seja, sabe que mês que vem tem caixa. 

Mas obviamente precisa pagar a folha do funcionário e precisa comprar produtos para revenda, no entanto não tem caixa para fazer as duas coisas.  

É exatamente nesse momento que pode pagar o funcionário com o dinheiro no caixa e parcelar a compra do produto para revender para o próximo mês, até porque você sabe que tem caixa para o próximo mês como expliquei.

Essa é a realidade do empreendedor que está iniciando seu negócio e muitas vezes no início não tem caixa suficiente para passar por situações como essas, mas perceba que crédito tomado foi feito de forma consciente e adequada. 

Como conseguir linha de crédito para MEI?

Bom conforme o nome desse artigo já diz é cartão de crédito para CNPJ MEI, ou seja, é justamente para que tem uma empresa aberta. O próximo passo você ter uma conta PJ do Microempreendedor Individual com uma instituição financeira e claro, não adianta somente ter a conta é necessário ter o mínimo de movimentação bancária naquela instituição.

Outro ponto que facilita também conseguir o crédito em determinadas instituições é você trabalhar como maquininha de cartão de crédito, isso mesmo se você é um comercio certamente sabe do que estou falando, essas instituições têm bons olhos quem tem conta PJ e também usa as maquininhas de cartão de crédito da mesma instituição.

Certamente porque os recebíveis da sua empresa estão atrelados as maquininhas que por sua vez passa pela instituição antes de chegar até você, isso facilita bastante para quem quer um cartão de crédito para empresa MEI.

Claro se você for uma empresa de serviço as vezes você não maquininha de cartão de crédito para sua MEI, com isso o que você deve fazer é passar toda a sua movimentação por aquela determinada instituição financeira.

Com isso essa instituição certamente entenderá você como um potencial cliente e facilitará a opção de ter linha de crédito para o seu negócio.

Claro empreendedores, isso tudo alinhado a uma movimentação mínima por um determinado período, normalmente entre 6 meses a 1 ano, essas instituições financeiras tende a liberar mais opções de créditos para o seu negócio. 

Obviamente outro ponto muito importante é você como pessoa física e como pessoa jurídica (MEI) deve estar com o seu nome sem restrições nas instituições de crédito, como Serasa por exemplo.

Assim como também os seus impostos pagos em dia que no caso das MEI’s são feitos através do DAS (Documento de arrecadação do Simples Nacional), com certeza o não cumprimento dessas questões vai restringir com que tenha uma linha de crédito para o seu negócio. 

Se está procurando linha de crédito para seu negócio, veja também esse artigo que falamos de onde conseguir dinheiro para abrir um negócio. 

Quais as vantagens de ter um cartão de crédito MEI?

Agora que já entendeu a forma mais segura de conseguir crédito para sua MEI, assim como entendeu como as instituições podem liberar crédito para seu negócio, está na hora de entender quais são as vantagens de ter um cartão de crédito MEI e com certeza são bons benefícios.

Separar suas finanças pessoais com as jurídicas 

Com certeza separar suas finanças pessoais com as jurídicas é uma boa vantagem, infelizmente muitos empreendedores começam a gestão financeira errada e acabam tendo problema na administração do seu negócio, justamente porque misturar suas finanças pessoais com as jurídicas dificulta a contabilidade para MEI.

Esse também é um erro comum e que com certeza pode impactar o seu negócio, não saber se aquela conta é de pessoa física ou jurídica vai criar uma miopia financeira a um ponto que não se sabe se o negócio está dando realmente lucro.

Ou até mesmo ao misturar as contas você pode estar ficando com dinheiro da empresa e afetando o lucro do seu negócio, dessa maneira o primeiro passo que deve fazer separar suas contas.

E isso é uma grande vantagem em ter cartão de crédito para MEI e outro cartão de crédito para você como pessoa física, separando assim totalmente as suas contas.

Talvez você diga mais meu negócio está em crise, e é nesse momento que é necessário um controle financeiro para superar a crise e fará com que saia dela e consiga superar os obstáculos que todo empreendedor passa ao longo da sua jornada.

Taxas de juros menores para MEI

Como já dissemos anteriormente uma outra vantagem de ter cartão de crédito para o MEI são as taxas de juros isso comparada as taxas hoje para as pessoas físicas. 

Obviamente vamos apresentar abaixo uma tabela das taxas por tipo de instituição financeira, mas em média (números gerais) para pessoas físicas os valores das cobranças são, em média, 12,5% isso ao mês, para quem é MEI esses valores são bem mais vantajosos, chegando em média de 1,17% ao mês (usando como parâmetro o cartão BNDES MEI).

Ratificamos mesmo com taxas menores cabe ao empreendedor saber administrar e não misturar contas de pessoas físicas com jurídica, podendo assim ter uma saúde financeira do seu negócio.

Linha de crédito usando o cartão de crédito MEI

Você sabia que existe uma forma de contratar empréstimo MEI via cartão de crédito? Isso mesmo, alguns bancos trabalham com essa possibilidade, você empreendedor pode utilizar o limite do seu cartão de crédito para contratar empréstimo. 

O pagamento do limite pode ser feito parcelado, com juros pré-fixado pela instituição que você escolhe, dessa forma, fazer empréstimos cartão MEI pode ser interessante, já que conforme falamos as taxas de juros são mais vantajosas.

E sem mais demora vamos as opções de cartão de crédito para MEI, nos separamos aqui algumas boas opções que vão te ajudar a entender quais são as vantagens, quais são taxas e claro as exigências para que você possa conseguir esse limite.

  1. Cartão BNDES para MEI: Entenda todas as vantagens!

Vou começar é claro com o cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que jugo ser uma boa opção para quem está buscando cartão de crédito para MEI, com uma das melhores taxas do mercado o cartão BNDES é um produto em parceria com diversas instituições financeira do país. 

É possível comprar diversos tipos de equipamentos no portal do BNDES, por exemplo é possível você comprar computadores, software, móveis para escritórios e comércios, carros, motos, materiais para construção civil, diversos insumos e até mesmo curso de qualificação profissional.

Você pode parcelar suas compras fixas e iguais, sabendo exatamente quanto você vai pagar todo mês e o crédito é rotativo, ou seja, o crédito que você utilizou na compra de qualquer item assim que liquidado é disponibilizado novamente para novas compras.

Exigência para adesão é ter um conta corrente em um dos bancos credenciados a instituição, tais como: (Banco Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, entre outros) e é claro você precisa estar com a documentação MEI em dia.

Principais ponto de atenção:

  • A grande vantagem do cartão BNDES é o parcelamento que pode ser feito em de 3 meses a 48 meses e anuidade não é cobrada;
  • As taxas estão em torno de 1,17% de juros ao mês, isso nesse momento que estamos fazendo esse artigo.
  1. Cartão de crédito MEI do Banco Inter 

Com dissemos anteriormente primeiro para ter um cartão de crédito no banco é você possuir um conta digital para MEI que é uma exigência feita pela instituição financeira, para isso é preciso ter uma conta também como pessoa física, após passar por análise de crédito que no caso Banco Inter é via aplicativo o seu crédito pode ser liberado.

Abaixo relatamos as condições:

  • Vantagem: Diferente dos bancos tradicionais o Banco Iter não possui anuidade e você também tem direito a uma bandeira Mastercard que é aceita nos principais comércios do Brasil;
  • Taxas: Para o parcelamento da fatura, os juros são em torno de 1% sobre o saldo da sua conta e mais 7,7% ao mês.
  1. Banco do Brasil via Ourocard Empreendedor 

Trata-se de uma opção de cartão de crédito do Banco do Brasil para micro e pequenos empreendedores, a grande exigência feita pela instituição é que nesse caso você terá que ir pessoalmente a uma agência do Banco e falar com um gerente para análise de crédito.

Veja as condições dessa instituição:

  • Vantagem é possibilidade de uso internacional do cartão, possibilidade assim que as compras sejam fora do Brasil para o seu negócio. E outra vantagem bem interessante é que possui 40 dias para pagar e parcelamento que pode ser realizado em 24 meses;
  • Taxas: Sem anuidade desde que realize compras mensais de no mínimo R$ 100,00, para parcelamento de fatura a taxa de juros está em torno de 2,85% ao mês.

4) Cartão de Crédito para MEI Santander 

O cartão de crédito do Banco Santander para MEI (Microempreendedor Individual) também é uma opção para o seu negócio, a exigência feita pela instituição é apresentação do CNPJ MEI e suas documentações jurídica e pessoais, para que possa ser feito análise de crédito. 

Abaixo as condições:

  • Vantagem é abertura de conta online para o MEI, anuidade redutível com base no histórico de compra, ou seja, quanto mais gastar menos você paga a anuidade, e também você empreendedor pode participar do programa de compra do Santander que te oferece alguns benefícios. Tem também a opção de milhas que é interessante.
  • Taxas: 12,8% de juros ao mês, lembrando que a anuidade é progressiva.
  1. Cartão de crédito para MEI:  C6 Business 

Também nesse caso é necessário ter um conta no banco digital C6, sendo que exigência do banco para adesão do cartão de crédito para MEI é que você tenha obrigatoriamente essa conta para que a instituição possa fazer análise do seu crédito.

Veja abaixo as condições divulgadas pela instituição:

  • Vantagem: Não existe cobrança de anuidade e nenhum tipo de tarifa para enviarem o cartão.
  • Taxas: Está em torno de 7,7% ao mês para as faturas que são parceladas.

6) Cartão de Crédito para MEI – Sicredi 

Essa última opção é de cooperativa, ou seja, para você conseguir é necessário se associar para liberação.

Sicredi master card Black a anuidade dele é de R$ 0,00 até R$ 805,00 e isso varia muito de acordo com a seu relacionamento com a cooperativa, ou seja, depende da sua movimentação e tempo de conta.

O diferencial desse cartão é o prazo estendido para parcelamento. As taxas variam muito e não conseguimos essa informação.

Bom dessa forma esperamos contribuir com a melhor escolha e lembra-se a Plataforma 4 Mãos é a melhor forma de você ir para o próximo nível do seu negócio, isso mesmo quando chegar o momento de abrir empresa ME ou até mesmo fazer portabilidade de MEI para ME pode contar conosco.

A plataforma 4 Mãos te conecta gratuitamente com 4 contadores que vão te ajudar em como abrir empresa e te auxiliar em todos os aspectos que compete a um escritório de contabilidade.

 Seja para você como mei ter um funcionário, descobrir se médico pode ser MEI ou até mesmo

Qualquer tipo de empresa deve ser instituída 

Como solicitar cartão de crédito para MEI?

Qual o melhor crédito para MEI?

Quem tem MEI têm direito a cartão de crédito?

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador