Empreendedores

Melhores livros para empreendedores【2022 】

Emily Clemes

|

01/06/2022

|

15 min de leitura

|

Voltar

17 Melhores livros para empreendedores
15 min de leitura

Todos nós sabemos que empreender é algo desafiador e muitas pessoas têm dificuldade em lidar com empreendedorismo, é por isso que trouxemos os melhores livros para empreendedores, assim você poderá realizar uma leitura e aprender sobre empreendedorismo de forma simples, rápida e divertida.

Caso você não goste muito de ler, você pode optar também por filmes de empreendedorismo, parece que não, mas existem muitos filmes relacionados ao empreendedorismo e que você pode aprender algo com eles.

Se você quer saber quais são os melhores livros para empreendedores não deixe de ler esse texto até o fim, pois aqui deixaremos 17 dicas de livros para empreendedores que poderão te ajudar.

17 melhores livros para empreendedores

Se você gosta de aprender com os livros e quer saber sobre empreendedorismo você encontrou o site certo separamos aqui 17 melhores livros para empreendedores, muitos deles ensinarão você a ter a sua independência financeira, a administrar a sua empresa e também deixar dicas de como abrir um negócio próprio.

Os 17 melhores livros para empreendedores que separamos para vocês são:

  1. A mente do Empreendedor;
  2. Pare de pensar como empregado;
  3. O Único livro que todo empresário precisa ler;
  4. Empreendedores inteligentes enriquecem mais;
  5. Faça seu negócio decolar de verdade;
  6. O milagre da manhã para empreendedores;
  7. O poder do hábito;
  8. A ciência de ficar rico;
  9. Quem pensa enriquece;
  10. Negócios: um assunto para mulheres;
  11. Como aumentar o seu próprio salário;
  12. Seja um empresário da sua ideia;
  13. A mente do Empreendedor;
  14. Pare de pensar como empregado;
  15. O Único livro que todo empresário precisa ler;
  16. Empreendedores inteligentes enriquecem mais;
  17. Faça seu negócio decolar de verdade.

Fizemos um breve resumo sobre cada um desses livros para que você possa escolher o que mais se identifica então sem mais demora vamos para a lista dos nossos melhores livros para empreendedores.

1) A mente do empreendedor

Foi escrito por Kevin D. Johnson, o autor se questiona o que se passa na mente dos grandes empreendedores  como Steve Jobs, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Valerie Gaydos e Sara Blakely,  pois afinal o que eles têm em comum para conseguir fazer com que os Empreendimentos descem tão certo?

Kevin afirma que todos os empreendedores devem se fazer três perguntas ao pensar em empreender. A primeira é onde estamos agora? Onde queremos chegar? Como vamos chegar lá? Com certeza é uma leitura que mudará o seu ponto de vista sobre empreender, pois o autor pesquisou muito para chegar à conclusão e escrever esse livro.

2) Pare de pensar como um empregado

O autor Keith Cameron Smith Escreveu o livro “pare de pensar como empregado” sem dúvidas é um nome bem ousado para pôr na capa de um livro! Como assim pensar como empregado? Na verdade o autor relata 10 pontos que os empreendedores prezam e é isso que diferencia um empregado de um empreendedor.

 O primeiro ponto que o autor traz é que o empreendedor gosta de estudar e investir em educação, o segundo ponto é que o empreendedor se conhece bem e sabe onde ele deseja chegar.

O terceiro ponto é que o empreendedor investe em coisas que lhe trará retorno em longo prazo, o empreendedor preza pela atividade física e sempre tira algo positivo do seu fracasso, para empreendedor tudo é questão de consequência, ou seja, tudo o que ele fizer trará consequências em um futuro próximo.

Agora os outros pontos você terá que descobrir lendo! É uma leitura rápida e bem interessante que trará para você pontos importantes sobre as características de um empreendedor.

3) O be-a-bá do médico empreendedor

Escrito por Patrícia Fonseca de Brito “O be-a-bá do médico empreendedor” irá dar dicas para aqueles médicos que pretendem criar suas clínicas médicas.

A autora tenta facilitar a vida do médico empreendedor e ajudar na questão de gestão e controle das suas atividades.

4) O único livro que todo empresário precisa ler

“O único livro que todo empresário precisa ler” foi escrito por Paulo Maranhão, um autor que todos os dias é procurado por empreendedores que estão vivendo momentos de crise em seus negócios.

Para Paulo todas as empresas possuem o mesmo problema que podem levá-las a falência, no livro o autor cita sete gatilhos mentais que fazem com que esses empreendedores fechem em seus negócios, então Paulo levanta algumas questões para ajudar esses empresários, é uma leitura rápida, porém que pode agregar muito conhecimento para o leitor.

5)  Empreendedores inteligentes enriquecem mais

Gustavo cerbasi escreveu esse livro voltado para as Finanças do empreendedores e Finanças empresariais.

O autor percebeu que muitos empresários focam na parte de produção quando abrem suas empresa, porém eles esquecem da parte mais importante, que é o plano de negócio ou a gestão empresarial.

É por isso que o autor fez escreveu esse livro, para ajudar esses empreendedores a pensar também na questão das Finanças da sua empresa e como não errar em um ponto tão simples que faz toda a diferença.

Ao final da Leitura você conseguirá saber a situação financeira da sua empresa utilizando as ferramentas Contábeis que o autor usou durante a escrita do livro.

6) Faça o seu negócio decolar de verdade: O que ninguém te conta sobre empreendedorismo na vida real as dificuldades de empreender.

Fabrício morini traz para o livro “Faça o seu negócio decolar de verdade: O que ninguém te conta sobre empreendedorismo na vida real as dificuldades de empreender”o fato de que empreender não é uma tarefa fácil, porém muitas pessoas acham que pode dar um jeitinho e fazer com que as coisas funcionem.

A verdade é que para você empreender você precisa estar disposto a passar por altos e baixos, mas que principalmente,  você deve saber o que te motiva. Sabendo que te motiva as chances do seu negócio só aumenta, o autor explica tudo isso de uma forma fácil de entender.

7) O Milagre da manhã para empreendedores

No livro O Milagre da manhã para empreendedores os dois autores (Hal Elrod e Honoree Corder) tentam explicar o porquê as manhãs são tão importantes para os empreendedores.

Eles relatam que os empreendedores têm sim suas preocupações, mas que sempre existe uma luz que pode guiar pelo caminho certo do empreendedorismo. No livro os autores trazem seis dicas para ajudar o empreendedor a ver o milagre de manhã.

8) O Poder do hábito

O livro escrito por Charles Dohigg irá te mostrar como uma jovem transformou sua vida para melhor em apenas dois anos mudando apenas seus hábitos.

No livro O Poder do hábito você conseguirá entender o que são os hábitos como funciona e como ele pode mudar nosso modo de viver Charlie mostra como o hábito funciona de uma forma bem fácil, pois no hábito existem três formas: A deixa a rotina e a recompensa.

O autor dará alguns exemplos para você entender como mudar os seus hábitos e o seu modo de viver.

9) A ciência de ficar rico

O livro a ciência de ficar rico é uma obra muito utilizada pelos empresários e também pelos coachings em todo o mundo, o autor aborda a ideia da lei da atração e explica profundamente sobre o tema.

Wallace D. Wattles (autor do livro) se esforça para explicar de forma mais simples como funciona a ciência de ficar rico e já ajudou milhares de pessoas a terem sucessos financeiros através dessa obra.

10) Quem pensa enriquece – o legado

Napoleon Hill está entre os nove primeiros livros mais vendidos com a sua obra “Quem pensa enriquece – O legado”.

Esse livro influência muitos empreendedores e líderes em toda parte do mundo, atualmente lançaram uma nova versão para o século XXI dessa maneira a obra clássica agora possui exemplos modernos provando que a filosofia e a ciência do autor ainda pode orientar aquelas pessoas que são bem sucedidas

11) Negócios: um assunto para mulheres

A autora do livro “Negócios: um assunto para mulheres”, Ana fonte traz o seu aprendizado como empreendedora social e fundadora da rede mulher empreendedora.

No livro Ana Fontes mostra o potencial de liderança feminina e também dá dicas sobre a rede de apoio e gestão financeira, o livro é voltado para aquelas empreendedoras que estão começando agora.

Então caso você seja uma mulher empreendedora nova nessa área, esse é um livro ideal para começar.

12) Como aumentar o seu próprio salário

Com o livro “Como aumentar o seu próprio salário” de Napoleon Hill você terá um manual para descobrir como estabelecer objetivos em sua vida e conseguir atingir cada um deles, conquistar poder e riqueza e desenvolver a mentalidade correta para ter sucesso em sua vida.

O livro “Como aumentar o seu próprio salário” é o registro da conversa do autor Napoleon com seu mentor, nessa conversa você descobrirá ótimas técnicas para ter sua independência financeira

13) Seja o empresário da sua ideia

Natanael Oliveira o autor do livro seja o “empresário da sua ideia” teve uma excelente ideia em meio a uma crise quando o autor tinha acabado de perder o emprego.

No livro o autor irá dar dica para aquelas pessoas que já estão cansadas dos seus empregos ou que acham que o salário não está bom, Natanael irá explicar como se tornou empresário mesmo tendo investimento inicial baixo.

14) Desejo de Gol

O autor Henrique Constantino escreveu sua história no livro “Desejo de gol”, pois ele é um dos fundadores de uma empresa de aviação, para sermos mais exatos, Henrique Constantino irá contar a história da Gol.

Nesse livro você saberá quais foram os desafios e a conquista que o autor teve durante o processo para manter a sua empresa em pé, com certeza é uma história emocionante e inspiradora e pode te dar um gás para chegar onde você quiser.

15) Empreendedores: agilidade resultados cultura de dono e um negócio capaz de revolucionar o mercado

Os três autores Eduardo, Marcelo e Pedro juntaram suas ideias e trouxeram para o leitor uma nova estratégia de empreendedorismo.

Os autores relatam que o empreendedor não deve focar somente nos processos e sim nos seus objetivos, assim a equipe conseguirá alcançar todos os objetivos traçados!

16) Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho

O livro escrito por Tiago Nigro (o primo rico) é ótimo para quem deseja investir tanto empresas como em ações, bitcoins e assim por diante.

No livro autor ensina a gastar bem e investir melhor e o resultado disso é ganhar mais dinheiro, já imaginou você chegar a do mil ao milhão você ter que cortar nada, nem o seu cafezinho?

17)Mãos à Obra: a arte de empreender

O livro “mãos à obra”  foi escrito por Fábio Caram , no livro o autor conta algumas experiências que viveu em sua vida sendo empreendedor e também consultor empresarial.

Sem dúvidas é um livro onde você terá ensinamentos que te ajudarão a alcançar o seu objetivo empresarial.

Planejamento estratégico para pequenas empresas

O livro planejamento estratégico para pequenas empresas é fácil de ser entendido, pois possui uma linguagem fácil para quem está iniciando agora no ramo de empreendedorismo.

O autor do livro apresenta várias questões e exemplos de um bom planejamento estratégico, o que irá ajudar muitos empreendedores, isso porque quando o empreendedor pensa em montar sua empresa ele se preocupa muito mais na questão da produção da sua empresa do que no planejamento estratégico que também é um dos pontos principais para manter a empresa saudável financeiramente.

Livros de empreendedorismo

Os livros de empreendedorismo são aqueles que irão te ajudar a traçar um objetivo caso você não tenha um e a atingir o seu objetivo, caso você já tenha programado, mas não sabe como tirar o papel.

Algum desses livros que deixamos em cima para você são histórias de empreendedores e empresários que conseguiram superar os desafios e fazer com que as suas empresas ficassem em pé e hoje fazem sucesso.

Através das histórias que você irá ler com as experiências vividas pelos autores você conseguirá criar estratégias para empreender.

Elite da Gestão: todo executivo lidera operações especiais 

 Alexandre Gurgel, Maurílio Nunes e Rodrigo Pimentel trouxeram a vivência deles no livro “Elite da gestão: tudo executivo lidera Operações Especiais”.

Na obra os autores relatam todo o processo de treinamento, o dia a dia, o planejamento, as dificuldades e como eles enfrentaram cada uma dessas dificuldades ,você irá descobrir que planejar demais e executar menos são erros que todo executivo pode cometer, mas Alexandre Maurílio e Rodrigo irão te dar dicas para você evitar esse tipo de erro.

A cabeça do investidor

Vera Rita de Melo Ferreira uma psicanalista e psicóloga Econômica teve a brilhante ideia de trazer um livro sobre a cabeça do investidor.

Como a autora é psicanalista e psicóloga e não é formada em Finanças não espere que o livro te ensine a investir, mas sim entender como funciona a cabeça de investidor e quais são as decisões que ele toma ao investir, um livro bem diferente e bem interessante para iniciar a leitura.

Livros para quem quer empreender

Uma das características do Empreendedor é que ele está sempre buscando conteúdos para agregar conhecimento, isso significa que os empreendedores estão sempre estudando e lendo livros para quem quer empreender!

Com pesquisas, estudos e leituras o empreendedor sempre estará atualizado sobre o assunto do momento e poderá criar novas estratégias através de suas leituras, então para quem quer empreender a leitura é algo fundamental, não só dos melhores livros pra empreendedores, mas também de jornais, revistas e artigos voltados para o empreendedorismo.

livros para empreendedores agirem

Podemos considerar que todos os livros que foram citados aqui até agora são livros para os empreendedores agirem.

 Isso porque qualquer um desses livros que você pegar para ler você verá que o autor sempre irá encorajar o leitor a empreender em casa o autor mostra os desafios do Empreendedor ele irá deixar estratégia para que você possa agir e empreender.

Leia também

O que estudar para ser empresário?

Para você ser empresário você precisa estar sempre atualizado e estudando, mas o que estudar para ser empresário?

Isso irá depender da área do empresário! É importante que todas as pessoas que têm interesse em ser empreendedor ou empresário estude o básico da administração e da gestão financeira assim a pessoa poderá administrar sua empresa de forma responsável e evitar problemas futuros.

É necessário que o empresário estude sobre a área que ele irá atuar caso o empresário tenha uma empresa de logística é necessário que ele saiba tudo sobre logística, caso o empresário tenha uma empresa alimentícia é necessário que ele estude sobre o setor da alimentação e assim por diante.

Livros para empreendedores iniciantes

Sabemos que existem vários tipos de livros sobre empreendedorismo, alguns são mais complexos e difíceis de entender, outros são feitos exclusivamente para empreendedores iniciantes.

Sabendo disso vamos separar aqui alguns livros da nossa lista que é voltado para os empreendedores novatos e esses livros são:

  • O poder do hábito
  • A mente do Empreendedor
  • Pare de pensar como empregado
  • Negócios: Um assunto para as mulheres
  • Seja o empresário da sua ideia

Esses livros possuem uma linguagem fácil de entender e os autores focam os empreendedores que estão começando agora, por isso é uma ótima opção para começar.

Dicas para colocar em práticas leitura

Mesmo leitura sendo algo fundamental para todas as pessoas principalmente para os empreendedores existem muitas pessoas que têm dificuldade em colocar a leitura em prática.

Para você que quer começar a ler algum desses melhores livros para empreendedores que deixamos para você, vamos deixar aqui algumas dicas.

A primeira dela é que você não precisa ler um livro por semana e você pode começar no seu tempo.

A segunda dica é que você pode começar a ler 15 minutos por dia ou cinco páginas por dia e quando se passarem 15 dias você perceberá que estará lendo muito mais do que apenas cinco páginas por dia.

A terceira dica é que você procure lugares calmos e tranquilos para realizar a leitura assim você terá mais concentração e não poderá o foco.

Conclusão: melhores livros para empreendedores

Esperamos que esse texto tenha te ajudado em relação aos melhores livros para empreendedores, com certeza qualquer livro que você escolher irá te ajudar em questão de empreendedorismo.

Lembre-se de que o verdadeiro empreendedor ele está sempre estudando para trazer inovação ao seu negócio, então se você ainda não tem o hábito de ler comece hoje, pois isso irá te ajudar não só na questão de empreendedorismo mas em muitas outras.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.