Empreendedores

Nome fantasia MEI: Como escolher? Pode ser alterado?

Emily Clemes

|

12/05/2022

|

4 min de leitura

|

Voltar

Nome fantasia MEI
4 min de leitura

Hoje vamos tratar de um assunto muito importante e que gera muita dúvida nos microempreendedores individuais Nome fantasia MEI. Sabemos que o nome fantasia Mei é escolhido assim que a pessoa pensa em abrir um MEI, mas depois que você definiu esse nome será que dá para trocar?

É isso que vamos tratar nesse texto vamos falar tudo o que você precisa saber sobre nome fantasia para MEI e como você pode modifica-lo,  além de darmos dicas para o seu novo nome fantasia MEI.

E Se você tem interesse em ler sobre como migrar de MEI para ME você pode clicar nesse link para ser redirecionado ao nosso conteúdo que fala exclusivamente disso.

Nome fantasia MEI, o que é?

Na abertura do MEI o empreendedor precisa definir dois nomes o primeiro é o da razão social, ou seja, a razão social é o nome legal que aparecerá em todos os tipos de documentos e contratos que a empresa irá fazer ou assinar, é um nome mais sério e único exclusivamente para sua empresa.

Já o nome fantasia é aquele nome que aparecerá para o público e para os seus clientes, ou seja, o nome que ficará na fachada de sua loja ou de sua empresa, esse nome fantasia já pode ser mais descontraído e está voltado para o serviço que você irá prestar ou o produto que você irá vender, isso nada mais é do que o nome fantasia MEI.

Como escolher um nome fantasia MEI?

Para escolher o nome fantasia MEI você precisa ser criativo, mas além de ser criativo você precisa contar uma história por trás daquele nome e fazer com que esse nome seja relacionado ao seu produto ou serviço, assim todas as vezes que as pessoas lerem o nome fantasia de sua loja elas saberão do que a sua loja se trata.

Busque colocar um nome que não seja muito difícil para o seu público alvo (sim é bom que você pense no seu publico alvo ao decidir o nome do seu estabelecimento, isso faz toda a diferença) às vezes escolher um nome  simples pode ser melhor do que que escolher um nome em que as pessoas não memorizem.

Antes de definir nome você pode fazer uma lista com vários nomes para analisar e decidir entre um deles. Após ter decidido é  hora de você fazer uma pesquisa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) ,onde você saberá se esse nome já esta sendo  utilizado por outra pessoa ou empresa,  ou se está livre para você utiliza-lo.

Como alterar nome fantasia MEI?

Chegou o momento de falarmos cobre como alterar nome fantasia MEI! Mas antes é importante que você saiba que você pode alterar todos os seus dados do MEI e não só apenas o nome fantasia, como por exemplo, você pode alterar o endereço e telefone (caso você tenha mudado), o seu e-mail, a sua ocupação, o capital social e também a forma de atuação .

Leia também

Para alterar qualquer um desses pontos citados acima você precisará:

  • Acessar o Portal do Empreendedor
  • Clicar em atualizar seus dados
  • Alterar dados e informar seu CPF, CNPJ e código de acesso do Simples Nacional
  • Após feito isso você deve digitar os caracteres que apareceram para você
  • E assim aparecerá a página principal para alteração dos dados.

Após você modificar o que deve ser modificado é preciso esperar o código que será enviado pelo SMS.  Esse é o código que você deverá inserir no espaço indicado e confirmar, pronto seus dados estarão todos atualizados.

Alterar nome fantasia MEI receita federal

Como você pode observar no parágrafo acima, é super simples mudar o nome fantasia MEI e não é necessário recorrer a Receita Federal anão ser que você tenha algum tipo de problema com seu nome fantasia.

Caso você ainda tenha dúvida e precise de ajuda, você pode procurar um escritório de contabilidade  para te auxiliar nessa questão. Se você não sabe onde encontrar um escritório de contabilidade aqui na nossa plataforma 4 mãos conseguimos te conectar com até 4 contadores de forma gratuita.

Dessa maneira você pode receber até 4 orçamentos e não apenas tratar da mudança do seu nome fantasia e sim de outros assuntos como abrir uma empresa e assuntos relacionados à contabilidade, basta entrar no site e clicar em”Encontre um contador” com esse simples cadastro você conseguirá receber Até 4 orçamento de forma totalmente gratuita.

Nome fantasia MEI exemplos

Como citamos acima para você criar um nome fantasia Você precisará de criatividade. Mas de onde ira surgir essa criatividade? Para você criar seu nome fantasia você precisa primeiro pensar em seu produto e depois no seu público-alvo, porque pode parecer que não, mas isso faz toda a diferença na hora de escolher o nome da sua loja!

Depois que você decidir isso o produto e o seu público-alvo e pensar em um nome em quê tem a ver com os dois lados é hora de vocês montar uma lista dos possíveis nomes que podem ser utilizados para sua loja.

Caso você queira colocar o seu nome no nome fantasia de sua empresa você pode relacionar o seu nome com seu produto, como por exemplo, “ João borracharia” ou “Francisco jardineiro” se preferir você pode utilizar o seu sobrenome. O importante fazer com que esse nome não seja esquecido pelos seus clientes.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.