Sabonete Artesanal Como Fazer – Passo a Passo

Redator 4mãos

Por: Emily Clemes

Redatora 4 Mãos

26/09/2022

X

Você já pensou em fazer sabonetes artesanal para ganhar um dinheiro extra? Se você já pensou nessa opção, mas precisa entender sobre sabonete artesanal como fazer você encontrou o melhor texto porque aqui iremos falar tudo sobre sabonete artesanal como fazer. 

Aqui deixaremos dicas importantes como, por exemplo, quanto tempo demora para secar o sabonete e também iremos deixar uma receita sabonete artesanal para você começar a fazer aí na sua casa. 

Então fique ligado nesse texto para descobrir tudo que você precisa saber sobre sabonete artesanal como fazer e o passo a passo disso porque esse é um ótimo meio de trabalhar em casa

Sabonete artesanal como fazer? Saiba o passo a passo

Sem dúvida esse é um assunto muito interessante e bem legal de trazer aqui no nosso blog porque além de te ajudar a fazer renda extra ainda iremos te ajudar trazendo uma receita sobre como fazer sabonete artesanal. 

Muitas pessoas ganham a vida vendendo produtos artesanais e o mais vendido deles é o sabonete artesanal. 

Geralmente quem trabalha os produtos artesanais nunca trabalha apenas com um produto, mas sim com vários como, por exemplo, a pessoa pode fazer sabonetes velas entre outros produtos artesanais isso porque é um trabalho legal de se fazer para quem gosta é e Pode render um bom lucro. 

Sim, isso quer dizer que os sabonetes caseiros são fáceis de fazer, é claro que como tudo nessa vida é necessário prática, mas isso você irá ter conforme você for fazendo os sabonetes diariamente. 

É por isso que iremos começar o nosso texto com o passo a passo de como fazer sabonetes artesanal, veja só como é.

No exemplo que iremos trazer aqui você irá precisar dos seguintes materiais: 

Tendo todos os ingredientes em mãos é hora de colocar na prática. 

O primeiro passo é você derreter 1 kg de base branca para sabonete glicerinado no fogão elétrico. 

É importante que você derreta no fogão elétrico porque ele auxilia no processo de preparar o sabonete, então fica mais fácil do que usar um fogão a lenha por exemplo. 

Assim que você colocar a base do sabonete no fogo você deverá deixar a tampa aberta e não poderá ficar mexendo porque isso pode interferir muito no resultado do seu sabonete artesanal. 

Depois que o a base do sabonete estiver no ponto certo (uma massa homogênea e com mais ou menos 50 graus) é hora de acrescentar os outros ingredientes. 

É importante dizer que a ordem que você colocar o resto dos ingredientes não irá interferir no resultado do sabonete artesanal como fazer, mas é legal que você deixe o extrato natural ou corante por último para dar um toque final diferente. 

Então com a base pronta é hora de colocar o óleo de uva, os 150 ml de lauril, os 100 ml de extrato, os 80 ml de essência e por último uma colher do extrato natural ou do corante, mas nesse caso vamos usar o extrato natural porque o extrato natural deixa o sabonete com uma aparência diferente e mais rústica e isso chama bastante e isso chama dos clientes. 

Quando você adicionar todos esses ingredientes é hora de mexer (fora do fogo) suavemente até que o seu sabonete começa a engrossar. 

É importante também que você não dissolva todo o extrato natural porque assim ficarão uns pedaços e irão enfeitar o seu sabonete, mas se você preferir você pode dissolver tudo. 

Assim que você sentir que o seu sabonete já está engrossando é hora de você colocar nas forminhas. 

 Caso você esteja começando e não tem as forminhas certas de silicone para sabonetes você pode pegar um pote e forrar com plástico ou papel manteiga. 

Outro segredo para deixar um aspecto diferente em seu sabonete é não deixar o plástico totalmente liso e sim com algumas dobras para deixar o sabonete um pouco enrugado o que também deixa um sabonete bem bonito e chama bastante atenção das pessoas que têm interesse em comprar. 

Feito isso é só você esperar o sabonete endurecer e desinformar e depois embalar o jeito que você preferir. 

Vale dizer que existem outras formas de sabonete artesanal como fazer, e com outros ingredientes também, essa é só uma de várias maneiras que existem.  

Sabonete artesanal o que é?

Agora que já falamos sobre como fazer sabonetes artesanais e qual o material para fazer sabonete artesanal vamos falar sobre o que é o sabonete artesanal e quais são os benefícios dele. 

Diferente dos sabonetes industrializados o sabonete artesanal é livre de conservantes e feito geralmente em casa. 

Como tudo, o sabonete que é feito em casa é mais saudável do que comprar um sabonete industrializado. 

Geralmente sabonetes artesanais são feitos com a base glicerinada que podem ser da cor branca, transparente ou perolada, independentemente da cor que você escolher o efeito não irá mudar o que irá mudar é somente a cor, aproveite e veja também trabalho online para jovens.

Essa base contém óleo de coco de babaçu óleos vegetais extratos glicólicos e com isso você pode fazer sabonetes esfoliantes e também sabonetes hidratantes, é por isso também que os sabonetes artesanais não ressecam a pele igual os industriais. 

Além de todos esses benefícios de deixar a pele hidratada, conseguir esfoliar a pele com determinado sabonete e ser natural de base glicerinada para fazer sabonetes artesanais dá a possibilidade de fazer sabonetes de diversos formatos ricos em detalhes e também de diversas cores que é bem diferente do padrão industrial que é meio retângulo. 

Você pode usar a sua imaginação para sabonete artesanal como fazer você pode fazer de diversas cores diversas tamanhos diversas formas e também em diversas essências como por exemplo essência de: 

  1. Alfazema 
  1. Algodão 
  1. Aromas amadeirados 
  1. Avelã 
  1. Bambu 
  1. Baunilha 
  1. Bebê 
  1. Canela 
  1. Cereja 
  1. Frutas adocicadas 
  1. Frutas cítricas 
  1. Lavanda 
  1. Marinha 
  1. E diversas outras essências. 

Saiba quais são os materias necessários

Chegou a hora de falarmos sobre os materiais de sabonete artesanal como fazer, então vamos dividir aqui em três partes porque existem os materiais que você irá precisar na produção do sabonete, os materiais que você precisará para serem os ingredientes e os materiais para finalizar. Então pega um papel e uma caneta e comece a anotar aí. 

Mas antes de falarmos sobre os iremos deixar uma dica, pois como esse é um trabalho para fazer em casa é importante que você tenha um espaço separado em sua casa, pode ser até mesmo a bancada caso você não possa separar um cômodo para isso porque assim você não misturará os ingredientes do sabonete artesanal com outros tipos de ingredientes produtos que tem na sua casa. 

Agora sim, já que você já anotou essa dica bem importante podemos falar sobre os materiais e os materiais para produzir sabonete artesanal são: 

Formas de silicone: As formas de silicone são essenciais para começar você pode encontrar essas formas de silicone através de vários sites que tem na internet e que fornecem esse tipo de material. 

Panela esmaltada: A panela esmaltada é específica para trabalhar com sabonetes artesanal porque essa panela não deixa passar nenhum resíduo então é importante que você tenha uma panela esmaltada para que dê tudo certo no momento de fazer o sabonete. 

Espátula de silicone: É de extrema importância que você tem uma espátula de silicone porque ela não esquenta e fica mais fácil manusear o preparo do sabonete com uma espátula de silicone do que com uma colher de pau ou uma colher de alumínio. 

Copo medidor:  O copo medidor é essencial para você medir os seus ingredientes como os óleos e os corantes, porque se você não tiver uma Medida Certa o seu sabonete pode desandar e não ficar bom porque ele pode endurecer demais ou ficar mole demais. 

Fogão elétrico: Como já falamos no começo desse texto é importante que você tenha um fogão elétrico porque ele irá fazer toda a diferença na hora de derreter a sua base glicerinada. 

Agora vem os materiais que são os ingredientes e eles são: 

  1. Base glicerinada 
  1. Óleos essenciais 
  1. Extratos essências 
  1. Corantes cosméticos 
  1. Lauril (Que serve para fazer espuma no sabonete) 

Para finalizar, vamos falar sobre os materiais para as embalagens e você pode comprar: 

  1. Plásticos 
  1. Caixa de madeira 
  1. Fitas 
  1. E etiquetas com o nome de sua marca. 

Pode até parecer muita coisa, mas acredite que você pode começar a fazer sabonetes artesanais com um investimento menor do que R$ 5000. 

Quanto tempo demora para secar o sabonete?

Quanto tempo demora para secar o sabonete? Essa é uma dúvida bem comum e é por isso que iremos responder ela agora. 

A verdade é que um sabonete artesanal demora em torno de 30 a 45 minutos para secar totalmente. 

Muitas pessoas também tem dúvida em relação a quando elas podem embalar esse sabonete será que precisa deixar o sabonete tomar um ar depois de desenformar? Então vamos lá. 

Você não precisa ficar esperando para embalar depois de desenformado a dica que deixamos é que quando o sabonete estiver bem duro você pode desenformar e assim que você perceber que ele está frio e rígido você pode embala. 

Caso você não queira embalar na hora que desenformar você pode guardar sabonete em um pote para que ele fica com pó ou que seja contaminado. 

Então lembre-se não tem segredo você pode desenformar o sabonete assim que ele estiver rígido caso ele não esteja totalmente rígido ainda espera um pouco para desenformar pois isso pode fazer com que o sabonete saia da forma com um formato ruim e assim você terá perdido todo o seu trabalho. 

sabonete artesanal como fazer

Dicas para fazer um sabonete artesanal de qualidade

As dicas para você fazer um sabonete artesanal de qualidade é que você siga o passo a passo das receitas sem ter pressa que o seu sabonete fique pronto logo. 

É importante que você respeite todo o processo para que o sabonete fique com bom aspecto e boa qualidade um exemplo é na hora de derreter a base do sabonete você precisa esperar com que essa base derreta totalmente sem mexer porque se você mexer ela não ficará da forma que deverá ficar sabendo a gente pode até dar certo, mas será com que perca a qualidade. 

Uma dica boa é na hora de usar o extrato, sabonete ficará com visual bem legal se você não dissolver todo o extrato e deixar alguns pedacinhos porque dará um charme e ficará bonito visualmente. 

E para finalizar com chave de ouro você precisa escolher uma embalagem que combine com seu sabonete então capriche na embalagem deixe de uma forma que atrai o olhar dos clientes para o seu produto. 

E essas foram as dicas que trouxemos para você esperamos ter ajudado desde o passo a passo até os ingredientes que você deverá procurar para fazer um sabonete artesanal de qualidade, vale dizer aqui que essa também pode ser uma forma de trabalhar pela internet você pode criar uma página no Instagram ou em outra rede social e começar a trabalhar pelo celular de onde você estiver. 

 Não podemos finalizar esse texto se a gente convidar a visitar o nosso blog do Empreendedor e ter acesso a conteúdo gratuitos como esse que pode te ajudar muito na hora de empreender e também na hora de fazer renda extra. 

Redator 4mãos Emily Clemes

Redatora na empresa 4 mãos, 21 anos e entregando informações valiosas, análises aprofundadas e orientações práticas, direcionadas especificamente para empreendedores, empresários e aficionados por tecnologia. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

como fazer rifa de fraldas

9 Dicas de como fazer rifa de fraldas prática

27/03/2024
Doces para vender a 1 real

7 Doces para vender por 1 real e ganhar dinheiro

26/03/2024
Quanto custa 1 kg de papelão

Quanto custa 1 kg de papelão: Entenda o preço para reciclagem

25/03/2024
Ideias de prêmios para rifa

19 Ideias de prêmios para rifa: Opções que vendem muito

22/03/2024
Como fazer rifa online

Como fazer rifa online Grátis: Melhores Maneiras de criar sua Rifa

22/03/2024
Doces para vender na escola

10 Opções de doces para vender na escola e conquistar todos os paladares!

30/01/2024
E2A Ganhar Dinheiro

E2A Ganhar Dinheiro: Estratégias e Dicas para o Sucesso Financeiro

09/01/2024
Segredos Financeiros: Descubra como suas Notas Fiscais Podem Impulsionar seus Rendimentos

Segredos Financeiros: Descubra como suas Notas Fiscais Podem Impulsionar seus Rendimentos

24/11/2023
Renda Extra Descomplicada: Como o Sprout Gigs Pode Mudar sua Situação Financeira

Renda Extra Descomplicada: Como o Sprout Gigs Pode Mudar sua Situação Financeira

24/11/2023
Benefício Emergencial: Caixa Tem Deposita R$ 600 no Início da Semana; Confira os Beneficiários

Benefício Emergencial: Caixa Tem Deposita R$ 600 no Início da Semana; Confira os Beneficiários

24/11/2023
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.