Empreendedores

Plano de negócios Pronto – Guia completo!

Emily Clemes

|

26/04/2022

|

7 min de leitura

|

Voltar

plano de negócios pronto
7 min de leitura

Você já ouviu falar de plano de negócios? Sabe o que é um plano de negócios pronto? Precisa de ajuda para ter um plano de negócios pronto?

Se você tem dúvidas sobre o assunto você com certeza esta lendo o texto certo! Durante esse conteúdo vamos abordar o assunto  além de te trazer varias ideias de como montar o seu plano de negócios e falaremos também de plano de negócio pronto simples pdf.

Então não deixe de ler até o fim e acabar de ler esse texto inspirado para ter um plano de negócios.

Plano de negócios pronto, como funciona?

Um plano de negócio nada mais é que você planejar algo antes de por em prática, essencial para quem pretende abrir uma empresa ou algo do tipo para evitar surpresas ou prejuízos.

Você pode encontrar um plano de negócio pronto feito em quatro etapas. Na primeira etapa você deve observar o cenário onde você pretende montar a sua empresa ou até mesmo o cenário onde você vive e buscar uma oportunidade nesse cenário.

Através dessa analise de cenário você deve partir para a segunda etapa que é trazer a solução para os pontos que você observou, ou seja, criar sua estratégia de negócio. Para deixar claro vamos dar um exemplo.

Supomos que você mora em um lugar longe do centro da sua cidade onde é difícil se locomover para comprar coisas simples do dia-a-dia, analisando essa situação a estratégia que você tem é montar uma loja que contenha o essencial para que as pessoas que moram em seu bairro não precise se deslocar até o centro e comprem o que precisam de sua loja. Nesse exemplo já podemos enxergar os dois primeiros pontos de um plano de negócios pronto.

O terceiro passo pode ser o mais desafiador para os empreendedores que estão começando do zero, pois é nele que é hora de começar a buscar os recursos, mas o recurso não envolve só a questão de dinheiro, mas também a questão de pessoas, marketing, tecnologia, estrutura e etc.

E a ultima etapa, mas uma das mais importantes é a questão de gerenciamento. Agora que você já descobriu o que fazer, como fazer e tem seus recursos é hora de gerenciar tudo o que você possui para que seu negócio faça sucesso.

Como usar exemplos de planos de negócios para ajudá-lo a criar o seu

Hoje em dia buscar exemplos para montar um plano de negócio assertivo é fácil, isso porque o assunto tem sido muito procurado pelo fato dos brasileiros estarem investindo nos próprios negócios e abrindo suas próprias empresas, e pelo fato da internet contribuir para que essas informações cheguem de forma rápida até você.

Uma ferramenta boa que muitas pessoas que buscam um plano de negócio pronto simples utilizam é o canvas.

O canvas é uma ferramenta que mostra todas as etapas essenciais de como montar um plano de negócios sem complicação e criar suas estratégias, nele você pode por suas informações sobre:

  • As principais atividades de sua empresa;
  • Quais serão ou são suas parcerias;
  • Proposta;
  • Quem são seus clientes;
  • Canais;
  • Quais os recursos que você já tem ou ainda ira precisar;
  • Como gerenciar seus clientes.

Resumidamente o Canvas faz você pensar nas questões: Quem? Quando? Onde? e como? Essas perguntas são essenciais e indispensáveis para o plano de negócios pronto.

É claro que a ferramenta canvas não é a única opção e que você deve sim buscar outros exemplos de plano de negócios prontos para decidir qual o melhor modelo para você e para sua empresa, existem tantos modelos que você até pode utilizar mais de um para melhor administrar seu negócio, existem plano de negócio pronto pdf, em excel, word e etc, assim você pode ver com qual se identifica mais e começar o seu.

Prepare-se para montar seu negócio

Para facilitar essa parte do nosso conteúdo e fazer com que você já crie um cenário em sua mente vamos voltar ao nosso exemplo que citamos no começo desse texto.

Você já analisou o cenário, já criou sua estratégia, mas ainda precisa concluir os dois últimos pontos para montar seu negócio, que seria os recursos e o gerenciamento.

Como citamos acima os recursos não são só os recursos financeiros, isso porque a questão de recursos vai muito além de apenas de dinheiro, ele envolve principalmente o seu tempo e o tempo de outras pessoas que irão te ajudar a por seu negócio em pratica.

Então é nessa hora que você deve buscar contratar pessoas para te ajudar, gerencie o seu tempo, invista em marketing e na estrutura de seu negócio, quando você ver que já tem todos os recursos necessários é hora de começar a gerenciar seu negócio, porque de fato a sua empresa dependera somente de você ou do sócio caso você tenha um e são vocês que terão que gerenciar tudo o que for preciso para manter sua empresa em pé.

 O principal objetivo de ter um plano de negócio próprio é montar tudo no papel e evitar que depois que sua empresa já esteja montada venha a falir, assim você evita perder dinheiro e recursos se não der certo com o tempo.

Plano de negócios pronto word

O plano de negócios pronto realizado pelo word é feito por escrito, onde você deve separar por tópicos e através desses tópicos ir montando detalhadamente o seu planejamento.

Primeiramente você deve pensar no nome de sua empresa o que esta ligado muitas vezes ao produto ou serviço que você vai prestar, então também você deve pensar no seu produto.

O segundo ponto é saber e conhecer quem é o seu público alvo, você deve estudar o seu publico para descobrir como atrai-los para o seu negócio.

Outro ponto importantíssimo é conhecer os seus concorrentes, tantos os diretos quanto os indiretos, assim você saberá o que pode criar de diferente ou inovador para competir com seus concorrentes. Repare nos preços de seus concorrentes, na qualidade de produto, ambiente e em tudo que for possível, assim você evitara de ficar muito acima ou muito a abaixo do preço dos seus concorrentes

Você deve colocar em seu plano de negócio também os pontos fortes e os pontos fracos, assim você pode aperfeiçoar os pontos fortes e pensar em uma solução para aqueles pontos que ainda precisam melhorar.

Existem essas e outras inúmeras coisas que você pode por em seu plano de negócios pronto no word, como os pós e contras, investimentos, gastos, fornecedores, mercadoria, funcionários, local e etc. Mas você deve sempre se questionar e colocar no seu plano de negócios quando você poderá colocar em pratica, como você ira tirar o seu negócio do papel, onde esse projeto vai se concretizar, o por que ele é importante para você e quem você deseja atingir, pensando nisso fica muito mais fácil de montar o seu plano de negócio.

Leia também

Plano de negócios pdf pronto

Como explicamos existem vários jeitos de montar o seu plano de negócio, até mesmo em pdf, mas se você é uma pessoa que prefere controlar suas coisas pela planilha você pode optar por montar seu plano de negócio no Excel.

No excel fica mais fácil de você montar seu plano de negócios por partes como por exemplo planejar sobre a gestão financeira, o recursos humanos, marketing, comercial, vendas , jurídico e todos os setores que sua empresa envolver.

Lembrando que não é uma regra você escolher um plano ou outro você pode escolher os dois ou mais e se organizar da maneira que achar mais fácil.

Plano de negócio pronto simples

Chegamos ao final desse texto e acreditamos que até aqui você já pode entender tudo sobre plano de negócios pronto, pois agora você já sabe a importância de fazer um plano de negócios e mesmo que ele não zere as possibilidades de risco ele faz com que essas possibilidades diminuam bastante.

 Caso você ainda esteja com duvidas você deve pesquisar mais sobre o assunto ou procurar ajuda de algum profissional voltado para área de empreendimento para que possa te ajudar, mas o importante é não deixar de realizar seu plano de negócio.

Se esse conteúdo foi útil para você e você ficou curioso em saber mais sobre empreender você não pode deixar de visitar nosso blog do empreendedor para pegar mais dicas para montar seu negócio.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.