Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Se você está buscando aumentar suas vendas, saiba eu fazer WhatsApp Marketing é uma poderosamente ferramenta. E neste conteúdo vamos falar sobre ações de Marketing práticas que você pode fazer indiferente do tamanho de seu negócio. Assim como falar sobre insights para você vender todos os dias usando o WhatsApp.
Sem dúvidas, o WhatsApp Marketing é uma ferramenta poderosa de vendas. Você sabia que segundo um estudo, em média cada pessoa olha em média 120 vezes por dia? E p melhor no WhatsApp é que não há anúncio patrocinado, então você está contato direto com seu cliente ideal. Se usar isso da forma correta, você pode levar suas vendas para um outro nível.
Então se o seu negócio não está estrutura com o WhatsApp com certeza pode estar deixando muito dinheiro na mesa.
Muitas pessoas, quando pensam no WhatsApp marketing, associam isso em fazer campanhas e chegar até o cliente. Mas na verdade isso não é muito bem aceito. Isso porque as pessoas não gostam de serem incomodadas.
E saiba essa é uma das piores formas de vender, porque parece mais que está invadindo a privacidade de seu cliente. Então se for prospectar via WhatsApp, vamos falar sobre isso no decorrer do texto, assim como falaremos dicas poderosas de como fazer isso.
Agora quando falamos da prática reversa, isso é muito bem aceito. Quando você tem uma referência de onde conseguiu aquele contato, as pessoas tendem a respeitar e claro, estarem abertas a ouvir o que você tem a dizer.
Quando você recepciona o cliente e disponibiliza esse canal de atendimento, ele se torna uma excelente forma e atendimento, seja um novo cliente ou ativo. As pessoas não querem mais falar no telefone, preferem falar por WhatsApp.
E para você fazer marketing WhatsApp, é importante você passar um posicionamento correto de negócio. Quando falamos de WhatsApp, a plataforma disponibiliza para uso pessoal e também tem como você usar o uso comercial que é o WhatsApp Business, podemos fazer uma analogia aqui. A mesma coisa que acontece com o Facebook você tem o perfil pessoal e também e a página de negócios, ok?
É importante que você tenha o WhatsApp Business, porque a mesma forma quando o cliente recebe um e-mail que não tem o domínio de sua empresa, ele pode pensar empresa não deve ser muito estruturada.
Mas quando ele recebe um e-mail com o nome da sua empresa, isso mostra uma profissionalização melhor. O mesmo acontece com o WhatsApp Business: você também passa uma profissionalização melhor.
Para usar o WhatsApp como uma ferramenta poderosa de ações, é muito importante que o cliente adicione você na agenda dele. Isso será base para todas as demais dicas. Então de alguma forma gere valor, informe que terá promoções, avisos rápidos por status ou lista de transmissão.
Use argumentos para ele adicionar o seu contato no telefone dele, isso é primeira dica importante para usar o poder do WhatsApp Marketing. Agora, listamos diversas ações de marketing por WhatsApp que você pode fazer usando estratégias poderosas de WhatsApp Marketing. Depois disso, vamos te ensinar a não somente atrair mais na sequência, assim como você pode usar estratégias que fazem você realmente vender.
Essa é uma forma muito bacana de gerar conteúdo relevante. Crie grupos de WhatsApp relacionados ao tema que você trabalha, isso vai te ajudar a encher seu topo de funil e captar mais clientes. Claro que é muito importante criar políticas de privacidade e sempre deixar alguém ali no grupo como administrador para evitar que pessoas fiquem chamando aleatoriamente.
Outra dica bem importante aqui é você cadastrar esses grupos em diversos sites que divulgam gratuitamente e sem dúvida divulgar nos seus principais canais de comunicação, como as redes sociais.
Mais atenção: tenha um planejamento de conteúdo para primeiro aumentar sua autoridade e segundo sempre lugar, levar o cliente para o próximo nível.
Mais uma ação poderosa de WhatsApp Marketing, existem agências de viagens que iniciaram fazendo marketing convencional, mas começaram a gerar tanto contato no WhatsApp que hoje não precisam mais investir em tráfego pago porque tem diversas pessoas em sua lista de transmissão. Estas que fecham diversos tipos de vendas.
Atenção com a lista de transmissão para não incomodar os seus clientes. A ideia aqui é facilitar a comunicação e não virar spam. Para facilitar isso você pode usar as tags com pessoas, ou seja, você conseguiu separar o momento que aquele cliente está.
Hoje em dia, muitas empresas possuem uma base de e-mail bem interessante. Mas quando fazemos ações de e-mail marketing, infelizmente a quantidade de clientes que abre é muito pouco. Diferentemente do que acontece quando nos disparamos uma ação de WhatsApp Marketing. A taxa de visualização é incomparável e agilidade na tomada de decisão também é muito rápida.
Então crie valor através do WhatsApp. Seja isso feito nos Status, lista de transmissão ou até mesmo nos grupos. Engaje seus clientes, isso vai aumentar sua autoridade e o seu poder de venda.
Aqui, temos uma maneira que funciona muito bem. Colocamos os principais envolvidos do cliente em grupos e com os nossos principais envolvidos. Normalmente. fica uma pessoa que e responsável pelo atendimento, que pode ser o dono da empresa ou sócios, interveem no caso de qualquer problema.
E é necessário ter uma regra: tudo deve ser amarrado com o cliente e toda a operação é feita naquele grupo. Isso permite uma rápida no ausência de algum colaborador.
O cliente quer comprar de você e ele pediu para fazer o pagamento. Não deixe ele sair da conversa com você. Entre em sua ferramenta de pagamento e gere o link de pagamento ou até mesmo envie o boleto e já finaliza essa venda. Isso é muito importante para que você não perca o cliente,
Também existe o WhatsApp Pay, que em breve estará disponível para todos. Isso permite que as pessoas enviem e recebam dinheiro. Ou seja, você pode realizar transições financeiras dentro de seu WhatsApp e isso vai fomentar o aplicativo ainda mais como uma excelente ferramenta de vendas.
Muita vezes no e-mail você não consegui passar um sentimento tão bacana. Ao fazer isso via WhatsApp, é possível humanizar totalmente esse atendimento. Você pode gravar um áudio para aquele grupo ou cliente, até mesmo um vídeo com uma explicação rápida.
Isso é extremamente poderoso e funcional. Você sabia que quando se envia uma mensagem alguns estudos dizem que gera 80% de abertura e mais gera também respostas e interações instantes? Mas tenha cuidado para fazer apenas propaganda pelo WhatsApp.
Outra ferramenta poderosa de se usar é você trabalhar muito bem seu status do WhatsApp. Se está vendendo um produto ou um serviço, faça ações de marketing poderosas usando o WhatsApp.
Por exemplo: você começa avisando uns dias antes que X dia realizará uma mega promoção. Um dia antes. você lembra isso, assim como faz isso em duas horas antes. Depois disso, disponibiliza os produtos ou serviços que quer vender.
Vamos dizer que esteja vendendo roupas. Coloca fotos de tudo isso no Status e na medida que for vendendo, atualize as pessoas que ainda não compraram. Isso poderoso e gera o gatilho de urgência. Gerando um grande volume de venda.
Isso não é válido apenas para produtos. Muitas pessoas usaram esta mesma técnica para vender cursos, por exemplo.
Assim como falamos sobre a importância de você ter um chat em seu site, você pode encurtar o caminho. Para alguns tipos de mercados você pedir para o cliente falar diretamente com você no WhatsApp. Para isso, basta gerar o link do WhatsApp e ao clicar, já irá te chamar.
Isso vai trazer muitos clientes quentes e vai aumentar a sua conversão bruscamente. Então em suas mídias sociais e até mesmo no Youtube, divulgue um link para o cliente já falar com você rapidamente.
Agora queremos ajudar a vender mais pelo WhatsApp. Veja estas dicas para chegar mais longe por meio da venda deste aplicativo.
Isso ajuda muito aqui nas empresas. Como há todo o processo de vendas mapeados, é feito a criação de todo o pitch de vendas e basta ir adequando o atendimento de acordo com a necessidade de quem está entrando em contato.
Entenda que a ideia aqui é ganhar agilidade e não realizar um atendimento frio e robotizado. Além disso tenha templates diferentes para momento dos clientes diferente e também para cada linha sua de produtos.
Nunca use o seu WhatsApp de forma com prospecção fria. Issso é muito invasivo e a pessoa precisa ter deixado o contato algum lugar. É preferível que você gere muito valor para algum seu potencial cliente a ponto dela baixar uma isca digital.
Quando ela tiver lher passado o telefone você informa de onde vem aquele contato e dessa forma, você realizará mais vendas pelo WhatsApp.
Já emendando essa dica de onde vem o contato, quando você faz uma venda para alguém, use o poder da indicação. Isso mesmo, aquela pessoa que está comprando aquele produto ou serviço conhece pessoas que também compraria.
Isso é muito poderoso, pois quando você entra em contato falando que alguém disse que a pessoa teve interesse em comprar esse serviço ou produto, há um valor agregado.
E não estamos falando apenas sobre vendas. Mas quando você faz pesquisa de mercado, a pesquisa de satisfação aumenta. A sua chance de vendas aumenta significativamente, então use de indicações para vender pelo WhatsApp.
O WhatsApp ainda visualiza ações de envio em massa como spam. A melhor forma de enviar alguma ação em massa é sempre pedir para o cliente te adicionar no contato dele. Isso vai te ajudar muito não ser considerado como spam. Existem várias ferramentas que fazem ações mais tome cuidado com isso. Porque seu número pode ser banido.
A agilidade é muito interessante, porque você consegue acessar aquele cliente o mais rápido possível. Em contrapartida, você também precisa ser ágil para atender. Não há coisa pior do que chamar no WhatsApp comercial e ninguém te responder. Dessa forma, seu cliente esfria e você perde vendas.
WhatsApp é talvez, a mídia social mais próxima que existe. Porque ela deixa você muito perto do cliente e traz uma afinidade fora do comum. Além da facilidade de contato que com certeza transforma seus resultados.
Como você sempre está a disposição ou deveria estar, isso te ajuda a fazer ações de pós vendas muito mais efetiva. Além de criar uma sensação de exclusividade ao cliente. Entre outras diversos benefícios para você e ao seu cliente. Então faça marketing WhatsApp sem moderação.
Esse com certeza é o maior benefícios que se bem explorado pode gerar muito retorno, então venda pela WhatsApp todos os dias.
Agora que você entendeu tudo sobre o assunto, também é necessário compreender que sua empresa precisa necessariamente estar em dia com o Governo. Para isso, ter um CNPJ é obrigatório não apenas pela lei, mas também para ser visto com um maior profissionalismo. Desta forma, sempre tenha um contador para lhe apoiar nestas demandas.
Não sabe como encontrar um contador para fazer isso? Está no lugar certo! Logo depois de conversar com nosso time de atendimento, iremos realizar o cadastro desta demanda em nossa plataforma interna. Em seguida, basta esperar que até 4 escritórios de contabilidade entrem em contato por meio de um orçamento personalizado. E entenda que você não paga nada para receber isso.
Quando estiver com tudo em mãos, basta escolher o escritório de contabilidade que cuidará das demandas de sua empresa. Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor, mas no caso de qualquer problema, iremos intervir para que sua demanda seja realizada.
Então não perca tempo e contate-nos agora mesmo! E diga nos comentários: como você usaria o WhatsApp Marketing em seu dia a dia?
Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.
A importância da fotografia no contexto do marketing digital
7 Textos prontos para pedir parceria – Só copiar e colar
Agradecimento ao palestrante: 9 textos para copiar e colar
110 Nomes de salão de manicure e pedicure
Como fazer rifa de páscoa 100 números
Como fazer propaganda de produtos? 10 Dicas e exemplos
Como Ver Perfil Privado do Instagram 2024
A Biografia de Alexandre Birman: Trajetória de Sucesso e Inovação
Biografia Sergey Brin: A História do Co-fundador do Google e sua Contribuição para a Era Digital
Biografia Bill Gates: A Jornada do Visionário da Tecnologia
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.