Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
Está pensando em começar um negócio de doces? Se sim você está no lugar certo, aqui nesse artigo vamos falar de tudo como montar uma doceria, quais são seus principais desafios e como pode iniciar esse negócio de uma forma prática, segura e inovadora.
Vamos explorar todos os pontos que envolvem esse negócio, desde a estrutura inicial, quais as opções de modelos de negócio, estratégia que te ajudam a vender muito, assim como a parte de legalização e é claro vamos falar também o quanto você pode faturar com uma doceria. E sem mais demora, vamos colocar a mão na massa, boa leitura!
Nesse artigo nos reunimos as melhores dicas para começar um negócio de doces na internet, existem algumas formas de como começar um negócio de doces, seja iniciando dentro da sua casa, via doceria online ou até mesmo montando loja física.
Mais antes de qualquer coisa gostaria de destacar a importância de ter um negócio realmente com foco em seu cliente, com toda a restrição que ocorreu e o aumento do delivery os clientes precisam de um bom motivo para te escolher, porque a tomada de decisão do consumidor está mais criteriosa em especial pela facilidade da compra pela internet.
Essa facilidade de escolher um local ou nem sair de casa, faz com o mercado se torne mais competitivo, por esse motivo o vamos propor é que você foque no consumidor, gere uma experiência para ter um negócio verdadeiramente lucrativo.
Pensando nisso tudo que vamos falar nesse artigo será um torno do cliente, você precisa ter o cliente no centro do negócio e a partir daí você toma todas as decisões, como por exemplo:
Enfim essas são algumas perguntas básicas que vamos explicar agora ao longo desse artigo.
Se está querendo saber o que é necessário para abrir uma doceria o plano de negócios será sua principal ferramenta para te responder essa pergunta, porque com base nela vai mapear todo o processo para abrir sua doceria.
Diante disso, siga esse passo a passo para ter todas as informações necessárias de abrir uma doceria que efetivamente pode te trazer bons resultados financeiros.
E não se esqueça esse mapeamento é fundamental para ter sucesso em seu negócio, então seja muito criterioso ao fazer, porque pode deixar de perder dinheiro e fazer com que seu negócio seja realmente próspero.
Tudo deve começar na pesquisa de mercado, essa ferramenta vai ajudar a mapear o cliente ideal, fornecedor e até mesmo o tipo de concorrente indireto e direto. Mas vamos concentrar nossa energia no cliente ideal para depois explorar os outros tipos.
Conforme falamos anteriormente você precisa saber quem é seu cliente ideal, um erro comum é os empreendedores montarem seus negócios para eles mesmos e isso é uma falha relativamente comum.
O correto é você mirar um mercado e dentro desse mercado existe um cliente ideal e aí sim criar uma proposta de valor exclusiva. Essa proposta ela envolve o cliente como um todo, desde o local que vai abrir a loja de confeitaria, a classe social, a idade se o seu cliente é casado ou não, ele tem filhos? Enfim todas as informações demográficas do seu cliente ideal.
Feito isso é aconselhável que você busque mais informações com esse cliente, essa pesquisa precisa ser qualitativa ou seja, você vai perguntar ao seu cliente e ele vai descrever as suas perguntas. Muita atenção nesse ponto porque aí que mora as grandes oportunidades!
Isso vai te ajudar a encontrar problemas que o mercado não tem resolvido e você pode montar o seu negócio atendendo alguns desses problemas, mais além de buscar o seu cliente use fontes de pesquisas como essa agora que vamos apresentar do Ifood.
Como dissemos um bom plano de negócios precisa iniciar com foco no cliente, diante disso a primeira pergunta que precisamos responder quais os tipos de doces mais vendidos e para isso uma fonte interessante é o Ifood. Pois trata-se de um aplicativo que tem boa relevância em especial em algumas localidades no Brasil.
Então vamos aos doces mais vendidos no Ifood, obviamente isso varia muito de acordo com cada região, mais reunimos aqui alguns tipos para ajudar em sua análise:
Esses foram alguns tipos de doces mais vendidos no Ifood e é claro que essa informação varia muito de acordo com seu cliente, por esse motivo sempre aconselhamos a busca dessa informação direto da fonte que é seu cliente ideal.
É claro que o Ifood não pode ser a sua única fonte de informação a respeito do que vender em uma loja de confeitaria, sendo assim vamos listar aqui alguns tipos de doces que vendem bem. Além da lista já apresentada acima segue mais algumas opções que é importante estar dentro do seu radar:
Enfim aqui também é uma lista enxuta em o que vender em loja de confeitaria, com certeza deve explorar mais essas informações e entender em sua região.
Muitos se perguntam como ter uma doceria de sucesso? A resposta é coloque o cliente e estruture tudo ao redor desse cliente e um dos primeiros passos ao pensar na localização é o que será mais fácil para meu cliente, em termos de deslocamento.
Então quando for pensar em como montar um ateliê de confeitaria já pense se realmente aquele local condiz com seu cliente ideal, veja também a movimentação, locais próximos a escolas, faculdades, ponto de ônibus, estação de trem sempre são ótimas localizações.
Não esqueça do estacionamento, locais sem estacionamento sempre tem pontos negativos ao cliente, decidir se realmente vai parar ou não, então muito importante dependendo da sua proposta de valor.
Outro ponto importante é a legalização, ou seja, o que sua prefeitura exige para que seu negócio esteja realmente legalizado. Para isso é necessário primeiro ir à prefeitura pegar esses requisitos e depois escolher o imóvel adequado.
Mas fique tranquilo vamos falar de legalização um pouco mais a frente. O que é preciso para abrir uma doceria online? Dicas de divulgação!
Bom no seu caso se você está escolhendo a opção de abrir uma doceria online a localizaçãonão é importante, porém existem pontos relevantes como por exemplo a estruturação da sua divulgação.
Bom se realmente quer saber em como vender doces pela internet precisa de novo saber onde seu cliente está, isso mesmo as mídias sociais que ele usa, qual tecnologia mais favorável e claro entender como ele prefere ser atendido.
Aqui um ponto de erro comum também alguns empreendedores ao pensar em como ter uma doceria de sucesso quer sair criando aplicativo ou loja de e-commerce, porém se o cliente não usa nada adianta.
Agora uma boa sugestão não se esqueça dos Marketplaces, isso mesmo aplicativo como Iffod pode trazer novos clientes e mesmo que existe suas taxas você pode criar estratégias para criar um relacionamento e finalização daquele cliente.
Paralelo ao Iffod é claro que você precisa ter uma boa divulgação via mídias sociais como falamos, tais como facebook, instagram, grupos da cidade no Facebook e até mesmo grupos de WhatsApp. Em algumas regiões mapear micro influenciadores também pode ser uma boa estratégia para divulgação.
Fazer ações de inauguração e até mesmo promocionais para trazer o cliente para o primeiro contato com seu produto é fundamental, então não deixe de criar estratégias nesse sentido. Claro ter o Google meu negócio cadastrado será essencial, isso facilitará que os clientes regionais encontrem seu local facilmente sem mesmo te conhecer, caso seja o momento você pode montar um site onde o cliente pode pedir no seu WhatsApp ou até mesmo comprar vialoja virtual ou aplicativo.
Lembra-se isso não se aplica apenas para docerias online, mais também para as físicas. Como empreendedor nos necessitamos de vários canais de aquisição de novos clientes. Diante disso você ter uma boa estratégia de marketing digital e vai vender muito!
LEIA MAIS:
NOMES PARA LOJAS DE DOCES
frase para vender ovo de páscoa
Esse é um ponto muito importante para realmente se destacar no mercado, você precisa entender quais são seus concorrentes diretos e indiretos. Importante ratificar que o concorrente ele precisa ser uma fonte de inspiração e não uma forma de copiar e modelar todo o seu negócio com um concorrente, até porque você tem um cliente ideal que pode ser diferente do seu concorrente.
Então ao mapear o concorrente busque responder algumas perguntas:
Enfim são informações básicas que vão te ajudar a entender como começar um negócio de doces e será essencial para ter uma boa estratégia de diferenciação.
Sem dúvidas ao vender doces, precisa pensar em bons fornecedores, isso vai determinar se realmente tem uma boa qualidade e pode afetar diretamente em seu negócio.
No início talvez utilize esses mercados que vendem no atacado, mais posteriormente precisa pensar em fornecedores mais exclusivos na medida que vai crescendo, então alguns pontos importantes para avaliar os fornecedores:
Dúvidas o seu conhecimento em fazer doces será um grande diferencial, porque não adianta fazer um excelente plano de negócios se o seu produto não tem qualidade.
Então se capacitar é fundamental para que possa montar uma loja de confeitaria, pensando nisso fomos atrás de uma boa opção para que você realmente se capacite, dessa forma encontramos um curso com o melhor custo-benefício.E atenção isso realmente precisa ser uma prioridade para quem deseja ter um negócio de sucesso, para ter acesso ao curso clique aqui e garanta a sua vaga!
Talvez você se pergunte em como começar um negócio de doces, e qual a estrutura necessária em termos de equipamentos e equipe. Bom isso vai variar de acordo com o seu tamanho, as vezes você pode montar em sua casa se for um delivery de doce e ser “eu empresa”.Agora se for algo maior vamos colocar algumas sugestões de composição de equipe:
Já para equipamentos também vai variar de acordo com o tamanho de sua loja de confeitaria, mais em resumo você precisa de:
Esses são equipamentos básicos e necessários para ter uma produção pensando em uma loja de doces que tem um bom volume.
Abrir uma empresa precisa ter um ponto de atenção, em especial se for abrir uma loja física, pois necessita verificar com a prefeitura da sua cidade as exigências que podem variar de município para município e que afetam diretamente a sua estratégia.
E você sabia que um escritório de contabilidade pode te ajudar nesse procedimento, normalmente essas questões são técnicas e burocráticas são complexas para o empreendedor e através do 4 Mãos você pode se conectar gratuitamente com até 4 contadores e iniciar o processo de legalização da sua doceria.
Abaixamos reunimos duas principais perguntas a respeito desse assunto:
Precisa entender melhor seu modelo de negócio, porque se for atuar como uma padaria também você pode abrir no CNAE 4721102: PADARIA E CONFEITARIA COM PREDOMINÂNCIA DE REVENDA.
Agora caso seja uma fabricação em casa o CNAE 1091-1/02 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE PADARIA E CONFEITARIA COM PREDOMINÂNCIA DE PRODUÇÃO PRÓPRIA poderá ser mais viável.
Para saber o CNAE para confeitaria conte com os serviços gratuitos da nossa plataforma, onde um contador de acordo com sua atividade pode pesquisar e encontrar a melhor opção.
Talvez você pergunte se uma confeitara pode ser MEI e a resposta é sim, confeiteiro está enquadrado nas atividades de MEI, porém precisa respeitar alguns critérios como o limite de faturamento até R$ 81 mil reais e também 1 (um) funcionário.
Caso não esteja dentro desse critério será necessário abrir um ME onde um escritório de contabilidade poderá te auxiliar nesse sentido, não deixe de usar a plataforma 4 Mãos que é uma solução gratuita para te conectar com o contador mais adequado a sua necessidade.
Isso mesmo você sabia que existe até 4 tipos de escritórios de contabilidade e cada um tem um formato de cobrança totalmente diferente que o outro? Assim como também a prestação de serviço, então escolha certo com a consultoria gratuita do 4 Mãos.
Sem dúvidas doces é uma paixão do brasileiro e é um mercado que tem muitas vantagens quando bem estrutura, nesse artigo buscamos abrir seus olhos para que você não dependa de competir por preço, pelo contrário com um bom diferencial competitivo fará com que você tenha uma boa margem de lucro.
Outro ponto é tamanho do mercado, existem uma diversidade de doces muito grande quevocê pode explorar e com certeza essa é um excelente mercado, até porque são poucas lojas hoje especializadas, onde o consumidor fica na mão das padarias.
Mas claro sempre ratificamos com certeza é um bom mercado se você efetivamente fizer sua lição de caso e montar uma doceria diferenciada focando no seu cliente ideal.
Isso será muito relativo do tamanho do seu negócio, como exploramos aqui você pode abrir uma doceria da sua casa, delivery, ou até mesmo uma loja física ou online.
Então realmente irá variar bastante, mas pensando em como montar um negócio de doces que seja relativamente pequeno estamos falando em torno de R$ 20mil a R$ 30mil, podendo variar de acordo com o local e espaço, equipamentos e equipe.
Quando existe a necessidade de reformas mais drásticas esse valor pode ser maior, não esqueça de considerar o capital de giro.
Claro tem como abrir uma doceria pequena com pouco dinheiro em especial via somente delivery ou em locais bem menores, nesse modelo você aposta em uma variação bem menor em seu cardápio de doces, dessa forma toda a estrutura será menor e consequentemente o investimento também, então você pode iniciar com R$ 3mil a R$ 10mil.
Mas se o seu caso é dentro da sua casa eu diria que a sua capacitação em curso e muito esforço usando seus próprios equipamentos diminui muito a entrada desse negócio. O valor de investimento nesse caso eu diria que seria abaixo de R$ 1mil.
Mesma coisa que o investimento isso vai variar muito de acordo com a sua estrutura, mas levando em consideração que estamos falando de uma pequena doceria o valor de investimento está me torno de R$ 5Mil a R$10mil, claro para docerias maiores, bem localizadas e com uma variação maior de produtos os valores estão entre R$ 30mil a R$ 50milreais.
Aposte em uma boa divulgação e tenha vários canais de aquisição, desde atendimento no balcão, delivery, aplicativos de comida e até mesmo de atendimento em eventos. Isso fará que sua receita seja maior e pode trazer um bom resultado!
A margem de lucro de uma doceria pode ser muito interessante, principalmente se conseguir administrar bem seus investimentos com custos fixos e também caso tenha um bom fornecedor, dessa forma a sua margem e lucro está em torno de 30% a 45%.
Lembrando é claro que isso vai depender muito da sua gestão, então o lucro pode variar tanto para mais como também para menos.
Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
VPN Gratuita: Segurança e Liberdade Online com Planet VPN
As plataformas de cassino são confiáveis? Descubra a verdade sobre elas
Como iniciar sua própria pequena empresa: 10 dicas essenciais
Como Remover Marca d’Água de Suas Fotos com Dewatermark
Qual a melhor frase para colocar no Instagram? Frases Curtas
Airbnb no Interior de São Paulo – Como Lucrar com Aluguel de Curta Duração
Quais as plataformas de jogos que mais pagam?
9 Dicas de como fazer rifa de fraldas prática
7 Doces para vender por 1 real e ganhar dinheiro
Quanto custa 1 kg de papelão: Entenda o preço para reciclagem
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.