Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Natalia Mantovani
Redatora 4 Mãos
uma série de fatores envolvidos, que devem ser colocados em questionamento.
Infelizmente, em nosso país as conformidades legais são muitas, tanto no momento de abertura quanto na hora do encerramento de empresa.
É preciso analisar diversos detalhes, avaliar dados e até se organizar para que possa começar a dar andamento nos processos.
Para facilitar este processo delicado, criamos uma espécie de guia, e assim você pode se espelhar e começar a entender cada etapa. Veja a seguir:
Nesta primeira etapa, é preciso ponderar e analisar em uma visão micro e macro do negócio, se realmente a saída é o encerramento de empresa.
É importante verificar se não há a possibilidade de reerguer o empreendimento ou se o melhor a se fazer é deixá-la apenas inativa para retornar em um momento posterior. Vale ressaltar que se optar por apenas deixar a empresa sem atuação, você terá que mantê-la regulamentada, para não sofrer nenhum dano futuro.
Consultar um especialista em gestão de negócios ou um contador, é bem indicado nesta fase, para que juntos possam fazer a melhor escolha.
Caso sua empresa possua um modelo societário, é necessário a assinatura de todos os sócios em um termo chamado de “distrato social”.
Neste documento deve ser discriminado o motivo do encerramento da sociedade e como serão divididos todos os bens da empresa. Caso não possua uma sociedade, pule esta etapa, vá direto para o processo a seguir.
Neste caso, trata-se de um documento emitido de forma gratuita, que é chamado de Certidão Negativa de Débito. Basta solicita-lo no site da Previdência Social, e serve para averiguar a existência de débitos pendentes.
Se existir alguma pendencia em relação aos débitos, deve ser resolvido diretamente com a Receita Federal.
(IMAGEM)
Outro documento necessário para o encerramento de empresa é o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele deve ser solicitado no site da Caixa Econômica Federal (CEF).
Assim como no item anterior, caso haja alguma pendencia, ela deve ser resolvida.
Você também terá que procurar a Secretaria de Finanças do seu município para dar baixa na prefeitura. Lá você conseguirá verificar o pagamento de seus impostos e se há algum tributo em aberto.
Para a baixa no estado, procure Secretaria da Fazenda para verificar sua Inscrição Estadual.
Para completar ainda mais as documentações, você terá que obter a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. O mesmo se trata de um documento que comprova a sua regulamentação com o Governo Federal.
Ao chegar na junta comercial para dar andamento no encerramento de empresa, será necessário apresentar uma série de documentações que comprovam que sua empresa está em dia com a legislação.
Estes documentos se referem aqueles que citamos anteriormente no texto, como regularização de tributos, de débito, de prazos, entre outros.
Entretanto, o processo do pedido de arquivamento de atos de extinção, não é gratuito. Uma taxa é cobrada para protocolar a solicitação, e o seu valor varia de acordo com o estado.
O tempo que isso irá levar também depende da atuação de cada local.
Chegamos na fase final do encerramento de empresa. A baixa do CNPJ é realizada junto à Receita Federal, e pode ser feita pelo site, de forma online.
O programa chama-se PGD-CNPJ (Programa Gerador de Documentos do CNPJ) e serve para fazer a solicitação de cancelamento do CNPJ e a emissão do Documento Básico de Entrada (DBE), que precisa ser assinado com firma reconhecida em cartório.
Como podemos ver, são diversas etapas que devem ser seguidas para o encerramento de empresa.
Com isso, você empreendedor pode acabar se perdendo em alguma etapa, ou apenas se esquecendo de alguma documentação. Para evitar transtornos e problemas futuros com este encerramento, é recomendado a ajuda de um profissional contábil.
O que este profissional fará por você, é agilizar cada etapa e efetuar a demanda com precisão.
Se está precisando de uma ajuda com isso, que tal receber até 4 orçamentos GRATUITAMENTE?
É isso mesmo, a plataforma 4 Mãos conecta você empreendedor com até 4 escritórios contábeis. Assim você pode escolher o que melhor se enquadra na sua realidade. Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!
E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LindedIn.
Redatora na empresa 4 mãos, compartilho conhecimentos valiosos, análises detalhadas e diretrizes práticas voltadas para empreendedores, empresários e amantes da tecnologia. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.