Veja algumas dicas que podem te ajudar a trabalhar com o eSocial

Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

Redator 4mãos

11/07/2019

X

O eSocial é um projeto inovador que contribuiu para reduzir a burocracia relacionada a muitos processos trabalhistas dentro das empresas. Além disso, esse sistema consegue gerar dados importantes para que o Governo Federal trace estratégias para a geração de emprego, por meio dos relatórios do Caged. 

Contudo, muitos negócios ainda estão tendo dificuldades para se adaptar ao novo sistema. Isso é natural. Para ajudá-los, decidimos publicar algumas dicas que podem contribuir para que a sua empresa trabalhe melhor com o eSocial. Vamos lá?

1. Organize os dados básicos sobre os seus colaboradores

O eSocial é um sistema que integrou outros 15 sistemas. Sendo assim, as informações cadastradas precisam ser semelhantes aos cadastros realizados anteriormente. 

Por isso, o setor de RH deve se atentar aos dados básicos, como:

Caso algum dado esteja incorreto, o sistema não aceitará a submissão de informações. Aproveite essa oportunidade para revisar as informações dos seus colaboradores. 

2. Contrate um escritório de contabilidade que sabe trabalhar com o eSocial

A atualização das informações citadas no tópico anterior pode ser muito trabalhosa para a sua empresa. Para evitar erros, a contratação de um escritório de contabilidade pode ser indicada. Assim, a sua equipe de RH pode continuar cuidando das demandas do setor. 

Além disso, contar com a ajuda de um escritório de contabilidade pode fazer com que esse processo seja feito de maneira mais fácil e segura. 

3. Atente-se à formalização do trabalhador

Devido à grande rotatividade, alguns negócios permitiam que seus profissionais trabalhassem de maneira informal até que eles providenciassem todos os documentos necessários para a contratação. 

Com o eSocial, essa prática não é mais possível. A contratação, a demissão, o cancelamento de aviso prévio, o afastamento por doença e o retorno desse afastamento devem ser informados pelo sistema no momento em que ocorrerem. 

4. Acompanhe o portal do eSocial

O site do eSocial oferece muitas dicas e informações para o empresário. Acompanhando essas notícias, a empresa estará por dentro dos novos prazos, prorrogações ou alterações nas normas vigentes. 

5. Não se esqueça dos laudos médicos

Os laudos médicos sempre foram uma das principais obrigações da empresa junto ao seu funcionário. Assim, ela comprova que oferece um ambiente seguro para o seu profissional, além de todo o suporte para a sua segurança laboral. 

Lembre-se que com o eSocial o Governo terá acesso imediato a esses laudos. Caso identifique alguma informação incorreta, os agentes públicos poderão ir até à sede da empresa para verificar pessoalmente esses documentos, como exame admissional, demissional e os exames periódicos. 

Com essas dicas ficou mais fácil trabalhar com o eSocial, não é mesmo? Então, organize-se e contrate um escritório de contabilidade para ajudar o seu departamento de RH. Você conhece os erros mais comuns que os empresários cometem? Nós preparamos um artigo completo sobre esse assunto. Leia agora mesmo!

Redator 4mãos Jorge Torrez

Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

25/03/2024
Ideias para salão de manicure

Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas

20/03/2024

Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024

20/03/2024
o que é spaterapia

O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica

19/03/2024
lista de material para cabeleireiro

Lista Completa de Material para Cabeleireiros: O que Não Pode Faltar

18/03/2024
Ideias de decoração salão beleza

49 Ideias de decoração salão beleza: Inspirações para Transformar seu Espaço

18/03/2024
Melhores cadeira de salão beleza

10 Melhores cadeira de salão beleza em promoção

15/03/2024
Ideias de barbearias pequenas

69 Ideias de barbearias pequenas e simples

15/03/2024
Ideias de decoração salão de manicure

39 Ideias de decoração salão de manicure e pedicure

15/03/2024
Como montar um salão de manicure

Como montar um salão de manicure simples e bonito

15/03/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.