Os 5 pilares da gestão de pessoas

Existem diversos fatores que contribuem para
a maximização de resultados dentro de uma corporação. A gestão de pessoas é um
recurso que tem ganhado cada vez mais atenção das empresas. Investir no capital
humano é a melhor forma de entender como funciona o processo individual de
produtividade de seus colaboradores.

Esse termo que vem sendo mais utilizado pelos
empreendedores significa um conjunto de estratégias empregadas por empresas
para desenvolver o capital humano; é importante frisar que essa gestão não
compete apenas na satisfação e motivação dos funcionários, mas também na
construção de uma estratégia completa envolvendo toda empresa. O foco é a busca
por capacitação, humanização e desenvolvimento de cada colaborador da
corporação.

Para atuar bem sobre sua equipe, não deixe de
entender os 5 pilares da gestão de pessoas:

1º pilar: Motivação

O comprometimento individual de cada pessoa
para com a instituição a que presta serviços é o primeiro ponto essencial para
construir uma boa metodologia de gestão.

Um funcionário desmotivado rende muito menos
do que é capaz. Aqui, o que deve ser questionado é o que motiva a pessoa a
fazer parte da empresa; um plano de carreira, incentivos financeiros ou os
próprios valores da organização. Há uma série de motivadores e pessoas reagem
de formas diferentes a cada um deles.

Para conseguir colocar em prática o que esse
pilar demonstra é necessário entender as necessidades de seus colaboradores, estabelecer
metas – tanto individuais quanto da área de negócios – realizar um processo
seletivo transparente e meticuloso, adoção da meritocracia e abordagem
individual com feedbacks periódicos.

2º pilar: Processo de comunicação

O incentivo ao diálogo sempre deve existir
dentro de uma organização. Uma boa comunicação é parte essencial para resolver
e prevenir muitos problemas. Adotar um software de comunicação interna,
promover agilidade em respostas e evitar distrações são algumas dicas de como
obter uma comunicação integrada competente.

3º pilar: Trabalho em equipe

Para que a empresa funcione como um organismo
saudável, é necessário que o colaborador entenda como suas atividades são
importantes para o “bem maior”. Os setores da organização precisam ter
objetivos coletivos que os levem a cooperar entre si para assim potencializar a
produtividade. A integração e o trabalho em equipe são fundamentais para o
sucesso de uma empresa.

Utilizar um software de compartilhamento de
tarefas, criar grupos de trabalho, fazer reuniões de acompanhamento e guardar
um momento para o lazer são fundamentos que abastecem positivamente o trabalho
em equipe.

4º pilar: Conhecimento e competência

Para desempenhar suas tarefas com precisão,
os funcionários precisam mais do que motivação e satisfação no ambiente de
trabalho. Conhecimento e competência são primordiais para que essa metodologia
funcione. Para construção de uma cultura organizacional estável é necessário que
se pratique a avaliação de desempenho baseada em competências e a realização de
um processo seletivo rigoroso.

5º pilar: Treinamento e desenvolvimento

A busca por desenvolvimento dentro do
ambiente corporativo deve ser constante, partindo simultaneamente da empresa e
de seus funcionários. O foco é alcançar a harmonia, onde colaborador e
organização estejam satisfeitos com o resultado da troca. Identificar
treinamentos mais desejados e realizar um processo contínuo de treinamento e desenvolvimento
são maneiras de demonstrar que a empresa investe na evolução de seus
colaboradores.

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