O que é o algoritmo Instagram?

Redator 4mãos

Por: Chalise

Redatora 4 Mãos

X

Quer saber o que é o algoritmo instagram ? Com o avanço diário da tecnologia e as redes sociais se fazendo presente cada vez mais em nossas vidas, é importante buscarmos entender mais sobre as ferramentas que são disponibilizadas dentro das plataformas usadas pelas redes sociais. Neste post vamos buscar compreender mais sobre como o algoritmo instagram funciona, quais são os critérios que o algoritmo usa para entregar os conteúdos para mais usuários e como usar isso ao nosso favor.

Para quem gosta de estar por dentro de tudo nas redes sociais, e gosta de postar conteúdos para seu grupo de amigos, ou até mesmo para quem usa as redes sociais como uma ferramenta de trabalho, você está no post certo! Para ter uma boa “entrega” de seus conteúdos dentro do instagram, é necessário entender como funciona o algoritmo, já que para alcançar um público maior, e conseguir mais engajamento nos seus conteúdos você precisa dele.

Como o algoritmo Instagram funciona?

O algoritmo tem duas funções principais, sendo uma delas a de entregar ao usuário publicações de seu interesse, como o algoritmo instagram funciona ? O algoritmo estuda as preferências do usuário, entendendo o que ele gosta de consumir, e o que ele mais pesquisa dentro do instagram, e através disso consegue compreender o que o usuário gosta/prefere e assim entrega em uma rotatividade o conteúdo compreendido por ele que é do agrado do usuário.

A outra função principal do algoritmo instagram é entregar o conteúdo mais relevante para mais pessoas, você pode estar se perguntando, como assim ? Ele entende que um tipo de conteúdo, sendo ele de qualquer variedade, se está com números de visualizações e curtidas crescentes isso significa que ele tem uma relevância para os usuários, então assim o algoritmo entende que essa publicação em si “merece” ser entregue com mais evidência dentro do instagram.

Quais são os principais critérios de classificação usados pelo algoritmo do Instagram?

Após ler sobre o que é o algoritmo instagram, vamos entender mais sobre “Quais são os principais critérios de classificação usados pelo algoritmo do Instagram?” A partir do ano de 2016 a rede social Instagram que pertence ao grupo Meta, inclui em sua plataforma a ferramenta instagram.Desde então o algoritmo mudou completamente a maneira de “entregas” dos conteúdos. 

Através dessa nova ferramenta, o instagram permite que seus usuários ao entrar na plataforma já consigam ver exatamente tudo o que costuma/gosta de ver. Antes do algoritmo instagram, a rede social mostrava em sua timeline (linha do tempo) o post instagram por ordem cronológica, sendo este o único critério que era usado para entregar os conteúdos aos seus usuários.

Para entendermos melhor, vamos classificar os critérios em três fatores importantes, os quais o algoritmo instagram usa hoje juntamente da tecnologia digital para entregar conteúdos relevantes, trazendo um conforto e comodidade aos seus usuários. Sendo eles, Relacionamento entre autor e visualizador do conteúdo, Interesse, Relevância e Outros fatores. 

Relacionamento entre autor e visualizador do conteúdo

Como funciona o relacionamento entre autor e visualizador do conteúdo? Supondo que o autor seja você, o visualizador do conteúdo são os seus seguidores instagram, sendo assim o público que mais interage em suas publicações comentando ou curtindo, e as pessoas que você mais se relaciona pelo direct (mensagem privada), são as que o algoritmo vai mais indicar no seu feed e você no feed dessas pessoas.

Interesse

O fator interesse funciona a partir da questão do conteúdo que você consome diariamente, por exemplo, se você visualiza, curte e comenta em publicações de conteúdos de animais sendo engraçados, o algoritmo entende que você gosta deste conteúdo, então faz com que esse tipo de conteúdo chegue até você, sem você precisar procurar por ele. 

Relevância

Já o fator relevância é algo determinado pelo algoritmo instagram, o conteúdo que o algoritmo instagram entende que está em “alta” naquele momento, tendo uma grande repercussão, ele faz com que chegue para todos dentro da rede social, independente da sua preferência pelo conteúdo. Por isso, hoje na internet existem pessoas que ficam famosas através de um único vídeo dentro da plataforma Instagram. 

Outros fatores

Outro fator que interfere na “entrega” dos conteúdos, é a frequência que o usuário posta as publicações no instagram. O algoritmo entende que se você é uma pessoa que não posta com uma frequência relevante na sua conta, quando você postar ele não irá fazer a entrega para todos os seus seguidores no instagram  já que você não interage com eles através de comentários e curtidas, e não está diariamente usando a plataforma.

Como o algoritmo determina a ordenação de conteúdos no feed e stories?

Sobre como o algoritmo determina a ordenação de conteúdos no feed e stories, podemos entender já que a partir da integração do algoritmo instagram, o fator principal não é mais somente a ordem cronológica, mas mesmo assim, a ordem cronológica ainda tem sua relevância, pois os conteúdos mais novos são mais procurados e visualizados do que os conteúdos mais antigos.

O algoritmo leva em consideração o conteúdo em todos os detalhes, como a data postada, sendo ele recente ou não, se nessa publicação ou stories o usuário tiver colocado uma localização, como marcar um restaurante ou evento que esteja, e no caso se for um vídeo leva em consideração o tempo desse vídeo. E com certeza o principal, que é a interação em relação a esse conteúdo, sendo as curtidas e quantidade de comentários. 

Algoritmo do Instagram para a guia “Explorar”

A ferramenta “explorar” é onde podemos ver o trabalho que o algoritmo faz. Já que no explorar somente vai te entregar conteúdos de contas as quais você não segue, mas poderia seguir já que os conteúdos inseridos ali faz todo sentido com a sua preferência.

Já vimos que o algoritmo estuda suas preferências por conteúdos através das interações que você faz nas publicações das contas que você segue, assim o algoritmo consegue disponibilizar para você no “explorar” somente conteúdos os quais ele já sabe que você gostará de consumir.

Algoritmo do Instagram para Reels

No caso dos vídeos dentro da ferramenta  “Reels”, o algoritmo instagram leva em consideração o tipo de conteúdo dos vídeos que você assistiu até o final, ou aqueles que você interage mesmo não seguindo a conta que o publicou. Assim ele consegue entender quantos segundos você se compromete a assistir um vídeo.

Um dos critérios que o algoritmo instagram usa para te oferecer os “Reels”, também é a partir dos áudios dos reels que você possa ter salvo ou algum modelo pronto para você replicar como conteúdo na sua conta. Então o algoritmo instagram oferece pra você esses “Reels” tanto no feed na parte onde fica as recomendações como no explorar.

Atualizações recentes no algoritmo do Instagram

Quais são as atualizações recentes no algoritmo do Instagram? Uma das atualizações que veio para facilitar a vida do usuário foi a mudança no tamanho de imagens instagram , já que durante o primeiro período da rede social, se exigia um tamanho específico de fotos para publicações, já hoje o usuário tem mais liberdade em relação a isso.

Uma das atualizações no algoritmo instagram foi a criação dos “favoritos”, onde você favoritando algumas contas, você consegue determinar quais das contas que você segue quer ter maior entrega, por exemplo, algum influencer que gosta ou instagram de notícias aparecendo sempre entre os primeiros para você, tanto no feed como nos stories. 

Também existe a opção das notificações, uma ferramenta já era usada pela plataforma vizinha Youtube, onde você pode ativar notificações sobre aquela determinada conta que você não quer perder nada, o instagram disponibiliza a opção de ativar as notificações de maneira individual para publicações, stories, reels, vídeos, canais de transmissão e lives.

algoritmo instagram

Como usar do algoritmo Instagram ao seu favor?

Até aqui pudemos ver e entender melhor a funcionalidade do algoritmo , agora como usar do algoritmo Instagram ao seu favor? Não existe uma regra geral para criar um conteúdo que vai te fazer viralizar, mas você pode usar algumas dicas e ferramentas as quais vão te ajudar a ter um maior engajamento no seu conteúdo.

Como a rede social instagram se apresenta inteira na vertical, isso já pode ser considerada uma regra básica para ter um bom engajamento, faça conteúdos na vertical. Tentar não usar imagens facebook ou vídeos, também não copiar conteúdos de outras redes sociais é um fator importante para o algoritmo do instagram.

Usar e abusar de filtros, efeitos, músicas ou sons sonoros de fundo também ajudam o algoritmo do instagram a ver esse conteúdo como algo criativo, que chame a atenção, e assim podendo fazer com que o algoritmo entregue ele para mais usuários criando um maior engajamento na sua conta, e trazendo mais seguidores para você. 

Redator 4mãos Chalise

Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

ffb31e98ffb84717ead291e69a3488ee

VPN Gratuita: Segurança e Liberdade Online com Planet VPN

15/11/2024
9b2795f1ad1f99a81da5a9b633cc0ed1

As plataformas de cassino são confiáveis? Descubra a verdade sobre elas

01/10/2024
Airbnb no Interior de São Paulo

Como iniciar sua própria pequena empresa: 10 dicas essenciais

20/08/2024

Como Remover Marca d’Água de Suas Fotos com Dewatermark

20/08/2024
Qual a melhor frase para colocar no Instagram

Qual a melhor frase para colocar no Instagram? Frases Curtas

12/08/2024
Airbnb no Interior de São Paulo

Airbnb no Interior de São Paulo – Como Lucrar com Aluguel de Curta Duração

03/05/2024
Quais as plataformas de jogos que mais pagam

Quais as plataformas de jogos que mais pagam?

02/05/2024
como fazer rifa de fraldas

9 Dicas de como fazer rifa de fraldas prática

27/03/2024
Doces para vender a 1 real

7 Doces para vender por 1 real e ganhar dinheiro

26/03/2024
Quanto custa 1 kg de papelão

Quanto custa 1 kg de papelão: Entenda o preço para reciclagem

25/03/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.