Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Chalise
Redatora 4 Mãos
Quer saber o que faz social mídia? Uma das profissões que vem se destacando no mercado de trabalho devido a alta demanda de serviço resultado dos números elevados de perfis ativos em diversas mídias sociais o papel do social media está cada vez mais requisitado.
Uma vez que as marcas e empresas notaram o potencial que as mídias sociais oferecem para encontrar novos clientes, manter um bom relacionamento. Neste post reunimos todas as informações sobre o que faz social mídia, o que é preciso para desempenhar as atividades de um social media, como é a jornada de trabalho e quanto ganha o profissional que ocupa o cargo de social media.
Saiba também quais são os recursos e aplicativos mais empregados nas atividades de social mídia e como é o mercado de atuação do social mídia. Se você está interessado em uma nova carreira profissional saiba que esta é uma ótima opção para dar uma guinada na vida profissional que pode ter sido estacionada por diversos motivos.
O que faz um social media? Social mídia também é conhecido como social media e analista de redes sociais este profissional é encarregado de gerências todas as contas das mídias sociais de uma marca ou empresa a fim de melhorar o relacionamento com o público através de estratégias de marketing digital.
O trabalhado desenvolvido por este profissional é de extrema importância e vai muito além de criar e fazer postagens nas redes sociais, é da responsabilidade do social mídia criar estratégias, estudar o negócio, gerar conteúdos atualizados para atrair o público, planejar e agendar todas os conteúdos das mídias sociais, interagir com o público para aproximar a marca de seus clientes, acompanhar as métricas e resultados obtidos entre outras tarefas pertencentes às dinâmicas.
O que precisa para ser um social media? Se você ficou interessado e acha que a profissão tem tudo haver com a sua personalidade é hora de dar o próximo passo! Para ser um social media é preciso atender a algumas critérios de conhecimento baseados nas funcionalidades das mídias sociais, para isso é preciso:
Afinal, social media o que faz? A jornada de trabalho deste profissional é dividida entre pilares que sustentam as mídias sociais de empresas, marcas e personalidades como vimos anteriormente o trabalho de um social mídia não é só fazer postagens, antes que tal conteúdo seja publicado há outras tarefas e atividades a serem executadas para então poder chegar a conclusão do melhor conteúdo e outros pontos estratégicos abordados. Vejamos agora quais são as atividades de um social media:
Uma das principais atividades é o planejamento de conteúdo com foco no marketing digital, para desenvolver o planejamento o profissional precisa desenvolver uma estratégia visando o público-alvo, posicionamento da marca, empresa ou personalidade, concorrentes e outras informações importantes para dar seguimento mas diretrizes assim estreitando o relacionamento dos clientes com o perfil. Dentro deste tópico também está o agendamento de postagens, cronogramas e estratégias de audiência.
Depois de fazer o planejamento, o profissional inicia a produção de conteúdo definindo imagens, vídeos e formatos coerentes ao planejamento. Também estão nesta etapa o desenvolvimento do design das postagens, criação de artes e textos persuasivos e que geram interação com o público.
Após criar os conteúdos de forma estratégica o profissional também terá que agendar os post seguindo seu planejamento, nesta fase deve-se ter conhecimento das estratégias de audiência como dias da semana e horários propícios e influentes para postagens do segmento do negócio a fim de alcançar o público-alvo.
Como já mencionamos anteriormente, a criação de artes também é de responsabilidade do social media, é através desta ação que a marca irá se comunicar com o público-alvo de forma instantânea. Aqui serão feitos os designs das postagens, criação de identidade visual e outros aspectos visuais que devem atrair o cliente.
Essa é uma das principais funções do social media, estabelecer relacionamento com os cliente atuais e também com os novos e potenciais clientes. O profissional atende e interage com o público nas postagens e outros canais de relacionamento com o cliente nas mídias sociais.
Atualmente o maior índice de relacionamento ocorre através das mídias sociais, os usuários interagem com comentários, questionam, enviam sugestões, elogios e reclamações.
Também faz parte da rotina de trabalho analisar e monitorar os resultados de métricas e resultados alcançados através das estratégias empregadas. É possível acompanhar todas as informações conferindo os insights das redes sociais e também o Google Analytics.
Também é de sua competência gerar relatórios de estratégias para analisar e melhorar pontos específicos entre outras ferramentas de monitoramento.
Após exercer todas as atividades segundo o planejamento o profissional deve gerar um relatório de resultados ao mês para fazer uma análise detalhada sobre o resultado e alcance da estratégia empregada e assim poder melhorar e adequar as investidas no planejamento seguinte.
Quanto ganha um Social Media? Essa é uma das dúvidas mais peculiares de quem cogita iniciar na profissão, a verdade é que depende da forma de atuação do profissional. É possível trabalhar com mídias sociais em agências a partir de contratos pré estabelecidos e também de forma autônoma, ou seja, por conta própria.
Os profissionais que trabalham para agências possuem uma carga horária de 6h a 8h por dia onde, nesta modalidade o salário do profissional que ocupa o cargo de social media é em média de R$ 4.500 reais podendo variar até R$ 2.500 a depender da experiência do profissional e também do porte da contratação.
Para os profissionais que preferem atuar de forma autônoma a carga horária pode ser escolhida, porém é preciso se dedicar para concluir a demanda de serviço. A média salarial para autônomos é de R$ 1.500 por contratos estabelecidos, neste o profissional pode atender diversos clientes simultaneamente aumentando a receita.
Além de conhecimento específico também é preciso contar com recursos e aplicativos empregados por profissionais de mídia sociais, essas ferramentas automatizam e potencializam resultados, geram insights e fazem com que o trabalho do profissional fique mais otimizado e eficiente. As ferramentas mais necessárias são:
Como é o mercado de atuação para o Social mídia? Um dos grandes atrativos da profissão é exatamente o campo amplificado para atuação seja de forma autônoma ou em agências a profissão oferece grandes oportunidades de crescimento profissional e ganhos reais muito atrativos.
O social media pode atuar em diversos lugares como agências de marketing digital, empresas de publicidade, empresas de diferentes segmentos, empresas de mídias digitais, empresas de marketing e publicidade, para personalidades, figuras públicas e outros lugares.
A verdade é que este profissional é necessário e cada vez mais requisitado por todos para que seja possível ter uma forte presença online nas mídias digitais. E então gostou do nosso conteúdo sobre o que faz social mídia? Esperamos ter feito uma boa orientação para que você tenha descoberto uma nova oportunidade para sua vida profissional.
Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
A importância da fotografia no contexto do marketing digital
7 Textos prontos para pedir parceria – Só copiar e colar
Agradecimento ao palestrante: 9 textos para copiar e colar
110 Nomes de salão de manicure e pedicure
Como fazer rifa de páscoa 100 números
Como fazer propaganda de produtos? 10 Dicas e exemplos
Como Ver Perfil Privado do Instagram 2024
A Biografia de Alexandre Birman: Trajetória de Sucesso e Inovação
Biografia Sergey Brin: A História do Co-fundador do Google e sua Contribuição para a Era Digital
Biografia Bill Gates: A Jornada do Visionário da Tecnologia
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.