Gestor de Redes Sociais de Resultados

Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

Redator 4 Mãos

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Gestor de redes sociais de resultados é o profissional que trabalha com a organização, elaboração e gerenciamento das redes sociais e mídias sociais. É aquele que saberá o que fazer, como fazer, onde fazer, para que minha empresa, marca ou conteúdo possa se tornar relevante para um público alvo.

Hoje com a globalização estamos a um clique de distância de alguém. A exposição das redes sociais e mídias sociais cresceram e se tornaram quase que um novo universo onde nos dividimos entre o real e palpável e o digital/virtual.

O que faz um gestor de redes sociais?

O que faz um gestor de redes sociais? Hoje temos que aprender a diferença do que é uma rede social e uma mídia social. Hoje a rede social é uma plataforma que foca na pessoa ou marca, não necessariamente no conteúdo. Se você tem audiência e seguidores você será relevante e suas publicações alcançaram muitos.

Mídia social já está focada em conteúdo e não na pessoa ou marca. Não é necessário ter muitos seguidores para que um conteúdo viralize, se o conteúdo for bom então deve ser divulgado e poderá viralizar, gerando assim, novos seguidores ou não.

Um bom gestor saberá identificar as diferenças entre essas plataformas e poderá exercer da melhor forma a divulgação da sua marca ou empresa. Saber disso poderá determinar se seu anúncio será um sucesso ou um mal investimento!

O que é preciso para trabalhar com gestão de redes sociais?

O que é preciso para trabalhar com gestão de redes sociais? O primeiro requisito para se trabalhar com gestão de redes sociais é conhecimento sobre as plataformas que serão trabalhadas. A familiaridade com elas fará o dia a dia de um gestor ser mais fácil e prático. Assim, agilizando os processos manuais, o gestor terá mais tempo para pensar nas divulgações.

Indicamos também iniciar um curso de social mídia que poderá te ajudar a entender melhor esse universo que é tão extenso e com tantas ferramentas e plataformas que cada uma delas tem suas singularidades.

Categorias de Profissionais em Gerenciamento de Mídias Sociais

Quando falamos sobre social media pensamos em um único profissional que faz todas as coisas relacionadas a gestão das redes sociais, mas será que é isso mesmo? Talvez no começo fosse, mas essa profissão hoje já cresceu e foi bem dividida. 

Hoje temos diversos tipos de profissionais que têm diferentes funções, entre essas o gestor de rede social, todas elas envolvendo o ambiente digital que chamamos de redes sociais. Ao falar de redes sociais na verdade estamos generalizando diversas plataformas de divulgação, mas falando em generalizar vamos ao primeiro profissional que é .

Generalista

Quando falamos em generalista é algo mais amplo. Alguém cujo interesses e conhecimentos se estendem a vários campos. Seria assim, alguém que podemos definir como um indivíduo que tem alguns conhecimentos básicos sobre as ferramentas das redes sociais e mídias sociais.

Ele sabe algumas coisas sobre escrita, inteligência visual, flexibilidade, ferramentas de análises e storytelling. Quando falamos de inteligência visual é sobre a arte da percepção, storytelling é a grande habilidade de se comunicar com histórias sem a necessidade de usar palavras, mas recursos audiovisuais.

Planejamento

Especialista em planejamento é o profissional que organiza de forma estratégica as ações que serão feitas de acordo com cada necessidade que for aparecendo ou prevendo o que pode acontecer e se antecipa a elas. Ficar atento aos objetivos de cada cliente para que possa desenvolver da melhor forma de alcançar tais objetivos. Indicamos também o curso de social media para maiores aprendizados.

Dentro dessa gestão de redes sociais e mídias sociais é necessário escolher cada conteúdo para que venha a cumprir seu propósito específico dentro daquela proposta feita pela própria plataforma escolhida. Deve escolher “quando”, “o que” e “onde” postar (seja texto, imagem, vídeos), além de mensagens e respostas a comentários, saber quais interações e com quais páginas precisam ser feitas.

Cada plataforma tem um foco, como exemplo, temos o facebook que é uma plataforma que investe em conversação e interação direta entre seus usuários, já o Instagram é uma plataforma de ação rápida, você quer girar seu feed e ver algo que te distraia ou que te informe. Já o tiktok é uma plataforma de divulgação de mídias rápidas, vídeos curtos e informações diretas, enquanto que o Youtube serve para pesquisas um pouco mais extensas, vídeos de médios a longos. Podendo ser de 5 a 6 minutos até um podcast de 2h a 3h.

Produção de conteúdo

Produção de conteúdo, quando pensamos em profissionais de social media é a primeira coisa que vem à cabeça. A gestora de rede social, Ana tex é uma grande criadora de conteúdo. Mas nem todo Social Media é um produtor de conteúdo. 

Mas vamos falar o que faz um especialista em produção de conteúdo. Ele é aquele que entra nos detalhes de cada conteúdo, que sabe que um detalhe pode mudar tudo na arte ou na postagem. Sabe detalhes do design, copy e o formato para cada produção que ele faz para seus clientes.

É muito importante que o profissional desta área específica seja mais detalhista com suas artes e tenha um bom relacionamento com as pessoas para que possa receber feedbacks e analisar se precisa mudar seus conteúdos ou se o público alvo está correto.

Ter habilidades com fotografias, vídeos, designs, criatividade para sempre estar inovando e claro flexibilidade pois como falamos cada plataforma tem um foco e estilo de se comunicar. Essa familiaridade com as plataformas de distribuição de conteúdo é de suma importância para esse profissional que cuida da criação de conteúdo.

Atendimento

Quem ainda não percebeu que um bom atendimento pode mudar tudo em uma empresa? Corre, corre para descobrir isso! Um bom atendimento pode fazer você comer em um restaurante que nem é tão gostoso a comida, mas você se sente bem tratado. Quem nunca olhou e disse: Não estou interessado no produto, mas o vendedor foi tão atencioso que vou levar só para ajudar, pelo esforço.

Qualquer empresa que tenha uma rede digital de comunicação (praticamente todas hoje), precisa ter um canal de relacionamento com seu cliente de fácil acesso. Onde o cliente possa entrar em contato para tirar dúvidas, fornecer algum tipo de feedback, seja ele positivo ou negativo, resolver um problema que ele teve. O cliente precisa ser ouvido, se sentir ouvido e acima de tudo o cliente precisa saber que a empresa está preocupada com o que ele sente e pensa. Sair satisfeito com a interação que teve com sua empresa. 

O profissional que trabalha com isso precisa ter bom conhecimento da empresa e de seus serviços e produtos, os diversos canais da empresa e ser apto para direcionar o cliente nestas ferramentas. E buscar solucionar qual seja o problema que aparecerá e no menor tempo possível, claro sem perder de vista a qualidade e o bem estar do cliente e da empresa. 

Se você tiver um problema com um produto, nossa primeira reação é ficar nervoso, xingar e dizer que aquilo não presta e já pensa logo, vou rasgar o verbo com a empresa. Chegamos no SAC donos de toda razão, afinal comprei um produto que não correspondia às minhas expectativas. Mas nisso foi muito bem atendido por um profissional de atendimento, se sentir ouvido, teve suas dúvidas sanadas e descobriu que na verdade ele comprou o produto errado para sua necessidade, mas descobriu também que aquele produto lhe seria útil em outra situação e ainda recebeu um cupom de desconto para comprar o produto que ele precisava anteriormente. Você não sai satisfeito? Eu sairia feliz e satisfeito com o resultado dessa interação. 

Mensuração

O profissional que quer ser especialista em mensuração deve ter afinidade com análise de dados, pois esses dados permitiram a criação e reestruturação das campanhas de marketing que sua empresa precisará para ser bem sucedida.

Deve ter conhecimento sobre ferramentas de dados, CRM, Google Data Studio, Facebook ads, Google Analytics e ferramentas de BI, entre outras que fornecem os dados para análise das campanhas feitas e os retornos que elas dão.

Qual o salário de um gestor de redes sociais?

Qual o salário de um gestor de redes sociais? O salário nosso de cada dia dai-nos hoje, se possível com benefícios e bonificações. Brincadeira, mas se puder levar a sério pode levar. Quem não espera pelo valor que nos ajuda a pagar nossas contas e compromissos diários, semanais e até mesmo mensais. Trabalhamos não só para sobreviver, mas para construir sonhos. Sonhos nossos de um futuro melhor, de ajudar nossas famílias a se estruturar, de comprar algo para os nossos pais, de dar o melhor para nossos filhos.

Hoje temos dois tipos de remunerações que são mais conhecidas, CLT e CNPJ. E sempre surge aquela dúvida quanto ganha um profissional da área de social media. Qual o salário que posso receber se eu decidir investir nessa profissão? Vamos conversar sobre isso.

Quando falamos sobre a contração de CLT temos variações devido a grande quantidade de empresas e seus portes, sejam elas de pequeno, médio ou grande. Um profissional assalariado na área de marketing digital recebe uma média de R$3.755,00 segundo uma pesquisa do site Glassdoor.

Já para CNPJ como sabemos não existe um salário mensal constante dependendo da quantidade de serviços que estes prestam. Quanto mais serviços feitos mais remuneração entra, então posso ganhar muito em um determinado mês e no outro não ter o mesmo rendimento. Mas pela facilidade de estar com diversas empresas trabalhando ao mesmo tempo existem oportunidades maiores de rendimentos. Podendo ultrapassar até mesmo a marca dos R$7.000,00.

Perspectivas Profissionais de Gerenciamento de Redes Sociais

O mercado está superaquecido devido ao crescimento do uso das plataformas de interações sociais para marketing. Alguns se preocupam se é tarde demais para investir nisso, e a resposta é um NÃO, um gigantesco não. 

Agora é a hora de investir nessa profissão, pois temos muitas empresas de grande e pequeno porte que querem desesperadamente aumentar suas receitas e sabem que a internet pode ajudá-las, mas não sabem quem pode fazer isso por elas.

Você é a resposta que muita gente está esperando, levante agora, comece a estudar conforme você for aprendendo vá colocando tudo em prática. Use suas próprias redes para testar e elas serão seu maior triunfo. 

Contratação CLT

Contratação CLT, todo mundo gosta de um bom benefício, uma segurança, um vale refeição dentre tantas vantagens que conhecemos, iremos falar agora sobre a contração CLT. Dentre as categorias que mais aparecem nessa profissão você encontrará as seguintes: Gestor de redes, Gestor de mídias sociais e gerente de redes sociais.

Alguns sites são especializados em procurar oportunidades de emprego que te ajudam a encontrar com mais facilidade aquilo que você quer. Segue algumas dicas de palavras chaves que te ajudarão a filtrar sua busca: redes, sociais, mídias, gerência, manager e media. 

Prestação de serviço CNPJ

Essa área sempre exige uma boa forma de comunicação, não apenas com seus contratantes, mas principalmente com sua equipe. As empresas têm priorizado pessoas com mais de 45 anos, pois já são mais experientes e têm mais paciência para trabalhar com sua equipe.

A prestação de serviço gera também uma liberdade para você estender seu atendimento a mais de uma empresa e mais de um ramo, podendo utilizar a experiência de um ramo para enriquecer outro ramo e vice-versa. Dentre tantos benefícios que temos tanto em prestar serviços CNPJ ou mesmo uma contratação CLT, você precisa entender e analisar o que melhor se adapta aos seus planos e planejamentos futuros.

Aptidões Necessárias para o Profissional de Gerenciamento de Redes Sociais

Muito foi falado até aqui sobre esse profissional que trabalha com plataformas de divulgação e marketing digital. Mas apesar de saber de como se trabalha, onde procurar o que se deve aprender, existem muitas coisas que envolvem um bom profissional.

Abaixo listamos aptidões necessárias para serem desenvolvidas para quem deseja um futuro de sucesso como um profissional de marketing digital. Então vamos as 6 coisas que não podem faltar para um profissional de sucesso.

Transparência

Comprometimento com o trabalho, busca sempre utilizar dados de fontes confiáveis, comunicar com a maior clareza suas decisões e informações de um processo. Ser sincero ao ter que dar uma má notícia, não querendo esconder nenhum detalhe importante, com medo de levar uma bronca.

Buscar sempre a pontualidade e honrar seus compromissos com seus clientes ou seus empregadores. Essa transparência fará de você uma referência na área e as pessoas saberão que podem confiar em você.

Organização

Criar uma rotina te ajudará a deixar tudo organizado e fluindo de forma orgânica, isso te proporcionará a checagem do trabalho individual e de um grupo (no caso de uma equipe). Ter comprometimento com os prazos estabelecidos.

Quando falamos em comprometimento com os prazos não é só entregar no dia e hora, mas também entregar com a maior qualidade e formato corretos. De nada adiantará você sempre cumprir os prazos e seu serviço ser constante colocado para ser refeito!

Iniciativa

A iniciativa é um dos grandes construtores de grandes líderes. Se dispor a aprender algo novo, a ajudar um colega com uma tarefa que você desconhece, não ter medo para tomar a frente de um projeto. 

Procurar informações constantemente e se posicionar em defesa, saber o que se está fazendo. Iniciativa não é pretexto para ser mal educado ou insubmisso, mas você aproveitar boas oportunidades para se dispor a fazer e crescer em algo. 

Adaptação

Adaptação é um grande diferencial para quem trabalha com marketing digital. O mercado de divulgação está em constante mudança e sempre existe uma nova tendência, um novo meme, uma nova moda que bomba.

Saber ser flexível e criativo é um ponto primordial para o social media. Essa adaptação tem que ocorrer principalmente na mente, pois nos apegamos a algo que deu certo e temos medo de inovar.

Predição

Antecipar um problema é melhor do que esperá-lo acontecer para só então pensar nele. Quando você tem um plano de contenção caso algo dê errado faz com que os prejuízos sejam reduzidos, quando não, dizimados.

Pensar sempre no futuro, se antecipar a problemas fará com que seu negócio seja mais seguro, evitará gastos desnecessários, pode prevenir uma crise financeira e até a tranquilidade de fazer novos investimentos sem surpresas.

Feedback

Um feedback sempre será útil. Muitas vezes as pessoas vêm para você apenas para criticar e falar de algo. Mas isso pode ser uma arma se você souber usar. Pois ao falarem mal de seu trabalho ou de seu produto, você pode se blindar e até melhorar algo para que no futuro nem mesmo essas pessoas consigam falar mal.

É poder contar com pessoas que sejam honestas com você vai fazer você crescer, pois boa opiniões seja negativas ou positivas servem como degraus para que elevemos nosso nível de serviço ou do nosso produto.

Formações e Credenciais para Profissionais de Gerenciamento de Redes Sociais

Alguns cursos que podem fazer diferença na formação de um bom profissional da área de marketing digital. E te ajudar a construir um futuro de sucesso no ramo que hoje você está decidindo seguir.

Entre os milhares de cursos que existe e cada um tem seu próprio valor a agregar estão os cursos de: Marketing para o instagram, redes sociais como ferramenta de marketing, marketing no Facebook, Google analytics 4 – Skill Shop (aliás, esse é gratuito), Criação e edição de conteúdo para Instagram e Stories, Formação de social media, entre outros.

gestor de redes sociais

Como conseguir trabalho de gestor de redes sociais?

Nada neste mundo é fácil, mas também nada precisa ser tão difícil. Quando falamos em procurar emprego, nossa mente começa a pensar no cansaço de buscar, no processo de aceitação, cada entrevista, cada etapa. Mas porque sofrer assim? Existem formas mais práticas e fáceis de se mostrar ao mercado.

Como seu produto principal é uma rede social, você pode começar com suas redes. Criar uma rede com um bom layout, um design diferenciado, um bom tráfego. Talvez até quem sabe iniciar um curso com o que você já aprendeu e hoje domina.

Outra forma de você encontrar empregos na área de marketing digital é divulgar seu serviço e que forma melhor de divulgar do que ajudando alguém. Se dispor a fazer ou melhorar rede da empresa de um amigo seu ou de um pequeno empreendedor conhecido de algum bairro. Com os resultados virão as dúvidas: como você cresceu tanto? Como você conseguiu desenvolver seu comércio ou site assim? E a resposta será você. 

Talvez a própria pessoa que você começou a ajudar possa querer mais desse serviço e assim você poderá oferecer a ela o serviço, mas, desta vez, cobrando por ele. Começando a exercer a profissão que você escolheu.

Então vamos lá, mãos à obra pois tem muito conhecimento para se adquirir. Se você ouviu minha dica durante sua leitura, aposto que existe uma aba aberta ao lado desta com a nossa indicação de curso de social media, mas se não aqui novamente sua chave. Olha lá, a oportunidade batendo a porta pra você!

Redator 4mãos Jorge Torrez

Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.

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