BPO Financeiro: entenda tudo sobre isso! | 4 Mãos

Empreendedores

BPO Financeiro: entenda tudo sobre isso!

Victor Pacheco

|

14/07/2021

|

11 min de leitura

|

Voltar

Contador e empreendedor conversando sobre BPO Financeiro
11 min de leitura

Você já ouviu falar sobre BPO Financeiro? Sabe-se que o setor financeiro de uma empresa pode ser considerado como o “coração” de um negócio, já que é ali que todo o dinheiro é administrado. Você já pensou na possibilidade de fazer uma terceirização de financeiro da sua empresa?

Também chamado de BPO Financeiro, muitas pessoas estão optando por terceirizar o financeiro de sua empresa, onde passam a gastar e administrar tudo o que entra e sai do negócio.

Ainda tem dúvida sobre como isso é feito? Reunimos algumas informações sobre essa solução que diversos escritórios de contabilidade online (assim como contabilidade tradicional) estão oferecendo. Acompanhe o texto e entenda como é feita a terceirização de financeiro de sua empresa agora mesmo.

O que é BPO Financeiro?

Sendo a sigla para Business Process Outsourcing, esta é a solução que permite ao empreendedor entregar todo o setor financeiro para um escritório. Os profissionais deste local então compreendem o atual cenário que a empresa está passando e em seguida indicam as melhores ações para que a maior quantidade de dinheiro seja preservada.

Importante dizer que o BPO Financeiro não funciona como uma Contabilidade consultiva do negócio, mas sim como uma espécie de “braço direito” na decisão do uso do dinheiro que a empresa possui em caixa.

Cada vez mais optado pelos empresários que não desejam ter problemas ou precisam de apoio, pode-se dizer que terceirizar o financeiro pode ser benéfico em diversos pontos. Veja alguns:

  • Maior tempo dedicado ao setor administrativo do negócio;
  • Atenção com clientes aumenta;
  • Gerenciamento de equipe mais assertivo;
  • Resolução de problemas referentes a contas a pagar e receber;
  • Administração de fluxo de dinheiro mais otimizada.

E saiba que não há muita burocracia para terceirizar o financeiro de sua empresa: caso tudo esteja em ordem, basta enviar todas as informações para o escritório começar a trabalhar. Encare a terceirização do departamento financeiro como uma contratação que vai resultar em diversos benefícios.

Quais os benefícios de um BPO Financeiro?

Ter um bom BPO financeiro vai lhe livrar de diversos problemas. E não é necessário ser um especialista no assunto para dizer isso. Além de entregar todo o setor financeiro de sua empresa para um time que entende do assunto, você ganha uma maior produtividade. O que pode resultar é claro, em um lucro maior para sua empresa. Isso porque estará focando em sua atividade fim. Mas não para por aí.

Ainda podemos citar uma redução de gastos como um dos benefícios da solução de BPO financeiro. Uma vez que como dissemos, os contadores que entendem disso também estão focados em que sua empresa cada vez menos. Com isso em mente, entenda que assim que a contratação for acertada, uma análise em todos os gastos de sua empresa (atuais e passados). Então por meio de seus conhecimentos, o contador vai sugerir as alterações focadas em manter sua empresa dentro das leis e claro, gastando cada vez mais.

O que considerar na hora de contratar um time de BPO Financeiro?

Muito se fala sobre este assunto e não é feito sem motivo. É importante ter atenção ao contratar uma empresa que vai passar a cuidar de todas as finanças. Um só erro pode levar meses para ser reparado. Pensando em falar mais sobre isso, vamos citar os detalhes que você deve se atentar na hora de fazer a contratação de um escritório que oferece BPO Financeiro. Atenção a cada um dos fatores!

Tempo de experiência importa!

Entenda que ao fazer uma contratação como esta, você precisa de fato, optar por um time de contabilidade que está atuando há um tempo considerável. Mas saiba que não estamos falando mal dos contadores que estão se formando agora. Porém, existe uma certa experiência de mercado que é conquistada apenas com a atuação. Dessa forma, seu primeiro filtro de contratação de um BPO Financeiro deve ser o tempo de experiência.

Dessa forma, todas as suas demandas estarão sendo concluídas com a seriedade que precisa. Além disso, no caso de qualquer mudança na legislação, os contadores irão se adaptar tranquilamente. Falando sobre o tempo mínimo de atuação, considere todas as opções que estão no mercado há no mínimo 5 anos. O escritório de contabilidade até pode ter sido aberto há pouco tempo, mas os profissionais que nele trabalham devem estar atuando há um tempo.

Segurança é um ponto de atenção mais do que essencial

Se vai vir a cuidar das finanças de sua empresa, então entenda que a segurança é um dos pontos mais do que importantes. Isso porque se deixar brechas para que pessoas mal intencionadas hajam, você terá problemas. Então procure saber tudo sobre os sistemas que o escritório de contabilidade estará usando quando for cuidar das demandas de sua empresa.

Isso inclui tanto os serviços de gestão como o assunto de segurança da informação. Imagine o que acontece se por um descuido, os dados de lucro de sua empresa acabam vazando? Então cheque tudo antes de que fato, o contrato seja assinado. O acesso à plataforma de gestão feito por um usuário e senha próprio se faz mais do que necessário. O mesmo vale para a criptografia avançada.

A regra é clara: quanto mais seguras as suas informações estiverem, menos problemas você terá. Não descuide disso!

Como ficarão os serviços de consultoria?

Lembra que falamos que o BPO Financeiro é muito mais do que uma simples terceirização financeira? Isso não é mentira e de fato, você precisa saber como será feito o serviço de consultoria tributária. Entretanto, entenda que o contador não fará o trabalho de gestão de sua empresa. O que acontece é que o contador, por meio da análise financeira de sua empresa, indicará quais são as melhores ações. Isso inclui a redução de impostos, conseguir atingir um objetivo e muito mais.

O serviço de consultoria incluído no BPO Financeiro é geralmente feito por meio de reuniões com uma periodicidade definida entre as partes. Ressaltamos que todas as ações são tomadas depois de contador e empreendedor chegarem em um acordo. Mas a palavra final é sempre do (a) dono (a) da empresa. O contador, neste caso, tem apenas o papel de estudar a saúde financeira da empresa e apresentar todas as possibilidades.

Opte por contratar uma contabilidade que entende de seu mercado!

Existem muitos contadores atuando no Brasil, certo? E saiba que ao mesmo tempo, também existem muitos profissionais de contabilidade que estão optando por atender apenas um tipo de empresa. Isso feito por segmento. Um exemplo são as pessoas que realizam apenas contabilidade para médicos ou advogados. Com isso em mente, entenda que você pode optar por isso para ter ainda mais qualidade na contratação da assessoria contábil para sua empresa.

Além de claro, contar com um profissional que entende dos assuntos de sua empresa, você tem acesso a diversas dicas para melhorar sua gestão. No caso de qualquer mudança nas finanças ou legislação, o contador de BPO financeiro irá rapidamente agir para que sua empresa se adapte e sofra o mínimo de impacto possível. Isso feito apenas por um contador que entende de seu segmento. Não deixe isso de lado!

Também vale a pena contratar uma contabilidade que está em sua região de atuação

Com certeza, a internet acabou com todas as barreiras que antes existiam por conta da distância. Mas ainda assim, sempre opte por contratar escritórios de contabilidade que estão ou sabem tudo sobre a legislação de sua região. Isso porque no caso de qualquer problema e/ou mudança na legislação, o profissional saberá como agir.

Então, se você conseguir um time de contabilidade que oferece BPO Financeiro, entende tudo sobre o segmento de sua empresa e ainda está em sua região, vai chegar ao sucesso! Também vale a pena ressaltar que mais vale a pena contratar uma contabilidade local devido aos mesmos ainda agirem para que sua empresa sempre esteja no caminho do sucesso. As reuniões, que nem sempre precisam ser presenciais, também podem ser realizadas com uma maior facilidade.

Por fim, o investimento em tecnologia se faz mais do que necessário

Quando falamos de assuntos de finanças, estes devem estar seguros. E uma forma de fazer isso é optar pelo investimento em tecnologia. Dessa forma, com as modernidades avançando cada vez mais, tenha certeza de que suas informações nãos serão acessadas por pessoas mal-intencionadas. Isso também vai gerar mais dinamismo no dia a dia.

Com isso em mente, na hora de contratar um escritório de contabilidade BPO Financeiro, procure saber mais sobre o investimento em tecnologia. Além de aprimorar a comunicação entre contador e empreendedor, a tecnologia também está atuado para que um melhor trabalho seja executado.

Ao seguir as dicas acima, você terá sucesso na hora de contratar um escritório de contabilidade. Lembre-se de seguir todas as dicas que citamos para não ter problemas. Invista em BPO Financeiro para ganhar produtividade e até mesmo, gastar menos por mês.

BPO Financeiro: por que fazer?

Entenda que ao optar por um escritório que oferece a solução de BPO Financeiro, o empreendedor consegue ter cada vez mais assertividade na gestão do dinheiro que está na conta do negócio.

E é possível dizer que até mesmo uma economia pode vir a surgir, já que o escritório de contabilidade que foi contratado para cuidar da terceirização do departamento financeiro irá realizar uma revisão de todos os gastos. Depois disso, o mesmo vai vir a indicar o que pode ser cortado.

Porque contratar um BPO financeiro?

Muitas pessoas imaginam que a contratação de um BPO financeiro pode ser considerado um verdadeiro luxo. Entretanto, entenda você só tem a ganhar quando investe nisso. Uma vez que deixa cuidar de demandas que não tem tanto conhecimento. Além disso, optar por um BPO Financeiro também vai ajudar sua empresa cada vez mais longe.

Uma vez que você optar por fazer isso, entenda que vai conseguir focar em sua atividade fim e de fato, atuar para que o faturamento seja maior. Você deixa então de cuidar de ações que envolvem finanças de forma direta e apenas toma as decisões. Tendo assim, um maior tempo para pensar no futuro de seu empreendimento. Então por que deixar isso de lado?

Quanto custa BPO financeiro?

Isso vai depender bastante de acordo com os planos que você contratar, mas em média, um contador está cobrando R$ 500,00 por mês para realizar este serviço. O que de fato, colocando no dia a dia, vale a pena realizar o investimento. É importante você entender que todo valor gasto com isso vai ter um retorno. Isso porque além de fazer com que consiga focar em sua atividade fim.

Então sempre que estiver realizando uma pesquisa sobre BPO Financeiro, tenha a visão de que este valor deve ser visto com bons olhos. Também ressaltamos que você deve sempre, focar em qualidade ao invés de quantidade. Como as finanças de sua empresa estão em jogo, vale mais a pena pagar um pouco mais caro por um serviço que de fato, vai fazer total diferença.

O que significa a sigla BPO?

Business Process Outsourcing. Este é o serviço onde um escritório de contabilidade então passa a cuidar de todas as demandas financeiras de uma empresa. Mas não é a apenas isso. Um time de contabilidade que realiza BPO financeiro também consegue atuar como uma verdadeiro consultoria contábil para sua empresa. Isso feito por meio da atual saúde financeira da empresa.

Dessa forma, entenda que você terá um maior respaldo na hora de tomar decisões. Mas se engana em quem acha que de fato, um contador que entende de BPO Financeiro passa a ser o gesto da empresa. O que acontece aqui é que neste caso, o contador atua mais como um verdadeiro consultor. Dando todo apoio de acordo com a realidade da empresa.

Quer ajuda para realizar BPO Financeiro? Conte com a plataforma 4 Mãos!

Depois que você entendeu o que é BPO Financeiro, o que acha de realizar a terceirização do departamento financeiro de sua empresa? Como dissemos anteriormente, essa contratação vai trazer apenas benefícios!

E caso não saiba por onde começar, este é o primeiro passo: entrar em contato com nosso time de atendimento para que sua demanda seja cadastrada e em seguida possa receber até 4 propostas de contadores gratuitamente.

Depois, basta analisar todas as propostas de terceirização de financeiro de sua empresa e optar por irá lhe atender. Lembrando que você não paga para receber os orçamentos, e a plataforma 4 Mãos também não participa dos acordos financeiros entre contador e empreendedor. Preencha o formulário agora mesmo, leva menos de cinco minutos!

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat