Como abrir uma empresa com sócio: saiba mais sobre este processo

Empreendedores

Como abrir uma empresa com sócio: saiba mais sobre este processo

Natalia Mantovani

|

28/08/2020

|

7 min de leitura

|

Voltar

Empreendedores conversando sobre o processo de como abrir uma empresa com sócio
7 min de leitura

Buscando saber como abrir uma empresa com sócio? Em comparação com pessoas que dirigem empresas sozinhas, os empresários que trabalham em sociedade têm uma grande vantagem: a oportunidade de trabalhar com pessoas complementares, que auxiliarão no desenvolvimento da empresa.

Quando iniciamos neste pensamento sobre como abrir empresa com sócio pensamos na sociedade ideal, que conta com pessoas com competências diferentes, mas que irão cooperar e colaborar entre si, contribuindo no caminho de como abrir uma empresa com sócio e adicionando cada vez mais ao time.

Pensando por outro lado, na prática este método referente a como abrir empresa com sócio não é tão simplificado. Existe divergência de interesses e personalidades, o que é muito comum em sociedades.

Por isso trouxemos este artigo, nele você verá dicas de como abrir uma empresa com sócio e ainda conhecerá os principais modelos legais de sociedade, que precisam ser pensados antes de iniciar os trabalhos referente a como abrir uma empresa com sócio.

Acompanhe o trabalho e fique por dentro de como abrir uma empresa com sócio.

Como abrir uma empresa sócio: Conhecendo os modelos Societários

Obviamente, antes de darmos as dicas sobre como abrir uma empresa com sócio que devem ser levadas em consideração, falaremos sobre os modelos societários existentes em nosso país.

Sabemos que a nossa legislação em si é complexa e parece amedrontadora aos olhos de quem inicia sua jornada em como abrir uma empresa com sócio.

Mas existem algumas saídas que melhoram a situação, como buscar por mais informações e se inteirar sobre o assunto, ou contar com um profissional contábil que conseguirá te auxiliar pontualmente, dando suporte completo em como abrir uma empresa com sócio.

Sociedades Empresariais Simples

O modelo de Sociedades Empresariais Simples destina-se a trabalhadores que prestam determinados serviços (ou seja, prestadores de serviço em geral).

Normalmente, para este modelo em como abrir uma empresa com sócio, o empreendedor que exerce funções intelectuais são membros deste departamento, como prestadores de serviços de natureza científica, literária ou artística.

Se tratando deste modelo estudado em como abrir uma empresa com sócio, estão envolvidos profissionais como:

  • Advogados;
  • Médico;
  • Contadores.

Sociedades Empresariais Limitadas

Se tratando deste modelo social nos estudos sobre como abrir uma empresa com sócio, as Sociedades Empresariais Limitadas são amplamente utilizadas no Brasil.

Consiste em um método de contato e estabelece padrões com base no valor do investimento de cada participante.

Normalmente, é composto por dois ou mais sócios, sendo cada um responsável pelo percentual do capital investido. Um destes sócios será o representante legal da empresa, sendo esta informação incluída no contrato de sociedade da empresa.

Para a composição do nome da empresa, deve se pensar no processo de como abrir uma empresa com sócio que este formulário de subdivisão deve incluir na denominação a sigla “Ltda”, que significa “limitada”.

Sociedade Limitada Unipessoal

Estudando esta área de como abrir uma empresa com sócio, embora sejam diferentes em alguns aspectos, a Sociedade Limitada Unipessoal e a EIRELI (Personal Limited Liability Company) são muito semelhantes em algumas características.

A principal diferença entre os dois modelos estudados em como abrir uma empresa com sócio, é que em uma sociedade limitada, você deve começar com 100 salários mínimos ou mais, enquanto em uma sociedade unipessoal não é necessário.

O interessante é que esse tipo de parceria só pode ser composta por uma pessoa, e manter as características “limitadas”, justamente porque protege o patrimônio privado dos sócios.

Demais sociedades que devem ser estudadas

Não iremos citar todas as sociedades que precisam ser estudadas, entretanto, ainda é preciso verificar outras opções para sua sociedade, como:

  • Comandita por Ações;
  • Empresariais em Nome Coletivo
  • Anônimas;
  • Cooperativas, estas que podem ser Singulares ou Centrais
  • Confederações de cooperativas;
  • em Conta de Participação;
  • Sociedade de Advogados.

Dicas Principais

Agora seguimos para as principais dicas para você sobre como abrir uma empresa com sócio:

1- A experiência de seu sócio

Embora aqui, neste fator sobre como abrir uma empresa com sócio não envolva o contrato em si, deve-se ressaltar que a experiência é um fator que minimiza o risco de conflito na sociedade.

Quanto mais experiente for o parceiro, mais fácil ele será de se entender e se profissionalizar. Na verdade, a experiência não é tudo, e os potenciais parceiros devem ter características complementares. Entretanto, o profissionalismo é crucial em ambas as partes.

2- Investimento

Pensando sobre o processo, o contrato de sociedade deve antecipar alguns problemas que podem surgir ao longo do tempo. O mais item mais comum de causar conflito é o dinheiro.

Quando for abrir sua empresa, cada sócio investe um determinado montante de capital. Partindo do princípio de que a empresa pode operar, o acordo deve estipular que os lucros que serão distribuídos de acordo com o montante de capital aplicado no início por cada membro da sociedade.

3- Divida as tarefas

Outra questão que deve ser considerada no contrato quando pensamos em como abrir uma empresa com sócio é a divisão de funções e responsabilidades de cada parceiro. Ao registrar as responsabilidades de todos no papel, se um dos sócios deixar de cumprir suas funções adequadamente, todos estarão protegidos.

4- O contrato pode ser atualizado

Não importa se o contrato está completo, ele nunca será concluído, e não há problema se o parceiro quiser adicionar alguns pontos ao acordo em outro momento. A realidade é dinâmica e os reajustes dos contratos devem ser constantes. E isto é outro ponto a se anotar se está buscando saber como abrir uma empresa com sócio.

5- Plano de negócio

Apesar de poder alterar o contrato após a abertura da empresa e resolver as principais questões em como abrir uma empresa com sócio, algumas razões devem ser bem planejadas e permanecer como eram no início, de preferência. Coisas que devem ser pensadas antes de entender como abrir empresa, como por exemplo:

  • Escolha do nome empresarial;
  • Registro federal e obtenção do CNPJ da empresa;
  • Definição do número de sócios e valor de investimento de cada parte;
  • Escolha da sede onde os sócios e a empresa irão operar.

Como garantir que minha empresa está totalmente formalizada e terá uma boa gestão?

Agora que já apresentamos algumas das principais dicas de como abrir uma empresa com sócio, temos certeza que você gostaria de alavancar suas vendas.

O profissional contábil além de proporcionar um negócio totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária e fiscal, ainda estará contribuindo para deixar as formalidades totalmente em dia, proporcionando segurança.

Com este profissional você saberá muito mais sobre este assunto, e terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Bem para encontrar o melhor escritório de contabilidade para ter maior segurança em sua jornada de como abrir uma empresa com sócio, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferencias:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
  • Escritório com atendimento online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras
  • Empresa de contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • Da preferência para um bom custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

Uma contabilidade é essencial para que você consiga abrir empresa!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é essencial contar com uma equipe de contadores que entende do assunto. Você ficará satisfeito com o serviço pois o contador poderá te atender do jeito que você espera. Fale com um especialista agora mesmo e não perca tempo!

Dessa forma, você consegue focar em todos os seus projetos enquanto os contadores trabalham em demandas que você não possui tanto conhecimento. Solicite um orçamento para realizar abertura de empresa gratuita e conseguir ser visto com cada vez mais profissionalismo!

Gostou do conteúdo sobre o custo para abrir empresa? Não deixe de acessar nosso blog para conferir os demais artigos e saber como realizar uma melhor gestão de seu empreendimento.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador