Como divulgar minha empresa na internet - Guia completo | 4 Mãos

Empreendedores

Como divulgar minha empresa na internet – Guia completo

Jorge Torrez

|

24/05/2021

|

15 min de leitura

|

Voltar

mulher procurando em um tablet como divulgar meu negócio
15 min de leitura

Se você chegou neste artigo, com toda certeza gostaria de entender como divulgar meu negócio e claro, ter mais vendas. E entenda que o mundo digital vai ser essencial para isso. Por isso ressaltamos que você vai precisar realizar o processo de como divulgar meu negócio.

Entretanto, entenda que não adianta agir sem conhecimento. Se você quer ter mais vendas, é necessário entender como fazer uma campanha de marketing digital e fazer o investimento valer a pena. Ainda assim, o processo de como fazer meu pequeno negócio crescer pode ter diversas variantes. Mas entenda que existe a possibilidade de como fazer marketing digital grátis!

Sem mais delongas, vamos conversar mais sobre o assunto de como divulgar meu negócio de uma forma assertiva para que seu rendimento aumente de uma forma significativa. Então faça uma boa leitura!

Como divulgar meu negócio no YouTube?

Sendo uma das principais ferramentas de marketing digital, o YouTube é poderoso quando falamos em divulgação. Para você ter ideia deste poder, existem empresas que já faturam mais de R$ 1 milhão por ano em um mercado extremamente concorrido. E sabe quantas estão gastando com mídia paga? Um total de zero reais. Apenas com estes dados você já entende que o YouTube é poderosíssimo.

Mas não pense que isso dá certo apenas para influenciadores. A forma mais fácil de falar sobre este assunto é realizar uma analogia com a TV que todos conhecemos: entenda que por mais que seja muito legal anunciar seu negócio em um grande seja algo ótimo, você precisa realizar a segmentação correta.

Erros que uma pessoa comete ao divulgar sua empresa no YouTube

A maior barreira de quem está realizando o processo de como divulgar meu negócio na internet é acabar errando alguma coisa ou até mesmo ter certo medo de falar. Mas isso é uma questão de paradigma: faça o melhor com aquilo que você tem. Não é preciso começar com um estúdio profissional! Pegue seu celular, aproveite a luz do sol e inicie o processo de como divulgar meu negócio na internet!

Outro erro bastante comum é que este é o local onde as pessoas ligam para procurar por conteúdo. Entenda: se o grande público fosse fissurado apenas em assistir propagandas, isso não iria funcionar. Com isso em mente, saiba que o correto é gerar conteúdo e dê o melhor de si mesmo em todos os vídeos.

Por fim, para finalizarmos o assunto de como divulgar meu negócio na internet usando o YouTube, entenda que você não deve terceirizar. Existem pilares em sua empresa que são estratégicos e exigem seriedade. O marketing é um deles. Então invista nisso o quanto antes para ter o retorno que deseja!

Marketing digital para negócios locais e a importância de influenciadores

Se você acha que optar por realizar parcerias com influenciadores é algo que deve ser adotado apenas por empresas de grande escala, deixe isso de lado agora mesmo. Isso porque entenda que fazer isso é um bom negócio pois os influenciadores possuem uma boa audiência que pode ser convertidas em vendas. Eles sabem como conversar com o público e você precisa aproveitar isso.

E saiba que para começar com isso, sua marca pode aparecer em diversos canais: Instagram, YouTube e até mesmo Facebook. Mas antes de tudo, entenda que você precisa procurar pessoas que possuem certa influência no mercado que está. Se possui uma lanchonete, não faz sentido fechar uma parceria com um influenciador de viagens, por exemplo. Normalmente, os influenciadores pedem uma amostra de seu produto ou serviço para que em seguida a divulgação comece. Quando confiarem no trabalho de sua empresa, pode ter certeza que você terá mais vendas devido ao trabalho que será executado.

Como dissemos anteriormente, não pense que isso funciona apenas com grandes influenciadores. Grandes empresas também estão fechando parcerias com microinfluenciadores devido a dois motivos: preço de comissão é menor e estas pessoas até podem ter um engajamento maior do que grandes artistas. Isso porque estão acostumadas a sempre serem respondidas;

Se você gostaria de ter sucesso ao realizar marketing digital para negócios locais, procure pessoas que possuem certa influência em sua região ou segmento. Em seguida, ao buscar por parcerias, monte uma boa proposta que seja benéfica para estas pessoas, sem deixar de lado uma boa comissão.

Sua empresa precisa de um site para divulgar meu negócio!

Apesar disso ser um conselho quase simples para quem está procurando como fazer marketing digital para minha empresa, ainda é alto o número de pessoas que está falhando nisso. Mas antes disso, a primeira coisa que você precisa entender é: você precisa de marketing digital para vender? Se a resposta for sim, precisa ter um site focado em conversão.

E existem muitas pessoas que acabaram errando quando vão focar em fazer um site. E isso acontece logo na headline, ou a frase que será apresentada quando uma pessoa acessa sua página na internet. É importante ser claro para que de fato as pessoas possam ser convencidas de ficar em seu site.

Além disso, você sempre dever redirecionar quem está em seu site para um mesmo lugar. Parece um conselho simples, mas muitas pessoas ainda não estão fazendo isso. A seção de sua página na internet sobre sua empresa sempre deve estar um pouco abaixo de seu site, mas não abaixo do banner principal. Por mais que entender sobre a empresa seja essencial, no primeiro momento você deve mostrar como irá resolver o problema do cliente.

Fontes com tamanho errado também é um erro muito comum no mercado digital, então atente-se a isso. Por fim, seu site precisa necessariamente, ter um rápido carregamento. Sem este elemento, fica difícil que as pessoas fiquem em sua página!

Para finalizar este elemento sobre como divulgar meu negócio na internet, entenda que sua página na internet não pode deixar de ter um rodapé, este que serve como um resumo de seu site. Usabilidade é outro assunto que precisa necessariamente se atentar para ter mais vendas por meio da internet.

SEO para quem está pensando em divulgar meu negócio

Permitindo uma economia de até R$ 100.000,00 seja feita, colocar o SEO é focado em colocar um site entre os primeiros resultados do Google de uma forma orgânica. Sendo esta uma forma de como anunciar no Google grátis. Mas só escreve em seu site não vai gerar resultados.

É essencial que o blog de seu site tenha informação para quem está procurando. Existem mais de 400 protocolos do Google que você precisa ter um texto que possua as palavras que estão sendo procuradas pelas pessoas que deseja ter como cliente. Como dissemos anteriormente, seu site também precisa ser navegável no celular e o carregamento deve acontecer no menor tempo possível. As pessoas estão com cada vez menos tempo.

Por último, mas não menos importante, entenda que outro sites do mesmo segmento que você está devem apontar para seu site. Isso é essencial para que o algoritmo do Google entenda que seu site é interessante para ser mostrado entre os primeiros resultados. E entenda que para esta estratégia de SEO começar a apresentar resultados, serão necessários seis meses, mais tardar, um ano.

Mídias sociais pode ser usadas no processo de como divulgar meu negócio

Mídias sociais podem ser usadas para como divulgar meu negócio na internet, mas entenda que você precisa ter uma certo cuidado. Entenda que o conteúdo deve ser focado para seu público-alvo. Isso falando sobre diversos assuntos. Fontes, cores, escrita de texto e até mesmo a logo de sua empresa.

Você precisa necessariamente postar conteúdo para as pessoas que deseja ter como cliente. Se uma cor é mais adorada pelo seu público-alvo e não por você, considere aquilo que seu foco prefere. Também lembre-se que nem todas as pessoas estarão no Instagram para receber conteúdo, então você precisa ter 80% de conteúdo e aproveitar os 20% para oferecer seus serviços/produtos.

Entenda que também é importante estar onde seu público-alvo está. Não vai adiantar de nada se você estiver realizando postagens no Facebook se as pessoas que deseja ter como cliente estiverem usando mais o Instagram. O Instagram é uma das melhores ferramentas e lembre-se que necessariamente você pode usar todas as funcionalidades. Divulgação em grupos e marketplace do Facebook também é outro ponto do processo de como fazer meu negócio crescer.

Instragam Reels tem entregado muito bem sem que necessariamente você coloque dinheiro, mas use e abuse dos Stories durante o passar do dia. Cuidado com as postagens, mas entenda que a humanização é necessária. O LinkedIn é mais indicado para empresas que desejam vender para empreendedores e empresários de médio porte, assim como donos de multinacionais. Então entenda isso antes de começar a usar as redes sociais!

É possível buscar afiliados ou pessoas que trabalham com dropshipping como uma forma de como divulgar meu negócio

Sendo um movimento muito forte no mercado, saiba que muitas pessoas estão querendo lucrar por meio da internet. Estas pessoas precisam ter algo para lucrar por comissão. Mas como funciona? Primeiramente, você precisa disponibilizar um bom material para que a pessoa possa trabalhar. Boas fotos e bons materiais de marketing são ótimos exemplos. Estas pessoas irão cuidar de todo o resto e você precisa apenas mandar o produto para o cliente final. Não se esqueça que quem colaborou para isso acontecer precisa receber uma porcentagem!

Os grupos de Facebook são os lugares ideais para encontrar estes profissionais. Isso porque existem âmbitos nesta rede social destinados apenas para Afiliados e pessoas que trabalham com Dropshipping. Dependendo do potencial de seu produto ou serviço, você também pode optar por cadastrar isso na Monetizze.

Importante dizer que você precisar ter políticas claras sobre a divulgação. Isso porque pode acabar acontecendo uma oferta que não está de acordo com o que você faz, comprometendo assim sua marca. Preste atenção neste ponto para não ter problemas!

Como anunciar no Google Grátis: use o Google Meu Negócio

Quando está procurando por um serviço ou empresa específica, você já percebeu que são exibidos cartões com dados sobre as empresas? É disso que estamos falando sobre como anunciar no Google grátis. O cadastro com as informações sobre sua empresa pode ser feito sem pagar nada.

A maior dica que podemos dar sobre este assunto aqui é que você deve colocar sua palavra-chave principal antes do nome de sua empresa. Isso é importante para que apareça no topo do Google quando uma pessoa procurar. Não se esqueça de colocar uma boa descrição e claro, citar todos os serviços/produtos que vende para que o nome de sua empresa também apareça quando alguém estiver à procura.

Marketplace de produtos ou serviços

Isso tem dado certo há muito tempo e você não só pode, como deve divulgar seu seu negócio em marketplaces como uma forma de fazer marketing digital para minha empresa. OLX, Mercado Livre, B2W, Americanas e assim por diante. Entenda que as opções são inúmeras e basicamente, você precisa pagar uma comissão para esta plataforma quando o produto ou serviço é adquirido. Apenas para se ter ideia do tamanho deste mercado, saiba que a cada 1 segundo, acontecem 8 vendas no Mercado Livre.

A ação mais assertiva é procurar por marketplaces nichadas e realizar o cadastro de sua empresa para que possa ter mais vendas. Outra dica é ir trabalhando de acordo com o algoritmo dessas plataformas. Você começa vendendo produtos por um baixo preço apenas para ganhar clientes e boas avaliações.

Em seguida, quando estiver em evidência dentro da plataforma, vai ser divulgado de forma gratuita pois está bem avaliado. Também é importante entender que para lucrar em grandes marketplaces, você precisa estar preparado financeiramente. Procure evitar reclamações, isso pode causar punições que irão gerar uma baixa em suas vendas.

Faça parcerias com outras empresas

Muito se fala sobre como o mercado é bem concorrido, mas você não precisa necessariamente brigar com empresas do mesmo ramo. A melhor coisa a se fazer é entrar em contato com companhias que podem se ajudar, isso feito por meio de link personalizado. É claro, tenha em mente que você deve necessariamente fechar parcerias com empresas que possuam o mesmo público-alvo que deseja ter como cliente.

SEO e YouTube devem ter necessariamente o uso de parcerias para que você possa ganhar credibilidade. Ainda mais se estiver começando o processo de como fazer uma campanha de marketing digital por meio do conteúdo.

Grupos de WhatsApp, Lista de Transmissão e WhatsApp Status

Estas funcionalidades ficaram mais famosas com uma maior participação da internet no dia a dia das pessoas e você deve aproveitar este momento. Use e abuse da função de Status do WhatsApp e sempre faça promoções para este canal, assim como envie mensagens para as pessoas por meio das listas de transmissão.

Grupos de WhatsApp também podem ser gerados para ter mais vendas, mas seja estratégico (a). Vale mais a pena divulgar um produto por um preço abaixo do habitual para que assim você possa trazer o cliente para dentro do WhatsApp e em seguida usar este canal para ter mais vendas.

Grupos de empreendedores de sua cidade

Ainda no assunto de grupos, entenda que necessariamente você pode aproveitar esta comunidade para ter mais clientes. A melhor dica que podemos lhe dar é: não seja o mais inteligente da mesa, mas também não seja uma pessoa que apenas divulga vendas.

Existem muitos grupos, tanto de segmentos quanto de cidades que servem como verdadeiras vitrines de venda para sua empresa e o melhor de tudo: não precisa pagar nada para postar. Use isso no processo de como divulgar meu negócio para que assim o nome de sua empresa seja visto por diversas pessoas.

Já pensou em guias comerciais como parte do processo de como divulgar meu negócio?

Sendo ignorado por algumas pessoas, saiba que vale a pena pelo menos, realizar o cadastro em guias comerciais do segmento onde sua empresa se encontra. Mas não deixe de ter uma ficha de sua empresa em guias comerciais de sua cidade e/ou região de atuação.

O SEO será seu maior aliado e aqui pode considerar este cadastro se fosse realizar a inscrição no Google Meu Negócio. Naturalmente, estes guias são bem ranqueados no Google e sua empresa pode ser facilmente encontrada. Não vale muito a pena realizar o pagamento dos planos, mas considere isso para ter uma visibilidade maior, como se fosse mídia paga.

Faça comentários no YouTube!

Para ganhar seguidores que possam entrar em sua estratégia digital, você pode optar por fazer comentários em vídeos de fornecedores e até mesmo concorrentes. E deve estar se perguntando como funciona. Muito simples:

  1. Identifique quais são os possíveis influenciadores de seu público-alvo;
  2. Quando tiver isso definido, sempre faça o máximo para conseguir ser o primeiro comentário;
  3. Mas tenha em mente que você precisa fazer um comentário que seja de acordo com a possível necessidade das pessoas.

Com isso em mente, fica fácil conseguir uma maior visibilidade no processo de como fazer meu pequeno negócio crescer.

E-mail marketing não deve ser deixado de lado quando você estiver pensando em como fazer uma campanha de marketing digital

Por último, mas não menos importante, saiba que ainda é alto o número de empresas que usou isso de forma errada. Entenda por incrível que pareça. e-mails com cadência ainda vendem bastante. É importante realizar um trabalho de texto que convença as pessoas irem até seu site e claro, falar com um vendedor.

Existem ferramentas como o MailChimp permitem o envio gratuito de mensagens para até 2 mil contatos por mês, mas existem ferramentas que fazem isso por um preço acessível. Então entenda que sim, vale a pena colocar isso em seu planejamento na hora de realizar o processo de como fazer meu pequeno negócio crescer.

Entendeu tudo sobre a divulgação de seu empreendimento? Comece o processo de abertura de empresa agora mesmo!

Agora que você conhece o essencial para ter mais vendas e conseguir ter sucesso ao empreender, o que ainda falta para abrir sua empresa? Tenha em mente que a contratação de um escritório de contabilidade que entende do assunto e assim consiga focar do que realmente.

Não sabe por onde começar? É hora de entrar em contato com a Plataforma 4 Mãos e enviar mais informações para nosso time de atendimento. Logo depois, iremos cadastrar sua solicitação em nosso painel para contadores e dessa forma, até 4 profissionais podem entrar em contato por meio de uma proposta comercial. E você não paga nada para receber isso.

Quando estiver com tudo em mãos, basta fechar negócio com o escritório de contabilidade que mais lhe agradar. Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo entre contador e empreendedor, mas no caso de qualquer problema, iremos atuar para que sua demanda seja atendida.

E diga nos comentários: entendeu como divulgar meu negócio? Qual estratégia é sua preferida?

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Uma resposta para “Como divulgar minha empresa na internet – Guia completo”

  1. Alex Vargas disse:

    Olha eu passando no seu site novamente.
    Você ja passou no meu?
    Aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat