Empreendedores

Como montar loja virtual – Passo a passo

Jorge Torrez

|

17/12/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Dupla de empreendedores negros trabalhando no processo de como abrir uma loja virtual
8 min de leitura

Nos dias atuais, montar uma loja virtual é uma ótima opção, pois os clientes de hoje preferem escolher seus pedidos por plataformas, app (como o marketplace) ou redes sociais e que suas compras cheguem até eles, mas você sabe como montar uma loja virtual? Ou tem noção de como montar um ecommerce? Se ainda não sabe não se preocupe, pois você não é o único, mesmo vivendo em uma era digital muitas pessoas ainda não sabem como abrir loja virtual, e é por esta razão que trouxemos esse texto para você, até o fim desse texto você saberá tudo o que precisa saber sobre como montar uma loja virtual!

Como montar loja virtual de sucesso 

Para montar uma loja virtual de sucesso você precisa primeiro definir o produto que você irá oferecer para os seus clientes e claro, definir também quem são os seus clientes (o seu público-alvo), esse é o primeiro passo é o mais importante, pois você precisa conhecer bem os seus clientes para oferecer a eles produtos que sejam do interesse deles e assim vender o suficiente para ter lucro. 

Depois de pensar no produto e no público que deseja atingir e hora de:

  • Decidir se sua loja será através de um site, app ou pelas redes sociais mesmo ( como o instagram que permitem que as pessoas montem suas lojas virtuais), ao decidir você precisará organizar sua plataforma e começar a postar fotos dos seus produtos para que seus clientes vejam o que você tem a oferecer a eles.

  • Invista no marketing de sua loja, isso faz toda a diferença. Caso você tenha uma página nas redes sociais, você pode usar a estratégia de sorteio como marketing para ganhar seguidores e atrair clientes, ou até mesmo fazer parcerias com outras lojas.

  • Fazer promoções também é uma boa ideia, porque assim as pessoas terão a chance de conhecer seus produtos e se tornarem clientes.

  • Busque sempre ter produtos em estoque para que todos os pedidos sejam atendidos e evite atrasar suas entregas.

A princípio esse são os principais pontos de  como abrir um ecommerce e fazer sucesso, mas falaremos mais sobre os passos de como montar um loja virtual no decorrer desse texto.

Vantagens de abrir uma loja virtual 

Já entendeu como criar loja virtual e fazer sucesso? Então agora chegou a hora de ver quais são as vantagens de abrir uma loja virtual.

Sabemos que diferente da loja física onde, os gastos com aluguéis e contas são indispensáveis, na loja virtual isso não é necessário, e essa já é uma grande vantagem não é mesmo? Mas existem outras vantagens e algumas delas são:

Funcionamento 24 horas: Isso facilita para quem compra, pois a pessoa pode comprar em qualquer hora e de qualquer lugar dando mais liberdade ao cliente de fechar o pedido na hora que ele achar melhor e você como empreendedor da loja receberá todos os pedidos em qualquer hora também.

Menor investimento inicial e menor custo de manutenção: Por não precisar de um local fixo, nem de muita burocracia com a documentação, os investimentos iniciais tendem a ser menores do que montar uma loja física.

Alcance maior de clientes: Ao pensar em como montar ecommerce, você deve ter cogitado que poderia alcançar um número maior de pessoas e com toda certeza você irá, de fato conseguirá atingir não só as pessoas de sua região como do Brasil inteiro sem sair do lugar.

Comodidade: A comodidade é tanto para o cliente que compra quando quiser e como quiser quanto para o vendedor que não precisará se deslocar para atender seus clientes.

Além dessas vantagens você pode ainda acompanhar e analisar os resultados em tempo real, saber quais são as principais características do seu potencial cliente e muito mais.

8 passos para montar loja virtual 

Como dissemos no começo desse texto deixaremos aqui os principais passos que você precisa saber sobre como abrir loja virtual, e eles são:

1) Definir capital de investimento

Para qualquer tipo de negócio é preciso pensar no capital de investimento até mesmo para montar uma loja virtual. Você precisará pensar nas estruturas de vendas, nas estratégias de marketing, nos fornecedores, nas compras de seus produtos e tudo isso envolve dinheiro que deve ser considerado como um investimento inicial.

2) Definir público alvo e produto

Veja as necessidades do seu público-alvo e faça uma pesquisa para se aprofundar e saber quais produtos você pode oferecer para eles.

3) Regularização

Regularização faz parte do processo de como montar uma loja virtual, assim como qualquer empreendimento precisa ser regularizado através de um CNPJ, as lojas virtuais também, mas vamos falar mais sobre esse assunto no próximo tópico onde explicaremos sobre como montar sua loja virtual e ter um CNPJ.

4) Lei do E-commerce 

Você sabia que existe uma lei do e-commerce? Sim, existe! Então antes de pensar em como criar loja virtual você deve ter conhecimento dessa lei, pois ela é de extrema importância para as lojas virtuais.

5) Definir plataforma

Como explicamos no começo existem alguns meios decomo montar uma loja virtual, pode ser por sites, plataformas e redes sociais e existem várias plataformas (gratuitas, pagas e próprias) então é preciso fazer uma pesquisa para ver qual a melhor para sua loja.

6) Entregas e fornecedores

Busque sempre mais que um fornecedor, assim se algum imprevisto acontecer você terá mais de um fornecedor para contar e realizar suas entregas no prazo.

7) Anti-fraude

Antes de entender como abrir uma loja virtual, devemos ter em mente que coletar dinheiro na Internet possui alguns outros problemas (em comparação com o mundo físico). Um desses problemas é a fraude: o “cliente” usa um cartão de crédito roubado para comprar a mercadoria, depois você despacha a mercadoria e, alguns dias depois, o pagamento com cartão de crédito é cancelado. Resultado: você ficou sem produtos e dinheiro.

Ao contrário do mundo físico, no mundo real, a rede de aquisição é responsável por pagamentos fraudulentos; nas vendas pela Internet (também conhecidas como vendas não presenciais), os varejistas são responsáveis ​​por fraudes de pagamento.

Portanto, sempre que você considerar como receber pagamentos pela Internet, também deverá considerar qual empresa / método de detecção antifraude usará neste sistema de como abrir uma loja virtual.

8) Segurança

Ao configurar sua loja online, e entender como abrir uma loja virtual, você deve considerar a segurança pelos dois motivos a seguir:

  •  Seus clientes em potencial estão preocupados com isso;
  • Você deve proteger os dados de compra dos clientes.

Os clientes em potencial de sua loja online se preocuparão com a segurança de suas informações de compra (como endereço completo, número de cartão de crédito, e mais). Portanto, neste processo sobre como abrir uma loja virtual, você deve provar que se preocupa com a segurança dele, pois isso deixará o usuário mais confortável para comprar.

como montar loja virtual

Para montar uma loja virtual precisa de CNPJ? 

O CNPJ (Certificado Nacional da Pessoa Jurídica) é o número que identifica uma empresa, ou seja, que regulariza. Assim como existe o CPF para identificar as pessoas físicas, o CNPJ serve para identificar as pessoas jurídicas, então é importante que sua loja tenha um CNPJ.

Além de regularizar sua loja online passa uma visão mais séria aos seus clientes, e sem contar que existem também muitos fornecedores que só fornecem produtos para quem tem um CNPJ ativo.

Com o CNPJ você terá alguns benefícios, como:

  • Emitir notas;
  • Benefícios previdenciários;
  • Aposentadoria;
  • Abertura de conta PJ;
  • Acesso a fornecedores;
  • Acesso a empréstimos;
  • Impostos em dia.

Vale dizer aqui que existe vários tipo de CNPJ:

  • Sociedade Simples (SS)
  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Empresa Individual (EI)
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Sociedade Anônima (SA)
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
  • Associações Sem Fins Lucrativos.
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

O tipo de CNPJ ideal para sua empresa irá depender do segmento, mas no caso de como montar uma loja virtual você pode começar pelo MEI (Microempreendedor Individual), onde você pode faturar até R$81 mil por ano e ainda contratar um funcionário para te ajudar caso seja preciso.

Como montar um ecommerce com pouco investimento?

Talvez você fique preocupado porque acha não tem como monta uma loja virtual com pouco dinheiro, mas existe sim chance de montar um ecommerce com pouco dinheiro, mas para isso você precisará montar um planejamento, ter boas estratégias e começar com poucas mercadorias, mas a partir do momento em que você for vendendo os produtos você conseguirá capita suficiente para expandir sua loja.

Como abrir loja virtual sem experiência? 

“Como criar loja virtual sem ter experiência?” Essa é uma dúvida muito comum, felizmente hoje vivemos numa era digital onde conseguimos muitas informações úteis que podem nos ajudar em qualquer assunto até mesmo como monta uma loja virtual não tendo experiência nenhuma.

Você pode fazer pesquisas e ler artigos como esses para saber por onde começar. Existem também vários cursinhos online e gratuitos que podem te ajudar com a ideia de como monta uma loja virtual. No nosso site mesmo você encontrará conteúdos que podem te ajudar também, então visite nossa página e confira os conteúdos que podem te ajudar.

Como o 4 Mãos ajuda e a criar loja virtual

Além de ter conteúdos sobre o assunto no nosso blog para empreendedores, temos também contadores que podem te ajudar na parte de regularização e nas dúvidas sobre como monta uma loja virtual, basta fazer um simples cadastro na nossa plataforma de forma gratuita e você receberá até 4 orçamentos de contadores diferentes.

Então não perca tempo e comece agora os preparativos para abrir sua loja virtual, pois agora você já sabe tudo sobre como monta uma loja virtual.

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador