Empreendedores

Como montar um café – Quanto custa, qual o faturamento?

Emily Clemes

|

05/05/2022

|

7 min de leitura

|

Voltar

como montar um cafe
7 min de leitura

Você tem buscado informação para saber como montar um café? Mas não sabe por onde começar? Deseja abrir uma cafeteria pequena ou procura por fornecedores de café? Se esse é o seu caso não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar!

Durante esse texto vamos te ajudar a descobrir como abrir um negócio próprio além de se explicar tudo que você precisa saber sobre como montar um café, quais são seus concorrentes como legalizar sua cafeteria pequena, como montar um cardápio e muito mais, então leia esse texto até o fim para descobrir tudo que você precisa saber.

Como montar um café?

Acredite se quiser! O Brasil é um dos países que mais consomem café no mundo, ele só perde para os Estados Unidos, com certeza os brasileiros não vivem sem aquele cafezinho da manhã ou até mesmo da tarde!

Sem dúvidas esse é um ponto para uma oportunidade de negócios, como montar um café em sua cidade. Seu espaço de café pode ser um lugar aconchegante com acompanhamentos para aquele tão desejado café que os brasileiros amam.

Se você está começando agora precisa de dicas ou deseja saber como funciona esse mercado, nós vamos deixar dicas para você aqui a partir de agora, então pegue seu lápis e seu papel para anotar todas elas.

Qual o tamanho do mercado cafeteria?

Pelo fato do Brasil ser o segundo país que mais consome café no mundo o tamanho desse mercado de cafeteria é muito grande.

Alguns estudos mostram que No Brasil existe cerca de 3.500 cafeterias espalhadas pelos Estados, o que é um número muito grande, porém com a grande procura dos consumidores de um lugar para tomar café toda cafeteria nova é bem recebida pelos clientes.

Como funciona a concorrência desse mercado?

Como citamos acima existem muitas cafeterias, ou seja, as cafeterias estão entre um dos negócios em alta, porém cada cafeteria segue um padrão diferente hoje em dia existem cafeterias tradicionais cafeterias Gourmet e cafeterias com algum outro diferencial então a concorrência é grande.

Temos que lembrar que sempre existirão os concorrentes diretos e os concorrentes indiretos, mas o que irá atrair os seus clientes para sua cafeteria é o que você irá trazer de inovador para os seus clientes, então estude bem sua concorrência e conheçam quais são suas estratégias para que a partir daí você possa trazer algo inovador em sua cafeteria.

Ideias de cafeteria pequena

Ao pensar em como montar um café você deve sempre pensar primeiro no seu público alvo, qual é o público que você deseja atingir? Felizmente por fazer parte dos bons negócios a cafeteria atrai todos os tipos de pessoas, mas você pode criar um ambiente específico para atingir aquelas pessoas que são o seu público alvo, como por exemplo, se você pretende montar uma cafeteria pequena você pode pensar em atingir aquelas pessoas que gostam de lugar calmo para realizar suas reuniões de trabalho, estudar ou realizar atividades do tipo. Agora, se você deseja que sua cafeteria seja um local mais descontraído ou mais familiar você pode optar por montar uma cafeteria grande com mais movimentação e etc.

Em sua cafeteria pequena, você pode colocar poucas mesas (porque provavelmente o espaço também não será grande) e colocar umas luzes mais escuras, assim passam um ar de um ambiente mais sério e mais calmo, o que fará com que as pessoas que se achegue a sua cafeteria se sinta mais confortável.

Leia também

Plano financeiro para uma cafeteria?

Ao pensar em como montar um café você deve ter um plano financeiro para sua cafeteria, o plano financeiro nada mais é do que você se organizar financeiramente para tirar o projeto do papel e colocar em prática.

Para montar um café assim como todo tipo de empreendimento, você precisará ter um valor para investimento inicial. Como para montar uma cafeteria existem vários pontos a serem levados em consideração, nós não podemos dar um valor exato de qual deve ser o seu investimento inicial, pois isso irá depender do tamanho da sua cafeteria, da localização de sua cafeteria, dos produtos que você irá servir na sua cafeteria, de quantos funcionários você pretende ter entre outros pontos.

Mas para você ter uma média de valor montar uma cafeteria simples, será necessário em torno de uns 15 mil reais para o investimento inicial. Lembrando que esse valor pode variar tanto para mais quanto para menos.

Como abrir uma cafeteria: Legalização

Para abrir uma cafeteria você precisa se tornar uma pessoa jurídica, ou seja, precisa ter um CNPJ ( Certificado Nacional da Pessoa Jurídica) para ser considerado legalizada perante a lei.

Para que você abra o seu CNPJ sem nenhum tipo de complicação e sem nenhuma dúvida é indicado que você procure um escritório de contabilidade para eles te orientarem quais deverão ser os próximos passos que você devera seguir, dessa maneira você irá prevenir e que apareça qualquer problema futuro em relação á legalização da sua cafeteria.

Como montar cardápio de cafeteria?

Para montar o cardápio da sua cafeteria você precisará conhecer os seus clientes muito bem, deverá saber quais são os gostos deles e o que eles poderiam gostar caso você crie algo novo.

O principal de seu cardápio sem dúvida é o café! Então você pode usar sua criatividade e por em seu cardápio vários tipos de café como:

  • Café com leite
  • Capuccino
  • Café com chantilly
  • Café com canela
  • Café com chocolate
  • Café gourmet

entre outras milhares de combinação e para acompanhar todos esses tipos de café você pode fazer um bolo, doce ou até mesmo algo salgado que seja seu carro-chefe na hora de acompanhar o café, assim todas as vezes que os clientes forem ao seu estabelecimento tomar um café eles não resistirão ao seu Carro-Chefe.

Equipamento para cafeteria: Dicas de fornecedores de café

Para montar um café de sucesso você precisará ter fornecedores que suprirão suas necessidades em relação aos equipamentos e os produtos.

Você deve sempre ter mais que um fornecedor, pois caso o primeiro fornecedor não consiga te atender no momento ou não tenha material que você precisa os outros fornecedores possam te ajudar .

Em geral equipamentos que você precisa para montar uma cafeteria são:

  • Máquina de café;
  • Moedor de café
  • Forno;
  • Fogão;
  • Estufa de salgados;
  • Filtro de água;
  • Micro-ondas;
  • Geladeira ou refrigerador;
  • Micro-ondas;
  • Freezer;
  • Liquidificador;
  • Entre outros.

Como criar diferenciação para seu negócio?

Ao conhecer e definir o seu público alvo e também definir muito bem o seu nicho você poderá criar algo que chame atenção dos seus clientes como, por exemplo, criar um prato novo ou montar um ambiente descontraído.

Uma estratégia boa é criar um plano de marketing, mas vamos falar disso no próximo tópico assim você pode criar o seu próprio plano de marketing e fazer sucesso em relação a como montar um café ou como abrir uma empresa.

Plano de Marketing e vendas para sua loja

Você pode criar um plano de marketing e vendas para sua loja através das redes sociais, como no caso estamos falando em como montar um café vamos usar esse exemplo.

Ao montar o seu café você pode tirar foto do que é servido no seu estabelecimento  criar uma página no Instagram ,Facebook ou em outra rede social e divulgar o seu serviço naquela página, é interessante você pedir gentilmente para que seus clientes marque sua pagina quando for postar algo que esteja fazendo em sua cafeteria, assim mais pessoas serão alcançadas de uma forma mais rápida.

Se preferir você pode fazer panfletos ou banner e distribuir perto do local em que você montou seu negócio.

Conclusão: Como montar um café

Agora que você já sabe como montar um café, a média do valor do investimento inicial que você precisara ter e como montar o seu cardápio é hora de tirar seu plano do papel e pôr em prática.

Caso precise da ajuda de um contador para legalizar sua empresa na nossa plataforma 4 mãos podemos se conectar com até 4 contadores de forma gratuita, basta entrar em nosso site e clicar em “encontre um contador” assim você encontrará o escritório de contabilidade mais próximo de você.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.