Empreender com pouco dinheiro

Como vender muito no mercado livre

Jorge Torrez

|

11/02/2022

|

7 min de leitura

|

Voltar

7 min de leitura

Um dos grandes desafios é saber como vender muito no mercado livre, desde saber escolher o produto, as principais sacadas para você aplicar e ganhar uma boa grana com isso. Então se você realmente quer bombar de vendas veja esse artigo até o final que vamos dar um guia completo sobre esse assunto.

Infelizmente existem muitas pessoas frustradas porque não conseguem vender bem no mercado livre ou tem medo de se arriscar porque não sabem se realmente pode dar certo, porém se dividir os principais desafios do mercado livre, vamos encontrar 2 principais frentes.

Não saber escolher um produto que realmente seja campeão que ache uma brecha de vendas e outro segundo maior erro é não entender o algoritmo do mercado livre e acabar tomando penalidade ou não conseguir evoluir porque não sabe realmente o jogo que está jogando e para quem quer saber como vender muito no mercado livre isso é fundamental.

Como vender rápido no Mercado Livre: 5 principais dicas

1. Escolher um produto campeão

Vamos começar a entender como escolher um produto campeão para saber como vender muito no mercado livre, primeiro erro muito comum é que a maioria das pessoas as vezes pensam é vou pegar um produto que vendem muito e replicar e esse na verdade não é o caminho.

Vamos pensar isso para o mundo físico, imagina olhando para o mercado de farmácia e fala nossa o lucro do remédio é 100% eu vou abrir uma farmácia porque vende muito, porém você abriu a farmácia na mesma rua que tem grandes players que jogam esse jogo a muito tempo, que tem giro muito maior que o seu, ou seja, tem condição de fazer um preço maior e oferecer condições muito melhores que as suas para consumidor.

A lógica é mesma você precisa apreender a encontrar um produto que seja um diferencial e achar uma brecha no mercado, estamos dizendo isso porque saiu uma estatística do mercado livre e hoje temos mais de 12 MILHÕES DE VENDEDORES NO MERCADO LIVRE, que no meio nesse oceano vermelho você consiga colocar o seu produto.

Agora qual é o caminho correto?

O mercado livre ele fornece os produtos que estão em alta, são produtos que estão mais vendendo nesse momento, vamos dizer que um dos itens mais vendido seja caderno brochura, isso é apenas um exemplo, ok?

Mais qual a grande sacada você vai buscar um micro nicho para saber qual é o produto de oportunidade que você pode vender, as vezes um tipo de caderno, as vezes uma cor, enfim precisa achar um micro nicho para primeiro penetrar no mercado e não querer competir vendendo o mesmo que todos vendem.

2. Saber cadastrar o produto com SEO

Ah! Antes de entrega nesse assunto temos uma artigo com 27 ideias lucrativas para saber o que vender na internet, depois de ler esse artigo do mercado livre acesse ele que tem boas ideias.

Você precisa entender que o mercado livre é um buscador, inclusive o quinto site mais buscado no Brasil, muitas pessoas as vezes que ir ao Google já vão direto no Mercado Livre.

Assim como o Google ele tem um algoritmo para trazer uma busca mais assertiva, então você precisa saber como a pessoas buscam e saber usar essas palavras chaves na descrição do seu produto, no título e assim por diante.

E sabe uma sacada incrível aqui você precisa saber encontrar as palavras chaves que as pessoas buscam no Google porque serão exatamente elas que o mercado livre também se preocupa, afinal de conta hoje são mais 233 Milhões de acessos todos os meses pelo Google e o mercado livre investe na compra de 2 Milhões de reais em tráfego pago segundo pesquisa na Semrush.

3. Saber cadastrar variação dos produtos no Mercado Livre

E mais ao cadastrar esse produto coloque o máximo de variações possíveis, cores diferentes, tamanhos, monte kits, por exemplo vai vender um soft box, coloca com lâmpada, sem lambada, apenas um o kit com um outro kit com 3 e quanto mais variações maior a probabilidade de ser encontrado, então essa saca é fundamental para quem quer saber como vender muito no mercado livre.

Leia também:

3. Saber usar as fotos dos produtos no mercado livre

Foto de boa qualidade é muito importante, imagina o seguinte a pessoas estão buscando um determinado produto, o que faz com que a sua foto se destaque entre os outros players, além da qualidade as vezes colocar um brinde algo que chame atenção daquele usuário.

Então não é só ter uma boa foto, isso é básico na verdade é ter uma foto com algo que chame mais atenção.

4. Invista em anúncios pagos ao seu favor

É possível fazer investimento em tráfego pago dentro do mercado livre e essas sem dúvidas é uma das formas de como vender muito no mercado livre, assim como o Google o mercado livre permite que você impulsione um produto e quando o usuário buscar você seja encontrado.

Assim como também deixa utilizar banner que irão aparecer em anúncios para um determinado segmento desejado.

Como vender rápido no mercado livre?

5. Quebrando a barreira das primeiras vendas no mercado livre

Se está procurando como vender rápido no mercado livre, agora cruzando o você saber escolher o produto com as regras do jogo do mercado livre e isso é um problema. Caso você esteja iniciando no mercado livre você precisa vencer uma barreira que é as 10 primeiras vendas e aqui mais uma sacada muito importante.

O que acontece enquanto você não faz a primeiras vendas, você não tem avaliação logo o cliente quando entra olha e visualiza que você não tem tanta credibilidade e você perde vendas por isso essa barreira é importante para quem quer saber como vender muito no mercado livre.

Porém tem uma hack quando as pessoas vão comprar muitas vezes elas ordenam por produto mais barato e aqui um ponto muito importante você pode apenas por essas 10 vendas deixar o seu produto mais barato, importante ressaltar que é importante não deixar muito mais barato se não o cliente também não vai colocar confiar e não vai comprar.

Então precisa deixar barato mais dentro do rangue de valores que aquele produto está dentro do mercado livre e assim vai fazer atingir a reputação e ativar ela, essa sugestão é uma hack e nesse momento você não pode se preocupar com lucro, pois agora a ideia é você apenas conseguir romper a barreira para depois você aumenta o preço.

6. Usar o anúncio premium ao seu favor

Mais uma dica para quem quer saber como vender muito no mercado livre, hoje o marketplace permite o cliente parcelar 12 vezes com juros e sem juros que é bem interessante para quem está comprando.

Então na hora que você está fazendo o anúncio você tem a opção de colocar o anúncio clássico que tem menor visibilidade e você tem anúncio premium que é o 12 x sem juros, isso faz com o mercado livre fique mais interessado em você.

E você sabia que existe um sistema de entregas do mercado livre, básicamente quando você escala suas vendas pode contar com uma logística ao seu favor, onde o material fica em uma local armazenado e os entregados dos mercado livre fazem as entregas para vocês.

7. Jogando o jogo do mercado livre

Lembra que falamos no artigo quanto mais variação de produto é melhor, porque você tem mais chance de ser encontrado, pois é você pode fazer 12 vezes parcelado sem juros e 12 vezes parcelado sem juros.

Afinal como vender muito no mercado livre?

Com essas 7 tenho certeza de que você apreendeu pontos fundamentais de como vender muito no mercado livre, agora é colocar essas estratégias em ação e testar, nós buscamos reunir o máximo de informação possível, agora é com você para aplicar.

Toda estratégia precisa ser testada e validada, pois isso fará com que você tenha segurança para poder escalar as suas vendas, pois cada mercado tem sua variação.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.