O que é Dropshipping e quanto ganha? - Passo a Passo

Empreendedores

O que é Dropshipping e quanto ganha? – Passo a Passo

Jorge Torrez

|

20/04/2021

|

12 min de leitura

|

Voltar

Trabalho em casas com montagem de sacolas
12 min de leitura

Se você está pensando em como trabalhar com dropshipping, saiba que as pessoas que estão neste mercado estão lucrando bastante devido a este modelo não exigir estoque. Isso mesmo! Saiba que ao optar por isso, você pode trabalhar com estoque zero e claro, faturar bastante.

E as opções são bastante abertas, onde você pode criar loja virtual dropshipping gratis em muitos sites. Entretanto, é importante entender que você precisa compreender tudo sobre fazer dropshipping antes de começar a vender.

Sendo um setor de mercado que deve faturar até R$ 557 milhões até 2025, saiba que muitas pessoas que optaram por abrir uma loja virtual dropshipping estão fazendo sucesso sem ao menos ter um estoque próprio. Entenda isso agora ao continuar em nosso artigo. Boa leitura!

Mas antes de tudo: dropshipping o que é?

Podendo ser traduzido como “envio solto”, podemos definir isso como uma técnica de logística na qual o revendedor não possui estoque. Muitas pessoas prometem diversas explicações e até realizam cursos com tudo sobre dropshipping, mas entenda que na prática, é assim que acontece. Quando a venda é feita, a empresa ou pessoa responsável então entra em contato com o fornecedor e o produto é enviado diretamente para a casa que quem comprou.

Para entender como fazer dropshipping, saiba que existem diversos assuntos que você precisa saber antes de vender de fato. Além do conceito básico de dropshipping como começar, entenda que existem outros assuntos que você precisa se atentar quando falamos de drop shipping.

Como trabalhar com dropshipping: entenda como isso começou

Com o fenômeno dos e-commerces chineses, muitas pessoas pensam que a ação de fazer dropshipping começou em 2006, ano em que o AliExpress iniciou suas atividades. Mas entenda que anos 50, o gerente Richard Warren Sears, fundador de uma loja de departamentos, lançou esta modalidade de venda.

Nesta época, a tecnologia ainda não estava tão avançada como hoje em dia, mas isso não impediu que Sears vendesse por meio do dropshipping. Eram enviados catálogos com diversos modelos de relógios (no começo, eram realmente apenas relógios) para a casa dos fazendeiros. A pessoa então fazia o pedido e bastava esperar que a mercadoria fosse entregue por meio de um trem.

Ao perceber em como o processo de como trabalhar com dropshipping deu certo, os catálogos ganharam cada vez mais produtos. Em pouco tempo, tudo foi expandindo até onde conhecemos hoje.  

Como montar um dropshipping?

Para ter sucesso ao cuidar de um negócio como este, entenda que necessariamente você precisa ter a solução para um problema do dia a dia. Por mais que esteja apenas vendendo um produto, saiba que sua empresa precisa necessariamente útil.

Mas como faço isso? Primeiro, é recomendado que cria uma persona. Esta é uma personagem fictícia que possui o perfil de seu cliente ideal, para que assim, você tenha ações assertivas.

Falando sobre fazer dropshipping, entenda que isso jamais deve ser deixado de lado, uma vez que você precisa saber o máximo sobre a pessoa que deseja ter como cliente. Além de idade, renda e atividades do dia a dia, não se esqueça de citar o problema que esta pessoa fictícia está passando.

Com isso em mente, você já tem o suficiente para dropshipping como começar. Mas se fosse fácil assim, todos os empreendedores do Brasil e do Mundo estariam neste setor. Veja estas dicas incríveis para ter o maior sucesso possível!

Dropshipping como fazer: persona definida? Hora de escolher seu produto ideal

Você até pode vender de mais um tipo de produto, mas é ideal ter um carro-chefe para concentrar todas as força de marketing. Não adianta comprar o que você gosta, é ideal seguir sua persona e ter um foco. Por exemplo: sua empresa irá vender mercadorias para mulheres que cuidam de seus lares.

Com isso em mente, fica mais fácil chegar ao sucesso e claro, ter mais vendas. Com isso definido, é hora de então procurar por fornecedores dropshipping, uma vez que por mais que não precisará de estoque, você precisa ter tudo esquematizado.

Como trabalhar com dropshipping: tenha fornecedores de confiança

O AliExpress é uma das opções mais utilizadas por pessoas que estão no mercado de dropshipping, uma vez que rompe as barreiras de distância e pode mandar para todo Brasil. Mas enteda que muitas pessoas também estão realizando optando por ter lojas Shopify dropshipping como parceiras, devido aos fornecedores mandarem tudo para os estados do Brasil.

De todas as formas, entenda que você deve ter um foco ao optar pelo processo de como trabalhar com dropshipping. Caso venha a fechar negócio com empresas que não se comprometem, você pode ter sérios problemas e até ter que parar de vender para resolver os problemas. Um ótimo fator que você deve se atentar é a classificação das lojas, onde isso pode ajudar a saber como os proprietários lidaram com possíveis problemas.

Mas ainda assim, faça uma boa pesquisa e apenas comece a trabalhar na divulgação de produtos quando este assunto estiver resolvido. Você pode optar por vender produtos virais.

Como funciona dropshipping quando falamos de produtos virais?

Chamamos de produtos virais, aquelas mercadorias que passam a ser uma tendência de um dia para o outro. Quem opta por ter uma loja virtual dropshipping precisa se atentar ao que mais está sendo vendido na internet e já adicionar isso ao seu catálogo.

Entenda que: não necessariamente um produto viral é aquele que você usa em seu dia a dia. Pode ser uma esponja para banho de cachorro, algum item de cozinha ou até mesmo objeto de decoração. O que você precisa se atentar para ter sucesso no processo de como trabalhar com dropshipping é: esteja atento a todas as tendências e sempre atualize o catálogo.

Hora de abrir sua loja virtual dropshipping: como fazer isso?

Boa parte das pessoas que optam pelo processo de como montar uma loja dropshipping acabam escolhendo a Shopify. Isso porque esta opção lhe conecta com alguns plugins que facilitam seu dia a dia. Imagine se você passasse o dia todo apenas fazendo isso? Se usa sites de dropshipping apenas como um complemento para renda, então vai precisar se dedicar bastante.

Uma forma de acabar com isso é ter tudo automatizado, para que em poucos cliques possa realizar o pedido em pouco tempo. Entenda que a possibilidade de como fazer dropshipping existe sim, mas use os plugins disponíveis para que seu dia a dia seja mais produtivo.

Gatilhos de urgência, como contadores regressivos, são essenciais para que você tenha sucesso no processo de como trabalhar com dropshipping, assim como notificações push. De todas as formas, sempre opte pelo site de dropshipping que mais se adequa a seu dia a dia.

Lembra que falamos sobre sites de dropshipping e a escolha de produto ideal? Logo depois de ter estes dois fatores, vale a pena optar por realizar o desenvolvimento de uma página de conversão. Dessa forma fica mais fácil ter mais vendas. Mas só isso não basta.

Como trabalhar com dropshipping e ter mais vendas? Tráfego pago é importante

Muito se fala sobre abertura de lojas de lojas de dropshipping, mas entenda que você precisa ser visto pelas pessoas para que a venda aconteça. Uma forma de ter esta audiência é optar por mídia paga. Com toda certeza, durante uma navegação nas rede sociais, você já viu uma publicação escrito “patrocinado”, certo? É disso que estamos falando.

Mas entenda que fazer isso de qualquer forma não irá fazer com que seu sistema dropshipping tenha mais vendas. Então vale a pena se especializar por meio de cursos na internet ou até mesmo no YouTube. Jamais invista em mídia paga sem saber o que está fazendo, você pode perder dinheiro!

Você apenas terá sucesso se tiver um bom material criativo!

Boa parte dos parceiros que permitem que você abra uma loja que utiliza o sistema de dropshipping estão disponibilizando fotos pré-prontas, mas saiba que para ter uma certa originalidade, você precisa investir nisso.

Mais do que fotos bonitas, entenda que suas fotos de anúncios precisam ter gatilhos e até mesmo cores que agradam sua persona. Caso não tenha tanto conhecimento nesta área, contrate um profissional para que nada de errado aconteça.

Entenda que você precisa necessariamente ter um texto que converte ao realizar o processo de como trabalhar com dropshipping

Entrando no assunto de textos que vendem, saiba que ao anunciar, você precisar ter uma escrita realmente convincente. Vale a pena não apenas citar momentos do dia a dia, mas sim colocar todos os benefícios que a pessoa terá ao ter este produto em casa.

Com o passar do tempo, se você for uma pessoa com perfil analítico, também consegue facilmente ter acesso às métricas e saber o tipo de foto ou texto está gerando mais lucros. Ao seguir estas dicas, você consegue facilmente entender como ter sucesso no tráfego pago.

Dropshipping vale a pena?

Antes de começar o processo de como trabalhar com dropshipping, entenda que você ter um certo conhecimento sobre o universo e claro, ter afinidade com os tipos de produtos que irá vender. Então sim, dropshipping vale a pena, mas fazer um trabalho mediano não fará com que tenha rendimentos.

Com isso em mente, antes mesmo de passar a procurar fornecedores na etapa final do processo de como trabalhar com dropshipping, estude o mercado, assim como saiba de todos os detalhes sobre sua persona. Isso conta muito na hora de divulgar os produtos.

É possível ganhar dinheiro com dropshipping?

A resposta para esta pergunta pode variar muito, uma vez que nem todas as pessoas irão ter o mesmo número de vendas. Mas de uma forma clara, entenda que sim, você pode ganhar dinheiro ao trabalhar com dropshipping. O valor que pode vir a ganhar pode sim passar da casa dos três dígitos, onde com o passar do tempo, você tende a ter cada vez mais vendas.

Com o passar do tempo, o mais correto é que comece a escalar sua empresa para começar a ter um faturamento de dez, trinta ou até mesmo na casa dos milhões de reais. Mas entenda: seu sucesso depende exclusivamente de você, então jamais deixe de atuar para ter mais vendas. O que resulta em um maior faturamento!

Quanto ganha quem trabalha com dropshipping?

O valor para quanto se ganha pode chegar na casa dos R$ 10.000,00, isso nos primeiros meses de trabalho. Mas com o passar do tempo, entenda que isso pode crescer ainda mais. Quem vai ditar o quanto você ganha por mês é você mesmo, então quanto maior for sua força de divulgar seus produtos, mais rendimentos terá.

Entenda que tudo pode ser mais fácil quando você “pega o jeito”. A partir das métricas dos anúncios, é possível saber o que mais tem dado certo e claro, passar a fazer o que mais agrada sua persona para ter mais vendas. Existem pessoas que estão tendo faturamento que chega na casa dos milhões ao trabalhar com dropshipping, então entenda que você pode ganhar bastante com isso!

Quais empresas trabalham com dropshipping?

Muitas são as empresas que podem lhe ajudar com isso, mas as mais famosas são Shopify e AliExpress. Estas companhias possuem seções especiais para você que está pensando em como trabalhar com dropshipping. Isso também pode variar bastante de acordo com o tipo de produto que vir a vender, o que ajuda a encontrar fornecedores.

Precisa de CNPJ para fazer dropshipping?

De uma forma simples, entenda que sim. Mas primeiramente, entenda que não existe uma atividade própria para quem abre empresa sendo dropshipping. Mesmo assim, não deixe de ter um CNPJ ao passar a trabalhar com isso. Até porque obrigatoriamente é necessário ter este documento para que possa ficar longe de problemas.

Todas as pessoas que prestam alguma atividade empresarial precisam ter um CNPJ para trabalharem de forma legal e claro, pagar todos os impostos. O que você pode fazer é começar a estruturar a empresa e quando tudo estiver pronto, abrir o CNPJ para que possa vender de acordo com o que manda a lei.

Quais os riscos do dropshipping?

Além de não ter certo controle sobre todos os pedidos, a margem de lucro sobre cada venda pode ser um pouco baixa. Você também precisa se certificar que os fornecedores que tem como parceiros realizam a entrega dos produtos de forma certa para não ter problemas. Por mais que não esteja envolvido (a) diretamente no processo, saiba que você é responsável pelo pedido.

Ainda é importante se atentar à Lei do Consumidor. Esta regra garante que uma pessoa pode realizar a devolução do produto em até 7 dias depois de receber tudo em sua casa. Então certifique-se para ficar longe de problemas e claro, chegar ao sucesso.

É possível viver de Dropshipping?

A boa notícia é que sim, isso é possível! Muitas pessoas imaginam que por apenas vender produtos sem ter estoque, quem trabalha com dropshipping não está lucrando. Mas verdade é outra. Muitas pessoas já conseguiram tornar o dropshipping sua principal fonte de renda, porém entenda que você precisa ter foco para que nada de errado aconteça.

Então viver de dropshipping pode ser sim uma realidade, mas de nada vai adiantar se você não se esforçar para ser uma realidade.

Ter uma contabilidade que entende do assunto é essencial!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é essencial contar com uma equipe de contadores que entende do assunto. Você ficará satisfeito com o serviço pois uma contabilidade para dropshipping poderá te atender do jeito que você espera. Fale com um especialista agora mesmo e não perca tempo!

Dessa forma, você consegue focar em todos os seus projetos enquanto os contadores trabalham em demandas que você não possui tanto conhecimento. Solicite um orçamento para realizar abertura de empresa gratuita e conseguir ser visto com cada vez mais profissionalismo!

Gostou do conteúdo sobre MEI para desenvolvedor? Não deixe de acessar nosso blog para conferir os demais artigos e saber como realizar uma melhor gestão de seu empreendimento.

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat