Empreendedores

Consultoria pode ser MEI: Entenda como funciona!

Lisandra Suellen

|

21/12/2021

|

4 min de leitura

|

Voltar

consultoria pode ser mei
4 min de leitura

Se você está querendo saber se consultoria pode ser MEI, saiba que está no post certo! Reunimos aqui algumas informações e dicas para você, não perca tempo e venha conferir!  

Sabemos que esse assunto gera algumas dúvidas, por isso trouxemos um conteúdo exclusivo e cheio de novidades, pois iremos mostrar como abrir uma empresa de consultoria e também as vantagens que você terá.  

Mas antes de continuarmos esse artigo deixaremos claro que esse conteúdo é para você se inspirar e pegar dicas para saber se consultoria pode ser MEI.  

O que é MEI? 

Para abertura do MEI é preciso entender o que ele significa e quais são as suas vantagens, MEI (Microempreendedor Individual) mais conhecido como uma empresa constituída por apenas uma pessoa, se torna um pequeno empresário e a empresa pode carregar o seu próprio nome.   

É possível enquadrar consultoria MEI?

O MEI é uma opção para quem deseja se torna um pequeno empresário, mas para ser MEI consultoria ele não se enquadra e você pode até pesquisar no registro de atividades permitidas, mas nesse caso seria interessante procurar por uma ajuda contábil.  

Mas por que uma consultoria não pode ser MEI?  Pois o objetivo para MEI é auxiliar o empresário que não possui acesso a algumas informações, e também é uma opção mais simples e rápida para as burocracias.  

Então algumas atividades ficaram fora do programa como: consultores empresariais, médicos, advogados, dentistas e dentre outros cargos elevados.  

Consultoria no MEI: Realmente é possível? 

É muito comum se sentir confuso na hora de abrir uma empresa, achando que o MEI é a única opção para a realização de abertura de empresa, mas como visto acima o CNAE consultoria MEI não pode ser.  

Então aconselhamos procurar por uma ajuda contábil para melhor orientação sobre em qual programa se enquadrar, porém é necessário para você que deseja abrir uma empresa de consultoria ter sempre uma ajuda certa e assim evitando erros. 

Por que um consultor deve se formalizar? 

Um consultor autônomo não pode deixar de se formalizar, pois pode ter problemas relacionados ao alto pagamento de encargos e inclui a alíquotas de INSS, IRRF e ISS em alguns casos.  

Pois as alíquotas somadas podem ser um valor bem alto, com a média de 20% do valor prestado assim se o consultor não for formalizado.  

Então quais são as opções de um consultor autônomo? Podemos começar pelo EI (Empresário Individual), o modelo de negócio não requer sócios e o nome da empresa pode ser o nome do proprietário.  

A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), é uma opção para acabar com os sócios fantasmas e já a LTDA (Sociedade Limitada) funciona com uma estrutura mais complexa de sócios e contratos sociais.  

CNAE consultoria empresarial  

 Os serviços que se enquadram com a CNAE consultoria empresarial são: Serviços de acessórias, consultoria, orientação operacional para a gestão do negócio prestado a empresas e outras organizações.  

Se enquadra também com a definição de métodos e procedimentos de contabilidade geral, de contabilidade de custos, controle de orçamentos, consultoria para negociação, consultoria em relações públicas de comunicação e entre outras.  

Então, quais são as opções de formalização para um consultor autônomo?  

Como citado acima existe alguns programas que são específicos para consultores autônomos, é importante sempre ter ajuda de um escritório de contabilidade para orientação de qual a sua empresa se encaixa melhor.  

Assim você evitará gastos que não são necessários, saberá os tipos de “impostos” que deverão ser pagos e todas as burocracias terá ajuda para saber lidar.  

Vantagens de consultoria abrir CNPJ com o 4 mãos! 

Para a ocupação principal MEI consultoria é necessário abrir um CNPJ para ser uma empresa, como citado acima também é necessário escolher um “regime tributário” para se enquadrar, mas junto com a plataforma 4 mãos você terá toda as informações necessárias.  

Pois com o 4 mãos você terá acesso a um grupo de contabilidade para auxiliar em seu trabalho, esperamos que o nosso post sobre consultoria pode ser MEI tenha ajudado você, para mais informações sobre contabilidade acesse o nosso canal do Youtube.  

Escrito por

Lisandra Suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador