Empresa de Consultoria: Como abrir e conquistar seus primeiros clientes | 4 Mãos

Empreendedores

Empresa de Consultoria: Como abrir e conquistar seus primeiros clientes

Natalia Mantovani

|

10/07/2020

|

10 min de leitura

|

Voltar

Empreendedores procurando como abrir uma empresa de consultoria
10 min de leitura

Afinal, já se perguntou como abrir uma empresa de consultoria? Se você tem uma sólida experiência em sua carreira e uma ampla gama de contatos, que tal investir em estudos sobre como abrir uma empresa de consultoria e atuar de forma efetiva na área? Se você considerou essa possibilidade, temos certeza que te restam dúvidas sobre como abrir uma empresa de consultoria.

A consultoria é um modelo de prestação de serviços no qual profissionais qualificados e conhecedores de algum ramo específico fornecem soluções para tópicos específicos. Analogamente, você vai abrir uma empresa que vai trabalhar para que outras empresas façam sucesso.

O que você deve saber sobre este mercado antes de procurar como abrir uma empresa de consultoria

Sua função é realizar processos de diagnóstico e projetar cenários positivos para a resolução estratégica de possíveis problemas, ou seja, o objetivo é compreender as necessidades do cliente, determinar soluções e recomendar as melhores medidas.

Usando as informações coletadas nas análises, o consultor desenvolve, implementa e viabiliza projetos com base nas necessidades específicas de cada cliente.

Portanto, a consultoria é uma atividade que visa responder ou satisfazer as necessidades de empresas ou indivíduos, com base no conhecimento firme e estruturado da área profissional do cliente, por meio de sugestões de melhoria.

Quando se apende como abrir uma empresa de consultoria, o profissional precisa possuir conhecimento, habilidades analíticas e soluções para uma série de problemas levantados pelo cliente.

Para colocar suas atividades em prática, os consultores precisam ter uma estrutura sólida e padronizada. Do aspecto de formalizações legais ao estilo de trabalho.

Se deseja ter um negócio neste ramo, continue a leitura que sintetizamos muitas informações legais para seu conhecimento. Veja como abrir uma empresa de consultoria passo a passo:

Como abrir uma empresa de consultoria passo a passo

Vamos te mostrar como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, assim você já pode começar a desenvolver sua ideia, montar suas estratégias e começar a atuar o quanto antes.

Vale lembrar que este mercado está muito em alta devido aos acontecimentos dos últimos tempos, por isso fique ligado e entenda como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, vamos lá:

1- Como abrir uma empresa de consultoria: Estrutura e localização

Para começar este “tutorial” de como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, é preciso estabelecer as informações sobre seu escritório de consultoria. É importante ter um local onde você possa realizar reuniões e atender confortavelmente os clientes.

No entanto, em alguns casos, os consultores vão às empresas clientes para reuniões. O desenvolvimento de modelos de gestão e métodos de comunicação mais tecnológicos levou as organizações a adotar um formato virtual em que a existência real do “escritório” da empresa nem sempre é necessária.

Uma boa ideia para seu negócio é adotar a cultura do Coworking. Se você ainda não conhece o Coworking, temos dois artigos que produzimos que serão muito uteis para o melhor entendimento da questão, não deixe de ler!

O QUE É COWORKING? ENTENDA MAIS SOBRE ESSA CULTURA

Texto explicativo, demonstra vantagens e conta mais afundo sobre esta metodologia.

ENDEREÇO FISCAL E COWORKING: ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE ISSO

Este segundo vai mais afundo em questões legais, diferenciando o endereço fiscal do Coworking, dois conteúdos que valem ser lidos para você poder explorar mais opções de como abrir uma empresa de consultoria.

Continuando o assunto, de qualquer forma, ao escolher um local para receber clientes, além do acesso fácil, você também deve escolher um local próximo ao centro financeiro ou aos principais clientes.

Outros recursos importantes relacionados às funções de aluguel incluem:

-Boa estrutura em geral, com praticidade em questões elétricas, entre outras questões de instalação;

– Decoração agradável para causar maior conforto para seus clientes, funcionários e até mesmo para você.

Pensando nestas questões você já está no caminho para seguir como abrir uma empresa de consultoria passo a passo.

2- Como abrir uma empresa de consultoria: Aspectos legais

O nosso segundo item sobre como abrir uma empresa de consultoria passo a passo é formalizar sua empresa legalmente.

A legalização é crucial para as empresas, porque somente dessa maneira ela pode usufruir de benefícios, como captar recursos junto à instituições financeiras e realizar a emissão de notas fiscais.

Após a formalização, as empresas podem vender por meio de licitações ou prestar serviços a instituições públicas e não correm mais o risco de serem punidas (com multas ou outras punições mais graves) na ocorrência de uma fiscalização. Além disso, uma empresa que não é formalizada legalmente não poderá ter funcionários, pelo menos não formalmente, com todos os benefícios de um trabalhador comum.

Para começar os processos de como abrir uma empresa de consultoria, são necessárias atuações e registros nos seguintes órgãos:

Junta Comercial;

Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

Secretaria Estadual da Fazenda;

Prefeitura do Município;

Enquadramento na Entidade Sindical Patronal

Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

Corpo de Bombeiros Militar.

Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;

Alvará de funcionamento e de licença sanitária.

Estes são os mais comuns, entretanto existem outros processos específicos em casos a parte, para isso indicamos fortemente um profissional que entenda sobre a área para te auxiliar melhor e de forma personalizada como abrir uma empresa de consultoria no seu caso.

3- Como abrir uma empresa de consultoria: Organizar seu método de trabalho

É crucial que quando você pensar em como abrir uma empresa de consultoria, venha a sua mente a maneira que você entregará seu serviço, ou seja, organizar os processos que serão tomados assim que sua empresa receber um cliente.

Preparamos uma metodologia que pode dar certo para você, pois é importante ter isso em mente quando se procura como abrir uma empresa de consultoria, veja:

– Desenvolvimento de contratos de consultoria;

– Diagnosticar antecipadamente as principais necessidades do cliente;

– Preparar propostas de serviço (metas, métodos, carga de trabalho, prazos, valor e condições de pagamento);

– Demonstração e aprovação de contratos;

– Implementação e análise de dados;

– Status de implementação das recomendações (cronograma de implementação e melhoria);

– Recebimento dos serviços prestados de acordo com as formas de pagamento definidas nos termos do contrato.

Para conquistar novos clientes em sua jornada de como abrir uma empresa de consultoria, invista em estratégias de comunicação, marketing digital e redes sociais, além da realização de eventos da empresa, assim que possível.

Além de tudo isso, para continuar seus passos sobre como abrir uma empresa de consultoria, é necessário entender mais sobre seus investimentos iniciais e a médio prazo, além de aspectos contábeis, tributários e financeiros num geral.

Este é apenas um começo, mas para pôr a mão na massa e entender como abrir uma empresa de consultoria é preciso paciência e persistência.

Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Como captar os seus primeiros clientes nesta jornada sobre como abrir uma empresa de consultoria

Continuando mais afundo em nossa jornada de como abrir uma empresa de consultoria, segundo Foster, os clientes são importantes por dois motivos. Primeiro, é claro, se trata do lucro de sua empresa, vinculado ao seu crescimento e reconhecimento no mercado.

A segunda razão pelo qual você precisa saber atrair clientes quando se pensa em como abrir uma empresa de consultoria, é que as opiniões dos consumidores permitirão melhorar seus produtos e/ou serviços.

Portanto veja algumas dicas de como atrair seus primeiros clientes assim que completar seu processo de entendimento sobre como abrir uma empresa de consultoria:

1- Gere expectativas

Esta dica vale principalmente para quem tem tempo antes de colocar o projeto de como abrir uma empresa de consultoria em prática.

Antes de lançar seus serviços, deixe seus clientes ansiosos por eles. Você pode simplesmente criar um site e marcar a data de início da atuação de sua empresa. Segundo Foster, a estratégia funciona por um motivo simples: as pessoas gostam de serem pioneiras em algo, e alguém estará disposto a ser “cobaia” para sua nova empresa.

2- Espalhe a ideia em seu círculo social

Conecte-se diretamente com as pessoas ao seu redor. Apresente sua empresa aos seus amigos e familiares e peça que eles sejam os primeiros clientes da sua empresa. Foster disse que, neste caso, você não pode ser tímido. Não há nada demais em pedir um favor, especialmente para quem você ama.

3- Tente conseguir contato com algum formador de opinião

Continuando as dicas sobre como abrir uma empresa de consultoria, para atrair novos clientes, tente ser entrevistado por meios de comunicação conhecidos. Milhões de pessoas podem ver publicações sobre sua empresa e divulgá-las amplamente. Citando as ideias de Foster, entrar em contato com repórteres pode não ser fácil, mas os retornos são sempre altos.

4- Se empenhe na produção de conteúdo

Gere relevância a sua empresa na Internet. Muitas pessoas encontrarão sua empresa na pesquisa do Google, e sem ter necessidade de visitar muitas páginas de resultados. Para aparecer no topo dos mecanismos de pesquisa, é importante produzir conteúdo de alta qualidade, seja ele escrito ou audiovisual. Também é importante que você tenha um site funcional e esteticamente agradável. Ao gostar do que veem, os clientes terão mais simpatia por você.

5- Faça-se presente

Apesar da importância da Internet, um aperto de mão é mais valioso do que clicar em seu site. Portanto, procure contato pessoal com seus clientes e outros empreendedores. Seja de curto ou longo prazo, você pode participar de tantas atividades quanto possível, trocar cartões de visita e estabelecer contatos que possam ser importantes para você são bons hábitos para aqueles que desejam entender mais sobre como abrir uma empresa de consultoria.

Como abrir uma empresa de consultoria com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu como abrir uma empresa de consultoria e ainda viu como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas, além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, ficando totalmente em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresa de consultoria, e terá:

– Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;

– Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;

– Redução de impostos, adequando seu regime tributário;

– Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;

– Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;

– e muito mais!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível optar pela melhor oportunidade de negócio.

Contudo, você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferencias, evidenciando suas necessidades!

Two economists or analysts working over financial project

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Uma resposta para “Empresa de Consultoria: Como abrir e conquistar seus primeiros clientes”

  1. […] Portanto, é preciso saber que cada regime tributário possui suas particularidades, suas vantagens e pontos negativos. Por isso, para obter maiores informações para sua jornada de como abrir uma empresa de segurança, como abrir uma empresa de segurança desarmada para eventos, como abrir uma empresa de segurança desarmada, ou como abrir uma empresa de segurança privada, entre em contato com um contador. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat