Como abrir empresa de consultoria passo a passo | 4 Mãos

Empreendedores

Como abrir empresa de consultoria passo a passo

Natalia Mantovani

|

12/08/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Profissionais procurando como abrir empresa de consultoria passo a passo
8 min de leitura

Você já pensou em como abrir uma empresa de consultoria passo a passo? Se você tem uma vasta experiência em sua carreira e muitos contatos, como pode investir em pesquisar como abrir uma empresa de consultoria passo a passo e atuar de forma efetiva nessa área?

Se você já considerou essa possibilidade, acreditamos que tenha dúvidas sobre como abrir uma empresa de consultoria passo a passo.

O trabalho de consultoria é um modelo de prestação de serviços no qual profissionais qualificados, com conhecimento específico em algum setor, fornecem soluções para determinadas questões.

Mercado de consultoria para empresas

Sua função é realizar o processo de diagnóstico e desenhar soluções realmente funcionais para solucionar estrategicamente os problemas que possam surgir, ou seja, o objetivo é entender as necessidades do cliente, determinar as soluções e recomendar as melhores medidas.

A partir das informações recolhidas na análise, o consultor desenvolve, implementa e ativa o projeto de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Contudo, consultoria é uma atividade que visa atender ou satisfazer as necessidades de uma empresa ou indivíduo por meio de sugestões de melhorias baseadas em um conhecimento firme e estruturado da área profissional do cliente.

Na constituição de uma empresa de consultoria, os profissionais precisam ter conhecimento, capacidade analítica e soluções para uma série de problemas levantados pelos clientes.

O que é necessário para abrir uma empresa como essa?

Para colocar suas atividades em prática, os consultores precisam ter uma estrutura sólida e padronizada. Do aspecto de formalizações legais ao estilo de trabalho.

Então iremos te mostrar como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, assim você já pode começar a desenvolver sua ideia, montar suas estratégias e começar a atuar o quanto antes.

Vale lembrar que este mercado está muito em alta devido aos acontecimentos dos últimos tempos, por isso, fique ligado e entenda como abrir uma empresa de consultoria passo a passo

Se deseja ter um negócio neste ramo, continue a leitura que sintetizamos muitas coisas legais para seu conhecimento.

Veja como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, como abrir uma empresa de consultoria financeira, como abrir uma empresa de consultoria jurídica ou ainda como abrir uma empresa de consultoria rh:

1- Como abrir uma empresa de consultoria passo a passo

Para iniciar nosso texto, é necessário estabelecer informações sobre um escritório de consultoria.

É importante ter um local onde você possa realizar reuniões e fornecer serviços que se atrelarão com comodidade ​​aos clientes. Porém, em alguns casos, o consultor nem precisará que o cliente se desloque para uma reunião, isso graças a tecnologia que temos hoje para que possamos fazer reuniões de outras formas.

O desenvolvimento de modelos cada vez mais técnicos de gestão e métodos de comunicação tem levado as organizações a adotarem formatos virtuais em que nem sempre a existência real do “escritório” da empresa é necessária.

Uma boa ideia para o seu negócio é adotar a cultura do Coworking. Se você ainda não entende o Coworking, vamos deixar dois artigos sobre o assunto para te ajudar em como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, eles são muito úteis para uma melhor compreensão do problema, leia!

Quer entrar no mundo dos empreendimentos sem muita complicação? Entre em contato conosco!

O QUE É COWORKING? ENTENDA MAIS SOBRE ESSA CULTURA

Texto explicativo, demonstra vantagens e conta mais afundo sobre esta metodologia

ENDEREÇO FISCAL E COWORKING: ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE ISSO

Este segundo vai mais afundo em questões legais, diferenciando o endereço fiscal do Coworking, dois conteúdos que valem ser lidos para você poder explorar mais opções de como abrir uma empresa de consultoria.

Porém, ao prosseguir com essa operação, ao escolher o local para receber os clientes, além da comodidade de acesso, você também deve escolher um local próximo ao centro financeiro ou aos grandes clientes.

Outras questões muito importantes relacionadas à função de locação incluem:

  • Boa estrutura geral, aspectos práticos como tomadas e estrutura elétrica, entre outros problemas de instalação;
  • Decoração agradável para causar maior conforto para seus clientes, funcionários e até mesmo para você.

Pensando nestas questões você já está no caminho para seguir como abrir uma empresa de consultoria passo a passo.

2- Aspectos legais

Prosseguindo nosso guia simplificado de como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, o segundo passo é formalizar sua empresa legalmente.

A legalização é fundamental para as empresas, pois somente assim elas podem usufruir de benefícios como captação de recursos junto a instituições financeiras e emissão de notas fiscais.

Após a formalização, a empresa pode vender por meio de licitação ou prestar serviços a instituições públicas, e não mais correr o risco de punições (multas ou outras penalidades mais severas) quando fiscalizada.

Além disso, empresas que não tenham sido formalizadas legalmente não poderão ter empregados, pelo menos não funcionários formais, e oferecer a ele todos os benefícios de trabalhadores comuns.

Para começar os processos de como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, são necessárias atuações e registros nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do Município;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
  • Alvará de funcionamento e de licença sanitária.

Estes são os registros mais comuns, mas existem outros processos específicos em diferentes situações. Por este motivo, recomendamos que entre em contato com os profissionais da área contábil para melhor ajudá-lo de forma personalizada.

Desta forma, você terá maior assertividade em como abrir uma empresa de consultoria passo a passo ou então como abrir uma empresa de consultoria financeira, como abrir uma empresa de consultoria jurídica e como abrir uma empresa de consultoria rh.

Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

3- Como abrir empresa de consultoria passo a passo: organize-se

É muito importante que você tenha em mente o método de prestação de serviços.

O seja, o processo que a empresa irá adotar sobre a organização imediatamente após receber um cliente.

Preparamos um método que pode atendê-lo, pois você deve ter isso em mente ao procurar como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, consulte questões como:

  • Desenvolvimento de contratos de consultoria;
  • Diagnosticar antecipadamente as principais necessidades do cliente;
  • Preparar propostas de serviço (metas, métodos, carga de trabalho, prazos, valor e condições de pagamento);
  • Demonstração e aprovação de contratos;
  • Implementação e análise de dados;
  • Status de implementação das recomendações (cronograma de implementação e melhoria);
  • Recebimento dos serviços prestados, de acordo com as formas de pagamento, definidas nos termos do contrato.

Enquanto realiza os eventos da empresa o mais rápido possível, para conquistar novos clientes em sua jornada de como abrir uma empresa de consultoria passo a passo.

Invista em estratégias de comunicação, marketing digital e redes sociais.

Além de tudo isso, para dar continuidade às etapas de como abrir uma empresa de consultoria passo a passo. Ou então como abrir uma empresa de consultoria financeira, como abrir uma empresa de consultoria jurídica e como abrir uma empresa de consultoria rh.

Além dos aspectos gerais contábeis, tributários e financeiros, você também precisa saber mais sobre seus investimentos iniciais e de médio a longo prazo.

Este é apenas um começo, mas para pôr a mão na massa e entender como abrir uma empresa de consultoria passo a passo, mas para obter sucesso é preciso paciência e persistência.

Como abrir uma empresa de consultoria com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu como abrir uma empresa, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresae terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat