Documentos para abrir uma empresa: saiba quais são estes!

Empreendedores

Documentos para abrir uma empresa: saiba quais são estes!

Natalia Mantovani

|

11/12/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Documentos para abrir uma empresa
8 min de leitura

Você compreende quais os documentos para abrir uma empresa? Saber quais os documentos para abrir uma empresa é uma das primeiras dúvidas de quem deseja ser empreendedor.

Isso porque nossa primeira impressão no Brasil é que todos os processos e quais documentos necessários para abrir uma empresa são burocráticos e demorados.

Porém, depois de ler este artigo, você perceberá que essa ideia está um pouco errada.

Embora vários itens sejam necessários, não é difícil obtê-los, e o tempo de espera para que cada documento seja publicado não é tão longo quanto parece à primeira vista.

Sabemos que nesta etapa, mesmo que o governo incentive as pessoas a atuarem com o Simples Nacional, ou qualquer outro sistema (como lucro real e lucro presumido) de incentivos governamentais, fazer negócios no Brasil e entender o necessário, pode não ser uma tarefa fácil.

Também sabemos que a aliança tem incentivos para todos os tipos de pequenos negócios, mas mesmo assim, se não houver ciência dos passos de regulamentação junto ao necessário ainda é um grande desafio.

Isso porque, independentemente da burocracia envolvida na constituição de uma empresa, ainda existem outros fatores que vão onerar quem quiser entrar nesta jornada.

Etapas iniciais sobre os Documentos para abrir uma empresa

Seja procurando o necessário para empreender, ou selecionando efetivamente pessoas para se juntarem à equipe ou fazendo um bom plano de negócios, um bom plano de marketing e um bom plano de orçamento, as etapas iniciais de tal projeto geralmente levam muito tempo.

Para simplificar esse processo (que pode ser difícil), criamos este artigo para pelo menos entender o necessário, economizando assim algum tempo.

Quais documentos necessários para abrir uma empresa

Como dissemos acima: Inicialmente, este projeto sobre parece exigir muitas etapas, mas aqui você verá que a lista é pequena. Então é hora de responder à pergunta.

1. O contrato social

Sobre os documentos para abrir uma empresa, o contrato social é exatamente o que este nome significa: é um contrato no qual os parceiros de negócios definem seus objetivos e interesses com empresas emergentes. Os documentos para abrir uma empresa devem conter todos os dados pessoais do sócio, a parte societária que pertencerá a cada sócio, a razão social e o capital social ou inicial da sociedade, nesta etapa.

2. Registre-se na Junta Comercial

Você deve garantir que este seja um dos primeiros documentos para abrir uma empresa que você solicitará. Isso ocorre porque você precisará dele para solicitar outros itens.

Para solicitar o registro na Comissão de Comércio, você também deve ter o parceiro e informações pessoais dele. Além disso, o contrato social também deve ser proposto com você, que será o seu pedido.

O resto dos documentos para abrir uma empresa exigidos variam de estado para estado, então você deve entender.

Após o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento das respectivas taxas, a Junta Comercial emitirá o número de registro da empresa NIRE, que é basicamente o RG da sua empresa.

3. CNPJ

Um dos principais itens necessários para a constituição de uma empresa é o CNPJ.

O CNPJ é basicamente o CPF da sua empresa, fornecido pela Receita Federal. Para obter este dentre os documentos para abrir uma empresa, você deve trazer comprovante de residência, documentos de identidade seus e de seu parceiro, o CPF e uma cópia dos mesmos. Além disso, o sistema sobre os documentos para abrir uma empresa solicitará que você forneça o endereço comercial e o contrato social da futura empresa.

4. Registro nacional

Isso deve deve ser lembrado ao citar os documentos para abrir uma empresa necessários é o registro nacional. Este, o necessário para empreender, deve ser solicitado ao Ministério da Fazenda e utilizado para regular a arrecadação de tributos estaduais e ICMS.

Para solicitar o registro estadual, você deve ter registrado o contrato social da empresa no registro. Além disso, você deve trazer comprovante de endereço e documentos para abrir uma empresa pessoais para você e seu parceiro. Uma determinada taxa deve ser paga ao fazer essa solicitação.

5. Licença comercial

Isso autoriza sua empresa a operar em locais escolhidos por você e seus parceiros. Para solicitar, você deve ir até a cidade de sua cidade.

6. Licença de bombeiro

Esta licença também requer pagamento. Isso porque, para a segurança desses documentos para abrir uma empresa, é necessário solicitar a presença do corpo de bombeiros para que eles possam verificar a localização da empresa que será instalada.

7. Licença de saúde

Não importa em quais atividades sua empresa está engajada, esta licença também é obrigatória. Antes de solicitar supervisão e fiscalização, é necessário obter uma guia de coleta na secretaria municipal de saúde de sua cidade.

8. Registro da Previdência Social

A solicitação desse, dentre os documentos para abrir uma empresa deve ser feita em até 30 dias após a abertura da empresa. Esse cadastro significa o recolhimento do INSS, independentemente de sua empresa ter funcionários, pois essas taxas devem ser pagas mesmo assim.

Legalidade da empresa

Para que a empresa funcione normalmente e cumpra a lei, atendendo a todos os itens, é necessária a contratação de um contador para solucionar problemas burocráticos.

Uma forma de selecionar esse profissional é consultar o Comitê Regional de Contabilidade (CRC). No site da Comissão Federal de Contabilidade (CFC), há uma lista de contatos do conselho de cada estado. O Código Civil exige que os contadores sejam responsáveis ​​pelos negócios fiscais da empresa. Se ele errar na declaração de imposto de renda, o IRS cobrará do empresário.

Portanto, para contratar esse profissional, é importante entrar em contato com outros empresários para verificar se estão satisfeitos com o contador. Além disso, é importante exigir um contrato por escrito declarando quais são as obrigações do contador e quanto cobrar a cada mês.

Certificado Digital

A última etapa na criação de uma empresa é a emissão de um certificado digital. A maioria das empresas não possui um certificado digital, mas recomendamos que você tenha esse certificado!

O ambiente virtual sozinho não é considerado seguro porque está sempre vulnerável a fraudes. Isso pode se tornar uma barreira para que seus clientes desconfiem de você e abandonem a compra.

Com os certificados digitais, essa situação vai mudar …

Mas o que é um certificado digital?

É um dos documentos para abrir uma empresa, eletrônico, e que pode ser utilizado como assinatura digital e viabiliza a autenticidade da empresa. Este certificado garante a segurança das transações eletrônicas em outros serviços realizados na Internet.

Além disso, os certificados digitais permitem emitir faturas digitais para produtos.

Mesmo para quem quer vender no mercado, ter um certificado digital é fundamental, pois você só pode vender se tiver um certificado.

Portanto, ter um certificado digital é muito valioso nos documentos para abrir uma empresa, e documentos para abertura de empresa, documentos necessários para abrir uma empresa, documentos necessários para abrir uma empresa, documentos necessários para abertura de empresa, o que pode tornar sua empresa mais profissional.

Documentos para abrir empresa, mais praticidade e assertividade

Agora que você já entendeu mais sobre este processo, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos de aumentar a sua lucratividade, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador para os documentos para abrir empresa. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final nos seus planos sobre documentos para abrir uma empresa, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo sobre os principais pontos nos documentos para abrir uma empresaprimeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto sobre os documentos para abrir uma empresa.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo sobre os documentos para abrir uma empresa;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre documentos para abrir uma empresa, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

Uma contabilidade é essencial para que você consiga abrir empresa!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é essencial contar com uma equipe de contadores que entende do assunto. Você ficará satisfeito com o serviço pois o contador poderá te atender do jeito que você espera. Fale com um especialista agora mesmo e não perca tempo!

Dessa forma, você consegue focar em todos os seus projetos enquanto os contadores trabalham em demandas que você não possui tanto conhecimento. Solicite um orçamento para realizar abertura de empresa gratuita e conseguir ser visto com cada vez mais profissionalismo!

Gostou do conteúdo sobre o custo para abrir empresa? Não deixe de acessar nosso blog para conferir os demais artigos e saber como realizar uma melhor gestão de seu empreendimento.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat