Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Emily Clemes
Redatora 4 Mãos
Se você encontrou esse texto é porque esta na dúvida se existe alguma diferença entre ebit e ebitda, ou porque esta começando na contabilidade, ou até mesmo abrindo o seu negócio próprio e se deparou com essa questão.
Felizmente podemos te dizer que você encontrou o conteúdo certo, pois aqui vamos falar tudo o que você precisa saber sobre, o que é ebit, ebitda DRE e a principal questão que é “ebitda é ebit?” de forma clara e rápida, então fique com a gente ate o final e saiba tudo o que precisa saber.
Se você nunca ouviu fala de ebit e ebitda, fique sabendo que ebit e ebitda são indicadores usados na gestão financeira das empresas, eles servem para apontar os lucros e prejuízos das empresas e geralmente são usados por investidores.
Com ebit e ebitda os gestores e administradores conseguem ter uma visão mais ampla da gestão financeira da sua empresa e isso faz com que esses gestores e administradores crie estratégias para manter a saúde financeira da empresa saudável.
Entre ebit e ebitda existe uma diferença que pode causar um desiquilíbrio na hora de montar o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) , e é por isso que vamos deixar bem claro qual é essa pequena diferença entre o ebit e ebitda.
No inglês Ebitda é: Earnings Before Interest Rates, Taxes, Depreciation and Armotization, que traduzindo para o português, ebitda definição: Lucro Antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização.
Para deixar bem claro vamos deixar aqui um exemplo, pense em uma empresa de médio ou grande porte.
Essa empresa tem o seu DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), uma ferramenta que mostra desde a receita, gastos, despesas até chegar no lucro liquido. É depois de fazer as contas e chegar no fim do DRE que a Ebitda entra para mostrar os resultados dos lucros operacionais, diferente do Ebit que calcula Depreciação e Amortização, na Ebitda esses dois pontos não são levados em consideração, ou seja o Ebitda não leva em consideração os impostos, despesas administrativas nem as despesas financeiras.
Talvez você ainda tenha ficado com muitas dúvidas, mas agora vamos explicar o Ebit para que essas informações fiquem completas em sua cabeça.
Vamos pegar essa mesma empresa do Ebitda, com esse mesmo DRE, mas agora vamos pensar no Ebite que em inglês significa Earnings Before Interest and Taxes e em português, significa “lucro antes dos juros e tributos”.
Vimos que no Ebtda não deveríamos somar as depreciações nem as amortizações, já aqui no Ebit vamos considerar o lucro liquido depois de somar as depreciações e as amortizações.
Vale dizer que o DRE vai seguir sua estrutura normal, mas o que eu ira mudar é apenas a soma da depreciação e amortização onde devem ser consideradas.
Tanto ebit e ebitda são os lucros operacionais, a diferença é que ao montar um negócio se deve pensar se ira analisar os resultados do DRE pela visão do Ebit ou do Ebitda.
O Ebit e ebitida são eficazes e os dois trazem bons resultados as empresas, depende apenas de como os gestores preferem administrar a empresa, mas independente do ebit ou ebitda os resultados estarão claros e será possível analisar a suade financeira da empresa sem qualquer problema.
Como explicamos o Demonstrativo do Resultado do Exercício é o que revela o lucro bruto e liquido e nele é calculado detalhadamente os custos dos produtos vendidos, despesas administrativas, despesas financeiras, abatimentos ,ebitda e abit até chegar no lucro liquido.
O Ebitda serve para mostrar o resultado da empresa antes de chegar no IR (imposto de Renda), depreciação e a amortização.
Então se você analisar o resultado apenas pelo ebitda não estará levando em consideração a depreciação de seus materiais.
O ebitda não conta com esses pontos porque independente da depreciação e da amortização que acontece ao decorrer do tempo isso não ira interferir no caixa da empresa.
Resumidamente para calcular o ebitda e ebit contabilidade, você deve seguir a estrutura do DRE, sem deixar passar nada para que você tenha um resultado exato na hora de fazer o plano de seu negócio, essa estrutura é composta da seguinte forma:
Conseguiu entender a diferença entre ebit e ebitda? Nós esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender sobre ebitda ajustado e o ebit, e deixamos uma dica para você que esta começando o seu negócio agora ou precisa de mais dicas sobre a contabilidade. Visite nossa pagina, pois lá você ira encontrar conteúdos como esse que poderão te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo e contabilidade.
Redatora na empresa 4 mãos, 21 anos e entregando informações valiosas, análises aprofundadas e orientações práticas, direcionadas especificamente para empreendedores, empresários e aficionados por tecnologia. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2025 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.